Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

Se não temos compromisso com Deus, Ele também não tem conosco.


Versículos: Sl 45:01; 50:16-23.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 26/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Mas ao ímpio Deus diz: "Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança?” (Sl 50:16 – NVI).

Muitos de nós conhecemos a Palavra de Deus, sabemos do Seu poder, até declaramos passagens específicas para determinados problemas e ainda oramos ao Senhor sobre essas Revelações, entretanto, não tomamos a firme decisão de nos entregarmos, verdadeiramente, aos pés de Jesus, ou seja, somos pessoas ímpias (aquele que não respeita a Palavra). Se assim nos encontrarmos, nunca teremos a resposta de Deus para as nossas orações, afinal o Senhor claramente nos diz que honra aqueles que o honram (I Sm 02:30), logo, se não tivermos compromisso com Deus, Ele também não terá conosco.

Mas por que isso acontece? Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras! (Sl 50:17 – NVI). Como poderemos usar as Palavras do Senhor se, quando Ele nos manda um recado, rejeitamos a Sua instrução e agimos por nossa própria conta? Se acharmos que uma “parte” da Palavra deve ser seguida e outra com certa “flexibilidade”, não estamos aceitando a instrução do Senhor, além disso, estamos virando as costas para Suas ordenanças.

Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura (Sl 50:18 – NVI). O ladrão aqui é o diabo. Se virmos que ele está roubando as almas de outras pessoas, através de seus mais ardilosos planos e não tomamos uma decisão de mostrar a Verdade para que alguém seja liberto, nos tornamos seus cúmplices! Coisa séria! Além disso, estamos adulterando a Palavra em Suas instruções como, por exemplo, no mandamento de Jesus de ir por todo o mundo, pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15). Se, por um acaso, uma alma se perder porque não levamos a Palavra a ela, estaremos em grandes dificuldades, afinal, aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 04:17).

Sua boca está cheia de maldade e a sua língua formula a fraude (Sl 50:19 – NVI). Se a nossa boca só pronuncia a maldade e o engano (a fraude), sinal que o nosso coração está com grandes problemas, afinal a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mt 12:34). O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lc 06:45). Ao invés disso, oremos ao Senhor para que, assim como disse o salmista, os nossos corações fervam com palavras boas, falemos do que temos feito no tocante ao Rei. As nossas línguas são a pena de um destro escritor (Sl 45:01).

Deliberadamente você fala contra o seu irmão e calunia o filho de sua própria mãe (Sl 50:20 – NVI). Se virmos um irmão (ou irmã) no erro, jamais devemos apontar o dedo para condenar ou para espalhar a todos o que está acontecendo, ao contrário, devemos orar ao Senhor para que Ele abra os olhos desse(a) nosso irmão(ã) para o erro em que está se metendo. Lembremos, não julguemos para não sermos julgados (Mt 07:01). Se isso serve para as pessoas do mundo, imaginemos então para os nossos irmãos em Cristo, os filhos de nossa própria mãe, a igreja?

Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma (Sl 50:21 – NVI). Se nos encontramos em algumas das situações acima descritas, será que achamos que o Senhor ficará calado diante de tudo isso? Ah, “mas Deus entende que a minha situação é uma exceção, é diferente, pois sou alguém muito especial para Ele”! Será que Ele é como nós? A resposta, obviamente, é não! Ele é o Senhor, criador dos céus e da terra, puro, Santo e inigualável e nós, simples mortais, Seus servos dEle e já nascidos debaixo do pecado. Ele nos acusará diretamente e nada, absolutamente, nada, nem aquele canto mais escondido do coração, onde escondemos um pecado que julgamos “muito pequeno” para nos condenar, será omitido.

"Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre” (Sl 50:22 – NVI). O recado do Senhor é claro para todos nós que, porventura, esquecemos de Deus: consideremos tudo isso ou seremos despedaçados por Ele próprio sem que ninguém nos possa salvar. As misericórdias do Senhor são inesgotáveis e se renovam a cada manhã (Jr 03:22-23), mas haverá um dia em que isso não será mais possível.

“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos” (Sl 50:22-23 – NVI). Entretanto, mesmo depois de um “puxão de orelhas” como esse, o Senhor, como Pai amoroso que é e que não quer ver a perdição de nenhum dos Seus filhos, termina nos mostrando como proceder para ter a Sua companhia em nossa caminhada aqui na terra: oferecendo a Ele nossa gratidão e honrando-O. Assim, Ele nos mostrará a salvação de Deus, mas somente para aqueles que andam em Seu caminho. Lembremos, sem compromisso de nossa parte, não adianta esperar o retorno da parte do Pai, pois não haverá. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Não deixemos a Palavra que temos recebido.


Versículos Jr 02:13, II Cr 12:01-06, Mt 28:18, Rm 01:16, I Co 01:18 e Ct 03:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água (Jr 02:13 - NVI).

