Translate

domingo, 25 de setembro de 2011

Testemunhas do Evangelho para a graça de Deus.


Versículos I Sm 17:32-46, Dn 03:29-30; 06:25-28.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu (Sm 17:32).

A passagem da luta de Davi contra Golias é bem conhecida, mas, mesmo assim sempre nos trás novas Revelações importantes que o Senhor quer nos dar. Muitas vezes, aqueles que nos cercam atravessam batalhas e problemas. É justamente nessa hora que é necessário que, assim como Davi, nos levantemos e lutemos contra as adversidades que afetam os nossos entes, nossos amigos, colegas de trabalho ou alguém que nos procura pedindo ajuda. É para isso, dentre outras coisas, que fomos chamados para o Evangelho e recebemos o poder de Jesus para fazer as mesmas obras que Ele e até maiores, desde que creiamos nEle (Jo 14:12).

Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade (I Sm 17:33). Entretanto, assim como aconteceu com Davi, pode ser que apareça alguém que levante “n” problemas para nos desanimar na batalha, tais como “não adianta, ela(e) não mais vai voltar para casa, inclusive já tem outro(a) homem(mulher)”, “para que tanto esforço, a doença é terminal e não há mais esperanças”, ou “esse mês a empresa deu um prejuízo maior ainda, a falência é a única saída”, dentre outras.

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo (I Sm 17:34-37).

Diante da “dificuldade” elencada por Saul, Davi não temeu, ao contrário, lembrou-o das suas experiências com Deus e atribuiu toda a Glória ao Senhor, não na sua capacidade de resolver o problema. Façamos o mesmo, recordemos os nossos testemunhos do que o poder do Senhor já operou em nossas vidas para nos servir de sustentação para o confronto contra o inimigo. Caso ainda não tenhamos muitos testemunhos para contar, tragamos os que estão escritos na Palavra, afinal Ela é o manual daquilo que Deus quer para cada um de nós.

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si (I Sm 17:38-39). Mais um aprendizado muito importante nessa passagem. Aquilo que é bom para outros, pode nos atrapalhar.
Mas como assim? Talvez o jejum, a vigília, a passagem bíblica, o voto, etc, que serviu para um irmão de Fé alcançar a sua benção, pode não trazer o mesmo resultado para nós. Então, talvez, poderemos começar a murmurar contra o Senhor, afinal, “estamos fazendo o mesmo que o irmão, mas não estamos recebendo o resultado”. Mas espera aí! Foi o Senhor que nos mandou fazer isso, ou estamos apenas imitando o irmão, pensando que se deu certo para ele tem que dar certo para nós? A armadura de Saul era muito boa para o próprio, mas não para Davi.

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu (I Sm 17:40). Davi partiu para a batalha como homem de Deus, não como guerreiro, com a armadura de Saul. Pode ser que as nossas vitórias não estejam acontecendo porque estamos na batalha como médicos, advogados, engenheiros, contadores, administradores, etc, mas não como homens e mulheres de Deus. Caso Davi fosse à batalha como guerreiro, seria aniquilado, afinal ele nunca o tinha sido. Pode ser que como médico alguém dentre nós não possa salvar o seu paciente, mas como servo de Deus pode.

O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo (I Sm 17:41-44).

Foi nesse momento, ao amaldiçoar Davi, que Golias perdeu a batalha, afinal estava sobre ele a Palavra do Senhor que diz: “Como o leão e a leoa eles se abaixam e se deitam, quem ousará despertá-los? Sejam abençoados os que os abençoarem, e amaldiçoados os que os amaldiçoarem!” (Nm 24:9 – NVI). O inimigo tentará se mostrar muito mais poderoso do que ele é, tentará nos intimidar com palavras ou atos, mas não importa, além da mesma benção que estava sobre Davi, ainda temos a Palavra do Senhor que declara que maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 04:04).

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel (I Sm 17:45-46). Davi invocou o Senhor para a batalha, não agiu sozinho, e é o mesmo que devemos fazer, não partir para o confronto por nós mesmos, mas acompanhados do Senhor.

O resultado todos nós conhecemos, Davi venceu o gigante, teve isenção de impostos, casou-se com a filha do rei e depois veio a ser o próprio rei de Israel. Davi foi uma testemunha do Evangelho para a graça de Deus. Ele se tornou um exemplo, em quase tudo, para nós e por causa dos acontecimentos por ele vividos, muita Revelação da Palavra de Deus chegou até nós e assim O glorificamos.

A Palavra nos trás outros exemplos daqueles que agiram da mesma forma, assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. A história é muito conhecida, esses três homens de Deus se recusaram a se postar diante da imagem do rei Nabucodonosor. Como castigo, foram lançados na fornalha de fogo ardente aquecida sete vezes mais que o normal. Nabucodonosor então, observando dentro da fornalha viu os três homens caminhando dentro dela, acompanhados por um quarto. Ao serem retirados, o rei ficou espantado por não haver acontecido nada com eles lá dentro.

Então disse: “Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira". Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a melhores posições na província da Babilônia (Dn 03:29-30 – NVI).

O mesmo acontecerá conosco, se não nos dobrarmos diante de um pecado, uma adversidade, uma proposta do diabo, o quarto homem da fornalha não permitirá que sejamos queimados e ainda nos conduzirá à prosperidade, para sermos testemunhas do que o Evangelho de Deus pode fazer nas vidas daqueles que crêem.
 
