Translate

domingo, 26 de junho de 2011

Recompensa.


Versículos: I Co 03:08, II Co 09:06, Gn 14:21-23; 15:01 e Lc 06:35.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho (I Co 03:08 – NVI).

Cada um de nós tem um papel, uma atribuição na disseminação da Palavra de Deus. Uns são chamados para plantar a Boa Palavra, enquanto outros para colher os frutos. O importante é sabermos que temos um trabalho à frente e que de acordo com o nosso empenho, receberemos uma recompensa não só aqui como também na eternidade.

Como tem sido o nosso empenho? Não podemos esquecer que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará (II Co 09:06). Tal qual a um agricultor, para colhermos uma grande quantidade de frutos, precisamos nos esforçar, tratar bem a terra (local onde será plantada a semente, o nosso coração), utilizar as melhores sementes (a Palavra de Deus), os melhores fertilizantes (livros, hinos, mensagens, dentre outros, para a nossa edificação), etc. Agora, se não estamos fazendo isso, como então conseguiremos uma grande colheita? Certamente a nossa “produtividade espiritual” será pequena.

Precisamos ser caprichosos com a Obra que o Senhor nos mandou fazer, afinal, maldito aquele que fizer a obra do SENHOR negligentemente (Jr 48:10a). Se estivermos atendendo ao chamado do Senhor de qualquer modo, por obrigação e não por prazer, é melhor nos arrependermos enquanto há tempo, pois, agindo dessa maneira, podemos não prestar atenção ao que fazemos e nos tornarmos responsáveis pela queda de alguém e a Palavra é clara, Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar” (Lc 17:01-02 – NVI).

Um homem que não foi negligente com aquilo que o Senhor lhe disse para fazer foi Abrão. Quando seu sobrinho Ló foi levado como prisioneiro pelos quatro reis que venceram os cinco, Abrão juntos com os trezentos e dezoito servos nascidos em sua casa partiu para buscá-lo, o trouxe de volta com todas as suas fazendas, mulheres e o povo . E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti. Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão (Gn 14:21-23).

Abrão teve uma grande oportunidade de sair do caminho traçado pelo Senhor, afinal, o rei de Sodoma propôs a ele ficar com todos os bens. Se ele estivesse fazendo a obra do Senhor relaxadamente, teria feito como Acã que, ao ver a capa babilônica entre os despojos e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, os cobiçou e guardou debaixo de sua barraca (Js 07:21), entretanto, por fazer caprichosamente a Obra, Abrão lembrou-se do que tinha prometido ao Senhor, não quis nada e então, depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn 15:01). Por ser fiel, ele recebeu uma grandíssima recompensa.

Para que recebamos a nossa recompensa é bem simples, basta nos empenharmos no trabalho que o Senhor nos deu, fazê-lo com gosto, com esmero e ainda, amar, porém, os nosso inimigos, fazendo-lhes o bem e emprestar a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que nós teremos será grande e seremos filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus (Lc 06:35 – NVI). Seguindo esses passos teremos, não só aqui como por toda a eternidade, um grande galardão. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

sábado, 25 de junho de 2011

TODAS as promessas de Deus são para nós.


Versículos: II Co 01:20, Gn 12:01-03, Gl 03:13-14 e Jl 02:28-29.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o "sim". Por isso, por meio dele, o "Amém" é pronunciado por nós para a glória de Deus (II Co 01:20 – NVI).

Absolutamente todas, sem nenhuma exceção, das promessas de Deus feitas a todas as pessoas da Bíblia, sejam elas do Velho Testamento ou do Novo, também são válidas para todos nós que estivermos debaixo de Sua autoridade, pois em Cristo está o “sim” e o “Amém” que é uma aprovação incondicional. Mas como assim?

Ora, Jesus Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito (Gl 03:13-14). Jesus era Santo e sem pecados, mas os nossos estavam nEle e, por causa disso, fomos perdoados de todos eles o que nos gabaritou (nós os estrangeiros, os gentios, os não nascidos na linhagem dos judeus) a receber a benção de Abraão, através do Espírito Santo.

Abraão tinha uma promessa. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:01-03).

Eu e você somos parte da promessa que o Senhor fez a Abraão. Outra promessa importante feita a ele que também é extensiva a nós é: abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Se alguém olha para nós e nos abençoa, podemos estar seguros que aquela pessoa também será muito abençoada.

