Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Amemos o Senhor.



Versículos: Dt 28:01-10; 30:16, Js 23:11, Pv 03:05-07, Jo 14:21, I Co 02:09 e Hb 01:09.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (Jo 14:21 – NVI).

De nada adiantará ficarmos repetindo a seguinte ladainha: “Senhor, eu te amo, eu te amo, não sou ninguém sem ti, etc”. Isso não vai funcionar, pois de nada adianta declararmos isso com as nossas bocas, e não nos portamos como filhos de Deus, obedecendo os mandamentos.

Todos que são cristãos devem sempre guardar os mandamentos do Senhor nosso Deus, tanto aqueles que são para todos (não adulterarás, não furtaras, honrar pai e mãe, etc), quanto aqueles que são individuais (pregar o Evangelho para uns, serem levitas para outros, médico para muitos, trabalhar com um determinado seguimento social, patrocinar financeiramente à Obra de Deus, etc). A Palavra nos diz para não esquecermos a Lei do Senhor e então, teremos nossos dias aumentados, teremos vida e paz, a benignidade e a bondade não nos desampararão. Além disso, o Senhor nos diz que quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo (Ec 08:05), ou seja, o maligno não poderá nos tocar, além de conseguirmos discernir o tempo e o juízo, conseguindo nos livrar das armadilhas que o inimigo colocará em nossos caminhos para nos afastar do Senhor.

Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo (Dt 28:01-03 – NVI). Como já estudamos anteriormente, temos que guardar todos os mandamentos do Senhor (tanto os comuns a todas as pessoas, como os pessoais, entregues pelo Senhor para cada pessoa a partir da revelação da Palavra). Agindo dessa maneira, as bênçãos do Senhor virão e nos alcançarão, não importando onde quer que estejamos.

Muitos de nós estamos correndo atrás de uma bênção e não a estamos alcançando, não é mesmo? Isso está ocorrendo porque não estamos ouvindo a voz do Senhor, guardando todos os Seus mandamentos e, consequentemente, não estamos buscando a santificação em todas as áreas de nossas vidas, afinal, caso estivéssemos, a Palavra diz que a bênção nos alcançaria e não nós correríamos atrás dela.

Prosseguindo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá (Dt 28:04-08 – NVI). Nessa passagem há muitas lições para nós que não são o alvo da mensagem de hoje. Porém, algumas nós já estudamos em ensinamentos anteriores e outras serão aprendidas oportunamente.

O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos. Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti (Dt 28:09-10 – NVI). Buscando a santidade, o Senhor seremos confirmados como povo santo dEle, as pessoas verão que somos chamados por Ele e terão temor (respeito) por nós. Seremos exemplos de como uma pessoa santa de Deus se porta e age nas mais diversas situações, não importa onde estejamos.

Aquele(a) que guarda os mandamentos, automaticamente, busca a santificação no Senhor, passa a agir de uma maneira irrepreensível, ou seja, mesmo aqueles que não seguem os mesmos princípios de Fé dele(a), sabem que ali está uma pessoa em que o “erro” não vai encontrar lugar ou continuidade. Dessa forma, ele(a) sequer vai ser perguntado se aceita participar, por exemplo, de uma falcatrua na empresa, sair com alguém que não é seu cônjuge, etc, pois sabem que a resposta vai ser negativa. Em outras palavras, mesmo aqueles que estão no mundo terão respeito por essa pessoa, pois saberão que ela é uma pessoa de Deus e que nada há nela que possa levantar qualquer questionamento.

Guardar os mandamentos do Senhor, não apenas trás aquilo que estamos precisando, mas como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam (I Co 02:09). Oh, meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, o Senhor não tem somente a cura, a restauração do casamento, das finanças, a libertação dos filhos, dentre tantas outras coisas que muitas pessoas precisam, Ele tem muito mais do que aquilo que podemos pedir ou imaginar.

Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros (Hb 01:09). Além de nos dar muito além daquilo que pedimos, guardarmos os mandamentos nos trará a alegria, não aquela mundana, de aparência, que vem através de uma piada suja, um comentário maldoso a respeito de alguém, etc, mas a verdadeira que vem com o Espírito Santo.  

Guardar os mandamentos não se trata de “um favor que fazemos a nós mesmos para termos Jesus ao nosso lado”, ao contrário, é uma obrigação dos servos (daqueles que obedecem) do Senhor, pois a Palavra nos diz: Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir (Dt 30:16).

Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus (Js 23:11). Temos que guardar as nossas almas com diligência – aplicação, zelo, cuidado – e não através daquilo que nós achamos ser o melhor para nós, pois, ainda que não seja algo que fira a Palavra de Deus (a mudança de um emprego, a venda de um imóvel, contrair alguém em casamento, por exemplo), tudo aquilo que fizermos deve ser proveniente das orientações do Senhor, afinal, Ele sabe o que é o melhor para nós. Temos que agir dessa forma (guardando nossa alma com diligência) para podermos amar o Senhor, caso contrário, isso não ocorrerá.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal (Pv 03:05-07).

Não devemos nos fundamentar naquilo que julgamos ser o certo, mas sim questionar a Deus se aquela atitude que estamos pensando em tomar está de acordo com a vontade do Seu coração, pois Seu desejo é o melhor para cada um de Seus filhos e confiar, ter Fé, esperança, com todo o nosso coração naquilo que Ele nos diz, através de Sua Palavra. Ainda que algo pareça ser muito bom ou vantajoso para nós e, aparentemente seja de Deus, questionemos a Ele se aquilo provém do Seu coração, pois, ainda que algo em um primeiro momento nos traga uma vantagem financeira ou material, pode ser uma armadilha do inimigo para nos tirar da presença de Deus e nos conduzir às trevas.

Portanto, temos que nos lembrar que demonstramos ao Senhor que o amamos guardando todos os Seus mandamentos, não apenas os comuns a todas as pessoas, mas também os pessoais. Guardando-os, o Senhor Jesus nos amará da mesma forma e, além dEle, seremos amados pelo Senhor Deus. Que privilégio! Ser amado pelo Senhor. Que esse amor do Senhor seja presente na vida de todos, Em Nome de Jesus, é a minha oração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Coragem e perseverança.



Versículos: Mt 14:22-29, Mc 10:46-52 e Ef 05:08.
Pregador: Pr. Flávio Bernardi
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz (Ef 05:08 – NVI).

Antes de andarmos na Luz do Evangelho, ao lado do Senhor Jesus, nossas vidas eram trevas, escuridão, sem a menor possibilidade de nada que fizéssemos desse certo. Não importa o quanto éramos religiosos, seguíamos alguma doutrina ou quantos sacrifícios fizemos para aquilo que, até então, acreditávamos que era certo, estávamos em trevas, ou seja, onde há ausência da luz vinda da Palavra de Deus. Mas agora que estamos debaixo dEla, e a Palavra diz que somos luz, claridade no Senhor e para andarmos como filhos da luz.

Ser a luz do Senhor é levar aos que estão no mundo todas as bênçãos que Ele nos proporcionou e aquelas que ainda nem tenhamos experimentado, só que para isso precisamos andar como filhos da luz (pautados na Palavra do Senhor). Mesmo que anteriormente tenhamos sido as piores pessoas do mundo, com os piores pecados, o Senhor Jesus já sofreu na cruz todas as nossas iniquidades e pagou por todos os nossos erros para que pudéssemos ser luz no Senhor, portanto andemos nessa revelação.

Duas características dos filhos da Luz que estudaremos na sequência são, dentre outras, a coragem e a perseverança.

