Translate

domingo, 25 de novembro de 2012

Não temos que temer a má notícia.



Versículos Sl 112:07-08; 103:20, Mt 12:33-37 e Mc 05:21-43.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor (Sl 112:07 – NVI).

Os dias maus, as más notícias são inevitáveis, afinal, o Senhor Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33). Porém, o Cristão não tem porque temer a má notícia, pois seu coração estará firme e confiando no Senhor. Além disso, o seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários (Sl 112:08 – NVI).

Vejamos na Palavra um exemplo de alguém que não se deixou abalar por uma má notícia, o Senhor Jesus. E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva (Mc 05:21-23).

Jairo foi muito corajoso ao buscar o auxílio de Jesus, pois os judeus eram contrários ao Senhor e, como um dos principais da sinagoga, tinha influência naquela sociedade, porém, diante da eminente morte de sua filha, ele abandonou tudo isso e buscou ajuda do Messias. O mesmo pode ser dito para alguém dentre nós que está padecendo de alguma obra do inimigo em sua vida, ou na vida de sua família. Pode ser que essa pessoa não busque a Jesus porque é um importante profeta de alguma religião e, diante dessa atitude, poderia perder seu papel de destaque na sociedade em que vive. Isso deve ser abandonado, pois é exatamente isso que o inimigo quer que essa pessoa faça, já que desse modo ele o(a) terá em suas patas imundas. Abandonemos esse aparente “sucesso social” e busquemos a Jesus, pois só Ele é o caminho, a verdade, a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele (Jo 14:06), em outras palavras, somente Ele tem o poder necessário para transformar as nossas vidas e nos libertar de todo o mal.

E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal (Mc 05:24-34). Essa passagem tem uma série de ensinamentos, alguns que já até aprendemos, mas que não são o foco de nossa mensagem de hoje, porém, vamos destacar alguns pontos importantes.

Tal qual q Jairo, aquela mulher foi muito corajosa, pois, para a lei judaica, aquela mulher que sofria de hemorragia estava impura, não poderia sequer viver em sociedade com outras pessoas, quanto mais tocar em alguém, porém, ela focou na sua benção e foi buscá-la, independentemente das circunstâncias.

Agora, fica a seguinte pergunta: Será que Jesus não sabia que era ela que O havia tocado? Claro que sim, afinal, Ele era o Filho de Deus e poderia muito bem apontar para quem havia feito aquilo. Então, por que ele ficou procurando para saber quem o havia tocado? Porque Ele queria ouvir o testemunho público daquela mulher. Temos que publicar nossos testemunhos daquilo que o Senhor fez em nossas vidas. Hoje em dia, com o advento das redes sociais, as pessoas publicam uma série de detalhes e acontecimentos de suas vidas, por que não publicar também uma benção que o Senhor operou em nossas vidas?

Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal (Mc 05:33-34). Notemos que a mulher contou a Jesus TODA a verdade e não 50% ou 99% dela, mas 100%. Somente dessa forma ela foi chamada de filha, abençoada pelo Senhor e liberta de seu mal. Enquanto não contarmos ao Senhor e a quem ofendemos (se for o caso) toda a verdade, não seremos filhos do Senhor, Ele não poderá nos ajudar e o mau não sairá de nossas vidas. Caso tenhamos que confessar algo, o façamos primeiramente ao Senhor e depois a quem ofendemos, pois somente dessa maneira alcançaremos nossa salvação, assim como a mulher dessa passagem.

Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre (Mc 05:35)?

Às vezes, durante as nossas batalhas contra o inimigo, sofremos uma aparente derrota. Jairo estava andando ao lado de Jesus que foi com ele para curar a sua filha, porém, já era tarde demais, pois a menina estava morta. O mesmo pode acontecer conosco. Durante a batalha, por exemplo, para a libertação de um filho(a) das drogas, ele(a) acaba se afundando ainda mais no vício, acabada preso por tráfico, etc. Ou ainda, durante a batalha para a restauração de nosso casamento, o cônjuge entra na justiça para pedir o divórcio ou sai de casa para viver com uma outra pessoa. Nessa hora, é perfeitamente inteligível o sentimento que se abate sobre alguns de nós de: “bom, agora já é tarde demais”. Mas quem disse isso? Jesus? Claro que não, é o diabo tentando nos fazer abandonar a nossa busca ao Senhor.

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente (Mc 05:36). Meu irmão, minha irmã, Jesus está nos dizendo: “Eu não disse que é o final para vocês, creiam no que está na Palavra de Deus, foi só um contratempo, mas não o final do combate, continuemos em nossa luta contra o inimigo!” Não deixemos que as outras pessoas nos tirem o ímpeto da batalha contra o infortúnio que nos atinge, pois Jesus está ao nosso lado e precisa apenas que não temamos e creiamos somente.  