Agora, se alguém nos amaldiçoa, ela também será amaldiçoada? Esse não deve ser o nosso pensamento, pois temos um ministério diferente do da época de Abraão. Quem deve ser amaldiçoado é o inimigo que usou alguma pessoa para nos ofender, nos prejudicar, difamar, etc, ou a ação que ele causou (a difamação, a mentira, a mágoa, o ressentimento, o ódio, etc). O que tem nos amaldiçoado? A promessa do Senhor ainda é válida e inalterada, entremos em oração diante do Senhor e requeiramos a mesma e amaldiçoemos tal obra do inferno em nossas vidas.

Não importa a qual classe social nós pertençamos, a qual rótulo denominacional, qual “cargo” na igreja tenhamos ou há quanto tempo estejamos na caminhada da Fé, através dEla, receberemos a promessa do Senhor feita a quem quer que seja no Santo Livro, pois o Senhor diz: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias” (Jl 02:28-29 – NVI). 

Não nos sintamos menos merecedores das Maravilhas do Senhor que ninguém, todos nós que temos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas estamos aptos a quantas forem as promessas. Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Geração eleita.

Versículos: I Pe 02:09 e Is 01:21-23.

Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 13/02/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

O Senhor declarou que somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anunciemos as virtudes de quem nos chamou das trevas para a luz (I Pe 02:09). Então devemos mostrar que damos a verdadeira adoração (com o coração e não somente da boca para fora), o povo que luta contra o pecado e se esforça para ser santo como o Senhor o é e que somos um povo diferente por ter sido adquirido pelo Senhor para mostrar as Suas virtudes.

Então somos pessoas amáveis, damos bons testemunhos, não cobiçamos as coisas do próximo, sempre estamos prontos a perdoar, seja uma falta contra nós ou alguém que esteja sendo usado pelo inimigo para nos maltratar, a dispensar uma Palavra que edifica a um caído, a sempre receber uma pessoa com um sorriso e não com uma cara de limão azedo e etc.

Porém, algumas pessoas não estão mais vivendo essa realidade, porque estão desviadas ou abandonaram a boa notícia por não enriquecerem, ou ainda porque a resposta de Deus não foi aquela que ele queria ouvir. Essas pessoas estão se prostituindo como a cidade fiel, antes cheia de retidão, a justiça habitava nela, mas agora homicidas (Is 01:21).

 A prata (tudo aquilo de valor que elas tinham, a santidade, os dons de curar, a capacidade de ler e entender a Palavra, a paz, o amor, a benignidade, etc) delas tornou-se escórias e o teu vinho (sangue de Jesus) misturou-se em água (não tem mais as suas características próprias) (Is 01:22).

Os teus príncipes são rebeldes (não cumprem mais as vontades do Senhor) e companheiros de ladrões (o próprio diabo que vem para matar, roubar e destruir), cada um deles ama as peitas (os subornos), anda atrás de recompensas, não fazem justiça aos órfãos (aqueles que não possuem um pai, ninguém para defendê-los, os incrédulos, etc) e não chega perante eles a causa da viúva (aqueles que um dia já tiveram alguém que os defendessem e agora não possuem mais, os desviados, etc).

Quando estivermos nessa situação, devemos nos arrepender, pedir perdão e voltar correndo para o Senhor, pois só Ele tem as saídas da vida. Amém Senhor Jesus!

domingo, 19 de junho de 2011

A benção depende de nós.


Versículos: Gn 01:01-04; 14-16, Ez 37:01-13, Mt 12:37, Lc 04:38, Sl 93:03-04; 112:04, Jo 01:05; 08:12.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas (Gn 01:01-04).

Essa era a imagem de muitos de nós quando conhecemos Jesus: sem forma, vazios e cheios de trevas, mas, mesmo na situação em que nos encontrávamos, o Senhor já olhava por nós, Seu Espírito se movia sobre nós, caso contrário, já não pertenceríamos mais a esse mundo. Eis que em um dia, em uma determinada situação, ouvimos alguém falar de Jesus para nós e, a partir daquele momento, houve luz em nossas vidas.

O que ocorre é que muitos pensam que simplesmente por seguirem a Jesus, nunca mais haverá trevas sobre suas vidas, o que não é verdade. Cabe a cada um de nós examinarmos a nós mesmos (I Co 11:28) se não estamos novamente voltando para as trevas ou já imersos novamente nela, caso isso esteja acontecendo, basta uma palavra nossa, baseada na Palavra do Senhor, para mudar essa situação. Ainda assim, em meio às trevas, o Senhor que é misericordioso (Sl 103:08) mandará uma Palavra com o Poder necessário para nos ajudar.