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão (Mt 14:22). Sempre que Jesus estiver em nossas vidas, Ele nos guiará para onde devemos ir. No versículo que estamos vendo, Jesus ordenou que os discípulos fossem para uma determinada direção (o outro lado, no caso). Conosco acontecerá a mesma coisa. O Senhor nos mostrará qual direção devemos tomar em todas as situações de nossas vidas. Cabe a nós obedecermos e fazermos conforme a orientação de Jesus, caso contrário, somente encontraremos dificuldades e contratempos em nossa caminhada.

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar (Mt 14:23-25). Quando seguimos a orientação do Messias, a manifestação dEle em nós pode acontecer de uma maneira totalmente diferente da que nós imaginamos, de maneira atípica.

Talvez, alguém dentre nós, esteja aguardando uma manifestação “normal” do Senhor em sua vida. Todavia, o Senhor pode se manifestar de maneira totalmente diferente da que essa pessoa esteja esperando. Cabe a ela ficar atenta e perceber que o Senhor pode estar tentando falar com ela de uma outra maneira.

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo (Mt 14:26). O medo nos faz enxergar coisas que não existem. Por exemplo, uma pessoa que tem o histórico de câncer em sua família, ao observar um caroço em seu rosto, pode imaginar que aquilo é um câncer, tal qual atingiu toda a sua casa. Ora, aquilo pode não ser um tumor, mas pura e simplesmente um pequeno abscesso que pode ser tratado, tranquilamente, por um médico ou através de uma oração repreendendo a ação do mal em sua vida. Não podemos deixar o medo tomar conta de nossas vidas.

O medo faz com que pequenos acontecimentos tornem-se grandes “eventos” com potencialidade de acarretar uma série de outros problemas secundários. Não devemos ser medrosos, ao contrário, o Senhor não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 02:07). Retomando o exemplo. Caso apareça um caroço em nossos corpos, não devemos temer isso achando que é a doença tal ou outra qualquer, ao contrário, com coragem, entremos na presença do Senhor e repreendamos o inimigo que está por detrás dessa ação e o expulsemos de nossas vidas, Em Nome de Jesus.

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus (Mt 14:27-30). Quando seguimos as orientações de Jesus e o medo não está presente em nossas vidas, o sobrenatural opera em nós. O Espírito Santo faz morada em nós.

Porém, notemos que o sobrenatural somente se manifestou em Pedro, a partir do momento em que ele saiu do barco. E nós? De qual barco precisamos sair? Para alguns, esse barco é a promiscuidade, para outros o adultério, outros a mentira, a ganância, o ódio, o sentimento de vingança, a soberba, o orgulho, a recusa em perdoar alguém que nos tenha prejudicado ou ofendido, etc. Não adianta. Enquanto não sairmos desse barco, o sobrenatural não vai se fazer presente em nós. Somente fora dele é que Jesus pode operar.

Uma outra característica dos filhos da Luz é a perseverança. Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas (Mc 10:46 – NVI). Não é o escopo principal do estudo de hoje, mas vamos a um breve resumo em relação ao versículo acima citado.

A situação de Bartimeu é um retrato da situação vivida por muitos de nós: estava cego, sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Talvez, muitos de nós também estejamos cegos espiritualmente, sentados à beira do caminho, isto é, conhecemos a Palavra, sabemos aquilo que podemos ou não fazer, gostamos de ouvir o Evangelho, mas não tomamos uma posição firme de entrar no caminho. Estamos à beira dele, em outras palavras, quando necessitamos de um auxílio, uma cura, uma benção, olhamos para Jesus, mas quando não nos convém, nos viramos para Jericó, afinal também gostamos das coisas de lá, nos alegramos com algumas coisas que são de lá. Além disso, pode ser ainda que estamos pedindo esmolas, orações para outras pessoas, ou que o Senhor veja o nosso sofrimento e, por misericórdia, alivie o nosso mal.