E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme (Mc 05:37-39). Mas, afinal de contas, a menina estava morta ou dormindo? Definitivamente ela estava morta. Mas por que Jesus disse então que ela dormia? Porque Jesus estava colocando em prática a Palavra de Deus e estava chamando à existência as coisas que não são como se já fossem (Rm 04:17).

Eis o porquê Jesus sempre tinha o Pai ao Seu lado: Jesus apenas colocava em prática a Palavra de Deus. Todos temos a convicção que Jesus estava cheio do Espírito Santo, o que, por consequência, significa que Ele vivia a plenitude da Palavra, ou seja, A aplicava em tudo o que fazia, e Ela diz: “Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra (Sl 103:20 – NVI)”. Jesus, através de Seus atos, bendizia e obedecia à Palavra, pois, em todo o Santo Livro, não vemos uma única situação em que Jesus tenha agido diferentemente ao que Ela fala.

"Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" (Mt 12:33-37 – NVI). Jesus, como uma árvore que dá bons frutos, tinha apenas coisas boas em Seu coração, ou seja, a Sua boca apenas falava coisas boas, pois o mesmo tinha em Seu interior. Será que não é esse o nosso problema? Vivemos aparentemente como Cristãos, as pessoas nos julgam como tal, mas diante de alguma adversidade, abrimos a boca e começamos a xingar outras pessoas, falarmos uma série de palavras de baixo calão, ou ainda, não falamos conforme a Palavra quando temos a oportunidade. É hora de pararmos e refletirmos a respeito disso. Examine-se, pois, o homem a si mesmo (I Co 11:28).

Voltando então a Jairo. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada (Mc 05:40). Temos que estar preparados para as zombarias que enfrentaremos seguindo Jesus. Não devemos ligar para isso.

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer (Mc 05:41-43). Como já estudamos antes, eis aqui uma aparente contradição: por que Jesus quis que o testemunho da mulher hemorrágica se tornasse público e pediu para não contar nada a respeito da menina e ainda pediu para que lhe dessem de comer? O que Jesus queria é que a própria menina desse o testemunho do que havia acontecido a ela e, para isso, ela tinha que estar forte, alimentada. O mesmo serve para nós também. Algumas pessoas, devem ser alimentadas com mais da Palavra para que elas próprias testemunhem sobre o que se passou com elas e não voltem a padecer daquele mau novamente. Portanto, não há nenhuma contradição na Palavra.


Logo, Jesus não temeu quando ouviu a notícia de que a menina havia morrido, ao contrário, Seu coração estava firme e confiante no Senhor Deus. Temos que ter a mesma atitude do Senhor, não temendo nenhum ataque do inimigo, pois no final veremos a derrota de nossos inimigos. Lembremos, Jairo teve o Senhor Jesus andando ao seu lado, mas nós somos muito mais privilegiados que ele, pois temos o Senhor vivendo dentro de cada um de nós, de nossos corações. Oh, Aleluia. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!
 




Nós tudo podemos naquele que nos fortalece.



Versículos: Fp 04:11-13, Nm 13:01-03; 25-31; Js 02:01; 23-24; 07:01-05; 23:03, Sl 20:07; 27:01.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece (Fp 04:13).

Ultimamente estamos podendo todas as coisas? Quando a tentação vem, conseguimos repreendê-la, ou nos curvamos sempre diante dos ataques do maligno? Um ente querido abandou o vício maldito do álcool, das drogas, da prostituição, ou permanece na mesma situação? A saúde física e financeira da família está bem, ou tudo anda de mal a pior?

Caso as nossas respostas sejam as negativas, talvez estejamos procurando o fortalecimento em outros lugares e não em Cristo, como nos ensina a Palavra e jamais encontraremos as saídas e respostas se não nEle.

O Livro Santo nos mostra exemplos de como as coisas acontecem se procurarmos nos fortalecer e seguir as ordens do Senhor. Ele também nos mostra o que nos acontece se não nos atentarmos às Suas orientações, através de acontecimentos na vida de Josué.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel (Nm 13:01-03). E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra, e contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela, porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós (Nm 13:25-31).

Notemos no início da explanação que o Senhor havia falado a Moisés a direção então, certamente Ele sabia daquilo que os israelitas encontrariam no caminho e os livraria de todo o mal dando a eles as terras que lhes eram prometidas, entretanto, o povo preferiu ouvir a voz dos homens à Voz de Deus. Apenas Josué é Calebe ousaram acreditar na promessa de Deus, enquanto os outros preferiram acreditar na palavra dos espias, resultado, apenas eles dois, de toda aquela multidão entraram na terra da promessa.