Infelizmente muitos de nós, que servimos a Deus, temos cometido estes mesmos dois crimes (erros): temos abandonado o Senhor, isto é, deixado Sua Palavra e cavamos nossas próprias cisternas, isto é, fazemos as coisas conforme as nossas vontades e não A de Deus. Entretanto, as nossas vontades não passam de cisternas rachadas (fruto das nossas próprias atitudes, do nosso próprio entendimento), ou seja, jamais vão reter água (a água viva que é o Senhor), pois Jesus claramente nos disse que sem Ele nada poderíamos fazer (Jo 15:05b).

Um exemplo de quem agiu dessa forma foi o rei Roboão que, havendo confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel (II Cr 12:01).

Uma situação várias vezes vista e até vivida por muitos de Deus, as coisas encontravam-se difíceis, não enxergávamos a saída, então nos fortalecemos no Senhor, participamos mais de Suas coisas e, após a vitória nessa batalha, simplesmente, deixamos Deus de lado, abandonamos a Lei (Palavra) do Senhor. Uma tremenda bobagem que podemos cometer, e nós vamos ver o porquê mais adiante.

E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o SENHOR). Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes. E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém (II Cr 12:02-04). Essa é a razão do sofrimento de muitos, por abandonarmos a Lei do Senhor, Ele não pode nos proteger, então o inimigo nos ataca, chegando a tomar as nossas cidades fortes, ou seja, aquele que tinha um casamento abençoado e fortificado agora não mais o tem, ou o que tinha a situação financeira fortificada também não tem mais, aquele cuja saúde era “de ferro” agora vive doente, etc.

Algo muito importante que temos que ter em mente é que o Senhor Deus só é Pai de quem é Seu filho, ou seja, Ele só é Pai daquele que ouve a Sua voz, obedece e não O abandona. Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque. Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR é justo (II Cr 12:05-06).

Mesmo em um momento de adversidade, batalha e aparente derrota (tudo isso causado por nós mesmos que deixamos o Senhor e, consequentemente, Ele a nós), por Sua infinita misericórdia, o Senhor manda uma Palavra que pode nos libertar e transformar toda a situação que estejamos vivendo, basta somente que façamos como os príncipes e o rei de Israel, humilhando-nos sobre a Palavra de socorro que Ele nos mandar e que reconheçamos a Sua justiça.

Não há outra possibilidade de lograrmos êxitos em nossas vidas a não ser com a Palavra de Deus e do Senhor Jesus, pois a Ele foi dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28:18). Portanto, não adianta buscar a saída para qualquer situação em nenhum lugar, nem mesmo na própria igreja, pois ela não salva, mas sim a Palavra que nela é pregada.

A Palavra tem o poder de modificar vidas, mesmo daqueles que estão no mais sombrio e profundo das trevas, ao recebê-lA e guardá-lA no coração, haverá mudanças incríveis em suas vidas, então, aqueles que os cercavam anteriormente, ficarão abismados com o que a Palavra fez na vida daquele que se embriagava todos os dias e agora não mais, daquele que vivia doente e agora não mais, do que era adúltero e agora é um exemplo de cônjuge, de pai ou de mãe. Logo, alguns estarão abismados, outros sem entender o que está acontecendo, e outros ainda até julgando, mas não há problemas, pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (I Co 01:18 – NVI).

A nossa mudança deve ser vista e reconhecida por todos os que nos cercam e, quando nos perguntarem o que ocorre em nossas vidas, temos que dizer com todas as letras que é a manifestação do Senhor e tudo o que Ele tem nos feito. Porém, muitos ficam envergonhados e desconversam ao ser confrontados, o que é um grande erro, pois Jesus disse: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Mc 08:38 – NVI).

A nossa atitude deve ser a mesma de Paulo que escreveu “porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 01:16a).

A noite toda procurei em meu leito aquele a quem o meu coração ama, mas não o encontrei. Vou levantar-me agora e percorrer a cidade, irei por suas ruas e praças; buscarei aquele a quem o meu coração ama. Eu o procurei, mas não o encontrei. As sentinelas me encontraram quando faziam as suas rondas na cidade. "Vocês viram aquele a quem o meu coração ama?", perguntei. Mal havia passado por elas, quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu (Ct 03:01-04 – NVI).

A analogia acima é feita pelo rei Salomão e refere-se à busca da igreja, a noiva, por Cristo, o noivo, mas também nos trás lições muito importantes e que podemos relacioná-las à própria Palavra, pois, depois de procurarmos por todos os lugares (cultos, mensagens, hinos, leitura da Bíblia, etc) a Palavra, ao encontrá-lA, devemos segurá-lA, não A deixar ir, levá-lA para a casa de nossa mãe, para o quarto daquela que nos concebeu (nosso coração).

Portanto, não deixemos a Palavra que temos recebido mesmo que, para o momento, aparentemente Ela não seja “útil” para nós, porém, Ela está revestida de todo o poder necessário para nos tirar de qualquer emboscada do inimigo mais à frente. Guardemos toda as Palavras que nos são ensinadas, Elas serão muito utilizadas em nossa caminhada na Fé. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Ascensão e queda de um homem.


Versículos II Cr 26:01-08, 15-20; Pv 04:23 e Ap 03:19-21.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O rei Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar em Judá e cinquenta e cinco anos reinou (II Cr 26:01-03). Não importa a nossa idade quando o Senhor nos der a chamada, se Ele nos colocou em uma determinada missão, Ele vai nos dar a sabedoria e a capacidade de lidar com aquela situação. Alguns podem ser chamados com pouca idade, outros mais maduros, mas o importante é estar debaixo da autoridade do Senhor.

