Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Orações que não costumamos fazer, mas que deveríamos – 2°.


Versículos Sl 27:04-06; 86:11; 91:01-02, Pv 01:07; 09:10; 10:27; 16:06, Lc 22:39-42 e Ef 01:16-17; 03:16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27:04 – NVI).

Deveríamos sempre orar sobre essa passagem entregue ao rei Davi por Deus: que possamos viver todos os dias de nossas vidas na casa do Senhor. Será que já oramos pedindo isso ao Senhor? Morar na casa do Senhor não significa mudar-se para a igreja, mas sim basear na Palavra de Deus todos os passos das nossas vidas, tudo isso para que possamos contemplar a Sua bondade e Sua orientação, para não sermos enganados pelo inimigo em suas armadilhas. Ora, onde é que encontramos o Senhor? Na Sua Palavra.

Uma outra oração que deveríamos fazer, mas não costumamos é a que consta: Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Sl 91:01-02 – NVI). Aquele que não habita no abrigo do Senhor, não tem paz, ao contrário, só encontra adversidades, afinal, essa pessoa não descansa à sombra do Todo-poderoso, já que Ele não pode proteger, trazer ao Seu refúgio, aquele que não cumpre a Sua Palavra, já que, bem lá no fundo do coração, essa pessoa não confia verdadeiramente em Deus.

Porém, não vamos nos apoiar em um “evangelho de araque” e dizer que se alguém seguir Jesus nunca mais enfrentará uma tempestade ou batalha, ao contrário, pois o próprio Senhor disse que no mundo teríamos aflições, mas para termos bom ânimo porque Ele venceu o mundo (Jo 16:33). Ter Jesus em nosso barco não significa ausência de tempestade, mas sim que o barco não vai afundar. Oh Aleluia Senhor, muito obrigado pela vida que foi dada a cada um de nós!

Uma terceira oração que, infelizmente, a maioria dos Filhos de Deus não fazem e também é do rei Davi, é em relação ao temor do Senhor. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome (Sl 86:11). O temor do Senhor é fundamental para a nossa vida Cristã, afinal, pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:06).

O homem de Deus e a mulher de Deus não adulteram, não mentem, não defraudam, não entram em desespero por algum problema, não ficam abatidos diante da ameaça de divórcio, enfim, não cometem nenhum pecado não por serem “pessoas especiais na Terra”, mas sim porque possuem o temor do Senhor, o respeito, o zelo pelo Senhor Deus sobre elas. Lembram-se do que dissemos há pouco, essa pessoa sabe que o Senhor é seu refúgio e sua fortaleza, o Deus em quem ela confia, uma vez que o temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 01:07). Portanto, quando o Senhor “puxar as nossas orelhas” em uma determinada pregação, leitura bíblica, mensagem, hino, etc, não encaremos isso murmurando, ao contrário, fiquemos felizes, afinal isso significa que o Senhor ainda nos ama e, como Pai zeloso, quer o melhor para nós.

Logo, o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência (Pv 09:10).

Entretanto, caso alguém venha a cair em tentação em pecar, é necessário contra toda (não só um pedaço) a verdade a quem ofendemos, pois a Palavra é muito clara em dizer que a misericórdia e a verdade andam juntas, não uma de cada vez.

Outra coisa que precisamos aprender é que o temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada (Pv 10:27 – NVI). Porém, é sempre bom esclarecer uma coisa nessa passagem: a morte de uma pessoa jovem não significa que ela não possuía o temor de Deus, ao contrário, ela poderia ser alguém intimamente ligada com o Senhor, entretanto, como Deus sabe de todas as coisas, às vezes Ele pode permitir que o corpo venha a ser destruído para que o espírito seja salvo no dia do Senhor. Mas como assim?

Fazendo um paralelo com aquelas pessoas que são pais. O nosso(a) filho(a) está em uma outra localidade fazendo um determinado curso, intercâmbio, etc. Se ficarmos sabendo que ele(a) está se envolvendo com pessoas ou situações erradas, o que fazemos? Imediatamente entramos em contato e o(a) mandamos voltar, não é mesmo? Ainda que o curso não tenha terminado, afinal, não queremos que ele(a) se perca no caminho errado. O mesmo faz o Senhor. Ele não quer que nenhum de Seus filhos se perca, então, ao notar que algum deles possa estar se desviando do caminho certo, ao invés de permitir que essa pessoa se perca eternamente, Ele pode os chamar de volta abreviando assim seus dias aqui nesse mundo.    

Uma quarta oração que também devemos fazer é a feita em cima do entendimento de uma palavra dita pelo apóstolo Paulo. Ele diz: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 03:16 – NVI). Nós só caímos quando a nossa Comunhão com Deus está fraca, quando nosso íntimo não está firmado sobre a Palavra de Deus, conforme dissemos no início. Logo, um interior enfraquecido significa que o Espírito (Santo) de Deus, não está fixando morada ali. Eis mais uma oração que é necessária que façamos: orar ao Senhor e pedir que Ele fortaleça o nosso íntimo com Seu Poder.

Uma passagem, também de Paulo, que complementa essa colocação é quando ele diz: “não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele” (Ef 01:16-17 – NVI). Ou seja, fortalecidos em nosso ser interior, estaremos mais aptos para receber a sabedoria e a revelação do conhecimento do Senhor e de Sua Palavra.

Mas por que devemos orar por todas essas coisas? Na seqüência, o Senhor Jesus nos responderá. Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação" (Lc 22:39-40 – NVI). Antes de chegarmos à resposta do Senhor, vamos dar uma breve paradinha nesse ponto.