Mas como uma palavra nossa baseada na Palavra do Senhor? Afinal é a nossa palavra ou A do Senhor? A palavra que executa a ação é a nossa, afinal o Senhor diz que por nossas palavras seremos absolvidos, e por nossas palavras seremos condenados (Mt 12:37 – NVI). Jesus também nos mostra isso na cura da sogra de Pedro quando, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os (Lc 04:39). Foi a palavra de Jesus que executou a cura. Uma passagem que ocorreu com Ezequiel nos ajudará a esclarecer isso.

A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’”. E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles (Ez 37:01-08 – NVI).

Notemos que foi a palavra de Ezequiel, baseada nas ordens do Senhor, que executava a ação, mesmo em meio aos ossos secos (morte, trevas). Talvez esse seja o nosso problema. Pode ser que estejamos suplicando ou “esmolando” do Senhor uma cura, uma libertação, uma mudança, enquanto que Ele nos diz para executarmos a ação, afinal, a Palavra necessária já nos foi dada. Qualquer situação que estejamos passando, seja ela qual for, dentro da Palavra há uma saída, cabe a nós procurá-la e botá-la em prática.

Um segundo aspecto que devemos notar nessa passagem é que, enquanto Ezequiel profetizava houve um barulho, o que pode acontecer conosco também. O inimigo sabe que, naquele momento, há um mover de Deus em nossas vidas e, como ele não quer nos perder, vai tentar nos amedrontar com um “contra-ataque”, mas, conforme diz o salmista, as águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido. Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor nas alturas (Sl 93:03-04 – NVI). Não importa o quão barulhento seja o inferno, não podemos ter medo, pois, maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 04:04).

Um terceiro aspecto é que, ao profetizar, os ossos foram cobertos por tendões, carnes e depois por pele, tudo em ordem, porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz (I Co 14:33a). Alguns podem pensar que, pura e simplesmente, todos que profetizarem a cura ou a riqueza, por exemplo, imediatamente isso acontecerá, o que não é por aí, tudo ocorrerá passo a passo. É impossível alimentar um recém-nascido com uma comida gordurosa, seu organismo tem de se adaptar aos poucos e o mesmo serve para a Palavra. De que adianta alguém se tornar rico e não ter a estrutura espiritual necessária para isso? Inicialmente teremos paz, tomaremos conhecimento da Palavra, seremos revestidos de poder e então ganharemos “corpo” espiritual para partirmos para o combate, em busca da vitória que pleiteamos, tudo ao seu tempo.

A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’". Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme! Então ele me disse: "Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’. Por isso profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor’” (Ez 37:09-13 – NVI).

De nada nos adiantará ser alguém com estrutura física completa (finanças, bons relacionamentos pessoais, bom emprego, reconhecimento, etc) se não tivermos o Espírito de Deus, estaremos mortos. Se este é o nosso caso, profetizemos que o Espírito venha dos quatro cantos e entre em nós para que tenhamos vida.

Mesmo em meio à morte, diante de e através da ação de Ezequias, o Senhor executou maravilhas, isso porque a luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram (Jo 01:05). Se alguém entre nós está atravessando um momento complicado, onde aparentemente as trevas estão tomando conta de tudo, não deve se preocupar ou desistir, uma vez que aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo (Sl 112:04). E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas (Gn 01:14-16). Ou seja, o Senhor fez o que rege o dia é maior do que o da noite, além de colocar as estrelas para iluminar a quem precise mesmo durante a escuridão, oh Aleluia!

A benção depende de nós, basta uma palavra nossa, baseada na Palavra do Senhor, para que as coisas aconteçam. O sujeito ativo da ação somos nós. Ainda que estejamos em trevas, há uma saída, para nos iluminar: o Senhor Jesus, que á a luz do mundo; quem O segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 08:12). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Sangue de Jesus.


Versículos: Ap 12:11; 05:09; I Pe 01:18-19; Hb 09:12; Jo 17:17; 08:31-32; Rm 06:01-02.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/02/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Sempre que entrarmos em uma batalha, precisamos nos lembrar que fomos comprados pelo Sangue do Cordeiro e pela palavra de nosso testemunho a vitória já nos foi dada (Ap 12:11).

