Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nome glorioso e temível.



Versículos: Dt 28:58, Pv 07:27 e Rm 05:03.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/02/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o SENHOR TEU DEUS (Dt 28:58).

Temos que ter cuidado de guardar todas (e não algumas ou as que nos convém) as Palavras que o Senhor Deus nos entrega através de Sua lei, registradas no Santo Livro, pois, desta forma temeremos (teremos respeito) o Nome glorioso e temível (algumas traduções trazem terrível) do Senhor nosso Deus.

Ora, o Nome do Senhor tem que ser, através de nós, terrível para a doença, para a falência financeira, para o adultério, para o pecado, enfim, para qualquer obra do inferno que queira se fazer presente em nossas vidas. Mas como isso pode acontecer? Simples, assim como fala o versículo básico da mensagem, temos que ter o cuidado de guardar todas as Palavras que recebemos do Senhor que estão escritas na Bíblia.

Alguns de nós, por exemplo, estamos atravessando momentos de tribulações. A Palavra de Deus diz que não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança (Rm 05:03 – NVI). Ao invés de ficarmos reclamando com Deus, resmungando, nos achando “mártires” por causa desse momento, temos que nos gloriarmos (glorificarmos; louvarmos) no Senhor por isso (obviamente que não pela ação do inimigo em nossas vidas, mas pelo escape que Ele já providenciou para nós), pois sabemos que a tribulação (os contratempos, as adversidades) produzem perseverança, paciência.

Agir dessa forma diante de uma adversidade é guardar a Palavra do Senhor e mostrar ao inimigo o quão glorioso é o Seu nome e como Ele é terrível para destruir as ações malignas presentes na vida das pessoas.

No capítulo 07 (sete) de Provérbios, temos o rei Salomão falando da mulher leviana, que não representa, necessariamente, uma situação que envolve pessoa do sexo feminino (para alguns sim, como os adúlteros, por exemplo), mas também qualquer “nova doutrina” que se apresente para nós. Ele diz que: “A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte” (Pv 07:27 – NVI).

Por exemplo, uma pessoa que faz a obra de Deus e tem sido muito usada pelo Senhor para tal fim. Alguém pode chegar a essa pessoa e começar a elogiá-la, exaltá-la, dizer que ela está em um “nível espiritual destacado dos demais”, etc, enfim, utilizar as palavras sedutoras. Infelizmente, alguns caem nessa cilada do inimigo e passam a acreditar que o “seu poder espiritual” está tão elevado que podem fazer a obra do Senhor da maneira que ela acha ser a certa, e não da maneira que o Senhor manda fazer. Agindo dessa forma, essa pessoa já está nas mãos do inimigo, pois deixou de lado a Palavra, a sabedoria e o entendimento.

Ou seja, não há como seguir uma doutrina estranha e caminhar para a vida e para as moradas o Senhor, mas somente para a sepultura e para a morte. Repreender esse tipo de artimanha do inimigo para conduzir as pessoas à perdição eterna também é guardar a Palavra do Senhor e mostrar ao inimigo o quão glorioso é o Seu nome e como Ele é terrível para destruir as ações malignas presentes na vida das pessoas.

Portanto, temos que guardar TODAS as Palavras que o Senhor nos entregar, para que possamos temer (guardar os mandamentos, respeitar, etc) esse Nome glorioso e temível: O NOME DO SENHOR NOSSO DEUS.


Não sei se consegui transmitir em palavras aquilo que o Senhor quer entregar a cada um de nós, pois sou muito limitado. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Curso Fé - Lição 07 - Resistir.



Apesar de Satanás ter sido derrotado pelo Senhor Jesus, e a sua derrota ter sido lançada à nossa conta, ele ainda tem condições de oprimir o ser humano, mesmo que este tenha nascido de novo.

É certo que quem aceita Jesus como Salvador recebe o poder de se tornar filho de Deus e passa a ter direitos e privilégios em Cristo. Mas, enquanto estivermos aqui neste mundo, ainda seremos suscetíveis às tentações do maligno.

Deve, porém, ficar bem claro que o diabo não pode a seu bel-prazer investir contra qualquer dos filhos de Deus e oprimi-los. Ele pode tentar, e se o cristão não lhe resistir, ele, então, terá condições de prosseguir sua obra.

É preciso que se diga que existem limitações às operações do inimigo. Há como uma escala a ser percorrida para que ele consuma a sua obra. A Bíblia nos adverte de que a maldição sem causa não se cumpre.

Resistir ao diabo é um mandamento. Compete a todo filho de Deus barrar-lhe a ação, exigir a sua saída e proibi-lo de lhe tentar. Foi assim que o Senhor Jesus fez com o diabo, lá no deserto.

No plano do Senhor não há imperfeições. Se Ele nos informa que compete a nós resistir ao diabo, podemos estar certos de que a arma de tal resistência nos foi dada. Ela é a Palavra de Deus.

Quando resistir? Toda vez que o inimigo vier nos atacar.

Oro para que você a partir de hoje não dê ao maligno a mínima chance de oprimi-lo. Seja, em Cristo, mais que vencedor.

NEle, R.R. Soares


O ministério pessoal do Senhor Jesus se dividia em três fases distintas: ensinamento, pregação e manifestação do poder de Deus.

Examinando os relatos bíblicos, vemos que a parte de ensinamentos era a mais usada pelo Senhor. Pode-se perguntar se não reside aqui a diferença entre o nosso ministério e o do Senhor? Ou o que explica os resultados que Ele obtinha? Não disse Ele que os que nEle cressem fariam as mesmas obras que Ele fazia e outras maiores ainda fariam?