Se não tomarmos uma posição firme e decidida de entrar no caminho, nossas vidas vão continuar da mesma forma que foram até agora, se estamos hoje doentes, permaneceremos assim, se mendigamos o pão (material ou espiritual), assim continuará. Muitos de nós não entramos no caminho porque sabemos que algo que fazemos, que pode até não ser ilegal, mas está em desacordo com as orientações da Palavra terá de ser abandonado, deixado para trás, como uma amizade, uma prática comercial, etc.

Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (Mc 10:47-48 – NVI)”. Bartimeu quando ouviu que era Jesus e sentiu que era a sua oportunidade para mudar de vida, imediatamente começou a clamar pelo seu socorro, não deixou a sua oportunidade passar, mesmo com muitos o repreendendo, causando dificuldades para ele, tentando o “afastar” da benção, ele não ligou a clamou cada vez mais alto até conseguir chamar a atenção de Jesus a ponto dEle parar e chamá-lo. Não deixemos a nossa oportunidade passar, não importa a dificuldade que surgir ao começarmos a clamar ao Senhor (perseguições em nossa família, nosso trabalho, zombarias, etc), clamemos mais alto, até termos a atenção de Jesus para nós. Sejamos persistentes.

Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus (Mc 10:49-50 – NVI). Ao ser chamado pelo Mestre ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus (Mc 10:50). Qual é a nossa capa? Precisamos lançá-la fora, seja ela algo mais sério como o adultério, a fornicação, o desvio de verbas, as drogas, a bebida, dentre outras, ou ainda uma mágoa de alguém, um ódio, um ressentimento, o desejo que alguém sofra por algo que ela nos passar, etc. Ora, mas é algo muito difícil de se fazer! É difícil, mas necessário! Peçamos orientação a Deus de como fazermos isso e assim seja feito.

"O que você quer que eu lhe faça?", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!" "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho (Mc 10:51-52 – NVI).  Quantas Revelações e lições nós temos que aprender com essa passagem.

Bartimeu falou para Jesus o que queria e o mesmo devemos fazer, então, o Senhor irá ouvir a nossa voz (Sl 03:04). Sejamos claros com Jesus quando possuirmos a atenção dEle, falemos toda a verdade, do que gostamos e é errado, do que fazemos e é ilícito, do que sentimos e não está de acordo com a Palavra. Então, o cego ficou curado e seguiu a Jesus pelo caminho. Conosco acontecerá o mesmo, ficaremos libertos, curados, transformados e também seguiremos Jesus pelo caminho.

Assim sendo, como filhos da Luz, temos que ser corajosos e persistentes/perseverantes. Além de ouvirmos as orientações de Jesus, fechemos a porta do medo, saiamos do barco e abandonemos a capa que estão impedindo a bênção de se fazer presente em nós. Agindo dessa forma, não há a menor capacidade do inimigo atrapalhar as nossas vitórias. Busquemos essas virtudes para nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Imunes ao veneno do inimigo.



Versículos: Gn 03:04, Jz 06:01; 07-10, Lc 10:19, At 28:05-06.
Pregador: Pr. Fabiano Motta
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus (At 28:05-06).

Todas as pessoas, até mesmo aquelas mais incrédulas, mudarão de parecer (opinião) ao observarem a ação de Deus na vida de Seus filhos.

A serpente (o diabo) anda pelo mundo procurando aqueles descuidados que levarão a próxima picada. O que ele mais quer é nos ver mortos, caídos. Todavia, assim como a Palavra nos mostra, ele pode esperar muito, pois nenhum incômodo nos sobrevirá. Para que ele bata em retirada de nossas vidas, basta sacudido no fogo do Senhor. Ele nos deu autoridade para pisarmos obre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada nos fará dano (Lc 10:19 – NVI).

Mas o que vem a ser o veneno do inimigo?

Ora, para alguns é a prostituição, outros a desonestidade, a lascívia, um ódio, uma mágoa, um ressentimento, um sentimento de vingança, a ganância, o engano, etc. Hoje veremos três venenos que o inimigo tem colocado, infelizmente, na vida de muitas pessoas.