Notemos que Jesus mandou os discípulos orarem para não cair em tentação. O que costumamos fazer é orar quando a tentação já chegou. Não, precisamos orar antes do inimigo chegar, pois, nesse momento já estaremos armados com a Palavra certa para colocá-lo em retirada, Em Nome de Jesus. Lembremos o que disse o apóstolo Pedro, que sejamos sóbrios; vigiemos; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08).

Retomando, então, a resposta de Jesus. Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lc 22:41-42 – NVI). Que coisa linda! O Cristão tem o poder de pedir que a Vontade do Pai seja manifesta sobre ele. E alguém aqui acredita que a Vontade do Pai para um de Seus Filhos será a pior? Que trará problemas ao invés de soluções? Que dificultará ao invés de facilitar? Obviamente que não!

Voltando, então, ao início da nossa mensagem. O rei Davi disse: “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Sl 27:04 – NVI). Por que?

Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha. Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR (Sl 27:05-06).

Não importa qual problema o Cristão esteja enfrentando, o Senhor o protegerá e o colocará firmado sobre uma rocha (uma Revelação de Sua Palavra que trará a saída para o problema). Além disso, sua cabeça será exaltada sobre os inimigos, ou seja, aquele que é de Jesus, não deve curvar sua cabeça para o inimigo, mas somente para o Senhor Deus. Somente a Ele devemos nos prostrar.

Portanto, vimos algumas orações que deveríamos fazer e, infelizmente, não procedemos dessa maneira. São elas: orar para vivermos na casa do Senhor, que habitemos em Seu abrigo, com o temor de Deus e que Ele fortaleça a nossa pessoa interior. Tudo isso para que a Vontade de Deus seja manifesta sobre nós. Quais dessas orações nós não temos feito? E por que não fazê-las agora mesmo? Ousemos crer no Senhor e, na seqüência, veremos o resultado em nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Orações que não costumamos fazer, mas que deveríamos – 1°.


Versículos Sl 27:04; 86:11; 91:01-02, Pv 01:07; 16:06, Lc 22:39-42 e Ef 03:16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).
 
Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27:04 – NVI).

Deveríamos sempre orar sobre essa passagem entregue ao rei Davi por Deus: que possamos viver todos os dias de nossas vidas na casa do Senhor. Será que já oramos pedindo isso ao Senhor? Morar na casa do Senhor não significa mudar-se para a igreja, mas sim basear na Palavra de Deus todos os passos das nossas vidas, tudo isso para que possamos contemplar a Sua bondade e Sua orientação, para não sermos enganados pelo inimigo em suas armadilhas. Ora, onde é que encontramos o Senhor? Na Sua Palavra.

Uma outra oração que deveríamos fazer, mas não costumamos é a que consta: Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Sl 91:01-02 – NVI). Aquele que não habita no abrigo do Senhor, não tem paz, ao contrário, só encontra adversidades, afinal, essa pessoa não descansa à sombra do Todo-poderoso, já que Ele não pode proteger, trazer ao Seu refúgio, aquele que não cumpre a Sua Palavra, já que, bem lá no fundo do coração, essa pessoa não confia verdadeiramente em Deus.

Porém, não vamos nos apoiar em um “evangelho de araque” e dizer que se alguém seguir Jesus nunca mais enfrentará uma tempestade ou batalha, ao contrário, pois o próprio Senhor disse que no mundo teríamos aflições, mas para termos bom ânimo porque Ele venceu o mundo (Jo 16:33). Ter Jesus em nosso barco não significa ausência de tempestade, mas sim que o barco não vai afundar. Oh Aleluia Senhor, muito obrigado pela vida que foi dada a cada um de nós!

Uma terceira oração que, infelizmente, a maioria dos Filhos de Deus não fazem e também é do rei Davi, é em relação ao temor do Senhor. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome (Sl 86:11). O temor do Senhor é fundamental para a nossa vida Cristã, afinal, pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:06).

O homem de Deus e a mulher de Deus não adulteram, não mentem, não defraudam, não entram em desespero por algum problema, não ficam abatidos diante da ameaça de divórcio, enfim, não cometem nenhum pecado não por serem “pessoas especiais na Terra”, mas sim porque possuem o temor do Senhor, o respeito, o zelo pelo Senhor Deus sobre elas. Lembram-se do que dissemos há pouco, essa pessoa sabe que o Senhor é seu refúgio e sua fortaleza, o Deus em quem ela confia, uma vez que o temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 01:07). Portanto, quando o Senhor “puxar as nossas orelhas” em uma determinada pregação, leitura bíblica, mensagem, hino, etc, não encaremos isso murmurando, ao contrário, fiquemos felizes, afinal isso significa que o Senhor ainda nos ama e, como Pai zeloso, quer o melhor para nós.

Entretanto, caso alguém venha a cair em tentação em pecar, é necessário contra toda (não só um pedaço) a verdade a quem ofendemos, pois a Palavra é muito clara em dizer que a misericórdia e a verdade andam juntas, não uma de cada vez.

Uma quarta oração que também devemos fazer é a feita em cima do entendimento de uma palavra dita pelo apóstolo Paulo. Ele diz: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 03:16 – NVI). Nós só caímos quando a nossa Comunhão com Deus está fraca, quando nosso íntimo não está firmado sobre a Palavra de Deus, conforme dissemos no início. Logo, um interior enfraquecido significa que o Espírito (Santo) de Deus, não está fixando morada ali. Eis mais uma oração que é necessária que façamos: orar ao Senhor e pedir que Ele fortaleça o nosso íntimo com Seu Poder.