Quando o Senhor Jesus começava a ensinar, o povo se maravilhava. Nas Suas reuniões todos os tipos de milagres e de transformações ocorriam, pelo simples fato de o Senhor abrir as Escrituras e mostrar a Verdade ao povo. Hoje, em qualquer lugar em que alguém consegue abrir os olhos do povo para o que a Bíblia fala, também ocorre uma avalanche de milagres.


RESTRIÇÕES ÀS ATIVIDADES DO DIABO

Apesar de sabermos que o diabo está mais do que nunca realizando a sua obra de destruir a humanidade, temos que ter o cuidado para não exagerar creditando a ele uma capacidade maior do que, na verdade, possui. É preciso que se saiba que existem restrições às suas operações. Ele não pode sair por aí destruindo a quem quiser. A Bíblia diz que naquele que é nascido de novo ele não pode tocar:

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (1 Jo 5.18).

Antes do Senhor Jesus ter derrotado o diabo, o inimigo agia aqui no mundo como se fosse o dono do nosso planeta. Mas, com a morte de Cristo, o diabo perdeu o domínio sobre a raça humana, e foi expulso desta terra:

Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo (Jo 12.31).

Até mesmo antes da vinda de Jesus, quando, ainda, o diabo agia como príncipe deste mundo, ele tinha que obter permissão para atacar o povo de Deus, como por exemplo:

I - O caso de Jó: E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles... E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão, somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor (Jó 1.6,12).

II - Na tentação sofrida pelo Senhor no deserto. O próprio Espírito de Deus levou o Mestre àquele lugar para que fosse tentado pelo diabo: Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1).

III - Chegando a hora da Sua crucificação, o Senhor Jesus informou a Pedro que o diabo havia feito um pedido para o cirandar (passar pela ciranda, peneirar):

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos (Lc 22.31-32).

Todos esses casos ocorreram antes de o diabo ter sido despojado do seu poder. Hoje, em hipótese alguma, ele terá condições de nos oprimir, a menos que o nosso Deus o permita. Quanto a tirar-nos das mãos de Jesus, jamais conseguirá:

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai (Jo 10.28,29).

Não devemos temer, diante de qualquer tentação que o diabo venha a nos trazer, nem sequer ficar desesperados; mas resistir, firmes na fé, usando o Nome de Jesus:

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo (1 Pé 5.9).

Quanto à razão de o Senhor nos fazer passar por várias tentações, podemos estar certos de que Ele o faz para o nosso próprio bem. E, ao invés de nos chatearmos com elas, devemos nos encorajar no Senhor, pois Ele é fiel e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças:

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (1 Co 10.13).


RESISTIR - UM MANDAMENTO

Não importa como e onde o inimigo esteja nos tentando, a Palavra de Deus nos manda resistir:

A ordem dada em Tiago 4.7 é clara: ...Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Por esta ordem vemos que somos os responsáveis pelo sucesso ou pela derrota de nossa vida. Se resistirmos ele não somente irá embora, ele fugirá.

É oportuno lembrar que temos que resistir a todo e qualquer ataque do inimigo. Não basta resistir só aos grandes ataques, pois muitas vezes o problema começa bem pequeno e, se não for destruíste, causa um grande estrago.

...As raposinhas que fazem mal às vinhas (Ct 2.15).

Outro fato que não devemos nunca esquecer é que o diabo não deixa de nos tentar por sermos de Jesus. Apesar de saber que somos território divino, ele continua lutando para roubar, matar e destruir as nossas vidas. Enquanto não assumirmos a nossa posição de vencedores em Cristo, ele continuará tentando nos destruir.

Resistir ao diabo é simples. Basta que a todo ataque, quer seja sintoma de doença, pensamento negativo, desejo de cometer algum pecado - tudo isto são tentações -, você destemidamente não aceite, e repreenda o mal, exigindo que ele cesse de lhe perturbar e saia de sua vida.

Não há melhor exemplo de como se deve resistir ao diabo do que aquele dado pelo Senhor, lá no deserto, quando o diabo O tentou; o relato completo se encontra em Mateus cap. 4.1-11.

l - O diabo se aproximou de Jesus e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.

O Senhor respondeu, dizendo: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

II- O diabo levou Jesus até a cidade santa, colocou-o no pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

O Senhor volta a responder, dizendo: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

III - Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

O Senhor respondeu: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

Nas três primeiras tentativas do diabo, o Senhor usou simplesmente a Palavra de Deus. Ela é a nossa única arma. Para enfrentar o diabo e as suas tentações, não temos de usar nada mais, a não ser a Palavra de Deus. Logicamente, o Senhor sabia orar, falar em línguas e tinha um conhecimento de todas as coisas mais do que qualquer mortal. No entanto, só usou a arma infalível. Você não vai querer usar outra, não é verdade?

Não creia em nada que o diabo esteja mostrando a você. Ele é um derrotado. A carreira dele está se aproximando do fim. No princípio, ele foi expulso do céu; durante a grande tribulação, será lançado da esfera celestial na Terra; durante o milênio, será aprisionado no abismo, e, depois de mil anos, será lançado no lago de fogo.


Quanto a nós, qual será o nosso futuro? “Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.

Na casa de Deus tudo muda.



Versículos: At 12:01-12, Is 56:07, Sl 16:11 e I Sm 01:09-18.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/01/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos (pães sem fermentos). E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus (At 12:01-05).