Outro exemplo que a Palavra nos trás é de Daniel que se recusou a dirigir a suas petições ao rei Dario, conforme o decreto real estabelecia. Como castigo foi condenado à cova dos leões. Nada aconteceu com ele e saiu de lá da mesma forma como entrou. Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: "Paz e prosperidade!” Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. "Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões". Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa (Dn 06:25-28 – NVI).

Assim como seus três amigos, Daniel se recusou a fazer algo que a Palavra de Deus proibia e por causa disso, embora tenha sido conduzido à cova dos leões, nada aconteceu e ainda prosperou não só no reinado Dario, como também no de Ciro. Para nós o mesmo acontecerá. Não só seremos prósperos na atual gestão, como também nas outras que virão.

Esses cinco homens são exemplos para todos nós. Não importa se o inimigo seja gigante, tente nos queimar ou nos devorar, se estivermos na Presença de Deus e agindo conforme as Suas ordens, assim como eles, nós seremos testemunhas do Evangelho para a graça de Deus. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Por que, às vezes, as coisas não funcionam como antes?


Versículos: Gn 04:01-04; 10-11.
Pregador: Pr. Anselmo
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra (Gn 04:01-02).

Hoje, vamos analisar a passagem de Caim por um outro olhar. Conforme o texto acima, Eva teve dois filhos, Caim (que era agricultor) e Abel (pastor de ovelhas). Como todo agricultor, a terra era amiga de Caim, afinal ele tirava todo o seu sustento dela, bastava ele regá-la, adubá-la e plantar nela uma semente para que os frutos começassem, ao seu tempo surgir.

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou (Gn 04:03-05 – NVI).

Assim acontece também conosco. Talvez tenhamos uma amizade inseparável com alguém que é nosso(a) amigo(a) há muitos anos, mas, de repente essa pessoa passa a falar coisas erradas ao nosso respeito, não quer mais nossa amizade, sem nenhum motivo aparente passa a nos odiar, etc, até mesmo quando levamos uma boa Palavra (as primícias do que aprendemos na igreja, assim como a oferta de Abel) para ele(a) e essa pessoa enfurecesse seu rosto e se transtorna contra nós. Então paramos e pensamos, o porquê isso está acontecendo? Por que as coisas não são mais como antigamente?

Todos sabemos que Caim matou Abel, mas o foco da mensagem está um pouco mais à frente. E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão (Gn 04:10-11). Até pouco tempo atrás (v. 02), a terra era amiga de Caim, mas agora ela o denunciou pelo sangue derramado de seu irmão Abel.

Ora, paremos e pensemos por um minuto se, talvez, essa pessoa esteja agindo dessa forma por nossa causa. Pode ser que ela seja a “terra” que está nos denunciando pelo “sangue” que derramamos nela. Mas que sangue é esse? Eu não sei, porém a Palavra diz para que o homem examine-se a si mesmo (I Co 11:28). Será que em algum dia, ao invés de tratar essa pessoa com amor, carinho, ternura, etc, nós não falamos algo que a tenha machucado, ferido, sangrado por dentro? Será que a esposa(o) não volta para casa porque dissemos a ela(e) algo que o(a) ofendeu de modo inimaginável? Ou ainda, durante aquela discussão no trabalho, ofendemos o nosso colega com um ato covarde e por causa disso ele não quer mais trocar uma única palavra conosco? Ainda que um (ou mais) de nossos filhos não gostem de estudar, temos o direito de agredi-lo(s) por causa disso? Será que teremos como obter respeito dele(s) agindo dessa forma?
Pois é, talvez os culpados do porquê as coisas não funcionam mais como antes com um amigo, com o cônjuge, com os filhos, sejamos nós mesmos. Caso estejamos debaixo dessa situação, é hora de agirmos como o filho pródigo que gastou tudo do pai e retornou para os seus braços dizendo que havia pecado contra o próprio e contra os céus (Lc 15:11-21).

Caim não tinha essa possibilidade, mas nós temos, de pedirmos perdão a Deus pelo que fizemos e também a quem tenhamos ofendido. Ainda que a “terra” sejamos nós, não há problemas, para que tornemos a ter a situação, com quem quer que seja, como antes, perdoemos os nossos devedores, assim como nos ensina o Senhor Jesus na oração do Pai-Nosso (Mt 06:12).

Lembremos, caso o Senhor esteja falando com alguém entre nós que se enquadre nessa descrição, entremos seriamente em oração diante dEle, peçamos perdão primeiramente a Ele e depois a que nós ofendemos. Caso sejamos a “terra” e alguém nos venha pedir perdão por algo, não titubeemos por nenhum segundo, ofereçamos o perdão imediato. Agindo dessa forma, o Senhor será presente conosco em todos os momentos e tudo voltará a ser a benção que foi um dia. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa linda Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Vencendo o leão, o urso e o gigante.


Versículos: I Sm 17:35;37, Pv 16:18, Sl 19:13; 71 e Rm 05:03.
Pregador: Pr. Silas Malafaia
Local: Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro
Data 14/04/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O ainda menino Davi ofereceu-se para lutar contra o gigante Golias. Em I Sm 17:37 ele diz que o Senhor o havia livrado das garras do leão e do urso e que o livraria da mão daquele filisteu, mas o que significa cada um deles?