Inicialmente, começaremos com o veneno do engano. Eva foi uma pessoa que provou desse veneno quando deu ouvidos à voz da serpente e comeu do fruto proibido, quando a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis (Gn 03:04). Muitas pessoas têm sucumbido diante desse veneno injetado pelo diabo para dar vazão a algo do coração delas (um adultério, uma fraude, uma vingança, etc). Elas têm sido enganadas pelo diabo que tenta as convencer de que, no caso dela, essa atitude é justificada, pois o cônjuge não tem lhe dado atenção, a tributação monetária é muito alta em seu país, aquela pessoa tem que pagar o mal que foi feito, etc. Essas todas são armadilhas do inimigo para fazer com que os filhos de Deus caiam mortos. Tenhamos cuidado com isso.

Outro veneno que o inimigo tem atacado os filhos de Deus é em relação à igreja. Obviamente que o nosso contato íntimo e pessoal com o Senhor é fundamental para a nossa vida espiritual, todavia, algumas pessoas têm feito somente isso, abandonando os cultos e o convívio com a congregação. Ora, isso é um erro tremendo, pois a Palavra nos diz para não deixarmos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (Hb 10:25 – NVI). A congregação tem papel fundamental em nossa vida espiritual, pois é lá que somos alimentados da Palavra, aprendemos de Deus e temos convívio com nossos irmãos em Cristo. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel (Hb 10:23 – NVI).

Assim sendo, jamais devemos pensar que não precisamos ir à igreja porque ela está em nós. Ao contrário, temos que ir mais ainda aos cultos para que o Senhor nos livre dessa enganação.

Outro veneno presente na vida das pessoas é o medo. O simples fato de estarmos com medo, já nostra que estamos em desacordo com a Palavra, porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Não importa o medo que tem nos afligido (de morte, de pobreza, de infertilidade, de viajar de avião, etc), ao tomarmos uma posição firme em Cristo, ele terá de sair de nossas vidas, afinal, maior é o que está em vós do que o que está no mundo (I Jo 04:04).

Esse veneno causou uma série de problemas aos israelitas, conforme veremos, na seqüência. Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos (Jz 06:01). E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor por causa dos midianitas, enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz (Jz 06:07-10).

O medo só serve para atrair a ação de Satanás para as nossas vidas. Quanto mais a pessoa tem medo, mais o inimigo pode agir em nossas vidas, pois não podemos ser defendidos pelo Senhor se nos encontramos nessa situação. Tal qual aos outros casos, entremos em oração e levemos essa serpente que está nos atacando ao fogo de Deus.

Portanto, muitos de nós temos sido vítimas dos venenos do inimigo porque não confessamos que Ele nos deu autoridade para pisarmos obre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada nos fará dano (Lc 10:19 – NVI). O antídoto para eles está na Palavra de Deus. Busquemos o Senhor e apresentemos a Ele o veneno que nos atingiu. O Senhor Deus nos mostrará que somos imunes ao veneno do inimigo. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

domingo, 12 de janeiro de 2014

Como andar dignamente diante do Senhor.



Versículos: Cl 01:09-10.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual (Cl 01:09).

A Palavra de Deus nos trás uma série de orações que durante a nossa leitura ou meditação, infelizmente, passam desapercebidas por nós, mas que deveriam ser objeto de um profundo estudo de nossa parte, afinal, lá está o Poder de Deus à nossa disposição para nos auxiliar em nossas jornadas aqui neste mundo.

Uma delas é essa que o apóstolo Paulo fez e que está contida em nosso versículo introdutório. Temos que entrar em oração diante do Senhor e pedir a Ele que nos encha do conhecimento de Sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.

Ora, mas para que precisamos conhecer a vontade do Senhor e tomarmos posse da sabedoria e inteligência espiritual? Porque é através delas que podemos andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus (Cl 01:10). De posse dessas bênçãos do Senhor, saberemos como agir em caso de um ataque do inimigo. Cheios do conhecimento da vontade do Senhor, sabedoria e inteligência espiritual teremos como combater as forças das trevas que querem nos levar a sucumbir aos pecados e tentações que se apresentam a nós.