Uzias prosperou muito e alcançou muitas vitórias contra os árabes, contra os filisteus, dentre outros (II Cr 26:06-07), pois se deu a buscar a Deus nos dias de Zacarias (II Cr 26:05) e pois fazia o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias seu pai (II Cr 26:04). Os amonitas deram presentes a Uzias e o seu nome foi espalhado até a entrada do Egito, porque se fortificou altamente (II Cr 26:08).

Isso pode estar acontecendo em nossas vidas. A operação do Senhor pode estar manifestada de sobremaneira que até lugares muito distantes, até o próprio inferno podem saber da nossa fé em Cristo, que basta apenas uma oração e as doenças são curadas, os demônios expelidos, a nossa vida financeira está às mil maravilhas, casamento abençoado, filhos que são uma benção, e uma série de outras coisas (porém, vale a ressalva que não devemos buscar a Deus apenas no tempo em que um determinado pastor esteja em nossa igreja, que o nosso cônjuge esteja ungido, buscando a Deus e esteja trazendo bons aprendizados para dentro de casa, mas devemos buscar a o Senhor em todo tempo).

Uzias foi tão abençoado que fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros e a sua fama propagou até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou (II Cr 26:15).

Uzias porém, falhou no principal. Já fortificado, exaltou-se seu coração até se corromper e transgrediu contra o Senhor Deus porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso (II Cr 26:16).

Tal qual ao rei, muitos de nós cometemos o mesmo erro e não guardamos o coração, afinal ele é sobre tudo o que devemos guardar porque dele procedem as fontes da vida (Pv 04:23). Somos levados a pensar que estamos tão “espiritualizados” que determinadas coisas que são contra a Palavra do Senhor, no nosso caso, Deus abre uma exceção, o que jamais vai ocorrer.

O sacerdote Azarias entrou após Uzias com mais sacerdotes e o repreenderam, pois não competia ao rei queimar incenso e sim aos sacerdotes (II Cr 26:17-18). Indignado o rei foi contra os sacerdotes e imediatamente a lepra surgiu em sua testa perante os sacerdotes e junto ao altar do incenso (II Cr 26:19). Os sacerdotes apressadamente o retiraram e ele próprio saiu apressado visto que o Senhor o ferira (II Cr 26:20). Então ficou o rei leproso até o dia da sua morte (II Cr 26:21).
Não devemos fazer como Uzias fez, caso sejamos repreendidos pelo Espírito Santo através de alguém ou diretamente, devemos pedir perdão ao Senhor e imediatamente abandonar aquela prática. O rei indignou-se com a repreensão e essa foi a porta que se abriu para o mal (aqui representado pela lepra) usou para entrar nele e ali ficar até a sua morte.

Quando formos repreendidos, devemos agradecer a Deus por isso, afinal Ele repreende e castiga a todos quanto ama, sejamos pois zelosos e nos arrependamos (Ap 03:19).

O Senhor está a nossa porta e bate, se alguém ouvir a Sua voz (a Palavra) e abrir a porta, Ele entrará  em sua casa (coração) e com ele ceará e ele com o Senhor (Ap 03:20). Ao que vencer, o Senhor concederá que se assente com Ele em Seu trono, assim como Ele venceu e assentou-se com Seu Pai no trono dEle.

Obrigado por essa palavra Senhor. Amém Senhor Jesus!

domingo, 20 de novembro de 2011

Olhemos para Deus e sejamos iluminados.


Versículos Sl 34:01-05; 100:02-03, Hb 02:12-15 e II Tm 01:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 18/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca (Sl 34:01).

Louvar ao Senhor quando a situação esta tranqüila, a vida anda uma benção, as coisas vão sem nenhum contratempo, etc, é fácil, não é mesmo? Mas, e quando estamos em meio a batalhas, diante de uma doença, uma adversidade (seja ela financeira, conjugal, moral), temos a mesma atitude? Se a nossa resposta for não, é hora de mudar e seguir a Palavra, pois ela diz em todo o tempo, não apenas no tempo de bonança, mas também no tempo de adversidade, de batalhas e aparentes derrotas.

As orientações do Santo Livro são muito claras, e elas nos mandam servir ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus (Sl 100:02-03a). Não adianta ficarmos emburrados, carrancudos por enfrentar uma batalha, ao contrário, devemos ficar felizes por enfrentá-la juntamente com aquele que é o socorro bem presente na adversidade (Sl 46:01 – NVI).

Ao invés de nos chatearmos, nos revoltarmos com a situação que estejamos enfrentando, ao contrário, devemos louvar ao Senhor, afinal, assim como disse o rei Davi, a minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores (Sl 34:02-04).

Quem ouvirá ao Senhor? Os mansos, os tranqüilos, os calmos, não os revoltados, os chateados. Assim como o rei, nós devemos buscar ao Senhor, de todo o coração, Ele nos responderá e nos livrará de todos os nossos temores.