Mas por que devemos orar por todas essas coisas? Na seqüência, o Senhor Jesus nos responderá. Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação" (Lc 22:39-40 – NVI). Antes de chegarmos à resposta do Senhor, vamos dar uma breve paradinha nesse ponto.

Notemos que Jesus mandou os discípulos orarem para não cair em tentação. O que costumamos fazer é orar quando a tentação já chegou. Não, precisamos orar antes do inimigo chegar, pois, nesse momento já estaremos armados com a Palavra certa para colocá-lo em retirada, Em Nome de Jesus. Lembremos o que disse o apóstolo Pedro, que sejamos sóbrios; vigiemos; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08).

Retomando, então, a resposta de Jesus. Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lc 22:41-42 – NVI). Que coisa linda! O Cristão tem o poder de pedir que a Vontade do Pai seja manifesta sobre ele. E alguém aqui acredita que a Vontade do Pai para um de Seus Filhos será a pior? Que trará problemas ao invés de soluções? Que dificultará ao invés de facilitar? Obviamente que não!

Portanto, vimos algumas orações que deveríamos fazer e, infelizmente, não procedemos dessa maneira. São elas: orar para vivermos na casa do Senhor, que habitemos em Seu abrigo, com o temor de Deus e que Ele fortaleça a nossa pessoa interior. Tudo isso para que a Vontade de Deus seja manifesta sobre nós. Quais dessas orações nós não temos feito? E por que não fazê-las agora mesmo? Ousemos crer no Senhor e, na seqüência, veremos o resultado em nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

O Senhor é a nossa luz.


Versículos Sl 23:01-05, 119:105, 84:11, 30:5b; Jo 08:12, 09:04 e Ne 06:01-02.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/07/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O Senhor é a nossa luz a quem temeremos? O Senhor é a força da nossa vida, de quem recearemos? (Sl 27:01).

Quem tem sido a nossa luz? Um pastor usado por Deus para nos entregar uma palavra? Um marido que não nos deixa faltar nada em casa? Uma esposa que aparentemente é perfeita? Um irmão abençoado? Se isso está acontecendo, pobre de nós. A nossa luz deve ser o Senhor Deus, pois lâmpada para os nossos pés é a palavra dEle, e luz para o nosso caminho (Sl 119:105), afinal o Senhor Deus é um sol (Sl 84:11a).

Talvez estejamos passando por dificuldades e problemas por não entendermos a Palavra de Deus. Caso estejamos nessa situação, entremos diante de Deus em oração e peçamos a Ele que nos abra a Sua Palavra, pois lá esta o nosso socorro para qualquer problema. Podemos ainda estar em pecado ou debaixo de uma tentação, precisamos então pedir seu perdão e nos dirigir à tentação proibindo ela de nos visitar, fazendo isso à luz da Palavra.

Ainda que o nosso problema seja impossível de se resolver, através da Palavra tudo é possível ao que crê já que o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:05b) e o Senhor Jesus é a luz do mundo e quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 08:12).

Precisamos sempre vigiar para que nada nos separe do Senhor, pois Jesus foi enviado para fazer a obra de quem o enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (Jo 09:04). Se estivermos fora da Palavra de Deus, estaremos longe da luz e sem ela não haverá dia, somente escuridão e a noite que, por mais que oremos, jejuemos, peçamos a Deus algo, não haverá trabalho, ou seja, não haverá respostas.

Não importa se algo ou alguém poderoso esteja contra nós, se estivermos sobre a luz o Senhor será a nossa força e não devemos temer nem nos recear de nada ou ninguém. Quando os malvados, nossos adversários e inimigos se levantarem contra nós para comerem nossas carnes, tropeçarão e cairão, mesmo que um exército nos cerque, o nosso coração não temerá, ainda que a guerra se levante contra nós, devemos confiar nisto (Sl 27:02-03).

Podemos estar a um passo de tomar uma decisão importante para as nossas vidas e, para tomarmos a decisão correta, devemos levá-la à Luz de Deus. Podemos ter encontrado o homem ou a mulher da nossa vida, um sócio conforme pedimos a Deus, a oportunidade de emprego na empresa que tanto sonhamos, a chance de comprar algum bem que tanto aguardávamos, dentre outras, perguntemos então a Deus se é aquele o Seu desejo para conosco. Levemos a decisão à Luz da Palavra e aguardemos sua resposta.  

Neemias foi um exemplo de homem que por estar debaixo da luz foi socorrido por Deus, já que ouvindo, Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto de seus inimigos que o muro ao redor de Jerusalém já havia sido edificado e que já não havia mais brechas, mesmo sem terem sido postas as portas nos portais, eles mandaram dizer à Neemias para se unirem no vale de Ono, porém intentaram fazer-lhe o mal (Ne 06:01-02). O Senhor abriu os olhos dele para que visse as reais intenções daqueles para com ele.

Para a luz brilhar em nossas vidas, precisamos pedir e buscar do Senhor, que possamos morar todos os dias de nossas vidas em Sua casa para que possamos contemplar a Sua formosura e inquirir no Seu templo (Sl 27:04). Dentro da casa de Deus, Sua Palavra, ouviremos Sua voz todos os dias e assim teremos luz sempre, assim, no dia da adversidade Ele nos esconderá debaixo de Seu pavilhão, no oculto do Seu tabernáculo e nos colocará sobre uma rocha (Sl 27:05), onde nenhum inimigo não poderá nos enxergar, quanto mais nos atingir. Lembremos-nos sempre, o Senhor deve ser a nossa Luz. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Busquemos a misericórdia.