1-) leão = o rei das selvas representa os desejos mais profundos da natureza humana (dinheiro, poder e sexo), os problemas com potencialidade para nos trazer a derrota, a imponência e a soberba (sentimento de superioridade). A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv 16:18). Devemos pedir sempre para o Senhor nos guardar da soberba para que ela não se assenhorie de nós, então seremos sinceros e ficaremos livres da transgressão.

O leão é aquele que não tem medo do tamanho de sua presa. Ele foca no alvo e toda sua atenção está para sua caça.

2-) urso = animal ágil e sagaz, dono de uma força descomunal em seu “abraço”. Representa os problemas que nos envolvem e não saímos deles, a competitividade da vida, os duros golpes da vida (uma traição, um abandono, um desrespeito).

3-) gigante = diferentemente dos outros dois que só agem por instinto, o gigante é como todos nós, tem inteligência, ele tem raciocínio lógico, se desvia dos ataques, é homem experimentado e de guerras, ou seja, tem vivência naquele ambiente. Representa as pessoas mais bem preparadas que nós, a superioridade, o desafio.

E como vencê-los?

1-) coragem = Davi em hora nenhuma temeu ou tremeu diante desses inimigos;
      
2-) habilidades /aptidões/ talentos = com cada um deles Davi usou uma técnica diferente para a vitória. Com o leão e o urso ele foi após eles e os feriu (I Sm 17:35) (evitou o confronto direto, pois as atenções dos animais se voltariam a ele e ele perderia a batalha), já com o filisteu ele lançou mão de sua funda (tinha muito talento para manusear o objeto) e partiu para o ataque;

3-)  discernimento (inteligência, sabedoria e percepção);

4-) preparação para a demanda do momento = Davi estava preparado para cada uma das batalhas. Nós temos que ser dessa mesma forma. Precisamos estar preparados para o combate conhecendo a Palavra de Deus, vivendo o que Nela está escrito e não somente buscar a Deus na hora da adversidade;

5-) vencer sendo você mesmo = aquilo que deu certo para outra pessoa, pode ser que não sirva para você. Quando Saul vestiu sua armadura em Davi, este rapidamente a tirou, pois nunca tinha usado aquelas vestimentas (I Sm 17:38-39). O melhor para alguém, pode atrapalhar outra pessoa. Não é porque um irmão alcançou a vitória fazendo um jejum, ou conseguiu uma benção financeira ofertando uma grande quantidade que dará certo conosco também. Oremos ao Senhor e peçamos a Deus nos mostrar o que ele quer de cada um de nós;

6-) possuir uma visão corretíssima dos atos = Davi em hora nenhuma chamou o filisteu de “gigante”. O tempo todo o chamou de “incircunciso” (aquele que, ao contrário de Davi, não tinha pacto com Deus);

7-) dependa sempre de Deus = Ele participa de sua vida, sua batalha e sua vitória. Davi atribuiu todas as suas vitórias a Deus dizendo que Ele o livrou das garras do leão e do urso e Ele o livraria da mão daquele filisteu (I Sm 17: 37).

Porque Deus permite o confronto com o leão, o urso e o gigante?

1-) experiências advindas de adversidades elevam seu crescimento / amadurecimento = quando estamos diante desses confrontos, buscamos mais a Deus e aprendemos mais de sua Palavra. Portanto, é para o nosso bem que somos afligidos, para que possamos aprender mais dos estatutos do Senhor (Sl 119: 71). Precisamos nos gloriar nas atribulações, sabendo que elas produzem a paciência (Rm 05: 03);

2-) quando enfrentamos esses transtornos, estamos sendo preparados para confrontos maiores. Lembre-se, quanto maior for a altura (batalha), maior será a vitória. Davi enfrentou o leão e o urso e continuou pobre e desconhecido, apenas recuperou suas ovelhas. Quando enfrentou o gigante, ficou conhecido, recebeu a filha do rei, isenção de impostos e mais tarde veio a ser o rei de Israel. Amém Senhor Jesus!

domingo, 18 de setembro de 2011

Procedimentos de Deus para nós.


Versículos: Sl 15:01-05 e Mc 03:01-04.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus (Osasco)
Data 17/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

[Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte(Sl 15:01) ?

Embora o Senhor Deus seja amor (I Jo 04:08), isso não significa que todos poderão habitar em Seu tabernáculo ou morar no monte do Senhor. Para que isso aconteça, temos uma série de recomendações e procedimentos que o Senhor nos manda seguir.

Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração (Sl 05:02). Andar sinceramente significa assumir toda e qualquer responsabilidade em relação a qualquer atitude que tenhamos tomado. Caso tenhamos, por exemplo, mentido, quando formos confrontados, não devemos procurar uma desculpa do porquê fizemos, mas sim assumirmos e ponto final. A sinceridade é um misto de franqueza e verdade.  Além disso, precisamos praticar a justiça e falar a verdade. Praticar a justiça é praticar aquilo que a Palavra do Senhor diz ser correto, tais como os dez mandamentos ou cada mandamento particular que Deus nos dá através da Sua Palavra. Já falar a verdade é não confessar aquilo que é enganoso, que pode conduzir outras pessoas ao erro.

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo (Sl 15:03). A língua é algo com que devemos ter muito cuidado. Antes de falarmos qualquer coisa, paremos e pensemos um pouco, afinal, algo uma vez dito não tem como voltar atrás, por isso, o rei Davi disse que guardaria os seus caminhos para não pecar com a sua língua; guardaria a boca com um freio (Sl 39:01). Difamar é algo que machuca uma pessoa muito mais que uma agressão verbal (que também é extremamente errado), afinal ela mexe com o caráter de uma pessoa e isso não agrada ao Senhor.