O apóstolo Paulo nos ensina algo que pode nos ajudar em adversidades. Ele diz: "Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei". E também: "Nele porei a minha confiança". Novamente ele diz: "Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu" (Hb 02:12-13 – NVI). Coloquemos a nossa confiança no Senhor, não no problema que estamos enfrentando.

O nosso foco durante a batalha deve ser o Senhor e não o problema, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte (Hb 02:14-15 – NVI). Ou seja, enquanto Jesus esteve aqui na Terra como homem, Ele nos ensinou de que maneira devemos nos portar diante de qualquer situação. Portanto, não devemos temer qualquer investida do inimigo porque, com Sua morte, Jesus derrotou o diabo e nos livrou do medo da morte.

Cada um de nós sabe quais adversidades temos atravessado e isso é perfeitamente normal, já que o próprio Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33). Se no nosso caso, por exemplo, for o medo (de morrer, de uma doença, de uma situação, enfim, de qualquer forma), louvemos ao Senhor mesmo assim, pois a saída para esse problema já nos foi dada, já que Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (II Tm 01:07 – NVI).

Logo, louvemos ao Senhor quando estivermos com saúde, doentes, bem financeiramente, falidos, enfim, em todo o tempo, pois os que assim agem estão olhando para o Senhor Deus, através de Sua Palavra e Ela diz que os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção (Sl 34:05 – NVI). Que o mesmo aconteça conosco também. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Exijamos Em Nome de Jesus.


Versículos: Jo 14:13; Mc 11:22-23.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O Senhor Jesus disse que tudo o que pedirmos em Seu Nome Ele o fará para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14:23).

A palavra “pedir” deve ser usada com o sentido de exigir, ou seja, devemos nos dirigir ao maligno e exigir a sua saída de nossas vidas, em Nome do Senhor Jesus. Se nós estivermos debaixo de Sua autoridade o milagre acontecerá.

Outro fator importante é a Fé.

Existe uma idéia de que a fé remove montanhas, o que é um equívoco. O Senhor Jesus disse, aos apóstolos que o acompanhavam e viram que a figueira que Ele havia amaldiçoado no dia anterior estava seca, para terem Fé em Deus, porque qualquer que dissesse ao monte para se erguer e se lançar no mar, e não duvidasse em seu coração, mas cresse que se faria aquilo que disse, tudo o que dissesse lhe seria feito (Mc 11:22-23).

O Senhor foi claro em sua explicação, a Fé é fundamental, porém para a execução do milagre é necessária a palavra.

Fisicamente para se mover um monte é necessário um trator ou uma outra máquina. Ora, é igual no mundo espiritual, a Fé é o óleo diesel, o combustível, e a palavra é a máquina. Se a Fé removesse montanha, uma pessoa cheia de dEla chegaria perto do monte e ele sairia andando, chegaria perto de alguém com um problema e o problema sumiria, o que não acontece.   

 Ora, de posse destas duas revelações, devemos nos dirigir especificamente ao mal que nos atinge, exigir a sua saída em Nome de Jesus, não duvidar em nosso coração e crer que a vitória já é nossa. Assim, essa obra do inferno vai bater em retirada e seremos cheios das bênçãos de Deus em nossas vidas.

Obrigado Senhor por essa Palavra de fé. Amém Senhor Jesus!

Jesus está passando.


Versículos Lc 19:01-10; Mc 10:46-52.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

 
Nunca se ouviu falar tanto de Jesus. Em diversos canais de televisão, nas rádios, na internet, etc. O Senhor está passando e esta é a hora certa para buscá-lO (Lc 19:01).

O cego Bartimeu assim o fez. O senhor e os discípulos estavam em saindo de Jericó, uma grande multidão os seguia e ele estava sentado junto ao caminho mendigando (Mc 10:46). Talvez seja o nosso caso, já ouvimos falar de Jesus, sabemos que Ele é a saída para os nossos problemas, que Ele é o caminho, porém não estamos nEle e sim junto ao caminho mendigando uma benção.

Bartimeu ouvindo que era Jesus clamava por misericórdia, porém muitos o repreendiam e, ao invés de se calar ele clamava cada vez mais (Mc 10:47-48). Tal qual a ele, não devemos nos deixar abater pela multidão (escândalos na igreja, falhas, erros alheios, etc) ou por quem quer que seja. Muitos podem tentar nos calar dizendo “você está cada vez mais doente, onde está o seu Deus?”, “se você está na igreja, então porque perdeu o emprego?” ou ainda “depois que você virou crente o seu filho está cada vez mais afundado nas drogas.” Ao invés de desanimar, devemos clamar cada vez mais alto até o Senhor nos ouvir como o cego o fez.

Jesus então parou e disse para que o chamassem, e o chamaram dizendo: Tende bom ânimo, levanta-te que Ele te chama (Mc 10:49). E ele lançando de si sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus (Mc 10:50). Ora, o Senhor nos ouve e nos chama e quando isso acontecer devemos nos levantar e se algo nos está atrapalhando ou nos identificando como uma determinada situação (adultério, desonestidade, fornicação, ódio, mágoa, etc, à época, a capa identificava as pessoas cegas, tal como hoje é uma bengala de alumínio), nós devemos lançar mão e ir ter com Jesus.