Versículos Ef 06:10-11, I Sm 13:08-14; 15:01-15; 28:04-07; 31:01-06, II Sm 01:01-09, Sl 86:05 e Hb 04:16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 18/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo (Ef 06:10-11 – NVI).

Pode ser que, para alguns de nós, alguma área de nossas vidas não tem andado muito bem. Para alguns, pode ser a saúde, outros a moral, outros ainda se magoam com algo que alguém fala a seu respeito, ou simplesmente explodem ao primeiro sinal de contrariedade, dentre uma série de outras. O apóstolo Paulo nos dá uma direção muito importante para nos livrarmos disso que é nos fortalecermos no Senhor e no Seu poder. Ora, se é na área financeira que esta o nosso problema, é por ela que devemos nos fortalecer no Senhor, se é a moral que está ruim, vamos investir nela, e assim por diante, no casamento, na saúde, etc.

Podemos atingir essas bênçãos nos vestindo de toda (não só uma ou outra) armadura de Deus para nos mantermos firmes contra as armadilhas que o inimigo colocará em nossos caminhos. Vejamos na Palavra o que aconteceu com um homem que não agiu dessa forma, o rei Saul.

E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto (I Sm 13:08-12).

Saul cometeu um pecado porque, à época, não era a função dos reis oferecerem holocaustos ao Senhor, pois essa atribuição era dos profetas. Notemos que, ao ser confrontado com a figura de Samuel, ele não parou e confessou o seu erro, mas sim tratou de achar uma desculpa para aquilo que havia feito. Muitos de nós temos feito a mesma coisa. Ao sermos confrontados com o nosso pecado, seja em uma pregação, uma mensagem, um hino, na leitura bíblica, etc, ao invés de imediatamente confessarmos nossos pecado, procuramos uma desculpa para o nosso erro, afinal, “o nosso cônjuge não nos dava atenção”, ou “não recebíamos o justo por isso fizemos”, etc. Para nós é muito mais cômodo achar uma desculpa do que aceitarmos que pecamos.

Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou (I Sm 13:13-14). Por não confessar o seu pecado, Saul estava condenado a perder seu reino. Nós, por não confessarmos os nossos pecados também perderemos a nossa salvação.

Porém, o Senhor em Sua infinita misericórdia, deu uma segunda chance a Saul, assim como Ele dá a todos nós. Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos (I Sm 15:01-03).

Nessa última parte da passagem, entendamos a destruição dos amalequitas não como uma “chacina permitida pelo Senhor”, afinal trata-se do julgamento de um povo, mas sim espiritualmente. Ao dar a ordem de destruí-los, o Senhor nos manda agir da mesma forma, destruindo tudo aquilo que pode nos conduzir a um fracasso, novamente explicando, não fisicamente, já que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 06:12), mas sim espiritualmente, contra o diabo e seus demônios, desde os homens (os pecados mais “pesados”) aos de peito (aqueles “pecadinhos” que julgamos insignificantes, mas que vão nos levar para o inferno), pois a Palavra é clara e diz que são as raposinhas que fazem mal às vinhas (Ct 02:15).

O que Saul convocou ao povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de pé, e dez mil homens de Judá. Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscada no vale. E disse Saul aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que não vos destrua juntamente com eles, porque vós usastes de misericórdia com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim os queneus se retiraram do meio dos amalequitas. Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente (I Sm 15:04-09).

Mesmo tendo ganhado uma segunda chance do Senhor, Saul novamente desobedeceu à ordem do Senhor, pois se voltarmos no versículo 03, veremos que o Senhor mandou destruir tudo de Amaleque, Saul, porém, poupou o melhor e seu rei. E quantos de nós temos feito a mesma coisa? O Senhor nos tem mandado destruir algo e não temos feito isso, afinal, é algo que nos dá prazer ou trás algum lucro. Mais a frente nós veremos que isso pode nos destruir totalmente.

Então veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR. E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal. Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.

Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente (I Sm 15:10-15). Mais uma vez, ao ser confrontado com seu pecado, Saul não se arrependeu pelo que fez, ao contrário, além de buscar desculpas pelo seu erro, ainda colocou a culpa no povo. Será que não temos feito a mesma coisa? Ao alcançarmos algum sucesso em algo que estejamos voltados, trazemos para nós toda a glória pelo bom desempenho e se algo der errado colocamos a culpa nos outros? Somos adeptos da prática do “eu acerto e vocês erram”?

Por não mostrar arrependimento de seus pecados, Saul passou por grandes problemas, conforme veremos na seqüência. E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração. E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas (I Sm 28:04-06). Por estar afastado do Senhor, o rei de Israel apresentou dois sintomas muito claros naqueles que não gozam da Santa Presença do Senhor: ele teve medo e não mais ouviu o Senhor.

Aqueles que estão longe do Senhor também sentem a mesma coisa, pois se apavoram diante de qualquer adversidade e não ouvem mais o Senhor (a Palavra não mais o alegra, a Bíblia passa a ser um “livro de estórias”, um hino não mais toca o seu coração, etc).

E o pior ainda estava por vir. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar (I Sm 28:07). Pois é, o primeiro rei de Israel, o povo escolhido do Senhor, entregou-se à feitiçaria. Quantos dentre nós nos encontramos na mesma situação? Por não ouvir mais o Senhor, estamos buscando “outras saídas” para os nossos problemas na feitiçaria, na idolatria, etc. O Senhor sempre nos dá uma nova chance voltemos enquanto ainda é tempo.