Outra coisa muito importante é não fazer o mal ao seu próximo. Fazer o mal não é somente executar uma ação ruim contra alguém, mas sim também deixar de fazer o bem. Mas como assim? A Palavra de Deus diz que aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 04:17). Ainda que quem está passando por alguma dificuldade seja uma pessoa que nos tenha feito algo “imperdoável”, se pudermos fazer algo para o bem dela e não o fazemos, estamos tão em pecado quanto o adúltero, o ladrão, o mentiroso, etc. O Senhor Jesus nos deu um grande exemplo de como devemos fazer o bem para as pessoas sem se importar com outras coisas.

Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. Jesus disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio". Depois Jesus lhes perguntou: "O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? " Mas eles permaneceram em silêncio. Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada (Mc 03:01-05 – NVI). Pela tradição judaica os sábados são dias a serem guardados. Os judeus presentes estavam na expectativa de ver qual seria a atitude do Senhor: se o mais importante era a lei ou uma pessoa. Ao ver uma pessoa passando por uma dificuldade, Jesus foi a seu socorro, sem se importar com a tradição, e o mesmo serve para nós. Ainda que tenhamos que “comprar uma briga” com alguém poderoso para ajudar uma pessoa com problemas, assim o façamos, afinal, temos que seguir o exemplo de Jesus.

Além disso, não devemos aceitar opróbrio contra o nosso próximo, ou seja, não lançar calúnia contra o próximo. Ainda que essa pessoa esteja em desacordo com a Palavra, oremos para que seus olhos sejam abertos para os seus erros e não apontar o dedo e condenar, assim como os outros fazem.
             
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda (Sl 15:04).  Desprezar o réprobo (reprovado), não é desprezar aquele que comete o pecado, mas sim o pecado e o inimigo que está por detrás daquela atitude, a esses temos que desprezar. Temos que odiar o pecado, mas amar o pecador, temos que ter isso bem claro em nossas mentes. Entretanto, aqueles que temem ao Senhor, a esses devemos honrar com as nossas orações, para que permaneçam mais e mais firmes na Presença e no Temor do Senhor.

Mais uma atitude que devemos ter é que ainda sejamos prejudicados com algo tenhamos falado, não mudamos o nosso discurso, uma vez dito está dito, mesmo que isso possa causar algum dano a nós. Sejamos homens ou mulheres de Deus para manter o que dissemos.

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado (Sl 15:05). Embora não devamos tomar emprestado nada (Rm 13:08), alguns, por dificuldades, podemos utilizar empréstimos de outros irmãos, ou ainda, emprestarmos a outros. Se isso ocorrer, não devemos fazer isso visando lucro, mas sim, o melhor para o próximo. Não devemos ainda, aceitar suborno contra os inocentes, por exemplo, alguém que nos chama para testemunhar contra uma grande empresa ou alguém muito rico, que nos prometa uma participação no lucro obtido, caso essa empresa ou pessoa seja inocente, não devemos aceitar. Ainda que o lucro obtido com a ação sequer seja sentido pela parte rica, isso está em desacordo com a Palavra e não devemos fazer.

Portanto, eis uma série de procedimentos do Senhor para nós. Se as seguirmos da maneira como o Senhor nos manda, Ele é muito claro em dizer que não seremos abalados.Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Moradores e não apenas visitantes no altar do Senhor.


Versículos Sl 27:01-06 e 91:01-06.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? (Sl 27:01 – NVI).

Quem tem sido a nossa luz, o Senhor ou o inimigo? Se estivermos andando em temor contra uma ameaça, contra o sintoma de uma doença, etc, sinal que não é o Senhor a nossa luz, caso fosse, estaríamos firmados na mensagem contida no versículo de que Ele é a nossa salvação e nosso refúgio.

Mas onde encontrar essa luz? Na Palavra, pois Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119:105). Ora, firmados nessa luz, não importa quem ou o que venha a se levantar contra nós, pois quando homens maus avançarem contra nós para nos destruir, eles, os nossos inimigos e nossos adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra nós, nosso coração não temerá; ainda que se declare guerra contra nós, mesmo assim estaremos confiantes (Sl 27:02-03 – NVI).

Mas para que isso aconteça, a Palavra nos trás uma grande e importante orientação dada através do rei Davi que diz: “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Sl 27:04 – NVI). Para que o Senhor nos proteja, precisamos viver na casa do Senhor (dentro da Palavra), todos (não só de vez em quando) os dias de nossas vidas, pois somente assim é que podemos adorar a Deus.