Fazer contínua oração é estar permanentemente na Presença de Deus de maneira intensa, orando propriamente dito, seguindo as orientações, buscando a Sua face e confiando que o Senhor está sempre conosco para nos auxiliar. Os irmãos de Antioquia estavam perdendo os membros da igreja, pois Tiago já havia sido morto e Pedro estava preso por Herodes.

Infelizmente, para alguns de nós, o nosso “Herodes” – uma doença, um vício, um pecado, algo que esteja em desacordo com a Palavra de Deus – já pode ter matado um de nossos membros como a saúde, o casamento, a estabilidade financeira, a santidade, o domínio próprio, um filho e está aprisionando outro, preso por quaternos infernais. Tal qual aos irmãos de Antioquia, devemos fazer continua, intensa oração para que o Senhor nos dê a Palavra necessária para a operação de Deus entrar em ação e livrar o nosso “Pedro”.

E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele (At 12:06-10).

Se fizermos contínua oração, o Senhor irá providenciar um anjo (uma Palavra) que ira nos conduzir à liberdade. Algo tão especial irá ocorrer conosco que parecerá um sonho, mas na verdade é o Poder de Deus em ação.

Notemos que, no meio da passagem, ao passar pelos guardas, a porta de ferro que dava para a cidade estava fechada. Pode ser que o inimigo coloque em nosso caminho algo que, aparentemente, irá nos dificultar a benção (uma recaída, uma piora, um agravamento de uma doença, etc), mas se permanecermos firmes na Fé, a porta irá se abrir sozinha, ou seja, o inimigo não conseguirá se manter diante de nós e, inexplicavelmente, baterá em retirada com o “rabo entre as pernas”.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam (At 12:11-12).

A casa de Maria representa um lugar de oração, não necessariamente o local, a edificação onde está a igreja, mas sim o local onde a Palavra de Deus, o louvor, a adoração e o próprio Senhor é presente. Em Is 56:07 a Palavra diz que também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios (ofertas como o louvor, a adoração) serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Portanto, a nossa casa de oração é a nossa própria vida, nossos testemunhos, nossas atitudes diante da adversidade, etc. Quem vive na casa de oração está sempre feliz, pois Ele nos fará conhecer a vereda da vida, a alegria plena da Sua presença e o eterno prazer à tua direita (Sl 16:11 – NVI).

Tudo muda na vida de quem está em oração contínua e na casa de oração. Ana, uma mulher estéril, se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR e ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada e disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste (I Sm 01:09-18).

Por estar em oração contínua por um filho, até o semblante de Ana foi transformado. Quando também estivermos dessa maneira nosso semblante também estará transformado, não importa se a doença ainda se faça presente, ou o vício do filho, ou o marido (esposa) não tenha retornado ao lar, estejamos desempregados, o risco da falência, o nosso semblante irá refletir o brilho do Senhor que estará guerreando as nossas guerras.

Na presença do Senhor, em Sua casa de oração, tudo muda, não importa a dificuldade, o problema ou a batalha que estamos enfrentando, pois sabemos que o Nosso Senhor é poderoso para mudar qualquer cenário e nos libertar de qualquer “Herodes”. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sejamos vencedores como foi Josué.



Versículos: Ex 04:12, Js 01:01-09; 10:12-14, Sl 92:14, Jl 02:28, Mt 04:04, Mc 10:28-30 e Jo 14:26.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/02/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel (Js 01:01-02).

Moisés, definitivamente, foi um grande homem de Deus, porém, estava morto, portanto, seu ministério encerrado. A partir daquele momento, era a vez de Josué conduzir o povo de Israel à terra que o Senhor haveria de dar a ele. Esse recado também nos é dado hoje.

Talvez, alguém dentre nós, esteja abalado e preocupado com o futuro da família na presença do Senhor porque a pessoa que era o líder, aquele que levava o Evangelho a toda a sua casa (pai, mãe, tio, tia, sobrinho, filho, avo, etc) cumpriu seus dias entre nós e, há pouco tempo, partiu para a Glória, ao lado de Jesus. Eis que o Senhor diz a essa pessoa: “Meu servo é morto, a partir de agora usarei você para esse ministério diante de sua família”.

Para isso, temos que, primeiramente, nos levantarmos, pois, como já dissemos anteriormente, deitados, nada poderemos fazer. Na seqüência, temos que passar pelo Jordão, isso é, passarmos pelas águas do batismo, já que a Palavra de Deus é muito clara e diz que quem crer e for batizado será salvo (Mc 16:16a). Como então poderemos conduzir alguém à salvação se nós mesmos não formos salvos?

O batismo nas águas é fundamental porque, normalmente, após ele buscamos o batismo com o Espírito Santo, que é a comunhão total e completa com o Senhor, pois a Palavra nos diz que: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões” (Jl 02:28 – NVI). Em alguns casos, às vezes, as pessoas podem ser batizadas primeiramente com o Espírito Santo, para depois serem batizadas nas águas, mas, usualmente, acontece da forma anterior.

Retomando então. Não importa se a pessoa que nos liderava, espiritualmente falando, não está mais entre nós, o Senhor quer nos usar para esse propósito a partir de agora. Mas alguém pode dizer: “É uma responsabilidade muito grande, não tenho condições para isso, não estou preparado para tanto”. E quem disse que qualquer um de nós estaria? Mas, se estivermos debaixo das ordenanças do Senhor, o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse (Jo 14:26 – NVI). Além disso, a Palavra ainda nos diz que não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus (II Co 03:05). É Deus quem nos capacitará a fazer esse trabalho, essa empreitada e não nossos próprios conhecimentos e vivências.