Saul não fez isso e aconteceu que, em combate com os filisteus, os israelitas foram postos em fuga e muitos caíram mortos no monte Gilboa. Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. O combate foi se tornando cada vez mais violento em torno de Saul, até que os flecheiros o alcançaram e o feriram gravemente. Então Saul ordenou ao seu escudeiro: "Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos". Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou a própria espada e jogou-se sobre ela. Quando o escudeiro viu que Saul estava morto, jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele. De maneira que Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus soldados morreram juntos naquele dia (I Sm 31:01-06 – NVI). Por não buscar fortalecer-se no Senhor, consequentemente, Saul caiu nas ciladas do inimigo, não confessando seus pecados o que lhe custou a vida. Esse recado é muito sério para todos nós. Meditemos muito nessa Palavra.

Na seqüência, veremos que Saul teve uma terceira chance e não aproveitou.

Depois da morte de Saul, Davi retornou de sua vitória sobre os amalequitas. Fazia dois dias que ele estava em Ziclague quando, no terceiro dia, chegou um homem que vinha do acampamento de Saul, com as roupas rasgadas e terra na cabeça. Ao aproximar-se de Davi, prostrou-se em terra, em sinal de respeito. Davi então lhe perguntou: "De onde você vem? " Ele respondeu: "Fugi do acampamento israelita". Disse Davi: "Conte-me o que aconteceu? " E o homem contou: "O nosso exército fugiu da batalha, e muitos morreram. Saul e Jônatas também estão mortos". Então Davi perguntou ao jovem que lhe trouxera as notícias: "Como você sabe que Saul e Jônatas estão mortos?" O jovem respondeu: "Cheguei por acaso ao monte Gilboa, e lá estava Saul, apoiado em sua lança. Os carros de guerra e os oficiais da cavalaria estavam a ponto de alcançá-lo. Quando ele se virou e me viu, chamou-me, gritando, e eu disse: ‘Estou aqui’ ". "Ele me perguntou: ‘Quem é você? ’ " ‘Sou um amalequita’, respondi " Então ele me ordenou: ‘Venha aqui e mate-me! Estou na angústia da morte, mas ainda vivo’ (II Sm 01:09 – NVI).

Saul pediu para ser morto e por um amalequita (aqueles que eram para ser destruídos). Mesmo diante de todos os erros que havia cometido, a vida insistia em ficar nele, isso significa que o Senhor ainda esperava um clamor do rei por misericórdia. Ora, quantos de nós estamos desejando a morte? Paremos imediatamente com isso, afinal, se ainda estamos vivos é sinal que o Senhor tem planos para nós. Ainda que nossos pecados tenham sido muito graves, o Senhor, em sua infinita misericórdia, ainda nos está dando uma chance para nos acertarmos. Agarremos essa chance! Esse é o momento de pedirmos perdão pelos nossos erros e partirmos para uma nova vida!

Algo que foi escrito pelo rei Davi e que serve muito bem para mostrar isso é: “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade” (Sl 86:15 – NVI). O apóstolo Paulo também fala algo: “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 04:16 – NVI).

O Senhor sempre está pronto para nos perdoar, basta clamarmos por Sua misericórdia. Por que não fazermos isso agora mesmo? Não esqueçamos, após buscarmos o perdão dos nossos pecados, então, devemos nos fortalecer no Senhor e no Seu poder, vestindo toda a armadura de Deus para nos livrarmos das emboscadas do inimigo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Não percamos o bom ânimo.


Versículos Jo 16:33 e Js 01:01-09.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16:33 – NVI).

Todos nós que somos novas criaturas no Senhor e que estamos debaixo da autoridade de Jesus, antes de qualquer coisa, nós temos paz. Na Palavra, uma série de vezes o Senhor Jesus disse aos apóstolos: “Paz seja convosco” (Lc 24:36, Jo 20:19; 20:21 e 20:26). Portanto, não importa a qual batalha ou dificuldade estejamos passando, se estivermos verdadeiramente com Jesus, não perderemos a paz. Ainda que os sintomas da doença tenham piorado, o parente mais afundado nas drogas, o cônjuge já tenha procurado a separação, não há motivos para desespero ou revolta, pois, maior é o que está em nós do que o que está no mundo (II Cr 32:07).

Além disso, nesse mundo não viveremos apenas em tranquilidade, assim como disse Jesus, entretanto, devemos ter bom ânimo, pois Aquele que nos acompanha venceu o mundo. Se Ele conseguiu isso, imaginemos então o que pode fazer com qualquer investida do inimigo. Simplesmente, esmagá-la. Porém, não há quem consiga vitórias em batalhas, já entrando nelas cabisbaixo, abatido, confessando a derrota. Quem vence é quem está confiante, com ânimo para tal.

O bom ânimo é tão fundamental que a Palavra nos mostra uma pessoa, na Palavra, que ouviu isso da boca do próprio Senhor Deus por três vezes: Josué.

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo (Js 01:01-04).

Moisés estava morto e seu sucessor era Josué. Deus não fala mais com aquele que está morto, somente com os vivos, portanto Ele fala comigo e com você. Josué deveria atravessar o Jordão, assim como nós devemos também fazer. Mas o que é o Jordão para nós? O Jordão, nada mais é que aquilo que nos separa da promessa de Deus, para alguns um amor proibido, para outros a avareza, para outros ainda, algum sonho, que não necessariamente é pecaminoso, mas não está de acordo com o Plano de Deus para as nossas vidas, dentre uma série de outros. O Ministério de Josué era “físico”, o de possuir efetivamente a Terra Prometida, já o nosso é espiritual, de possuir espiritualmente para Jesus todos os lugares que frequentamos, da escola ou trabalho até o mercado, a padaria ou o açougue que fazemos nossas compras.