O Senhor então o perguntou o que queria que Ele o fizesse e Bartimeu então pediu para que enxergasse (Mc 10:51). Então o Senhor disse que a fé dele o salvara. Logo o cego então viu e seguiu o Mestre pelo caminho (Mc 10:52).

Bartimeu colocou a sua Fé em ação. Bastou ouvir que Jesus passava por ali que seu coração se encheu de esperança, ele buscou a sua cura e O seguiu pelo caminho. Precisamos também segui-lO pelo caminho e não somente ouvir falar, crer na solução dos nossos problemas, receber ajuda do Senhor e depois voltar a ficar junto ao caminho mendigando novamente.

Outro homem que não ligou para a multidão e procurou ver Jesus foi Zaqueu (Lc 19:02-03). Para ver o Senhor ele subiu em uma figueira, então Jesus passando por aquele lugar e olhando para cima o viu e disse-lhe para descer depressa porque Ele pousaria em sua casa (Lc 19:04-05).

O Senhor sempre nos vê, não interessa se estamos no meio da multidão clamando ou em cima de uma figueira para vê-lO, Ele vê o nosso “sacrifício”, a nossa busca a Ele. Zaqueu desceu apressadamente e recebeu-O alegremente (Lc 19:06). Se Ele nos chamar, não deixemos para depois, recebamo-lO com alegria e não com pesar.

Ao ver isso, muitos murmuravam, pois o Senhor entrara para ser hóspede de um pecador (Lc 19:07). Não liguemos se alguém nos criticar porque mudamos de comportamento, ou que agora viramos os “santinhos” depois de tantas coisas erradas, olhemos para Jesus.

Zaqueu então disse a Jesus que se concertaria de tudo de errado que fez (Lc 19:08). O Senhor disse então que aquele dia foi a salvação àquela casa, pois ele também era filho de Abraão (Lc 19:09). Devemos nos concertar de nossos erros também, assim a salvação também vira a nossa vida, pois nos tornaremos filhos de Abraão.

Bartimeu e Zaqueu são exemplos para todos nós. O esforço deles em buscar Jesus teve recompensa. Se Deus nos mandar descer, desçamos, se for necessário enfrentar a multidão, assim o façamos, afinal, Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19:10) e Ele faz justiça e juízo de todos os oprimidos (Sl 103:06). Amém Senhor Jesus!

domingo, 13 de novembro de 2011

Não guardemos as inquietações.


Versículos: Fp 04:06-07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças (Fp 04:06).

Independentemente do tamanho que, aparentemente, tenha o problema que estejamos enfrentando, não fiquemos inquietos com ele ou com qualquer outra coisa, ao contrário, antes que eles sejam em tudo (não em parte) conhecidos diante do Senhor através da oração e súplica com a ação de graças (agradecimento / louvor a Deus). Mas alguém pode dizer: “Meu mal é resultado de um pecado muito grave!” Não importa, pois a Palavra não se refere aos infortúnios oriundos de uma ação congênita, por exemplo, ou de algum pecado que tenhamos cometido, mas sim que, simplesmente, eles devem ser em tudo conhecidos pelo Senhor.

Para outros, a inquietude é relacionada à vida financeira, a uma proposta de emprego, enfim algo inerente a essa área. Primeiramente, consultemos ao Senhor a respeito da Sua vontade em relação aos nossos caminhos e, após recebermos a resposta, consagremos a Ele tudo o que fizermos, e os nossos planos serão bem-sucedidos (Pv 16:03 – NVI). Lembremos, o sinal verde para continuarmos – ou o vermelho para pararmos – deve ser dEle, afinal Ele é o Senhor e nós servos. Independente da resposta, nós devemos agradecer ao Senhor por nos guiar (ação de graças).

Agindo da forma que o Senhor nos ensina, o que acontecerá? E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Fp 04:07).

Oh Aleluia! A tranqüilidade, o sossego de Deus, que é inexplicável, guardará os nossos corações e sentimentos, não em qualquer lugar (que já seria o bastante), mas no próprio Senhor Jesus. Que privilégio, ter o coração guardado em Jesus, onde o maligno jamais vai poder chegar perto. Mais uma vez explicando, a paz que receberemos não é qualquer uma, mas como já dissemos a de Deus, pois Ele disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (Jo 14:27 – NVI).

Logo, não guardemos as inquietações, ao contrário, façamos como a Palavra nos ensina e entreguemos as nossas preocupações ao Senhor, e ele nos susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair (Sl 55:22 – NVI). Se algo tem nos deixado inquietos, esse é o melhor momento para entrarmos diante do Senhor e pedir que Ele acalme os nossos corações. Ao sentirmos a Paz, é sinal que as nossas orações e súplicas foram recebidas em Seu trono. Então, é a hora de agradecermos e louvarmos por Sua manifestação em nossas vidas. Essa é a nossa mensagem de hoje, que ela produza muitos frutos em corações inquietos que se acalmam hoje, Em Nome de Jesus! Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Deus é bom, em todo o tempo.