Para complementarmos o entendimento das passagens imediatamente acima, algo que o Senhor disse ao próprio Moisés e que também se estende a todos nós é: Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar (Ex 04:12). Ratificando, é o Senhor Deus quem nos capacitará a fazer esse trabalho, a conduzirmos nossas famílias às Promessas dEle.

Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo (Js 01:03-04). O ministério dos israelitas era físico, ou seja, todo o lugar que eles fisicamente pisavam seria dado a eles, já o nosso é espiritual, ou seja, todo lugar que espiritualmente chegarmos nos será dado, desde o deserto (terra seca, situação difícil, escassez, perigos, etc) até o Líbano e o Rio Eufrates (terra linda, cheia de recursos, com uma cultura rica, com importância histórica indiscutível, fartura, abundância, etc), toda a terra dos heteus (até mesmo dentre os inimigos, os adversários, aqueles que não gostam de nós, por exemplo, no trabalho ou na escola), até mesmo o poente do sol (aquilo que sequer conseguimos ver, pois quando o sol se põe, não mais o enxergamos) será nosso território de pregação do Evangelho com nossas palavras, atos e atitudes. Glórias a Deus por isso!

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares (Js 01:05-07).

Não importa se no lugar que o Senhor nos colocou quem esteja contra nós seja alguém muito influente ou poderoso, o inimigo que está por detrás dessa ação não poderá nos resistir, pois ao nosso lado está o Senhor Deus, que será conosco assim como foi com Moisés e com Josué, basta que nos esforcemos e tenhamos ânimo para, principalmente, fazermos tudo conforme a Palavra de Deus nos ensina, sem nos desviarmos nem para a direita (fanatismo religioso), nem para a esquerda (total afastamento do Senhor), para que prudentemente (com parcimônia, tranqüilidade, sensatez, etc) sejamos conduzidos.   

Vejamos essas instruções do Senhor sendo colocadas em prática pelo próprio Josué. Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel (Js 10:12-14). Deus, além de pelejar com Israel, pela palavra de um homem, parou o sol e lua, o que se reflete até hoje, pois temos os anos bissextos. Se possuirmos intimidade e comunhão com o Senhor, Ele fará por nós a mesma coisa, lutará ao nosso lado e deterá toda e qualquer tentativa do inimigo de nos atacar.

Temos que tomar essas instruções e acontecimentos como bagagens para as nossas empreitadas, e não somente os nossos conhecimentos, afinal, Jesus, ao ser tentado pelo diabo no deserto, respondeu ao inimigo: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 04:04).

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Js 01:08). Temos que nos firmar na Palavra em todo o tempo e buscando sempre fazermos tudo conforme está escrito nEla, de dia (quando temos luz, tudo nos está indo bem, não estamos enfrentando nenhum problema complicado, etc) e de noite (ausência de luz, escuridão, os problemas nos atacam de todos os lados, algo não vai bem em nossas vidas, etc) para que possamos prosperar em nossas empreitadas e sermos bem sucedidos.

Ainda que tenhamos que abrir mão de algo que nos é muito bom, prazeroso, nos trás lucros, etc, por isso estar em desacordo com a Palavra, temos que fazê-lo, pois, por não ser da parte de Deus, nos trará apenas problemas e fracassos. Não há como algo que não vem do Senhor trazer abundância para nossas vidas, senão a de problemas e infortúnios. Entretanto, se abandonarmos algo que está contra a Palavra, além do Senhor nos prover algo infinitamente melhor, veremos o mover de Deus presente em nossas vidas. Vejamos o próprio Senhor Jesus explicando isso.

Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te". Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna” (Mc 10:28-30 – NVI).

Ainda que já estejamos com uma idade avançada, o Senhor quer nos usar muito e nos fazer cumprir nossos dias aqui na Terra, pois mesmo na velhice ainda daremos frutos; seremos viçosos e vigorosos (Sl 92:14).


Portanto, vimos que Josué foi um homem vencedor, pois falou, agiu e pensou conforme a Palavra de Deus. O mesmo serve para todos nós. A Palavra de Deus é o “manual do proprietário” das nossas vidas e, assim como o manual dos veículos, possuiu todas as diretrizes para nos fazer desfrutar uma vida abundante e plena na Sua presença. Basta cumprirmos tudo o que nEle está escrito para termos isso em nossas vidas. Alguém dentre nós ainda tem alguma dúvida disso? Então, o próprio Senhor Deus responde: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Js 01:09 – NVI). Não fujamos de nossas batalhas e sejamos vencedores como foi Josué. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Curso Fé - Lição 06 - A derrota de satanás.



Um dos assuntos mais sérios é a realidade espiritual. Existe um mundo diferente do material - o mundo espiritual. Nele há duas forças - o bem e o mal.

Nesta lição, vamos aprender a origem do ser que é o responsável por todos os sofrimentos e calamidades que existem no nosso mundo. É ele que faz com que milhares de pessoas vivam como se fossem bestas-feras, roubando do próximo, mentindo, traindo, estuprando crianças e indefesos.

Veremos o que foi que deu entrada no nosso planeta a este ser tão vil e desprezível, que, desde que aqui chegou, tem espalhado o ódio entre as pessoas e feito todo o tipo de pesadelo tornar-se realidade.

Mas, veremos também que ele hoje é derrotado, e não pode mais nos oprimir. Foi o Senhor Jesus quem o derrotou, e Ele fez isso por nós. Somos de tal maneira privilegiados que a vitória de Cristo foi lançada à nossa conta, como se nós a tivéssemos realizado.