Ora, talvez estejamos acreditando mais na informação do médico de que a doença é incurável e o estado é terminal do que na Revelação que o Senhor nos deu, através de Sua Palavra, que o Jesus levou sobre Si todas as nossas enfermidades. Talvez estejamos acreditando mais na palavra do advogado que a causa está perdida e não tem mais jeito, do que acreditar naquilo que o Senhor nos falou que Ele lutará as nossas guerras. Ousemos acreditar como Josué, naquilo que nos foi dado através do “manual do proprietário”, que é a Palavra de Deus.

Outro exemplo que Josué nos deu de ousar acreditar em Deus, foi quando ele enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali (Js 02:01). Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera, e disseram a Josué: Certamente o SENHOR tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós (Js 02:23-24). Os homens e Josué reconheceram que aquela terra seria dada aos israelitas.

Entretanto, Josué também cometeu um erro que nos é muito importante verificar e aprender com ele. E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel. Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são. Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água (Js 07:01-05).

Neste caso, Josué foi acometido pelo mesmo erro que antes havia ocorrido com os filhos de Israel, ele acreditou na palavra dos homens, não consultou a Deus se era o momento de lutar contra aquela pequena cidade e, ainda, não invocou o Senhor na batalha, e o resultado foi a derrota. Não importa o tamanho do desafio, se a grande, murada e fortificada Jericó (o câncer, o HIV, a luta contra alguém mais poderoso na empresa, o trabalho de feitiçaria, o adultério, etc) ou a pequenina Ai (um simples resfriado, uma discussão boba e simples com o cônjuge ou o filho, etc), ouse confiar nas Palavras do Senhor, O invoque e parta para a batalha contra o inimigo.   

Josué, já avançado em idade, entendeu que o Senhor era o responsável por todas as vitórias que havia ocorrido com os filhos de Israel dizendo: E vós já tendes visto tudo quanto o SENHOR vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós; porque o SENHOR vosso Deus é que tem pelejado por vós (Js 23:03).

Reconheçamos que sem Deus não somos nada e incapazes de lutar por qualquer coisa mais simples que seja, afinal, uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus (Sl 20:07). Não importa o quão difícil e forte seja o desafio, O SENHOR é a nossa luz e a nossa salvação; a quem temeremos? O SENHOR é a força da nossa vida; de quem nos recearemos (Sl 27:01)? 
 

Mesmo que, aparentemente, as coisas que oramos e pedimos ainda não tenham ocorrido, a situação esteja a mesma, aprendamos a contentar-nos com o que temos, saibamos estar abatidos, e saibamos também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas devemos estar instruídos, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade (Fp 04:11-12), mas uma coisa jamais devemos e podemos esquecer: nós tudo podemos, em Cristo que nos fortalece. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Jesus, o caminho no deserto.



Versículos: Is 43:19.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo (Is 43:19).

Antigamente, pela lei de Moisés, o pecado da humanidade não era esquecido pelo Senhor Deus e sim era encoberto através de sacrifícios ofertados ao Todo Poderoso. Com a vinda de Jesus e Sua morte no calvário, ocorreu uma coisa nova: o Senhor levou sobre si todas as nossas enfermidades e cativo o cativeiro, ou seja, nossos pecados foram lavados pelo sangue de Jesus, portanto, nenhuma condenação há mais em nossas vidas que impeça o nosso contato direto com Deus.

Devido ao pecado de Adão, todos nós já nascemos debaixo da ação do inferno, porém com o sacrifício de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a luz saiu para clarear nossas vidas que estavam na mais densa e profunda escuridão, as trevas. Entretanto pode ser que não estejamos percebendo isso. Talvez, estejamos fazendo a mesma coisa que fazíamos quando estávamos no mundo, ou mantendo a mesma “ladainha religiosa” que era a nossa prática antes do conhecimento do Evangelho e o que está acontecendo? O mesmo que antes, nada! Os problemas permanecem iguais, a prosperidade não vem, a cura tampouco, o casamento permanece em frangalhos, as drogas continuam assolando os familiares, etc.

O Senhor Deus nos diz através deste versículo que colocará um caminho no deserto e já o fez, colocou Jesus dentre nós para nos transmitir os ensinamentos necessários às nossas batalhas, levar as nossas dores e culpas, nos libertando do império das trevas. Ora, se nada está dando certo, a cura não vem, a liberdade não está presente, as dívidas se acumulam, é sinal que não estamos fazendo conforme a orientação contida na Palavra do Senhor, em outras palavras, não estamos confiando verdadeiramente que Jesus, o Filho de Deus, tem poder para nos salvar, então, continuaremos a caminhar no deserto.