O Senhor com seu próprio sangue comprou para Deus homens de todas nações, tribos e línguas (Ap 05:09) e não com coisas corruptíveis como a prata e o ouro fomos resgatados, mas com o precioso sangue de Cristo como cordeiro imaculado e incontaminado (I Pe 01:18-19). Fomos lavados não em sangue de bodes ou bezerros, mas por Seu próprio sangue (Hb 09:12).

Como fomos lavados nesse sangue, fomos libertos do domínio das trevas e temos de viver na verdade. A Palavra do Senhor é a verdade e nela devemos nos santificar (Jo 17:17). Se permanecermos na Palavra do Senhor verdadeiramente seremos seus discípulos, pois conheceremos a verdade e ela nos libertará (Jo 08:31-32).

Logo, o pecado não faz mais parte de nosso ser e devemos nos livrar dele para que a graça em nós abunde já que somos mortos para ele e este não vive mais em nós (Rm 06:01-02). Amém Senhor Jesus!    

Guardemos o coração.


Versículos: Sl 57:07-11; Sl 66:18; Pv 04:23; Sl 19:12-14; Sl 139: 23-24; I Sm 28:04-05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/02/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Devemos sempre ter nosso coração preparado para Deus. (Sl 57:07). Nossa alma deverá estar sempre desperta, devemos sempre louvar ao Senhor, exaltar a Ele e que Sua Glória seja sobre toda a terra, pois Sua misericórdia é grande até os céus e a terra e a Tua verdade até as nuvens (Sl 57:08-11).

Precisamos sempre guardar o nosso coração da iniqüidade, pois caso isso ocorra o Senhor não nos ouvira (Sl 66:18). Mais do que tudo devemos sempre guardar o nosso coração pois dele procedem as fontes da vida (Pv 04:23).

A soberba é algo que devemos pedir a Deus para não existir em nossa vida, sem ela ficaremos limpo, que as nossas palavras sejam agradáveis ao Senhor e a meditação do nosso coração perante a Face de Deus (Sl 19:12-14).

Se este sentimento já tiver tomado conta de nosso coração, devemos pedir ao Senhor que sonde-nos, prove-nos e tire isso, pois Ele conhece nosso coração e pensamentos (Sl 139:23). Caso tenha algum caminho mau, peça que Ele nos guie no caminho bom (Sl 139:24).

O rei Saul é um exemplo de quem não guardou o coração, pois, quando viu o arraial dos filisteus, ele estremeceu muito (Sl 28:04-05) e o resultado foi a derrota na batalha e sua própria morte.

Devemos sempre guardar o nosso coração e assim o Senhor será conosco. Amém Senhor Jesus!

domingo, 12 de junho de 2011

Fiquemos dentro da Palavra de Deus.

Versículos: Dt 08:06; 11-14 e Pv 07:01-27.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, do seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje lhes ordeno. Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, do seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão (Dt 08:11-14 – NVI).

Definitivamente, aqueles que seguem à Palavra de Deus têm as suas vidas transformadas, modificadas para melhor e, por consequência, tudo vai bem, a saúde, as finanças, a vida conjugal, o relacionamento com os filhos, com a sociedade, no ambiente de trabalho, etc. Mas é nesse momento que algo muito perigoso pode acontecer, justamente por tudo ir muito bem, o nosso coração pode se elevar, se encher de orgulho e nos acharmos mais especiais que os outros irmãos e deixarmos Deus de lado.

A Palavra acima nos adverte para não esquecermos do Senhor Deus, aquele que nos tirou da escravidão do inferno, deixando de obedecer aos Seus mandamentos, ou seja, em momento algum podemos deixar os mandamentos dEle, ao contrário, devemos guardar os mandamentos do SENHOR nosso Deus, para andarmos nos Seus caminhos e para O temermos (Dt 08:06). Sem o temor do Senhor, faremos as coisas do nosso jeito, nos afastando de dEle, o que nos conduzirá à destruição, afinal, busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria (Pv 18:01).

O recado dado por Deus, através do rei Salomão, nos incita a ter sabedoria quando nos fala para obedecer às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos. Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração. Diga à sabedoria: "Você é minha irmã", e chame ao entendimento seu parente; eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras (Pv 07:01-05 – NVI).