Uma vez que a nossa inteligência espiritual esteja sendo treinada e praticada, consequentemente, ganharemos força espiritual para contra-atacar o inimigo em caso uma ação sua contra as nossas vidas. Uma vez fortalecidos espiritualmente, estaremos em condições de rejeitar a proposta do adversário, afinal, a nossa Comunhão com o Senhor estará plena e atuante.

O apóstolo Paulo fala algo que nos ajudará a entender isso. Ele diz: “Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 03:14-16 – NVI). Nós só caímos quando a nossa Comunhão com Deus está fraca, quando nosso íntimo não está firmado sobre a Palavra de Deus. Logo, um interior enfraquecido significa que o Espírito (Santo) de Deus, não está fixando morada ali. Eis mais uma oração que é necessária que façamos: orar ao Senhor e pedir que Ele fortaleça o nosso íntimo com Seu Poder, ou seja, que recebamos força espiritual da parte do Senhor para as nossas vidas.

Mas por que devemos orar por todas essas coisas? Na seqüência, o Senhor Jesus nos responderá. Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação" (Lc 22:39-40 – NVI). Antes de chegarmos à resposta do Senhor, vamos dar uma breve “parada” nesse ponto.

Notemos que Jesus mandou os discípulos orarem para não cair em tentação. O que costumamos fazer é orar quando a tentação já chegou. Não, precisamos orar antes do inimigo chegar, pois, nesse momento já estaremos armados com a Palavra certa para colocá-lo em retirada, Em Nome de Jesus. Lembremos o que disse o apóstolo Pedro, que sejamos sóbrios; vigiemos; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08).

Retomando, então, a resposta de Jesus. Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lc 22:41-42 – NVI). Que coisa linda! O Cristão tem o poder de pedir que a Vontade do Pai seja manifesta sobre ele. E alguém aqui acredita que a Vontade do Pai para um de Seus Filhos será a pior? Que trará problemas ao invés de soluções? Que dificultará ao invés de facilitar? Obviamente que não!

Portanto, vimos que devemos buscar no Senhor sermos cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual, pois, através delas, não somente andaremos dignamente diante do Senhor, mas também agradando-O em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no Seu conhecimento, tudo para que não sejamos vítimas das artimanhas do inimigo, e para que possamos, tanto nos defender dele, como partirmos em contra-ataque, colocando-o para correr de nossas vidas, Em Nome de Jesus. Estamos andando dignamente diante do Senhor, ou apenas aparentando isso? Se a nossa resposta for negativa, por que não fazemos a nossa oração pedindo que o Senhor nos auxilie a receber essas bênçãos agora mesmo? Ousemos crer no Senhor e, na sequência, veremos o resultado em nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Como respondemos a Jesus?



Versículos: Jo 04:07-17, I Co 02:04-05 e II Co 01:03-04.
Pregador: Pr. Fabiano Motta
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações (II Co 01:03-04 – NVI).

Nenhum de nós gostaria de passar por problemas na vida, não é mesmo? Todavia, muitos de nós estamos atravessando por momentos de dificuldades, e os culpados somos nós mesmos, pois a Palavra nos diz que maldição sem causa não vem sobre nós (Pv 26:02). O bom é que nunca pequemos, porém, caso isso ocorra, não devemos ficar de cabeça baixa, achando que não há mais saída para nós e nos afastarmos definitivamente da Presença de Deus, ao contrário, devemos buscá-lO mais ainda para nos purificarmos do mal e nunca mais cairmos nessa armadilha do inimigo.

Caso estejamos em pecado (lembrando que pecado não são somente o adultério, a mentira, a desonestidade, etc, mas toda e qualquer desobediência à Palavra, como se negar a dar o perdão para alguém, etc) o Senhor nos chama a atenção para duas informações muito importantes contidas nos versículos introdutórios: a misericórdia e a consolação.