A Palavra do Senhor nos diz que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei (Sl 91:01-02). Buscar ao Senhor em meio a uma adversidade é muito comum, mas, dificilmente, permanecemos O buscando após a tempestade. O escritor inglês do século XVII Willian Law disse uma frase que simboliza muito bem isso: “Se você tentar conversar sobre diversão ou negócios com um homem a beira da morte, ele não demonstrará o menor interesse”. Quando a coisa está feia para o nosso lado, lemos mais a Bíblia, ouvimos mais mensagens, vamos mais aos cultos e fugimos imediatamente do pecado, mas depois que a tempestade passa, as coisas não permanecem dessa forma. Não basta apenas visitar o Senhor quando a coisa está feia, é preciso habitar (fixar moradia, ter aquele local como lar) no esconderijo do altíssimo, só assim poderemos descansar à Sua sombra e dizer que ele é o nosso Deus.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (Sl 91:03-06). Novamente citando, não importa que laço está, ou já foi, preparado para nós, o Senhor nos livrará. Ainda que seja um ataque é tão poderoso como o sol do meio-dia (uma doença incurável ou em estado terminal, o pedido de divórcio já foi feito, os traficantes já ameaçaram o filho por causa das dívidas das drogas, a empresa está falida, etc), ou silencioso e escuro como a noite (um trabalho de feitiçaria, um complô para nos derrubar de algum lugar, algo que sentimos e nada aparece nos exames), o Senhor nos livrará, oh Aleluia!

Temos que ter enraizado em nossos corações que, caso estejamos debaixo da Autoridade de Jesus e, consequentemente de Seu Pai, o Senhor Deus, Eles nos protegerão, pois no dia da adversidade Ele nos guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo nos esconderá e nos porá em segurança sobre um rochedo (Sl 27:05 – NVI).

Portanto, para que o Senhor seja a nossa luz, a nossa salvação e nos proteja, temos que ser moradores da Sua habitação (Palavra), não apenas visitantes esporádicos que O buscam no momento da adversidade. Não é errado buscá-lO nesses momentos, mas sim fazer isso apenas nesses momentos. Assim, quando as atravessarmos, Ele nos guardará protegidos em Sua habitação, não apenas por alguns dias, mas para sempre. Então triunfaremos sobre os inimigos que nos cercam. Em seu tabernáculo ofereceremos sacrifícios com aclamações; cantaremos e louvaremos ao Senhor (Sl 27:06 – NVI). Em outras palavras, Ele será nosso ajudador na batalha, nos conduzirá à vitória e cantaremos e O louvaremos por estar conosco desde o início. Que Ele fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Ousemos dizer com confiança


Versículos: Hb 13: 05-07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/04/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Os nossos costumes não devem ser de avareza (ganância por aquilo que não é nosso ou aquilo que não é proveniente do Pai). Precisamos nos contentar com aquilo que Deus nos deu, afinal o Senhor já nos disse que nunca nos desampararia, jamais nos deixaria (Hb 13:05).

Muitas vezes entramos diante de Deus pedindo algo que aparentemente para nós seria uma grande vitória, porém o Senhor que sabe tudo ao nosso respeito, sabe que no futuro aquilo pode ser uma porta aberta para o inimigo entrar em nossa vida.

Não devemos procurar a falsa felicidade em outros lugares como uma paixão proibida, uma bebedeira, uma má amizade, uma troca de emprego que dará um melhor salário em uma empresa de maior porte e nome no mercado, dentre outras coisas, afinal tudo o que precisamos para viver na plena alegria, o Senhor já nos deu através de Sua Palavra. Então, devemos nos contentar e agradecer ao Senhor por aquilo que nos foi dado e revelado através dEla.

O Senhor já nos disse que não nos desampararia e jamais nos deixaria então, de posse dessa revelação do Senhor, podemos ousar e dizer que o Senhor é nosso ajudador e não temeremos o que possa fazer o homem (Hb 13:06). Não importa a luta pela qual estamos passando, ou a ameaça que esteja sendo feita a nós, ou a influência de quem a esteja fazendo, temos que ter ousadia de dizer a todo o inferno que está por trás dessa ação que, Ele é o nosso ajudador e não tememos mal algum, pois ele jamais nos desamparará, e ainda, tudo aquilo que precisamos para a vitória Ele já nos deu.

Precisamos olhar para os pastores que nos ensinaram o Evangelho, pela primeira vez em nossas vidas, a fé deles que imitávamos (ou imitamos) e atentar para sua maneira de viver. Devemos sempre nos esforçar para manter em nossa comunhão com Deus aquele primeiro amor que sentimos quando ouvimos a Sua voz falando através da Palavra.

Sempre temos de lembrar das atitudes santas dos bons homens de Deus que nos levaram o alimento da alma que precisávamos, pois foi através deles que a luz da boa notícia chegou a nós.

Lembremos sempre de nos firmar nessa palavra, pois a Palavra do Senhor é a verdade (Jo 17:17). Amém Senhor Jesus! 

domingo, 11 de setembro de 2011

Exultar sempre no Senhor.


Versículos: Sl 05:11; 100:02; 149:04-05 e Is 49:13.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas (Sl 149:04-05).

Para que achemos graça aos olhos do Senhor e para que Ele se agrade de nós, primeiramente, precisamos ser Seu povo, assim como diz o versículo acima. Assim, Ele colocará a coroa da vitória em nossas cabeças, seja qual for a batalha que estejamos enfrentando. Então, iremos nos exultar (sentir grande prazer, ter grande alegria, etc) em Sua glória e nos alegramos em nossas camas.

Mas que camas são essas? Todas as vezes que algo da Palavra de Deus nos saltar aos nossos olhos durante a leitura da Bíblia, em uma pregação, uma mensagem, um hino, etc, aquele é um recado de Deus para nos servir de descanso em meio a uma adversidade, em outras palavras, as nossas camas, e é justamente nelas que devemos nos alegrar, afinal, de nada adianta servir ao Senhor com a “cara fechada”, sem motivos para sorrir, pois a Palavra nos manda prestar culto ao Senhor com alegria; entrar na sua presença com cânticos alegres (Sl 100:05 – NVI) e não com tristeza.