Novamente o Senhor nos adverte a obedecer e guardar os mandamentos, pois, através disso, teremos vida (fora só teremos os caminhos de morte) e nos afastaremos da mulher leviana e das suas palavras sedutoras. A mulher descrita pode se referir efetivamente a uma pessoa (mulher ou homem), ou a uma falsa doutrina mais “flexível” que se apresente mais “vistosa” aos nossos olhos.

Da janela de minha casa olhei através da grade e vi entre os inexperientes, no meio dos jovens, um rapaz sem juízo. Ele vinha pela rua, próximo à esquina de certa mulher, andando em direção à casa dela. Era crepúsculo, o entardecer do dia, chegavam as sombras da noite, crescia a escuridão. A mulher veio então ao seu encontro, vestida como prostituta, cheia de astúcia no coração. ( Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa; uma hora na rua, outra nas praças, em cada esquina fica à espreita.) (Pv 07:06-12 – NVI).

Caso não estejamos dentro da Palavra (seguindo os mandamentos), somos como o rapaz acima descrito, sem juízo, e quando entardecer (quando os problemas começarem a surgir), nos veremos envoltos na escuridão. É nesse momento o inimigo se apresentará espalhafatoso e provocador, afinal ele não para um momento de procurar uma vítima, fica à espreita de um vacilo para entrar em ação, pois o nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08).

Ela agarrou o rapaz, beijou-o e lhe disse descaradamente: "Tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão, que hoje fiz para cumprir os meus votos. Por isso saí para encontrá-lo; vim à sua procura e o encontrei! Estendi sobre o meu leito cobertas de linho fino do Egito. Perfumei a minha cama com mirra, aloés e canela. Venha, vamos embriagar-nos de carícias até o amanhecer; gozemos as delícias do amor! Pois o meu marido não está em casa; partiu para uma longa viagem. Levou uma bolsa cheia de prata e não voltará antes da lua cheia” (Pv 07:13-20 – NVI).

O diabo, para tentar iludir aqueles que são sem juízo, vai apresentar uma proposta aparentemente maravilhosa, cheia de vantagens, mas como ele é o pai da mentira (Jo 08:44), sempre deixará uma brecha para que aqueles que, em tempo, recobrarem o juízo percebam que algo está errado. Na passagem a mulher diz: “Pois o meu marido não está em casa”, se o rapaz guardasse os mandamentos do Senhor, imediatamente rejeitaria o convite, pois ela era casada, mas como não era o caso, com a sedução das palavras o persuadiu, e o atraiu com o dulçor dos lábios (Pv 07:21 – NVI). Na Palavra de Deus não há lacunas para erros, mas na do diabo sempre se acha uma “justificativa” para algo que não é certo.

Imediatamente ele a seguiu como o boi levado ao matadouro, ou como o cervo que vai cair no laço até que uma flecha lhe atravesse o fígado, ou como o pássaro que salta para dentro do alçapão, sem saber que isso lhe custará a vida. Então, meu filho, ouça-me; dê atenção às minhas palavras. Não deixe que o seu coração se volte para os caminhos dela, nem se perca em tais veredas. Muitas foram as suas vítimas; os que matou são uma grande multidão. A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte (Pv 07:22-27 – NVI).

O que aconteceu com o rapaz é o mesmo que está acontecendo com muitos de nós, estamos seguindo rumo à morte, à destruição, sem que percebamos, pois a proposta do diabo só tem uma saída: é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte (perda da salvação eterna). A Palavra diz que o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 04:06).

Lembremos, sem guardarmos os mandamentos somos presas fáceis para o inimigo, afinal estamos separados do Senhor, Ele não nos protegerá. Dentro da Palavra não há justificativas para os erros (para o adultério, para a fornicação, para o alcoolismo, para a mentira, etc). Somente obedecendo aos mandamentos ficaremos dentro da Palavra do Senhor e debaixo da Sua proteção. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

sábado, 11 de junho de 2011

Jesus vê.

Versículos: Mc 02:01-05, Lc 07:50; 08:48;13:10-12; 17:19; 18:42, Mt 05:08 e I Co 11:28-32 .
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados” (Mc 02:01-05 – NVI).

Jesus estava fazendo aquilo que todos nós devemos também fazer: estava pregando a Palavra de Deus. Então, alguns homens baixaram o leito de um paralítico por entre o telhado e, vendo Jesus a fé deles, perdoou os pecados daquele homem. Embora muitos de nós pensemos que não, Jesus vê a nossa fé, Ele olha para os nossos corações.