Agora, se confiarmos nas declarações bíblicas e no Poder de Jesus, o Senhor nos fala que colocará rios no ermo, ou seja, ainda que mais distante e isolado seja o local (físico ou espiritual) onde estejamos ou vivamos (o índio que habita na mais profunda selva na Amazônia, o tuaregue que vive no mais afastado canto do deserto do Saara, o russo que mora nos confins mais gélidos da Sibéria, o habitante de uma grande cidade do mundo que, embora viva em um lugar com milhares de pessoas, se sente sozinho e abandonado pelos seus próximos, etc) de alguma forma, seja através de um folheto, uma transmissão de rádio, um programa de TV ou da visita de algum homem (ou mulher) enviado (a) pelo Senhor, a Palavra de Deus lá chegará para curar, libertar, prosperar, trazer a salvação eterna, oh, Aleluia Senhor!


Ainda que a nossa situação seja aparentemente sem solução, estejamos habitando o deserto espiritual mais árido que exista, ou o mais ermo, o Senhor colocará rios (revelações) lá para nos auxiliar. Ousemos confiar naquilo que o Senhor nos deu, com certeza os resultados serão muito diferentes daqueles que obtivemos até hoje. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 18 de novembro de 2012

O Senhor sabe de tudo.



Versículos II Rs 05:20-27, Pv 07:01-07 e Mt 09:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos (Pv 07:01-02 – NVI).

A pupila é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, justamente por isso, ao menor sinal de ameaça a ela, o nosso corpo tende a protegê-la (fechando o olho) evitando assim qualquer risco de lesão. O mesmo deve acontecer com nossa vida espiritual. Ao menor sinal de ameaça (tentação), temos que estar ligados a Deus de uma tal maneira que o nosso espírito imediatamente já repreenda essa ameaça, Em Nome de Jesus. Para isso, temos que obedecer às Palavras do Senhor e guardar, no mais profundo íntimo, os Seus mandamentos, dessa forma, teremos vida, caso contrário, estaremos fadados à morte eterna.

Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração. Diga à sabedoria: "Você é minha irmã", e chame ao entendimento seu parente; eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras (Pv 07:03-05 – NVI). Com a Palavra guardada em nossos corações, a sabedoria e o entendimento estarão ao nosso lado, afastando assim a mulher imoral, a leviana e suas palavras sedutoras. A mulher aqui citada não representa, necessariamente, uma situação que envolve pessoa do sexo feminino (para alguns sim, como os adúlteros, por exemplo), mas também qualquer “nova doutrina” que se apresente para nós.

Por exemplo, uma pessoa que faz a obra de Deus e tem sido muito usada pelo Senhor para tal fim. Alguém pode chegar a essa pessoa e começar a elogiá-la, exaltá-la, dizer que ela está em um “nível espiritual destacado dos demais”, etc, enfim, utilizar as palavras sedutoras. Infelizmente, alguns caem nessa cilada do inimigo e passam a acreditar que o “seu poder espiritual” está tão elevado que pode fazer a obra do Senhor da maneira que ela acha ser a certa, e não da maneira que o Senhor manda fazer. Agindo dessa forma, essa pessoa já está nas mãos do inimigo, pois deixou de lado a Palavra, a sabedoria e o entendimento.

Da janela de minha casa olhei através da grade e vi entre os inexperientes, no meio dos jovens, um rapaz sem juízo (Pv 07:06-07 – NVI). O Senhor Deus vê tudo a nosso respeito. Ele olha por entre as grades e nos enxerga em meio aos nossos erros (rapaz sem juízo). Não importa o quão escondido esteja o nosso pecado aos homens, para o Senhor ele está escancarado e projetado em “uma tela de cinema”. Pode até ser que passemos a vida toda sem termos esses pecados descobertos, mas o Senhor sempre soube e sempre saberá dessa nossa falha.

Vejamos na Palavra uma passagem que irá fundamentar mais esse entendimento. E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados (Mt 09:01-02). Ora, aparentemente, aquele homem sofria de um problema de saúde. Por que então o Senhor disse a ele que seus pecados estavam perdoados? Porque, em alguns casos, a cura só virá após o perdão dos pecados. O mesmo pode acontecer, por exemplo, com a prosperidade, que só virá após o perdão dos pecados.

Entretanto, algo que chama muito a atenção nessa passagem é que, em momento algum, o paralítico retrucou Jesus dizendo coisas do tipo: “Mas eu vim aqui para ser curado! Em que os meus pecados se relacionam a isso? Quem é esse homem para falar dos meus pecados?” Ao contrário, o homem ficou em silêncio e aceitou a sua “repreensão”. O mesmo deve ocorrer conosco. Ao sermos confrontados com uma Palavra do Senhor de repreensão, não temos que nos irar contra Ela, ao contrário, temos que agradecer ao Senhor por ainda nos dar essa chance de enxergarmos a verdade e mudarmos a nossa situação. Nós não temos que receber a Palavra que nós queremos, mas a que o Senhor quer que recebamos.

E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações (Mt 09:03-04)? Não adianta escondermos nada de Jesus, pois Ele conhece nossos pensamentos e nossos corações. Logo, não adianta fingir com o Senhor, pois Ele sabe toda a verdade.