Se a alegria não se faz presente em nossas vidas, isso é sinal que não confiamos inteiramente, de todo o coração no Senhor, já que a Bíblia nos diz para nos alegramos todos que confiamos nEle; exultá-lO eternamente, porquanto Ele nos defende; e nEle se gloriem os que amam o teu nome (Sl 05:11). Se andamos tristes e de “cara fechada” estamos dizendo que Deus não é capaz de nos defender das investidas do maligno, o que não é verdade.

Logo, se a batalha está difícil, complicada, nada de cara emburrada, ao contrário sigamos a Palavra que diz: “Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos” (Is 49:13 – NVI). Que o Senhor abra mais o entendimento de cada um de nós para essa Palavra. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Não desistir jamais.


Versículos Sl 37:04-05, I Cr 04:09-10, Lc 18:01-07, Cl 04:02 e Fp 04:06-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará (Sl 37:04-05).

Todos nós temos um sonho, para alguns comprar a casa própria, para outros um cônjuge, para outros ainda a cura de uma doença, outros de ser senador, deputado ou até presidente da república. Pois bem, nada mais normal para qualquer pessoa, mas a Palavra nos adverte a nos deleitarmos (alegramos, sentirmos prazer, etc), também no Senhor, então ele concederá este desejo nosso. Ainda que os outros achem que nosso sonho é impossível de ser realizado, se está de acordo com a Palavra e também é o sonho do Senhor para nós, basta entregarmos nossos caminhos a Ele, confiar nEle (não em nós próprios ou em nosso conhecimento),  e o resto será feito pelo próprio Senhor.

A Palavra nos trás o exemplo de um homem que tinha tudo para dar errado na vida, Jabez. Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz" (I Cr 04:09 – NVI). Uma pessoa que sua própria mãe coloca um nome que lembra as dores que ela sentiu durante o parto tinha tudo para ser uma pessoa revoltada, abandonada na vida, sem possibilidade de resplandecer em relação aos outros, mas, ao contrário, ele foi o homem mais respeitado de sua família.

Mas como isso aconteceu com ele? Simples, pois Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido (I Cr 04:10 – NVI). Jabez fez algo fundamental a qualquer pessoa que deseja o sucesso em suas empreitadas, ele orou ao Deus de Israel (naquela época o era, hoje conosco é ao Deus e Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo) requerendo seus direitos e não tomou para si aquela situação como determinante. Então o Senhor o atendeu. Por que não obtemos sucesso hoje em nossos sonhos? Primeiramente porque muitos de nós somos preguiçosos, há muito não oramos verdadeiramente e quando fazemos, muitas vezes, mal e porcamente, de qualquer maneira. Além disso, não reivindicamos aquilo que é nosso direito adquirido na Cruz do Calvário por Jesus e revelado na Palavra. Muitas vezes ainda aceitamos a situação que nos encontramos de maneira muito passiva, afinal “se o Senhor quiser Ele me curará!” Mas claro que Ele quer. Ora, como então podemos lograr êxito agindo de tal maneira?

Jesus falou mais a respeito desse assunto quando contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? (Lc 18:01-07 – NVI).

Jesus deu uma lição muito importante aos discípulos em relação a orar e não desanimar. Pode ser que para alguns a realização do sonho demore um pouco (ou muito) mais de tempo, mas não adianta deixar as coisas pela metade. Não abandonar a batalha é fundamental para a vitória. Não desanimar não significa repetir a oração o tempo todo, mas sim permanecer no propósito que originalmente estávamos e não retroceder, pois o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38).

Seguindo o mesmo entendimento, o apóstolo Paulo disse algo parecido aos irmãos de Colossos, para perseverar em oração, velando nela com ação de graças (Cl 04:02), ou seja, rendendo ao Senhor o agradecimento por Sua manifestação em nosso favor, mesmo que ela ainda não tenha ocorrido.

“Mas está demorado muito, parece que nada dá certo!” O Senhor não anda atrasado, nem adiantado sequer um milésimo de centésimo de milionésimo de segundo. Talvez ainda não tenhamos a estrutura necessária para receber a resposta naquele momento e o Senhor sabe disso, por isso pode ser que Ele esteja trabalhando os nossos pensamentos e atos para utilizarmos a benção da melhor forma possível. A Palavra nos fala para não andar mos ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentemos os nossos pedidos a Deus. Não há a necessidade de pressa, tudo ocorre no tempo certo do Senhor. Embora Ele saiba de tudo, Ele quer ouvir a nossa voz orando e O buscando, mas com parcimônia, sem atropelos ou exageros.

Portanto, não importa o quanto o nosso sonho seja “inatingível” para os outros, se é plano de Deus para a nossa vida, basta entregarmos nossos caminhos a Ele, confiar e tudo Ele fará. Tal qual a Jabez, oremos ao Senhor para que sejamos os mais respeitados de nossas famílias, então o Senhor atenderá aos nossos pedidos, mas sempre com muita calma, sem afobação e rendendo graças ao Senhor por tudo. Agindo dessa forma, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Lembremos, nunca devemos desistir da batalha, o Senhor está ao nosso lado em todas elas. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Julguemos a nós mesmos.