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria (Js 01:04-06).

Eis a primeira vez na passagem que Deus manda Josué ter bom ânimo. Ele está falando o mesmo para nós, pois ninguém poderá nos resistir, nenhuma obra do inferno poderá, pois assim como Ele foi com Moisés e Josué, será também conosco, basta nos esforçarmos e termos bom ânimo, pois a Promessa de Deus também está sobre nós.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Js 01:07-08). Agora é a segunda vez que Deus mando Josué ter bom ânimo, entretanto, essa vez é condicionada a algo de fundamental importância: seguir aquilo que determina a Palavra de Deus.

Temos que nos esforçar para fazer o mesmo: ter o cuidado de seguir tudo conforme a Palavra, não nos desviando para a direita (o fanatismo religioso) nem para a esquerda (o esfriamento espiritual) assim teremos prudência em todos os lugares que andarmos. Jamais devemos nos apartar da Palavra, ao contrário, meditemos nEla dia e noite para que tenhamos o cuidado de fazer tudo o que Ela nos manda. Agindo dessa forma, o Senhor fará o nosso caminho prosperar e seremos bem sucedidos em nossas empreitadas.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Js 01:09). Terceira vez que Deus manda Josué ter bom ânimo. Será que foi só uma coincidência o Senhor reiterar essa ordem? Obviamente que não, pois nenhuma palavra foi colocada no Santo Livro a toa, ao contrário, pois assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da boca de Deus: Ela não voltará para Ele vazia, mas fará o que deseja e atingirá o propósito para o qual a enviou (Is 55:10-11 – NVI). Nessa última vez, o Senhor fala algo muito para nós: que não há motivos para temermos ou nos espantarmos, já que Ele está conosco onde quer que andarmos, oh Aleluia! Não importa se estejamos andando na mais absoluta saúde ou na doença, na prosperidade ou na beira da falência, o importante é que Ele estará conosco, basta cremos que Ele já está em ação para mudar a situação.

Logo, o bom ânimo é fundamental para as nossas batalhas. O desanimo é o reconhecimento que o diabo ainda pode agir em nossas vidas. Já o bom ânimo é o testemunho público que cremos no Poder de Deus que está agindo em nosso favor. Lembremos: sempre enfrentar as situações com bom ânimo. Que o Senhor fale mais a cada um de nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Governando seu domínio pessoal.


Versículos: Pv 19:21; Is 46:09-10.
Pregador: Pr. Myles Munroe
Local: Programa Vitória em Cristo                       
Data 27/06/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

A maior tragédia da nossa vida não é morrer e sim viver sem ter objetivos. Qualquer pessoa no mundo deve se fazer essas cinco perguntas:

1-) Quem sou eu?
2-) De onde venho?
3-) Por que estou aqui?
4-) O que posso fazer?
5-) Para onde estou indo?

Se não sabemos o porquê estamos aqui, significa que não temos propósito em nossas vidas, o que não é verdade. A Palavra de Deus diz que muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá (Pv 19:21), ou seja, Deus tem um propósito para cada um de nós.

Todos nós temos sonhos, desejos e metas em nossas vidas, porém:

1-) o propósito é mais importante que os planos (o que Deus quer dizer com isso é que antes de começarmos a fazer planos para as nossas vidas, devemos consultá-lo se este é um propósito dEle para nós);

2-) o propósito é mais poderoso que os planos (o propósito de Deus é mais importante que os nossos planos, de modo que Ele pode acabar com qualquer plano nosso. Antes de nascermos, Deus já tinha um propósito para cada um de nós, ou seja, o propósito do Senhor causou a criação de cada pessoa);

3-) o propósito vem antes dos planos (a nossa primeira busca deveria ser descobrir o que Deus quer para as nossas vidas?).

A palavra propósito significa conselho, reunião, ou seja, antes de você nascer, o Senhor fez uma reunião com Ele mesmo sobre nós e decidiu que nós deveríamos nascer. Ninguém é um “erro” da natureza, ou um equívoco, mas sim um ser que Deus quis que existisse.

Propósito é formado por:

1-) intento original;
2-) razão para a qual algo foi criado;
3-) resultado desejado pelo fabricante (razão pela qual existe).

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade, diz o Senhor, que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim (Is 46:09), que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme e farei toda a minha vontade (Is 46:10).

Ora, nunca devemos esquecer que:

1-) Ele é Deus e não há nenhum outro;
2-) Não há outro igual a Ele;
3-) Deus não começa pelo começo.

Ora, se Ele anuncia o fim desde o princípio e desde a antiguidade as coisas que ainda não aconteceram, então se nós fomos criados, Ele já sabe o final para cada um de nós (o motivo para estarmos aqui), se estamos vivos (nascemos) é que tem algo que Ele já criou para terminarmos.

Nós fomos criados para dominar todos os seres da terra (Gn 01:26), mas não para dominar outro humano, incluindo nossas esposas. O líder não controla pessoas, mas sim uma área de seu dom (propósito). Os verdadeiros líderes nunca procuram seguidores, os seguidores seguem os verdadeiros líderes.

Como as pessoas nos conhecem? Qual é o seu dom? Nós somos escravos dos nossos dons.

Se nós queremos ser grandes, tem pessoas em quem nós não podemos acreditar, às vezes, as nossas próprias famílias. Quando contamos a eles os nossos sonhos, eles podem não acreditar.