A Palavra nos trás outros exemplos como a mulher encurvada. Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença” (Lc 13:10-12 – NVI). Novamente Jesus ensinava a Palavra quando viu aquela mulher com problemas. Será que não havia ninguém em condições piores que ela naquele lugar? E por que Jesus olhou especificamente para ela? Simples, Jesus olhou para o coração daquela mulher e viu que, através da sua fé, estava pronta para que o milagre se realizasse em sua vida.

Mais um exemplo ocorreu com Paulo nas cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores, onde continuaram a pregar as boas novas. Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar (At 14:07-10 – NVI). Através da Divina Revelação, Paulo viu que aquele homem tinha fé e, por isso, o milagre ocorreu.

Notemos que em todas as situações, a Palavra estava presente nos milagres. Mas por que isso? É porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10:17).

Para fundamentar a questão do coração, vamos à passagem ocorrida com o profeta Samuel, quando ele deveria ungir o novo rei de Israel. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (I Sm 16:03; 06-07).

Samuel agiu como a grande maioria de nós agiria, ao ver o filho primogênito de Jessé, pensou que, por sua aparência, estava diante do escolhido do Senhor, entretanto, ele não prestou bem atenção ao que o Próprio o havia dito: Eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem Eu te disser. Esse pode ser o motivo de nossas orações não serem atendidas, estamos pensando com a sabedoria humana, não ouvindo à orientação de Deus.

Ora, se não ouvirmos a orientação de Deus, significa que estamos agindo do nosso jeito, assim os nossos corações não estão puros, consequentemente, nossas orações estão sendo feitas sem fé e então sendo rejeitadas. A fé é do Senhor, então é luz e esta não divide seu espaço com as trevas, elas estão separadas (Gn 01:04). A fé jamais existirá em um coração contaminado, em pecado. Lembremos que o pecado não é exclusivamente a fornicação, o adultério, a mentira, etc, mas sim toda a desobediência à Palavra de Deus como a mágoa, o ódio, o ressentimento, dentre outros.

A fé é de fundamental importância para que nossas orações sejam atendidas, pois sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 11:06). Ela sempre está presente na cura, na salvação, tal qual à mulher pecadora que lavou os pés de Jesus com lágrimas e os secou com os cabelos, quando Ele disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz (Lc 07:50), ou ainda, na cura da mulher com fluxo de sangue quando o Senhor lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz (Lc 08:48), também vista na cura dos dez leprosos quando um voltou para agradecer a Cristo e disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou (Lc 17:19) e também na cura do cego de Jericó que Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou (Lc 18:42).

Todas essas pessoas acima citadas tinham em comum o coração limpo, puro, caso contrário não possuiriam fé para que os milagres acontecessem, pois, bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 05:08).

Agora, se as nossas orações não são atendidas e os milagres não estão ocorrendo é porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta (Tg 02:26). E como podemos mudar essa situação? A resposta está na Palavra: Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação, Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo (I Co 11:28-32 – NVI).

Examinemos a nós mesmos e vejamos se possuímos um coração puro. Caso não tenhamos façamos como o rei Davi que pediu para criar em si, um coração puro, e renovar nele um espírito reto (Sl 51:10), Ele fará isso por nós. Mas como manter esse coração limpo? Fica mais uma dica de Davi para nós: guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119:11 – NVI). Como já vimos anteriormente, a luz e as trevas não se misturam. Em um coração onde a Palavra de Deus está guardada, não há lugar para a escuridão. Lembremos, antes de fazer o milagre, Jesus vê o nosso coração. Que Ele ache sempre um coração limpo e cheio de fé em todos nós. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Façamos tudo na / através da luz.

Versículos: Sl 30:05; 119:105; 27:01; I Rs 03:16; Pv 12:10; Is 08:20; Jo 09:04; Rm 08:01; II Tm 01:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 05/02/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Muitas vezes enfrentamos batalhas que nos deixam abatidos e chateados, mas não devemos desistir e desanimar, pois o favor do Senhor está a vida, o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:05).

A manhã é o período onde há a luz, mostra a todos os caminhos e ela vem da Palavra de Deus, pois lâmpada para os nossos pés é a tua palavra e luz para o nosso caminho (Sl 119:105). O Senhor é a nossa luz, a nossa salvação e a força da nossa vida, não devemos temer e nem recear a ninguém (Sl 27:01).