Versículos Ex 13:17-18, Mc 04:35-40 e Lc 04:33-35; 38-39.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito (Ex 13:17-18).

O caminho da retirada dos hebreus do Egito em direção à terra prometida, se observarmos em um mapa muito comum em algumas Bíblias, seria menor se eles atravessassem o que hoje conhecemos como Faixa de Gaza. Entretanto, aquela região era habitada, à época, pelos filisteus, povo de combate e acostumado a guerrear, diferentemente dos israelitas que eram lavradores, ou seja, sem nenhuma experiência em guerras. Para que eles não fossem destruídos em um eventual combate, o Senhor os fez dar a volta naquela região.

Às vezes, isso também acontece conosco. Aquela benção que parece tão próxima não chega, então nos perguntamos e também ao Senhor o porquê não atingimos aquele alvo? Ora, o Senhor sabe muito mais de nós do que nós mesmos. Ele sabe que para uma determinada pessoa a conquista de um cargo de chefia, por exemplo, a curto prazo, pode significar o combate com alguém melhor preparado que nós e consequentemente a nossa destruição. Então, Ele nos faz percorrer o caminho “aparentemente” maior, mas, quando chegarmos ao nosso objetivo, estaremos armados (espiritualmente falando) e preparados para suportar o embate.

O Senhor Deus é bom em todo o tempo e a Palavra nos trás uma série de amostras disso. Ele sempre quer o nosso melhor. A seguir, vamos estudar alguns exemplos disso.

Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado". Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água (Mc 04:35-37 – NVI).

Para alguns de nós, pode parecer tarde para solucionar algum problema, pois a doença já se espalhou por grande parte do corpo, o cônjuge já entrou na justiça pedindo o divórcio, o filho já está detido em virtude das drogas, a falência já está praticamente decretada, etc. Jamais aceitemos isso em nossos corações. Assim como Jesus disse, passemos para o outro lado, o lado da Palavra de Deus e de todas as suas promessas e saídas para todo e qualquer infortúnio que enfrentemos. Deixemos a multidão que insiste em dizer “que não há mais saída, é uma luta perdida, não perca seu tempo” e levemos Jesus em nossos barcos.

Porém, com Jesus em nosso barco não significa que vendavais e temporais não vão ocorrer, pois o Próprio nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33), mas sim que com Ele em nosso barco, não ocorrerão naufrágios.   
Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos? " Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança (Mc 04:38-39 – NVI).

Às vezes, aparentemente parece que Jesus não se preocupa conosco, pois não responde aos nossos clamores. De forma alguma. Jesus jamais nos abandonou em qualquer situação, o que ocorre é que Ele pode estar apenas dormindo em nosso barco, mas nunca longe ou fora dele. Ao ser despertado, Jesus repreendeu o mar, o vento e, em seguida, fez se completa bonança. Ao despertar em nossas vidas o mesmo acontecerá, Ele repreenderá tudo o que se tem levantado contra nós e completa bonança acontecerá.

Porém, em seguida veio a “bronca” do Senhor. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? " (Mc 04:40 – NVI). Em outras palavras, Jesus disse: “Por que vocês não fizeram a mesma coisa que eu fiz? Vocês ainda não têm Fé para isso?”.

Será que não é por isso que Jesus está “dormindo” em nossas vidas? Será que não estamos pedindo para Ele fazer o que nós temos que fazer? Não estamos atribuindo a Ele algo que é nossa obrigação? Será que estamos crendo, verdadeiramente, no que Ele nos disse para fazer? Ora, a procuração para fazermos o mesmo que Ele já nos foi dada que é: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14:33). Ou seja, Em Nome de Jesus, podemos agir da mesma forma que Ele. Então, paremos empurrar para Deus as nossas obrigações.

Para fundamentar mais esse entendimento, vamos estudar outras situações.

Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: "Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " Jesus o repreendeu, e disse: "Cale-se e saia dele! " Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir (Lc 04:33-35 – NVI).

Notemos que Jesus mandou o demônio sair daquele homem. Por que não fazemos a mesma coisa? Talvez estejamos pedindo para Jesus tirar o inimigo da vida de nossos filhos, parentes, amigos, mas que deva fazer isso sejamos nós mesmos! Na passagem de Jo 14:33, o verbo “pedirdes” tem como sinônimo “determinar”. Enfim, determinemos que o inimigo saia das nossas vidas e daqueles que nos cercam, Em Nome de Jesus. Então veremos os resultados.  

Outro exemplo é a da cura da sogra de Pedro. Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los (Lc 04:38-39 – NVI). Novamente Jesus executou a ação e não pediu para o Seu Pai fazê-la. Da mesma forma que serviu para a libertação do homem, também se aplicou à cura. Que isso sirva de lição para todos nós, não imploremos para que o Senhor faça a obra mas sim, baseados na Palavra, façamo-las nós.

O Senhor é bom em todo o tempo, seja para evitar que nos confrontemos com alguém mais preparado que nós, para não deixar o nosso barco afundar, para nos curar ou libertar. Cabe a nós aprendermos a Sua Palavra e agirmos de acordo com Ela. A parte dEle já está feita, cabe a nós fazermos a nossa. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Reergamos os nossos muros.