Não bastasse essa passagem, vejamos outra para fundamentar ainda mais esse entendimento de que o Senhor sabe de tudo a nosso respeito. Trata-se da cura do general Naamã, mensagem que já estudamos bastante, mas que nos ajudará bastante novamente.

O general estava com o corpo coberto por lepra. Uma garota (que era serva e que fora levada cativa à Síria quando seus exércitos atacaram Israel), disse à esposa de Naamã que havia um profeta em Samaria que poderia curá-lo. O general partiu para encontrar Eliseu (o profeta citado pela menina). Ao chegar na casa dele, Eliseu sequer recebeu Naamã e mandou dizer a ele que teria que se banhar no rio Jordão sete vezes. De início, o general revoltou-se por não ser recebido pelo profeta, porém, convencido por seus servos, acabou fazendo o que Eliseu havia dito e ficou livre de sua lepra. Naamã queria dar presentes a Eliseu por sua cura, o que ele recusou e atribuiu a cura ao Senhor Deus. Na seqüência, partiu o general de volta ao seu país.

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa (II Rs 05:20). A pessoa, quando está em pecado, encontra-se mergulhada nas trevas de um modo tão absurdo, que é capaz de envolver o Senhor em seus erros. Alguns chegam a dizer algo do tipo: “Se Deus quiser, com esse novo amor serei feliz, pois achei o homem (ou a mulher) de minha vida”. Vai nada, pois achou o homem (ou a mulher) de sua morte. Outros podem dizer: “Encontrei a brecha legal que me permite transferir esse dinheiro para uma outra conta, sem que seja necessário o pagamento de impostos”. Encontrou a brecha legal que vai levá-lo(a) para o inferno.

E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas (II Rs 05:21-22). Em pecado, a nossa natureza é tão má que inventa rapidamente uma história para justificar nossos erros, nossas falhas, afinal, ele(a) não me dava atenção, eu ganhava pouco onde trabalhava, etc.

E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte (II Rs 05:23-25).

Será que Eliseu perguntava a Geazi, o tempo todo, aonde ele ia? Claro que não! Aquela foi a chance que o Senhor deu a Geazi de confessar seu erro, se ajustar e pedir perdão pelo seu ato. Porém, ele não aceitou a oportunidade de se consertar, ao contrário, ainda respondeu com uma mentira. Oh irmãos, o Senhor não é mau para nos julgar sem nos dar uma oportunidade de nos arrependermos. Às vezes essa oportunidade vem com uma pergunta, uma conversa, um exemplo de outra pessoa que passou pelas mesmas coisas que estamos passando. Essa é a nossa oportunidade de reconhecermos nossos erros. Não deixemos que ela passe e leve consigo a benção que o Senhor mandou com ela. Não insistamos no erro como fez Geazi.

Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve (II Rs 05:26-27). Em determinados casos, o nosso pecado não fica restrito apenas a nós mesmos, mas ele se espalha por nossa família, nossa descendência. Como é triste ver, por exemplo, crianças que são criadas sem a figura materna (ou paterna) e que, ao crescer, se embrenham pelo mundo da criminalidade por falta de conselho, ou da libertinagem sexual, etc, tudo causado por um pecado não confessado e abandonado. 
 

Logo, como vimos no versículo introdutório de nossa mensagem, somos filhos do Senhor, então, temos que agir como tal. Guardemos os ensinamentos que Ele nos dá como a pupila de nossos olhos. Caso estejamos em pecado, confessemos e abandonemos nossos erros. Ainda está em tempo! Não adianta escondermos nossos erros, pois o Senhor sabe de todos eles. Não percamos essa oportunidade que o Senhor nos dá hoje de nos acertarmos. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Temos que escutar Jesus.



Versículos Mt 04:04; 07:24-25 e 17:01-05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte (Mt 17:01 – NVI).

É fundamental termos um tempo particular, de intimidade, entre nós e o Senhor, assim como tiveram Pedro, Tiago e João, pois isso é fundamental para termos o Senhor ao nosso lado. Paremos e façamos a nós mesmos a seguinte pergunta: “Quanto tempo faz que não passamos 15 minutos na presença do Senhor O glorificando, conversando com Ele, enfim, em um momento de comunhão particular entre Ele e nós?” Se a nossa resposta for: “Há muito tempo não faço isso, ou nunca o fiz”, é sinal que não estamos próximos ao Senhor.

Mas por que precisamos desse tempo apenas entre nós e o Senhor? Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz (Mt 17:02 – NVI). Temos que ter esse tempo porque é nele que as experiências mais espetaculares e inimagináveis entre nós e o Senhor ocorrem. É nesse período de intimidade com o Senhor que a manifestação do sobrenatural se faz presente em nossas vidas, assim como ocorreu com os apóstolos.

Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias" (Mt 17:03-04 – NVI).Sabemos muito bem que, de acordo com a Palavra, Moisés estava morto (Dt 34:05-06) e que Elias havia sido arrebatado (II Rs 02:11). Como então eles viram os dois? Ora, isso acontece conosco também.

Muitas vezes, tomados pela ignorância, nos deixamos levar por algum “recado” entregue por um ente querido que já faleceu (a necromancia), ou por alguma “revelação” supostamente dada pelo Senhor a algum homem. Isso é mais comum entre as pessoas que não tem conhecimento da Palavra, porém, também atinge aqueles que tem a Luz do Evangelho, pois alguns deixam-se levar por tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (II Co 11:13-14 – NVI). Temos que ter muito cuidado com isso.

Sigamos com a Palavra. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o (Mt 17:05). O que essa Palavra nos ensina? Que não devemos prestar atenção em Moisés (aqueles que já morreram) ou em Elias (no homem), mas temos que ouvir Jesus, afinal, Ele é o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Ele (Jo 14:06).

Ora, todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt 07:24). Precisamos edificar as nossas casas (nossas vidas, decisões, ações, etc) sobre a rocha (a Palavra do Senhor), pois isso é sinal de prudência, cautela, sensatez, sobriedade.

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mt 07:25). Oh meu irmão, minha irmã, a tentação vem, os contratempos vem, as provações vem. Caso os alicerces de nossas casas não estejam firmados na rocha, elas vão ser destruídas. Eis um momento que devemos parar e verificar: Nossas casas estão firmadas na Palavra?

Se alguém dentre nós, por exemplo, não consegue resistir ao adultério, isso é sinal que os alicerces (as fundações) de nossa casa não está na rocha, mas em areia que não possuí qualquer capacidade de resistir a uma tormenta. Outros, talvez, estejamos com a saúde em péssimo estado. Pode ser que as nossas decisões referentes a essa doença não estejam firmadas na rocha, mas em nosso próprio entendimento. O mesmo serve para todas as outras áreas de nossas vidas.

É possível mudar esse cenário? Claro que sim, como vimos até agora, temos que ouvir Jesus. Ao ser tentado pelo diabo no deserto, uma das respostas de Jesus ao inimigo foi: “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 04:04). Pode ser que estejamos vivendo da materialidade, dos nossos conhecimentos, mas temos que viver também, de TODA, TODA, TODA a Palavra que sai da boca de Deus, não apenas daquelas que nós julgamos serem importantes para nós. Aquilo que a Palavra condena deve ser excluído de nossas vidas, já aquilo que Ela declara ser benção em nossas vidas deve se tornar alvo de nossas buscas.


Portanto, temos que escutar o Senhor Jesus em tudo o que fizermos em nossas vidas. Caso estejamos em pecado, confessemos nossos erros ao Senhor (e a quem mais ofendemos, se for o caso), entremos em oração diante do Senhor e busquemos Sua misericórdia. Além do mais, temos que ter nossos momentos particulares com o Senhor para possuirmos intimidade com Ele, pois isso é fundamental para evitar que caiamos, outras vezes, nas armadilhas do diabo. Esqueçamos todo o resto e prestemos atenção apenas naquilo que nos falar o Senhor Jesus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Mãos limpas, coração puro e boca verdadeira.



Versículos: Sl 24:01-05, Dn 06:01-04, I Sm 16:06-07, Sl 66:18 e Pv 12:17-19.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


[Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam, porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente (Sl 24:01-04).

Mesmo aquelas pessoas que aparentemente não estão nem um pouco interessadas nas Boas Novas de Jesus possuem a benção de Deus sobre suas vidas, afinal a terra, o mundo e todos aqueles que vivem nele, pertencem ao Senhor, basta que eles tomem a posição de possuir a Cristo como Senhor e suficiente Salvador, para que a ação de Deus possa entrar em ação em suas vidas. Nessa passagem, temos importantes instruções que o Senhor nos dá para termos uma vida abundante e tranqüila: ter mãos limpas, ter um coração puro e uma boca que pronuncie as coisas boas como testemunho à cerca de Jesus e do Evangelho.

Devemos ter as nossas mãos limpas, ou seja, as coisas conquistadas, através das bênçãos do Senhor, com o nosso esforço e não com falcatruas, desvios, fraudes ou outros “trambiques” que nos tragam vantagem.

A Palavra de Deus nos mostra um homem que possuía essas características, o profeta Daniel. Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa (Dn 06:01-04). Precisamos ser homens e mulheres que, por mais funda e invasiva seja a busca ou pesquisa sobre nós, não se encontre nenhuma mancha ou motivo para nos condenar por nada.