Versículos: I Co 11:31-32; II Cr 33:01-16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/04/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Sempre devemos parar e verificar se estamos seguindo corretamente o caminho de Deus. Se estivermos andando em caminhos errados, devemos parar e nos endireitar, afinal se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados (I Co 11:31).

Se não nos julgamos, pode chegar o dia do acerto de contas onde não haverá o perdão e, quando clamarmos, não seremos mais ouvidos. O Senhor, porém, quando nos julga nos repreende, para não sermos condenados com o mundo (I Co 11:32).

Uma pessoa que não se julgou quando estava no erro e pagou um alto preço foi o rei Manassés. Quando ele começou a reinar em Israel fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a abominação dos gentios, reedificando os altares que Ezequias, seu pai, tinha derribado, prostrando-se diante de todo o exército dos céus e serviu, dentre outras, coisas que eram más aos olhos do Senhor (II Cr 33:01-08).

Às vezes nós também fazemos isso, nos prostramos diante de deuses estranhos (prostituição, adultério, desonestidade, mentira, ódio, etc), tornamos a reerguer altares derribados (uma paixão antiga, um desejo de retornar a um vício ao qual já não mais temos, por exemplo). Precisamos nos julgar para que esses “fantasmas” não mais retornem ao nosso coração.

Tal qual Manassés, alguns daqueles que um dia foram de Deus e que se afastam, fazem pior que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel, e mais ainda, o Senhor os julga, repreende, porém não dão ouvidos à repreensão do Senhor (II Cr 33:09-10).

Quando estamos fora da Palavra do Senhor, estamos fora de Sua divina proteção, então o inimigo tem a oportunidade de nos atingir. O rei Manassés foi preso e levado pelos capitães do exército do rei da Assíria com ganchos e amarrado por candeias o tiraram de Jerusalém e o levaram para a Babilônia (II Cr 33: 11).

E é assim que o inimigo age em nossas vidas, ele nos tira da casa de paz (Jerusalém) e nos prende no erro e no engano com ganchos e candeias. Aquela paz, tranqüilidade, certeza de vitória não existem mais. De repente, desaparecem.

O rei Manassés só se julgou quando foi para o cárcere e lá, angustiado, orou muito ao Senhor e humilhou-se muito diante do Deus de seus pais. Então o Senhor teve misericórdia dele e o restituiu ao seu reino. Só dessa forma ele reconheceu que o Senhor era Deus (II Cr 33:12-13).

Muitas pessoas só se julgarão quando perderem tudo, só assim reconhecerão que o Senhor é Deus sobre suas vidas.

De volta a seu reino, Manassés mandou edificar muros em volta da cidade, pôs capitães de guerra em todas as cidades fortificadas de Judá, tirou todos os deuses estranhos, ídolos e altares e os lançou fora da cidade. Ele ainda reparou o altar do Senhor, ofereceu sacrifícios e ordenou que Judá servisse ao Deus de Israel (II Cr 33:14-16).  

Isso nos serve também de lição. Quando o Senhor nos restitui ao nosso lugar, devemos cercar o nosso coração (cidade) com a Palavra do Senhor (muros), pôr promessas que estão na Palavra (capitães), tirar as práticas que nos dão prazer que são contra a Palavra (deuses estranhos, ídolos e altares) e lançá-los fora de nossas vidas. Precisamos ainda oferecer sacrifícios (por exemplo, louvores, plantar uma semente financeira na obra de Deus, não o sacrifício de tirar o dinheiro da passagem do ônibus, do leite ou do pão, mas uma extravagância que não nos fará falta em não tê-la, etc) e servirmos a Deus de todo o nosso coração. Amém Senhor Jesus!

domingo, 4 de setembro de 2011

O exemplo de Josafá.


Versículos: II Cr 17:01-06, Ap 05:09-10.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Josafá, filho de Asa, foi o seu sucessor e fortaleceu-se contra Israel (II Cr 17:01 – NVI).

O pai de Josafá, o rei Asa, contraiu uma grave enfermidade nos pés e, por não procurar a ajudo do Senhor acabou falecendo (II Cr 16:12-13). Josafá fez algo muito importante e que trás ensinamentos valiosos para nós. Naquela época, Israel estava dividido em dois reinos: o de Judá e o de Israel. O rei de Judá fortalece-se contra Israel, e isto é o mesmo que todos nós precisamos fazer, fortalecer-nos contra o adversário, isto é, cada dia mais buscarmos o Senhor, meditar em Sua Palavra, procurar ter um contato mais intimo com Ele para que estejamos preparados para as adversidades que encontraremos.

E mais fez o rei, posicionou tropas em todas as cidades fortificadas de Judá e pôs guarnições em Judá e nas cidades de Efraim que seu pai, Asa, tinha conquistado (II Cr 17:02 – NVI). O inimigo não é tolo, ao contrário, ele busca qualquer brecha para entrar em nossas vidas. Ele sabe que muitos de nós não nos embebedamos, não damos falsos testemunhos, não cometemos adultério, etc. Essas são as nossas cidades fortificadas e assim como Josafá, nós devemos colocar guardas (revelações e promessas da Palavra) para defendê-las. Mesmo aquelas cidades conquistadas posteriormente (a cura de uma doença, o abandono da mentira, das drogas, dentre outras) devem ser guardadas da mesma forma, pois, o inimigo fará de tudo para tomá-las.