O que fazer quando o diabo nos ataca? É um dos tópicos desta lição. É preciso que se saiba que nenhuma ação do diabo deve ser tolerada. A nossa redenção é um fato verdadeiro e glorioso.

Estudaremos uma advertência bíblica sobre procedimentos que devemos adotar para não dar chance ao maligno de nos atacar, e como viver a nossa redenção.

Aprenda a sua real posição diante de todas as coisas. Passe a ser um vencedor. Assuma os seus direitos em Cristo e viva a vida abundante que foi trazida pelo Senhor Jesus.

Em Cristo, R. R. Soares

Apesar de muita gente considerar como inexistente o diabo, nós sabemos que ele é real e atuante. Basta olhar as páginas dos jornais para ver as suas obras, bem como visitar os hospitais e casas de recuperação, para se conhecer a sua capacidade destruidora. Se ele não existe, quem é o causador de todos estes males que vemos portadas as partes? Se ele não é real, a Bíblia e o próprio Senhor Jesus nos enganaram quando afirmaram categoricamente a sua existência.

Considerá-lo como lenda ou figura de retórica é fazer-lhe um grande bem; pois, deste modo, ele ficará livre para continuar nas suas funestas ações.

SUA ORIGEM

Satanás era originalmente um anjo de Deus. Seu nome: Lúcifer (o que leva a luz). Era um anjo glorioso; porém, permitiu que o orgulho surgisse em seu coração, aspirou ser "como o Altíssimo" e caiu na "condenação do diabo".

Vejamos duas passagens bíblicas que falam deste ser:

Como caíste do céu, ó estrela da manha, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte.

Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo (Is 14.12-15).

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová:

Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turqueza, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tomei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre (Ez 28.12-19).


COMO O DIABO ENTROU EM NOSSO MUNDO

Deus criou a terra e a entregou ao homem. Porém, advertiu o Senhor ao homem que não Lhe desobedecesse comendo o fruto de uma certa árvore, o que acarretaria a sua morte. Apesar de ter sido advertido pelo Senhor, ao ser tentado pelo diabo, ele comeu o fruto. Diz a Bíblia:

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm 5.12).

A morte a que o Senhor Deus Se refere neste versículo é a natureza de Satanás. Desde então, o diabo passou a ter livre trânsito aqui na terra, realizando as suas terríveis ações. O pecado cometido por Adão deu-lhe o "direito" de agir nesta terra.


A DERROTA DE SATANÁS

Esta situação durou até o nosso Deus ter-Se encarnado, e, vindo a este mundo, aniquilado com o poder do diabo. ...Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8). E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15).

Estas Escrituras nos informam que o Senhor Jesus destruiu todas as obras do diabo. O diabo está derrotado e vencido e não pode em hipótese alguma ter poder sobre a nossa vida. Na verdade o diabo só tem poder na vida do cristão se ele o permitir ou se o cristão não conhecer os seus direitos em Cristo.

...Escrevo-vos, porque vencestes o maligno... (1 Jo2.13).

Podemos confessar que triunfamos sobre o maligno, pois quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, tudo que o Senhor fez foi lançado à nossa conta. Nós somos vencedores sobre o diabo. É assim que Deus nos vê. O diabo foi eternamente vencido e derrotado quando o Amor deu a Sua vida por nós lá no Calvário. É bom se lembrar sempre disto e, toda vez que ele tentar levantar a cabeça para nos atacar, devemos repreendê-lo, dizendo: "Derrotado, fora! Na minha vida não, eu não lhe permito contradizer a Palavra de Deus."


O QUE FAZER QUANDO O DIABO NOS ATACA?

Não devemos temer as ciladas do diabo. Em Isaías 54.17 está escrito:

Toda ferramenta forjada contra ti, não prosperará...

Devemos ficar acordados e sempre identificar que atrás de todo mal que nos ocorre está a mão do maligno. É bom prevenir porque ele nunca aparece e diz: "Eu sou o diabo e vim tentá-lo." A verdade é bem ao contrário, ele tudo fará para que você não acredite que isto que está lhe ocorrendo é dele.

Muitos são tão enganados que chegam a ponto de exclamar: "Puxa, também tudo é do diabo. Que nada, a gente tem parte nisto também. Afinal de contas quem foi que mandou que eu comesse aquela comida. Coitadinho do diabo, agora tudo que acontece de mal foi ele que fez." É triste, mas é verdade. Declarações como essas muitas vezes saem dos lábios de pessoas que são filhas de Deus.


UMA ADVERTÊNCIA BÍBLICA

A Bíblia nos adverte em 1 Pé 5.8, o seguinte: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

É bom levar a sério esta advertência do Espírito Santo. Ele sabe que o diabo é astuto e tem conseguido tragar muitos. No entanto, não temos que temê-lo, nem nos acovardar quando ele vier com as suas tentações, porque Cristo nos libertou completamente do seu poder.

Também não precisamos ficar suplicando a Deus que faça algo contra o diabo. Tudo que Ele tinha que fazer, já foi feito. Agora Deus não tem mais nada a fazer com o diabo. Na mente de Deus o diabo já foi vencido e derrotado. Ele nos recomenda:

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou... (Gl 5.1).

Você não deve se sujeitar mais ao diabo. É seu dever se levantar e sair do cativeiro. Pois, através da obra de Jesus, você já venceu o diabo. Faça com que o diabo ouça isto dos seus lábios.