Versículos: Ne 04:01-09.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Neemias era escravo do rei Artaxerxes de Susã. Ao saber que Jerusalém havia sido destruída, pediu permissão ao rei para que fosse e reparasse a cidade dos sepulcros de seus pais, o rei o atorizou e assim Neemias o fez (Ne 01; 02; 03).

Ouvindo então Sambalate que os judeus edificavam o muro, ardeu em ira e se indignou muito; e escarneceu deles (Ne 04:01), disse uma série de outras coisas a respeito dos judeus e ainda Tobias, o amonita, afirmou que vindo uma raposa derrubaria facilmente o muro de pedra (Ne 04:02-03).

O diabo assim o faz, arde em ira quando descobre que estamos reerguendo o muro (voltando à Presença do Senhor), indigna-se com esta nossa ação e começa a escarnecer de nossa decisão. Ele está tão confiante que esse nosso retorno a Deus é, de tal maneira, simplório que acha que qualquer raposa (batalha, provação, tentação) que surja em nosso caminho será o suficiente para derrubar o muro.

Neemias então orou ao Senhor e pediu Seu auxílio (Ne 04:04-05). É o que precisamos fazer também. Se estivermos novamente sobre a proteção de Deus, oremos a Ele e peçamos Seu socorro bem presente na hora da atribulação, fiquemos firmes, não nos desviemos nem para a direta e nem para a esquerda e decididos a mudar a nossa história.

Neemias e os judeus edificaram o muro que se fechou até a metade porque o coração do povo estava inclinado a trabalhar (Ne 04:06). Peçamos ao Senhor que o nosso coração também esteja inclinado a trabalhar em Sua Presença, assim não sairemos da vontade dEle, que é o melhor para nós.

Sambalate, Tobias e alguns povos ao ficarem sabendo que o muro continuava ser erguido de modo que até as roturas se começavam a tapar, iraram-se de sobremodo, uniram-se e foram guerrear contra Jerusalém para os desviarem de seu objetivo (Ne 04:07-08). Quando o maligno perceber que o nosso objetivo de tornar a Deus está tomando mais corpo, forma e ficando cada vez mais firme, ele pode unir-se a outros males e tentar um ataque mais pesado para desviar nosso foco.

O que fazer então? O mesmo que Neemias e os judeus. Ao perceber o ataque do inimigo, os judeus oraram a Deus e puseram uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.

Entremos em consagração, oremos então a Deus e vigiemos (guarda) de dia (na luz, onde as saídas estão claras) e de noite (nas trevas, onde aparentemente não se enxerga nada), para que o inimigo não nos pegue de surpresa. Fazendo isso, o Senhor Deus nos conduzirá à vitória, em Nome de Jesus. Amém Senhor Jesus!

domingo, 6 de novembro de 2011

Falemos como Jesus.

Versículos: Lc 04:22, Jo 07:37-46.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 05/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José? (Lc 04:22).

Jesus pregava em Nazaré, Sua terra natal e todos ficaram maravilhados com as palavras, não de distração, de entretenimento, mas de graça, de sabedoria que eram proferidas por aquele homem. O mesmo deve acontecer conosco, aqueles que nos cercam devem ficar maravilhados com as palavras a respeito de Jesus que proferimos, não com uma piada imoral que contamos, com a história de como enganamos alguém, etc.

Então, eis que disseram: “Não é este o filho de José?” Naquela região, eles conheciam a Jesus, e seu pai José, como os carpinteiros, mais uma lição importante que nos é entregue: não importa se somos carpinteiros, pedreiros, catadores, lixeiros, vendedores, advogados, engenheiros, médicos, presidente da república, enfim, em qualquer que seja a nossa ocupação ou profissão, devemos entregar as palavras de graça onde quer que estejamos. Deus não está preocupado com a nossa profissão, mas sim com o cumprimento do Plano dEle em nossas vidas. Portanto, se alguém nos menosprezar ou humilhar por causa da nossa profissão julgando que não temos “nível intelectual” para entregar a Palavra, oremos por essas pessoas, afinal elas também precisam receber o Evangelho, porém, verdadeiramente em seus corações. Lembremos que a Palavra nos diz que todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado (Lc 14:11 – NVI).

No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado (Jo 07:37-39 – NVI).

Caso não estejamos conseguindo falar como Jesus, isso é sinal que estamos com “sede” da Palavra, não estamos nos “hidratando” na fonte do Senhor. Nesse caso, temos que ir ao Senhor e beber, conforme Ele nos manda, afinal ser crermos nEle, do nosso interior fluirão rios de águas vivas, pois nos será dado o Espírito (Santo) para que sejamos glorificados (tomados pela Bem-aventurança do Senhor).

Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: "Certamente este homem é o Profeta" (Jo 07:40 – NVI). Oh, meu irmão, minha irmã, as pessoas tem de reconhecer Cristo vivendo em nós, pois a palavra “cristão” significa “semelhante a Cristo”, e como enxergarão o Senhor em nós se não agirmos semelhantemente a Ele, tomando as mesmas atitudes que Ele tomou, falando as mesma coisas que Ele falou?