O Senhor esteve com Josafá porque, em seus primeiros anos, ele andou nos caminhos que seu pai Davi tinha seguido. Não consultou os baalins, mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel (II Cr 17:03-04 – NVI). Infelizmente muitos filhos de Deus, em momentos de fraqueza, ao invés de fazer como o rei que buscou ao Senhor e obedeceu a Seus mandamentos, busca aos baalins (os espíritos, uma saída que não está de acordo com a Palavra, alguém que não é seu cônjuge, um lucro rápido e fraudulento, etc). Não façamos isso. O rei agiu com simplicidade e buscou a única solução que traria resultado: buscou ao Senhor e obedeceu a Seus mandamentos.

Justamente por ter feito isso, o Senhor firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve grande riqueza e honra (II Cr 17:05 – NVI). O Senhor quer firmar nosso reino e, consequentemente, muitos presentes (bênçãos e revelações da Palavra) serão trazidos para todos nós. Mas qual é o nosso reinado? Cada um de nós deve perguntar pessoalmente ao Senhor, mas uma coisa é fato: todos nós temos um reinado, afinal a Palavra nos diz que cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra (Ap 05:09-10). Para alguns o reinado é conduzir sua família debaixo da autoridade do Senhor, para outros ser pregador da Palavra, para outros é levá-La aos mais abandonados da sociedade, aos mais promíscuos, aos enfermos, aos encarcerados, outros tem o chamado para a interseção, enfim, cada um tem o seu chamado. Se ainda não sabemos qual é o nosso, oremos ao Senhor, Ele nos dirá.

Ele, Josafá, seguiu corajosamente os caminhos do Senhor; além disso, retirou de Judá os altares idólatras e os postes sagrados (II Cr 17:06 – NVI). Não adianta seguir os caminhos de Deus de maneira covarde, afinal Ele não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Uma vez na batalha não devemos desistir ou retroceder.

Outra coisa fundamental que o rei fez foi tirar os altares idólatras e os postes sagrados, o que devemos também fazer. Como já dissemos anteriormente, o diabo sabe que não nos drogamos ou embriagamos, não adulteramos, mas ele sabe que somos invejosos, por exemplo, com o sucesso alheio, ou não conseguimos viver sem contar uma “mentirinha sem nenhuma maldade”, ou ainda que ficamos desesperados se não ganharmos dinheiro. Esses são apenas alguns exemplos, a Palavra diz para que o homem se examine (I Co 11:28), e cada um de nós deve para em um momento e verificar se, mesmo inconscientemente, não estamos fazendo altares e postes em nossas vidas.

O rei de Judá seguiu aos mandamentos do Senhor e O buscou. Por causa disso teve seu reino confirmado por Ele. O mesmo é para nós, mas cabe verificarmos se não existem altares que precisam ser derrubados em nossas vidas para que Ele possa operar. Sigamos o exemplo de Josafá. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Não sejamos precipitados.


Versículos Ex 15:22-25; 27.
Pregador: Pr. Glauber
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água (Ex 15:22).

Tal qual aos nossos irmãos israelitas, todos nós sentimos necessidade de algo alguma vez na vida. Eles estavam no deserto e sentiram falta de água, aquele que está desempregado sente a necessidade de um emprego, o que está doente sente a necessidade da cura, o que está só sente a necessidade de um cônjuge, o que está falido sente a necessidade da saúde financeira, etc. Isso é um sentimento normal a todas as pessoas, sejam elas salvas pelo Senhor ou não.

Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber (Ex 15:23-24)? Ora, só se sabe se algo tem um determinado gosto, uma determinada consistência, etc, se provar. Se as águas eram amargas, significa que, muito provavelmente, eles beberam para saber. O mesmo acontece conosco. Muitas vezes por sermos precipitados e não esperarmos o tempo de Deus, provamos algo que não é dEle, que é amargo e depois agimos como os israelitas, murmuramos até contra o próprio Senhor Deus “do por que isso ou aquilo aconteceu?” , “por que o cônjuge não quer mais saber de nós?” “por que o sócio evangélico que tanto queríamos nos deu um calote?” Talvez, se tivéssemos aguardado mais um tempo, tivéssemos orado a Deus e pedido Sua orientação, Ele nos teria aberto os olhos para a realidade.

Diferentemente dos israelitas, Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa. Em Mara o Senhor lhes deu leis e ordenanças, e os colocou à prova (Ex 15:25 – NVI). Essa é a atitude que todos os Cristãos, filhos de Deus devem tomar, clamar ao Senhor e fazer aquilo que Ele nos mandar para solucionar o problema, em outras palavras, Ele nos fornecerá o arbusto necessário para tornar a nossa água amarga em boa.

Se os israelitas não fossem apressados, não passariam por esse desconforto de tomar águas amargas, pois, depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas (Ex 15:27 – NVI). Se nós, muitas vezes, não formos tão apressados, o Senhor pode nos conduzir a locais muito melhores que aqueles imaginamos. Se muitos de nós fossemos mais pacientes, não estaríamos tomando águas amargas, mas se estivermos, não é hora de murmurar, mas sim de orar e clamar ao Senhor pela saída, pela solução do problema. Ele nos conduzirá a um lugar muito melhor do que podemos imaginar, afinal Ele é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 03:20), além da Palavra nos advertir que o paciente é melhor que o orgulhoso (Ec 07:08 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!