Um exemplo que temos na Palavra para mostrar o quanto a luz é importante é o caso das mulheres prostitutas de I RS 03:16. A verdadeira mãe só enxergou que não era o seu filho morto pela manhã, ou seja, na luz.

Devemos ser justos, pois estes têm afeição até aos seus animais (Pv 12:10). Os justos são aqueles que seguem as leis do Senhor e falam segundo as Suas Palavras, se isso não está ocorrendo é porque não há luz em nós (Is 08:20).

Devemos sempre trabalhar na luz, pois a noite (o período escuro, onde o silêncio impera e parece que não somos ouvidos) vem quando ninguém pode trabalhar (Jo 09:04).

Se estivermos na luz podemos entrar na Presença do Senhor e pedir a benção, a cura, a restauração, já que estamos em Espírito e nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 08:01).

Estando na luz devemos partir para cima do inimigo em Nome de Jesus e não devemos temer o contra-ataque e as represálias que o mal levantará contra nós, pois o Senhor não nos deu Espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Amém Senhor Jesus!    


domingo, 5 de junho de 2011

Não sejamos avarentos.

Versículos: I Tm 03:02-03, Jr 51:13, II Co 09:05, Cl 03:05 e Hb 13:05-06.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento (I Tm 03:02-03).

De acordo com o dicionário, o avarento é uma pessoa que tem um apego sórdido ao dinheiro para o acumular, um mesquinho. Talvez, alguns de nós, estejamos buscando desesperadamente a riqueza, mas já paramos e perguntamos a Deus se esse é o plano dEle para a nossa vida? Claro que o Senhor quer que tudo vá bem em nossas vidas, mas Ele quer isso também para a nossa alma (III Jo 01:02).

Será que alguns de nós não nos desviaríamos do Evangelho se enriquecêssemos? Será que não faríamos como Judas que traiu Jesus por algumas moedas de prata (Mt 27:03)? Embora possamos afirmar “categoricamente que não”, só Senhor, que tudo sabe e nos conhece desde o ventre de nossa mãe (Sl 139:16), tem essa resposta.

Precisamos ter cuidado com a busca incessante pela riqueza, pois a Palavra diz que tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros, é chegado o teu fim, a medida da tua avareza (Jr 51:13), ou seja, quanto mais buscamos apenas a riqueza em nossas vidas, mais breve será a nossa permanência aqui na Terra. Isso é plenamente inteligível, à medida que, alguns dos homens mais ricos do mundo possuem sérios problemas de saúde, pois, somente tem tempo para pensar em como ganhar mais dinheiro e não perder o que já possuem, não restando tempo para dedicar-se a prática de uma atividade física, a uma viagem para relaxar de todas as tensões e pressões vividas no dia-a-dia, ou ainda, sequer conseguem dormir uma noite inteira sem o auxílio de tranqüilizantes, acarretando sérios problemas físicos, mentais, em seus convívios familiares, etc, levando a um grande números de infartos, mortes-súbitas e até suicídio.    

Até mesmo na nossa oferta dada à Igreja pode estar escondido um ato de avareza. Paulo disse aos coríntios, assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza (II Co 09:05 – NVI). Se estivermos dando uma oferta simplesmente para ter algo de Deus em troca, não estamos agindo com liberalidade e generosidade, mas sim com avareza, como se o ato de ofertar fosse uma troca de “favores” com Deus.

Caso estejamos possuídos por esse objetivo de única e simplesmente enriquecer, peçamos ao Senhor força para fazer morrer tudo o que pertence à nossa natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância (avareza), que é idolatria (Cl 03:05 – NVI). Os avarentos são comparados aos idólatras e estes não herdarão o Reino dos Céus (I Co 06:09-10).

Resumindo todo o conteúdo da mensagem através de uma colocação de Paulo aos hebreus: “sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem” (Hb 13:05-06).

A prosperidade é Plano de Deus para a nossa vida, mas não é dito que todos ficarão ricos. Ser próspero não é obrigatoriamente ser rico, e vice-versa. O próspero é aquele que vive de uma maneira confortável, tranqüila, abundante com aquilo que o Senhor o permite ter, ou seja, o Poder de Deus é manifesto na vida dele. Já o rico pode possuir uma grande quantidade de bens, mas não necessariamente Deus se faz presente em sua vida. Busquemos sim a prosperidade que está na Palavra, não o enriquecimento maluco a qualquer custa, pois isso é avareza. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

sábado, 4 de junho de 2011

Testemunhas do Evangelho.