Outra importante instrução é ter o coração puro. Já aprendemos que o coração é algo tão importante que nem o Senhor entra nele sem autorização. Ainda que tenhamos aparência de ótimos Cristãos, não perdemos um culto, somos incapazes de sonegar ou fraudar alguém, mas o nosso coração tem algo escondido, um desejo pecaminoso, uma mágoa, uma revolta, é justamente por lá que o mal entra.

A Bíblia nos mostra um caso bem prático de como é importante a pureza de coração. O profeta Samuel havia ido à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel, e sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (I Sm 16:06-07). Ora, o diabo sabe que muitos não se prostituem, não se embriagam, não se drogam, não são adúlteros, entretanto se acham mais espirituais que as outras pessoas, ou se magoam facilmente, basta alguém falar em um tom um pouco mais alto que a mágoa, a revolta tomam o coração e é isso exatamente o que ele faz com que aconteça, já que se isso ocorrer estaremos sem a proteção de Deus, pois a Palavra nos adverte que se atendermos à iniqüidade no nosso coração, o Senhor não nos ouvirá (Pv 66:18). Precisamos orar para que esse mal não nos domine, se alguém nos ofendeu, nos maltratou, não foi justo conosco, abençoemos aquela pessoa, pois se ela não foi justa, Deus é justo e batalha por nós.

A terceira instrução que O Senhor nos dá é para termos uma boca verdadeira, que não jura enganosamente. Aquele que mente não pode ter parte com Deus e está na mão do inimigo, já que ele é o pai da mentira e não há verdade nele (Jo 08:44), em compensação, aquele que é verdadeiramente de Deus, só diz a verdade e o que assim procede manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento (Pv 12:17-19). Em outras palavras, a mentira promove apenas um prazer momentâneo que rapidamente se dissipa e nos conduz à perdição eterna, já a verdade, dura para sempre e nos conduz à salvação, Aleluia! 


Lembremos sempre dessas três instruções extremamente importantes que o Senhor nos deu, ter mãos limpas, ter um coração puro e uma boca verdadeira, aqueles que seguem essas orientações, a Palavra diz que estes receberão a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação (Sl 24:05). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 11 de novembro de 2012

É fácil termos contato com Deus.



Versículos Mt 05:08, Jo 08:32; 14:05-06; 21-23.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus (Mt 05:08 – NVI).

É muito simples para nós termos um contato com o Senhor, pois basta termos pureza em nossos corações. Caso eles não estejam cheios de pureza, limpeza (cheios da Palavra), temos que pedir ao Senhor que os limpe no sangue de Jesus derramado no Calvário.

Mas de que forma podemos pedir isso ao Senhor? Só existe uma: através do Senhor Jesus (do Nome de Jesus), pois uma passagem da Palavra nos ensina isso. Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14:05-06 – NVI). Ou seja, sem utilizarmos o Nome de Jesus e expulsarmos aquilo que nos tem impedido de ter uma aproximação com o Senhor Deus, nada vai dar certo.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 08:32). Ao conhecermos a verdade, na seqüência, amaremos Jesus. E de que forma? Como a Palavra fala: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (Jo 14:21-23).

Portanto, vimos que quem dificulta o contato com o Senhor somos nós mesmos. Porém, para reiniciarmos esse vínculo é muito fácil, basta pedirmos ao Senhor que limpe o nosso coração com o sangue de Jesus. Porém, somente se, Em Nome de Jesus, pedirmos ao Senhor essa limpeza de todas as nossas entranhas teremos os resultados esperados, pois, dessa forma andaremos em verdade e, consequentemente, amando a Jesus e sendo amados por Ele e Seu Pai. Hoje a mensagem foi bem curta, mas creio que o foi o recado que alguém precisava ler. Que o Senhor fale mais a cada um de nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Sejamos perfeitos.



Versículos Gn 16:01-05; 16 – 17:01-04, Pv 14:12, Is 55:08-09 e Mt 05:48.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês (Mt 05:48 – NVI).

Todos nós sempre ouvimos dizer que perfeito é apenas Deus e que os homens são imperfeitos. Agora, o versículo acima diz que temos que ser perfeitos? Será que o Senhor quer alguma coisa impossível de nós, alguma aberração? Nada disso, na seqüência da mensagem nós encontraremos as respostas para essas perguntas.

A Palavra nos trás uma passagem muito conhecida e já estudada por nós em outras mensagens e que nos ajudará a entender isso. Trata-se de uma passagem ocorrida com Abrão, que mais tarde se tornaria Abraão, o amigo de Deus (Tg 02:23).

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai (Gn 16:01-02). Como já disse, estudamos essa Palavra algumas vezes, porém, sempre é bom recordar o recado do Senhor. Sarai disse a Abrão que “o Senhor a impedia de dar à luz”. Ora, era Deus quem a impedia de ser mãe? Claro que não, pois isso se tratava de um entendimento errado por parte dela, o que acarretou em uma atitude equivocada.