Nós nunca seremos grandes até nos irar contra algo e mudar a situação. A chave da grandeza é a ira. Nós nunca vamos mudar o que não odiamos. Jesus Cristo odiava o pecado então, Ele morreu pelo pecado. O que nos faz irados?

Deus nos grandes em segredo e quando nós estivermos prontos Ele nos exporá publicamente. Quando encontramos o nosso dom, fazemos as coisas tão naturalmente que parece fácil, mas somente para cada um de nós. Nunca devemos ter inveja dos dons das outras pessoas, afinal, não podemos ser uma outra pessoa.

Às vezes, Deus vai “machucar” (no sentido de surgir uma oportunidade) outras pessoas para revelar o dom de cada um de nós.

Muitas vezes, quem não quer que nós exponhamos os nossos dons quando há uma oportunidade é o diabo! Ele pode dizer: “Não comece esse negócio!” e Deus diz: “Comece!”, ou ele pode dizer: “Não siga essa carreira!” e Deus diz: “Siga!!!”

A quem vamos obedecer?

Deus tem preparado muitos de nós todos esses anos e agora Ele diz: “Vamos, vocês tem a bola do jogo!”

Façamos nossos grandes planos, não os preocupemos com nada, pois Deus tem nos protegido, então: “JOGUEMOS A BOLA!!!!”

Lembremos sempre, não somos obras do acaso. Obrigado Senhor por essa Palavra de fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Atitudes simples diante do Senhor.


Versículos Sl 17:01-02.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos. Venha de ti a sentença em meu favor; vejam os teus olhos onde está a justiça! (Sl 17:01-02 – NVI).

O rei Davi, através da ordem do Deus, escreveu nesse salmo algumas atitudes bem simples que, muitas vezes, não nos damos conta que são necessárias para o Senhor se fazer presente em nossas vidas. O nosso problema é que, movidos pelas “experiências religiosas” que muitos tivemos previamente ao conhecimento do Evangelho, achamos que é muito difícil obter o favor de Deus para nós, que precisamos fazer algum tipo de “sacrifício” para isso. Na seqüência, veremos que nada disso é necessário, basta apenas seguirmos aquilo que a Palavra de Deus diz para nós e colocar em prática Seus ensinamentos.

Inicialmente, devemos nos dirigir ao Senhor com uma justa queixa, mas de que se trata isso? A justa queixa é tudo aquilo que está presente na Palavra e que o Senhor Deus já nos entregou. Por exemplo, para alguém que se encontra enfermo, a Palavra já disse que Jesus verdadeiramente tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido (Is 53:04). Outras pessoas encontram-se profundamente angustiadas, e o Senhor Deus diz, através de Sua Palavra, para invoca-lO no dia da angústia; Ele nos livrará, e nós O glorificaremos (Sl 50:15). É baseada nessa justa queixa (ou seja, aquela que tem fundamentação bíblica) que devemos levantar o nosso clamor, a nossa oração ao Senhor, para que Ele, então, atente.

Entretanto, algo fundamental é que esse clamor, essa oração, não deve ser feita com lábios falsos, ou seja, aquela oração em que a boca fala algo que não reflete o que está presente dentro do coração. Não podemos esquecer que o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração (I Sm 16:07b). Aparentemente, é um clamor justo, porém, bem lá no fundo, as intenções não são pautadas na Palavra. Esqueçamos, o Senhor não vai atender nada que esteja um décimo de centésimo de milímetro fora da Palavra. Por exemplo, alguém que quer tornar-se próspero, é um clamor justo, pois a prosperidade é presente na Bíblia, porém, lá no mais escondido do coração, essa pessoa quer a prosperidade não para melhorar a sua qualidade de vida, ajudar a Obra de Deus, etc, mas para trocar o cônjuge por alguém mais jovem, de melhor aparência, etc. Pode esquecer, essa oração é feita com lábios falsos e não será ouvida pelo Senhor.

Devemos ainda, aguardar que a sentença em nosso favor venha do Senhor Deus, e não de nós mesmos. Muitas vezes, movidos pelo impulso humano de querer que as coisas se resolvam rapidamente, podemos ser enganados e achar que qualquer coisa é a resposta de Deus para o nosso clamor. Muito cuidado, pois o inimigo é astuto e está pronto para nos enganar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (II Co 11:14 – NVI) para poder nos conduzir a um caminho que não é o de Deus para nós.

Quando recebermos a resposta de Deus, veremos que o nosso coração se alegrará, teremos a certeza que é o Senhor falando conosco e esse caminho a ser seguido estará fundamentado na Palavra. Caso não sintamos isso, não há motivo para pressa, no tempo certo o Senhor falará, pois, se a ansiedade estiver presente poderemos ser enganados ou, simplesmente, não prestarmos atenção à Voz de Deus. Caso necessário, oremos ao Senhor pedindo a mansidão, um dos nove frutos do Espírito Santo (Gl 05:22).

Finalmente, os olhos do Senhor verão onde está a justiça. Novamente explicando, a justiça tem que vir da parte do Senhor, não de nós mesmos. Logo, vimos acima que não é necessário nenhum sacrifício sobre-humano ou alguma “fórmula mágica” para que o Senhor esteja conosco, basta apenas nos atentarmos a atitudes muito simples que nos são ensinadas, pelo Próprio, através de Sua Palavra. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Tiremos o nosso "Jonas" para Deus operar.


Versículos At 09:01-05, Jó 09:04 e Jn 01:01-17.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/02/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (At 09:01-05).