Outros disseram: "Ele é o Cristo". Ainda outros perguntaram: "Como pode o Cristo vir da Galiléia? A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi? (Jo 07:41-42 – NVI)".  Mais uma vez, como dito anteriormente, não importa a “linhagem” de nossa família, de que lugar nós viemos, ou onde nascemos, o que o Senhor quer de nós é que cumpramos o nosso chamado de ir por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura (Mc 16:15).

 Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: "Por que vocês não o trouxeram?” “Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala", declararam os guardas (Jo 07:43-46 – NVI).

Que coisa linda! Tal qual ao Senhor, as pessoas têm que ficar abismadas com a maneira que falamos, com as bênçãos constantes na Palavra que entregamos, com o agir de Deus após uma oração nossa. Logo, devemos falar como o Senhor Jesus, apenas aquilo que está na Palavra. Tomemos muito cuidado com o que falamos, pois por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado (Mt 12:37). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

O Senhor está vivo!

Versículos Ap 01:18, Jó 19:25-26, Sl 18:46 e Lc 24:13-36.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades (Ap 01:18 – NVI).

O Senhor Jesus não é apenas um “ser” inanimado ao alcance das nossas mãos, ao contrário, Ele é um ser vivo como todos nós que aqui estamos. Infelizmente, alguns não conseguem acreditar no Senhor se não puder tocá-lO ou senti-lO. Isso é desnecessário, afinal a Palavra, que é o próprio Senhor, pois Ele é Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós
(Jo 01:14 – NVI), nos diz que aquele que CRER verá a glória de Deus (Jo 11:44).

A Bíblia nos trás exemplos de pessoas que entenderam que o Senhor está vivo, mesmo ambos tendo vivido muitos séculos antes da vinda de Jesus: Jó e Davi.

Jó, o homem de quem o Senhor Deus disse ao diabo que ninguém havia na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal (Jó 01:08), disse o porque sabia que seu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a sua pele, contudo ainda em sua carne, Jó veria a Deus (Jó 19:25-26).

Já o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus (At 13:22), disse: “O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!” (Sl 18:46 – NVI).

Mas a Palavra trás também, exemplos daqueles que não “criam” que o Senhor estava vivo. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús (Lc 24:13).

Uma pequena explicação nesse ponto. O Senhor Jesus havia sido crucificado, e depois de três dias, seu corpo não estava mais no sepulcro. Os discípulos seguiam em direção a Emaús, que significa “águas quentes”. Muitas vezes fazemos a mesma coisa. Quando achamos que Jesus está “morto” em nossas vidas (ou seja, não vemos mais a sua manifestação em nós), procuramos algo para “arejar a cabeça”, “deslocar o foco” daquele problema, relaxar. Muito cuidado com isso, não que seja errado viajar, descansar, etc, de forma alguma, mas quando nos afastamos um pouco do Senhor, essa pode ser a brecha que o diabo esteja esperando para nos atacar. Fiquemos atentos a essa situação.

E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram (Lc 24:14-21).

Os homens falavam de Jesus com o “peregrino” quando escorregaram nas palavras e disseram que o Senhor “foi” e “fosse”. Por duas vezes os discípulos usaram o verbo no passado. Trazendo a passagem para os dias atuais, cometemos o mesmo deslize, pois falamos de Jesus, muitas vezes até para as outras pessoas, mas também comentamos que “um dia” Ele nos curou, nos libertou, nos transformou, mas hoje, isso não tem mais ocorrido.

Ora, o Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hb 13:08), Ele não muda, portanto, não temos que confessar que hoje Ele não age mais em nossas vidas. Se isso vem acontecendo, o problema não está nEle, mas em nós que não temos aguçado nossos ouvido para escutar Suas palavras. Não cometamos o mesmo equívoco dos discípulos, lembremos, o Senhor é!

É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e , não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
(Lc 24:22-32).

Todas as vezes que ouvimos o Senhor falando, os nossos olhos são abertos, conhecemos Jesus e os corações ardem com a Verdade que é colocada dentro deles. O bom é que o Senhor Jesus está sempre pronto para nos ensinar tudo em relação às Escrituras, assim como fez com os discípulos. Entremos em Sua presença e peçamos a Ele que nos ensine cada vez mais da Palavra.

E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco (Lc 24:33-36).

Quando cremos de todo o coração que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, Ele se apresenta a nós e então, nos enchemos de paz, pois o Próprio a trás para nós. Portanto, se temos estado sem paz, nervosos, preocupados com qualquer problema que esteja acontecendo conosco, provavelmente, o Senhor não está presente em nossas vidas. Após crerem que Jesus estava vivo, para onde os discípulos retornaram? Para Jerusalém (que significa casa de paz).

Portanto, não importa qual problema estejamos atravessando, qual provação, não podemos esquecer que não estamos entregando a nossa oração para uma estátua, ou algo criado pelo homem, mas que estamos falando com o Nosso Redentor, que está vivo. Caso não estejamos vendo a “vida” de Jesus em nós, é tempo de verificarmos o que nos tem impedido de ouvir a Sua voz, pois Ele nunca parou de falar conosco, mas sim nós que não estamos conseguindo ouvi-lO. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!