Reconheça a sua libertação e passe a confessá-la ousadamente.


O QUE FAZER COM A NOSSA REDENÇÃO?

Deus espera que a aceitemos e passemos a agir como redimidos. O diabo sabe que tem que obedecer a todos que descobrem esta verdade. A Bíblia diz: Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 Co 6.20).

Devemos exigir que a doença saia do nosso corpo, deixando-o livre. Pois, como poderemos glorificar a Deus nele, se o mesmo está sendo consumido pela moléstia?

Também devemos exigir que todo o pecado saia do nosso espírito, senão nos será impossível glorificar a Deus em nossos corações.

Quando Deus declara um fato, para Ele é assunto encerrado.

Toda vez que o diabo vier lhe trazer qualquer mal, repreenda-o em Nome de Jesus e mande-o dar o fora.

A nossa redenção é real. Somos território liberto. A escravidão sobre a nossa vida terminou. O senhorio do diabo findou. Agora temos um novo Senhor que nos comprou para Deus e nos fez mais do que vencedores.... Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (Ef 4.8).


A NOSSA POSIÇÃO

Temos aprendido nas lições anteriores que somos nós que fazemos a diferença. A nossa atitude é que determina o que realmente somos. Dizer da boca pra fora que somos libertos das garras do maligno e não agir de acordo com a Palavra de Deus nada nos adiantará.

Mas, se tomarmos ao pé da letra as afirmações que o Senhor faz a nosso respeito e começarmos a usar os nossos direitos, podemos ficar certos de que o nosso Deus não nos deixará sozinhos nesta luta. Bem ao contrário, Ele mesmo a tomará como Sua e nos dará a vitória.

A nossa posição é de completa vitória. Porém, vamos advertir mais uma vez: De nada valerá para nós o que Deus declara ser nosso, se não aceitarmos e não agirmos de acordo com as recomendações bíblicas.

Mas em todas estes coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37).

Temos que ouvir a voz de Deus.



Versículos: Sl 95:07-08, Gn 12:01-04; 13:02, I Rs 19:19-21, Mt 09:09, Lc 05:11, At 26:28-32, Mc 10:17-22; 28-30 e Pv 13:13.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/01/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto (Sl 95:07-08).

A Palavra de Deus diz que a boa ovelha ouve a voz do seu pastor, e o nosso Pastor é o Senhor Deus. Toda vez que ouvirmos Suas orientações e não ficarmos com o coração endurecido, alheios, Ele nos conduzirá sempre ao melhor. O Santo Livro nos trás uma série de pessoas que ouviram a voz de Deus, pessoas que quase ouviram e que não deram a atenção merecida à Palavra.

Abrão foi um exemplo de homem que ouviu a voz do Senhor. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã (Gn 12:01-04). Abrão já era um homem de certa idade quando recebeu do Senhor a orientação de sair do local onde ele já estava ambientado e partir para um local que sequer sabia. Ao invés de ficar reclamando, questionando ou murmurando por causa disso, ele prontamente atendeu e, dentre outras, como recompensa enriqueceu muito, tanto em gado como em prata e ouro (Gn 13:02 – NVI).

Outro exemplo que temos é o do profeta Eliseu. Partiu, pois, Elias, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia (I Rs 19:19-21). Eliseu deveria ser um homem de posses, pois a quantidade de animais que ele estava lavrando era considerável. Quando o profeta passou e o chamou, Eliseu largou tudo para seguir as orientações do Senhor ali representadas por Elias, e como recompensa virou líder após a ascensão dele, Elias, aos céus (II Rs 02).

 Mais um exemplo que temos é o do cobrador de impostos Mateus, que era um homem muito rico que quando Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu (Mt 09:09). Outros foram os pescadores Pedro, Tiago e João, que ao receber o chamado de Jesus, levaram os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram (Lc 05:11). Todos eles por ouvirem a voz de Deus e não endurecerem os corações foram recompensados virando os apóstolos de Jesus.

A Palavra também nos trás exemplos de pessoas que quase ouviram a voz de Deus, como o rei Agripa. Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão?” Paulo respondeu: "Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas”. O rei se levantou, e com ele o governador e Berenice, como também os que estavam assentados com eles. Saindo do salão, comentavam entre si: "Este homem não fez nada que mereça morte ou prisão". Agripa disse a Festo: "Ele poderia ser posto em liberdade, se não tivesse apelado para César" (At 26:28-32 – NVI). O rei foi tocado pela Palavra de Deus ali entregue por Paulo, mas não a recebeu de pleno coração, então, provavelmente, não alcançou a misericórdia do Senhor, a não ser que tenha se arrependido e entregado sua vida a Jesus depois.

Agora, algumas pessoas também não deram ouvidos à voz de Deus, como o jovem rico. Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’". E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência". Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas (Mc 10:17-22 – NVI).

Talvez o Senhor estivesse apenas testando aquele rapaz para ver se realmente estava preparado para acompanhar Jesus, mas ele saiu triste da Sua presença, pois lhe foi exigido algo que para ele era muito importante. Isso pode estar acontecendo com muitos de nós. Pode ser que o Senhor esteja nos pedindo para deixar algo, que não seja errado ou pecaminoso, como uma amizade, um namoro, um determinado local de trabalho, mas para nós é algo tão importante que saímos tristes da Presença de Deus. Estamos cometendo o mesmo pecado que o rapaz que desprezou o principal mandamento: amar o Senhor teu Deus sobre todas as coisas. Ele amou mais as posses que a Deus. Será que não estamos amando mais alguém ou alguma coisa em detrimento ao Senhor?