Inicialmente, quando alguém chamar o Evangelho de “seita”, não devemos nos revoltar contra essa pessoa, afinal, os primeiros cristãos (os apóstolos) também foram chamados de “seita”. Entremos em oração por ela e peçamos que o Senhor abra os seus olhos para a Verdade presente na Palavra. Entretanto, o foco principal da nossa mensagem de hoje está na fala de Jesus a Saulo: “Duro é recalcitrar contra os aguilhões”.

Não adianta tentarmos ir contra aquilo que o Senhor determinou para cada um de nós. Para alguns, a chamada é para ser pregador da Palavra, outros é ser uma coluna mantenedora da Obra do Senhor, assim como uma série de outras “indicações” que o Senhor dá. Porém, infelizmente, muitos ainda insistem em recalcitrar (desobedecer, não obedecer) contra os aguilhões (estímulo, chamada). Pobre dessas pessoas, afinal, a Palavra de Deus diz que Sua sabedoria é profunda, Seu poder é imenso. Quem tentou resisti-lo e saiu ileso? (Jó 09:04 – NVI). Não adianta, para a desobediência à uma ordem do Senhor, sempre haverá uma consequência. Vejamos na Palavra um exemplo disso.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença (Jn 01:01-02). Vamos a um breve relato histórico. Jonas era um dos últimos profetas de Israel, na época da divisão dos reinos. Já os ninivitas eram um povo que trouxe muitos problemas ao povo hebreu, através de batalhas e sofrimento.

Ao ser chamado pelo Senhor para levar Sua pregação contra a cidade de Nínive, veremos mais adiante, que Jonas preferiu tomar uma outra direção. Será que não estamos fazendo a mesma coisa? Talvez o Senhor esteja chamando alguém dentre nós para levar o Evangelho àquela pessoa que tirou o nosso cônjuge de casa, a quem apresentou o mundo das drogas ao nosso filho, a quem nos causou um sofrimento tal que nos levou a perder toda a nossa juventude, etc. Nós, porém, na verdade, talvez estejamos tomando outra direção porque, no fundo do coração, queremos ver aquela pessoa sofrer as consequências por ter feito algo de tão ruim contra nós, queremos que “a mão de Deus” pese sobre ela, etc. Vamos relembrar algo que vimos a poucas linhas: Quem tentou resisti-lo e saiu ileso? Pode ser que a Evangelização dessa pessoa conduzisse uma série de outras à salvação e, por não termos dado o início à essa Obra do Senhor, uma série de almas podem ser perdidas. Pobre de nós se isso acontecer por nossa causa.

Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se (Jn 01:03-04). Logo, Jonas estava frustrando o Plano do Senhor para os ninivitas, assim, como consequência, uma forte tempestade ergueu-se sobre o barco. Quantos de nós não estamos atravessando por tempestades em nossas vidas e não sabemos o motivo? Talvez seja porque estamos indo contra algum Plano de Deus, tal qual a Jonas.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono (Jn 01:05). Notemos que, desde o versículo 03(três) vemos o verbo “descer” referiu-se a Jonas também por 03(três) vezes. Isso é um recado muito importante para nós: sempre que formos contra o Plano de Deus, sempre iremos para baixo, longe da Presença do Senhor, jamais para cima. Igualmente ao profeta, fora do caminho escolhido por Deus para cada um de nós, estaremos dormindo diante da tempestade e, quando menos esperarmos, já teremos afundado, junto com o barco.

E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles (Jn 01:06-13).

Observemos que, mesmo após a descoberta dos marinheiros de que Jonas era o motivo daquela tempestade, eles ainda remavam tentando conduzir o navio para terra. Não adianta, os problemas espirituais somente serão resolvidos de maneira espiritual, não adianta tentarmos resolvê-los através de “nossos conhecimentos”, sejam eles científicos ou experimentais, pois a Palavra nos diz para confiarmos no Senhor de todo o nosso coração e não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento (Pv 03:05 – NVI). Aqueles marinheiros poderiam remar por muito mais tempo e jamais chegariam à terra. Nós podemos estudar, buscar, pesquisar a saída para qualquer problema nosso, caso ele seja espiritual, jamais encontraremos, nesses lugares (estudos, pesquisas, etc), a resposta de que precisamos.

Então clamaram ao SENHOR, e disseram: Ah, SENHOR! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve. E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos (Jn 01:14-16). Pode ser que precisamos também lançar o nosso “Jonas” ao mar. Porventura, seja o sentimento pela pessoa do sexo oposto que não é o nosso cônjuge, a cobiça desenfreada pelo sucesso financeiro do outro, o sentimento de vingança contra alguém, a negativa do perdão, dentre tantas outras coisas. Lancemos isso fora, pois não está trazendo nada de bom para nós, ao contrário, isso só tem nos afastado de Deus. Se agirmos dessa maneira, seguramente a tempestade cessará em nosso viver.

Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe (Jn 01:17). É nessa passagem que o Senhor mostra a Sua grandiosidade para nós, pois nunca houve um acontecimento como esse previamente (o fato de alguém ser engolido por um peixe de um tamanho tal que conseguisse abocanhar um homem, tampouco de permanecer vivo durante três dias no interior do peixe), nem houve outro registro até hoje de algo similar. É exatamente nesse momento que o milagre se faz presente.

Portanto, não desobedeçamos ao Plano do Senhor para as nossas vidas, pois, caso façamos isso, teremos que arcar com as consequencias de nossos atos, assim como ocorreu com Jonas. Se necessário for, lancemos fora de nossas vidas aquilo que é o motivo da tempestade ter se erguido contra nós. O Senhor providenciará o “peixe” necessário para engoli-lo. Em outras palavras, o milagre se fará presente em nós. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!