O mesmo acontece conosco. Alguns buscam de Deus, por exemplo, uma reestruturação do casamento. Entretanto, antes de alcançar essa benção, o cônjuge resolve sair de casa, viver com uma outra pessoa, etc. Ao invés de orarmos ao Senhor, repreendermos o inimigo que está por detrás dessa ação, buscarmos por nossa família e permanecermos firmes em nosso propósito, alguns, desistimos da batalha, pois o cônjuge já tem outra pessoa, logo, nós também devemos partir para “outra”. Não! Quando nos casamos não somos mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem (Mt 19:06).

Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti (Gn 16:03-05).

É bom deixarmos claro que Abrão na cometeu nenhum pecado ao ter um filho com sua serva, pois, para a época, isso fazia parte da tradição deles. Além do mais, na época não existia a possibilidade do tratamento por inseminação artificial, por exemplo, que temos hoje, além de que eles não se tornaram amantes, uma vez que a relação sexual entre eles foi somente para possuir um filho, pois um homem com muitos filhos era sinal de honra. Dessa forma, aparentemente, não havia nenhum problema, pois o plano de Sarai havia dado certo e Abrão tornar-se-ia pai. Entretanto, em hora nenhuma eles consultaram a Deus a respeito desse plano, se esse era também o plano dEle.

Da mesma forma, aparentemente, não há nenhum problema em nos casarmos novamente caso o nosso cônjuge nos abandone, além do mais, até mesmo a Palavra nos autoriza a isso (Mt 05:32), porém, será que esse é o plano de Deus para nós? Nós o consultamos a respeito disso? Abrão e Sarai não fizeram isso e, como resultado, naquele lar estruturado, que possuía união, passou a ter contenda, acusações, etc, ou seja, pagaram um alto preço por não consultarem ao Senhor, pois os ismaelitas (descendentes de Ismael) causaram uma série de transtornos aos hebreus e, dizem os historiadores e estudiosos da área, causam até hoje. Isso é coisa muito séria meu irmão, minha irmã.

E quanto a nós? Quem disse que com um novo casamento seremos, “enfim felizes para sempre?” Quem disse que nosso novo cônjuge será tudo aquilo que não tinha o anterior? Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte (Pv 14:12 – NVI). Pode ser que, diferentemente do que pensamos, tenhamos muito mais tristeza em um segundo matrimônio do que no primeiro. Não são os nossos planos que devem ser seguidos, mas os que o Senhor tem para nós, pois a Palavra diz que os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos, nem os nossos caminhos os Seus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Seus caminhos mais altos do que os nossos caminhos, e os Seus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos (Is 55:08-09).

Retornando então à passagem de Abrão, Sarai, Agar e o nascimento de Ismael. Vimos então que Abrão ouviu o plano de Sarai para ser pai e não o plano de Deus. E o que aconteceu com ele então? E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael. Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (Gn 16:16 – 17:01).

Por não ter seguido a vontade de Deus, Abrão provou o silêncio do Senhor por 13 (treze) anos. E quantos de nós não estamos provando o silêncio do Senhor nas mais diversas áreas de nossas vidas? O dizimista e ofertante que não está vendo a prosperidade prometida na Palavra se fazer presente, o enfermo que não está vendo a benção da cura em sua vida, etc. Será que não é por termos seguido um plano que não era o de Deus para alguma coisa em nossas vidas? Examine-se, pois, o homem a si mesmo (Hb 11:28). Verifiquemos se não é isso que nos está impedindo Deus de falar conosco.

Ao aparecer para Abrão, Deus disse para ele que era o Deus todo-poderoso, para andar em Sua presença e ser perfeito, em outras palavras, o que Ele disse a Abrão (e quer dizer para nós também) é que Ele não mudou, quem “saiu da linha”, seguiu por outros caminhos não foi Ele, mas Abrão (nós).

Entretanto, o Senhor ratificou a Sua posição em relação a Abrão: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência". Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse: "De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações” (Gn 17:02-04 – NVI). Se voltarmos aos planos do Senhor, Ele também fará uma aliança conosco e nos transformará em pais de uma multidão de nações (de bênçãos), ou seja, veremos a manifestação do Senhor, não somente naquilo que estamos pleiteando ou pedindo, mas em todas as outras áreas de nossas vidas.

Portanto, respondendo as perguntas que deixamos no parágrafo introdutório dessa mensagem, sermos perfeitos significa seguirmos os planos de Deus para as nossas vidas, não nos desviando um milímetro para a esquerda, nem para a direita. Sermos perfeitos significa sermos aquilo que o Senhor Deus quer que nós sejamos. Daqui para frente me faltam as palavras, mas creio que o recado já foi entregue a quem o tinha que ser. Se continuar escrevendo será por mim, o que jamais vai acontecer. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!