Talvez alguém tenha dito a ele algo que o Senhor Jesus disse após sua partida quando Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna (Mc 10:28-30). Que prejuízo, ou que investimento esse rapaz pode ter perdido, receber cem vezes mais daquilo que ele abriria mão, além da salvação e a vida eterna. E nós? Não estamos perdendo essa oportunidade também?


Temos que dar total atenção ao que nos orienta a voz de Deus, ela é o desejo do coração do Senhor para todos nós. Além disso, quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado (Pv 13:13 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Curso Fé - Lição 05 -A fórmula da Oração.



Certo dia, os discípulos de Jesus ficaram maravilhados com a maneira como Ele orava. Um deles, imediatamente, pediu-lhe que os ensinasse a orar, assim como João Batista havia ensinado aos seus discípulos.

Orar de modo correto é o que fará a oração ser vitoriosa. Orar por orar não produz nenhum resultado. A oração só deve ser feita se for para ter sucesso.

Esta lição é sobre a fórmula da oração - a oração que deve ser feita para reverter uma situação considerada insolúvel.

Há que ter uma explicação para o fato de uns orarem e obterem o que desejam, enquanto outros oram e não conseguem resposta alguma. É na Palavra de Deus que vamos encontrar tal resposta.

Os heróis da fé conheciam os princípios que faziam as suas orações serem produtivas e operantes. Usando estes princípios, eles venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga exércitos de estrangeiros, etc.

Que a partir desta lição não haja mais para você o dissabor de ter lutado e não ter conseguido, de ter orado e não ter obtido resposta. Que o Senhor possa sempre conduzi-lo em triunfo.

Em Cristo, R.R. Soares


A oração é uma das coisas mais importantes da nossa vida. Ela é o recurso que temos nos momentos difíceis e dela todos os seres humanos fazem uso.

Apesar de tudo o que a oração é e representa para o cristão, são poucos os que sabem fazê-la. Quando os discípulos de Jesus viram que Ele obtinha sucesso em todas as suas orações, chegaram-se a Ele, e Lhe pediram que os ensinasse a orar. Certamente que existe uma maneira correta de fazer aquilo que Deus considera como oração. Os heróis da fé sabiam fazê-la, e, por isso, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram e puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Sim, tudo isto e muito mais conseguiram, porque sabiam fazer aquilo que pelo Senhor é considerado como oração.

E você, já sabe fazer a oração que move a mão do Senhor e faz com que o poder celestial opere em seu favor? Há muita coisa boa esperando por você. Aprenda a fazer a oração da fé e passe a desfrutar do melhor desta vida.

Não vamos, nesta lição, estudar todos os tipos de orações, mas a fórmula da oração que devemos fazer para vencermos os males. Existe tal fórmula?


Sim. No livro de Isaías 43.26, está escrito:

Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar.

Temos aí nesta declaração de Isaías a fórmula da oração que nos fará vitoriosos.


1°-PROCURA LEMBRAR-ME

Ao entrarmos na presença do Senhor, devemos fazê-Lo saber que estamos ali porque somos Seus filhos, porque a Palavra dEle nos garante a bênção e porque acreditamos que Ele é poderoso para nos conceder a graça. Se quisermos ser atendidos em nossa petição, temos que entrar em Sua santa presença, lembrando-O de tudo aquilo que a Sua Palavra nos promete e garante nos pertencer.

Alguém poderá perguntar se Deus é esquecido. Poderá questionar que - desde que Ele é onisciente - Ele sabe tudo e, por isso, não precisamos lembrá-Lo. Ainda poderá argumentar que o próprio Senhor Jesus ensinou que o Pai sabe do que precisamos antes de Lhe pedirmos a bênção, pois foi assim que Jesus ensinou: ...porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes (Mt 6.8).

Não é que o Senhor tenha estes ou quaisquer outros problemas, nem que existam contradições na Bíblia Sagrada. Isto nada tem a ver com o ensinamento de Jesus que acabamos de ver. O que realmente o Senhor quer dizer por lembrar-me, é o seguinte:

Quando vamos orar, nem sempre estamos desligados das coisas materiais que nos cercam. Muitas vezes, estamos tão rodeados pêlos problemas que não conseguimos nos concentrar, nos ligar em Deus, e a nossa oração fica vazia e destituída de fé, poder e autoridade e, por conseguinte, não recebemos o que pedimos ou determinamos.

Quando começamos a orar lembrando ao Senhor as Suas promessas, estamos na verdade fazendo mais bem a nós do que propriamente lembrando a Deus. Estamos como que "escovando" o nosso espírito, "lustrando" a nossa verdadeira pessoa - o nosso espírito. Ao lembrar ao Senhor tudo aquilo que nós conhecemos e cremos na Sua Palavra, estamos verdadeiramente de novo, ou pela primeira vez, dando ouvidos à Palavra de Deus; sabemos que é por dar ouvidos à Palavra que a fé vem ao nosso coração. Então, estamos fazendo, na verdade, um bem infinitamente maior à nossa própria pessoa.

Aqueles que usam este método sabem que isto é verdade, pois Deus não precisa de que nós O lembremos para que Ele próprio fique ciente de que nos havia prometido aquela bênção.


2° - ENTREMOS EM JUÍZO JUNTAMENTE

A oração é um julgamento. Uma batalha. Uma guerra. Ao entrarmos em oração, devemos fazê-la lembrando que estamos verdadeiramente entrando para decidir uma situação.