Versículos: I Co 15:19, Sl 51:01-03; 09-13, Lc 10:17-20, At 01:08 e Cl 03:01-03.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão (I Co 15:19 – NVI).

Se estivermos em alguma Igreja, buscando ao Senhor apenas para a nossa cura, para a nossa libertação, para a nossa prosperidade, para a restauração do nosso matrimônio, para que os nossos filhos abandonem as drogas, dentre outros, a Palavra diz que somos os mais dignos de compaixão. Obviamente que não é errado procurarmos por isso, afinal, cada um de nós chegou a Cristo em uma determinada situação e com distintos problemas, mas o errado é apenas procurarmos isso. Temos que buscar tudo isso não apenas para o nosso bem-estar, mas para servirmos de testemunhas do que a Verdade contida no Evangelho pode fazer na vida de qualquer um que crer e aceitar Jesus como Senhor e Salvador.

Permanecendo neste mesmo entendimento, quando Jesus mandou os setenta discípulos, de dois em dois, a todas as partes onde Ele estava prestes a ir, eles, quando voltaram, estavam alegres, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus (Lc 10:17-20). O foco de Jesus era o mesmo, se eles estavam felizes apenas porque os espíritos imundos os obedeciam, eles não entenderam o objetivo maior que era o nome escrito no livro da vida.   

Um homem entendeu bem isso e botou em prática foi o rei Davi, mesmo vivendo na época do Velho Testamento. Ele disse: “tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Sl 51:01-03).

Então continuou dizendo: “Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti” (Sl 51:09-13 – NVI).

Davi cometeu dois pecados muito graves, um homicídio e um adultério, mas, ao ser confrontado pelo Senhor, não pediu para não perder a coroa, a fama ou o reino, ele pediu para não perder a comunhão com o Senhor, o Santo Espírito. O rei reconheceu suas limitações e transgressões diante do Senhor e apelou para a Sua misericórdia para servir de testemunha no ensinamento dos transgressores para que estes voltassem ao Caminho Santo.
Em vista disso, não devemos apenas procurar algo para o nosso próprio bem, mas para que outros sejam impactados com o que nos ocorreu e que saibam que o mesmo pode acontecer com eles também, pois, a Palavra diz recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra (At 01:08). Ou seja, através do nosso exemplo, do nosso testemunho, a nossa própria casa e família (Jerusalém), a nossa vizinhança (a Judéia), os nossos inimigos (os samaritanos) e em todos os lugares que vivemos, na escola, no trabalho, na rua (os confins da terra), todos saberão o que o Poder de Deus é capaz de fazer. Oh Aleluia!  

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus (Cl 03:01-03 – NVI). Abramos então o entendimento e busquemos não apenas satisfazer uma necessidade apenas nossa, mas, a de uma série de pessoas que nos observarão como um exemplo da Graça e da Misericórdia de Deus derramada sobre os homens. Como as nossas vidas estão escondidas com Cristo, pensemos então nas coisas do alto que provêem dEle. Nossos exemplos podem mudar as histórias de várias vidas. Que o Senhor abra essa Palavra infinitamente mais a cada um de nós. Muito obrigado Senhor por mais essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Jesus o caminho Santo.

Versículos: Is 35:08-10; Lc 12:32; Fp 04:13; II Pe 01:10-11.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/01/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Quando andamos com o Senhor Jesus, seguimos por um caminho santo e, neste lugar, o imundo não passará, mas somente os caminhantes (aqueles que seguem com Ele) (Is 38:08).

Nesse caminho não haverá leão e nem animal feroz, só os remidos por Ele passarão e os resgatados do Senhor voltarão com júbilos, gozo e alegria, alcançarão e toda tristeza e gemido fugirão (Is 38:09-10).

Ao Senhor nos pareceu ser bom entregar o reino (Lc 12:32), mas para o possuirmos precisamos estar no caminho. Caso as tentações e pecados estejam vencendo a batalha ou a santidade não existe mais em nós, clamemos ao Senhor Jesus, peçamos Sua ajuda e Ele nos dará a vitória, pois tudo podemos naquele que nos fortalece (Fp 04:13).

Devemos sempre procurar fazer cada vez mais firme a nossa vocação e eleição (filhos da promessa, santos, benignos, etc), pois fazendo isso nunca tropeçaremos e assim será permitida amplamente a nossa entrada no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe 01:10-11). Amém Senhor Jesus!