Deus diz que devemos entrar em juízo. Ninguém entra em juízo de qualquer maneira. Se levamos alguém a juízo, ou se somos levados por alguém, devemos nos preparar para a batalha. Certamente o nosso adversário vai usar de todos os meios e métodos imagináveis para ter vitória sobre nós. E nem sempre quem tem direito é quem ganha, mas sim quem consegue "provar" a sua "inocência" ou "razão". Precisamos, então, nos preparar para entrarmos em juízo, e isto nos leva de volta ao primeiro passo que é o de lembrá-Lo.

Após termos "lembrado" ao Senhor, devemos entrar juntamente com Ele em juízo. Não podemos ir sozinhos nem tão pouco pedir a Deus que Ele vá por nós. Ele diz que temos que ir juntamente. A batalha é nossa e não do Senhor, e temos que fazer com Ele a nossa defesa e o nosso ataque.

Isso é certeza de vitória. Quando e onde foi registrado que Deus tenha perdido uma só batalha? Isto é simplesmente impossível de acontecer.

Entrar juntamente com o Senhor no julgamento é encontrar aquela promessa ou declaração que Ele faz a respeito da nossa posição diante daquela situação; e então, destemidamente, iniciar a oração, especificando o motivo dela - logicamente que usando o Nome de Jesus - e partir para cima do adversário, exigindo que ele e tudo o que é dele saiam de nossa vida, família e propriedade.


3° - APRESENTA AS TUAS RAZOES

Depois de termos lembrado ao Senhor o que somos e o que sabemos ser nosso direito, e de termos entrado juntamente com Ele em juízo, precisamos apresentar as nossas razões. Apresentar as nossas razões é fazer o mesmo que fazem os advogados quando estão defendendo alguém. Devemos conhecer o direito que a Palavra de Deus declara ser nosso, e aí, diante do Tribunal Supremo do Universo, que é a própria Palavra, erguer a nossa voz e não aceitar nenhum veredicto a não ser aquele que determinamos. Nesta hora, devemos ficar bem acordados e alerta, pois o inimigo vai tentar de todas as formas nos ludibriar. Às vezes, ele vem bem de mansinho, tentando passar-se pelo Senhor. Ele insinua que nós não merecemos as bênçãos, como se elas nos fossem dadas por merecimentos; e, se não conhecemos os meios pêlos quais elas nos são concedidas - pela graça, mediante a fé - nós podemos ser convencidos de que realmente não merecemos nada e aí teremos perdido tudo.

Como o demônio gosta de que vivamos na ignorância, que sejamos preguiçosos nas coisas espirituais e que não aprendamos aquilo que é nosso! Só assim ele poderá, na hora da nossa oração-julgamento, vir com as suas desculpas esfarrapadas e nos ludibriar. Muitas vezes, ele traz à memória um pecado que havíamos cometido há muito tempo, do qual já nos arrependemos, e, portanto, ele nem mais existe na memória do Senhor. Mas, por não estarmos afiados na Palavra, esquecemos que pecado confessado é pecado inexistente e, então, nos colocamos a confessá-lo de novo, assumindo uma posição de responsáveis por algo que já nem mais existe.

Veja bem a importância de conhecermos os nossos direitos, pois, a pessoa que não os conhece será facilmente enganada pelo maligno. Ela não terá condições de apresentar as suas razões e, assim, não conseguirá pleitear a sua causa, perdendo conseqüentemente a batalha. Lembre-se da lição n° 3, em que estudamos que direito não reclamado é direito inexistente. Você tem direito à bênção. O Senhor Jesus já venceu o diabo por você. Ele já levou as suas doenças para que você não tivesse que levá-las. A Bíblia garante que você é mais do que vencedor. Mas, se você não conhece as declarações da Bíblia que falam da sua posição diante de Deus, você não poderá apresentá-las no julgamento, e certamente ficará sem receber o cumprimento delas.

Quando estamos cientes dos nossos direitos - e isto podemos estar não pelo que desejamos, mas unicamente pelo que a Palavra de Deus afirma -, podemos estar certos de que aquilo que a Bíblia diz ser nosso é o que teremos; Deus não colocou qualquer declaração nas Escrituras só para enfeitá-las. Elas foram colocadas para que pudéssemos ter vida, e vida com abundância.


4° - PARA QUE TE POSSAS JUSTIFICAR

Aqui está claro que Deus não quer que brinquemos de oração nem que sejamos derrotados ao orar. O propósito da oração é que sejamos justificados, o que na linguagem bíblica significa: a vitória na oração.

Só mesmo alguém que desconhece a sua posição em Cristo e os seus direitos na presença de Deus será capaz de fracassar nas batalhas espirituais - tanto pelas bênçãos espirituais quanto físicas ou materiais.

Justificação é um termo próprio da justiça que significa não somente absolver, mas declarar alguém justo, como se esse jamais houvesse pecado em toda a sua vida. A justificação inclui mais do que o perdão dos pecados e a remoção da condenação, pois, no ato da justificação, Deus coloca o ofensor na posição de justo. O presidente da República, por ocasião do natal ou ano novo, pode indultar (perdoar) o criminoso; não pode, porém, reintegrá-lo na posição daquele que nunca desrespeitou a lei.

Ora, sem a justificação, que vem pela fé, jamais teremos paz com Deus. Se não tivermos paz com Ele, podemos esquecer: jamais seremos abençoados. Mas, graças a Deus que isso é possível. É para isso que Ele nos convida.

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (RM 5.1)