Sem a misericórdia do Senhor estaríamos fadados à destruição a cada ato que cometêssemos que não estivesse de acordo com a Palavra. Porém, devido a ela, somos livrados de vários ataques do inimigo, pois o Senhor é misericordioso para com as nossas iniqüidades, e de nossos pecados e prevaricações não Se lembra mais (Hb 08:12).

Mas por que o Senhor nos ama de tal forma que é misericordioso com as nossas iniqüidades e de nossos pecados e prevaricações não lembra mais? A resposta está nos versículos anteriores.

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior (Hb 08:10-11).

Com a morte de Jesus no Calvário, ao O aceitarmos como nosso Senhor e Salvador pessoal, passamos a fazer parte da aliança que o Senhor fez com Israel, dessa forma, as Palavras do Senhor podem ser escritas em nossos corações, além dEle ser nosso Deus, pois seremos Seu povo, Seus herdeiros por adoção. Se estivermos nessa posição, poderemos invocar a misericórdia do Senhor para as nossas vidas.

Se, em nosso caso, não estivermos pautando nossas vidas pela Palavra do Senhor, não adianta tentarmos clamar a misericórdia do Senhor, pois ela não se fará presente, afinal, aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus (Jo 08:47 – NVI). Se não pertencemos a Deus, não ouviremos a Sua voz, ou seja, não teremos as Suas Palavras escritas em nossos corações e, consequentemente, não seremos Seu povo e Ele não será nosso Deus. Dessa forma, não teremos como clamar a Sua misericórdia, pois ela não se manifestará em nossas vidas. Lembremos que Ele só é Pai daquele que é Seu filho.

O Senhor sempre está pronto para nos perdoar, basta clamarmos por Sua misericórdia. Porém, para isso, temos que pertencer a Deus e seguir os Seus mandamentos e orientações, pois, somente assim, nos tornaremos Seu povo e Ele, o nosso Deus. Por que não fazermos isso agora mesmo? Não esqueçamos, após buscarmos o perdão dos nossos pecados, então, devemos nos fortalecer no Senhor e no Seu poder, vestindo toda a armadura de Deus para nos livrarmos das emboscadas do inimigo e, se for o caso, partindo para a batalha visando estender a misericórdia do Senhor para os nossos entes queridos.

Não importa a gravidade do erro que tenhamos cometido. Se ele for confessado, o Senhor, através de Sua misericórdia, estará pronto para nos dar uma nova chance. Davi cometeu pecados muito graves, mas confiou nisso e é, até hoje, o maior rei que Israel já teve.

Outra informação importante contida nos versos iniciais da mensagem se refere à consolação. Consolar, nada mais é que tranquilizar, aliviar um sofrimento. Esse tipo de ajuda deve ser levada às pessoas oprimidas por aqueles que são filhos de Deus, afinal, o Senhor nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos dEle, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

Porém, cabe aqui ressaltar que essa consolação não deve vir de nossas palavras, nossa sabedoria ou ensinamentos, mas do próprio Senhor Deus, pois, como Paulo nos ensina, minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus (I Co 02:04-05 – NVI). Jesus foi muito claro quando mandou que fossem a Ele todos os que estão cansados e oprimidos, e Ele os aliviaria (Mt 11:28). Cabe a nós, sempre baseados nas Escrituras, sermos usados como instrumentos da vontade do Pai para levar conforto a uma alma oprimida.

Uma pessoa que provou dessas bênçãos do Senhor foi uma mulher samaritana. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la (Jo 04:07-15).

O primeiro sinal que algo não ia bem na vida daquela mulher foi o fato de ela ir ao poço buscar águas, pois se tratava de um trabalho pesado executado por homens, e não mulheres. Outro era a autoestima baixa, afinal, quando Jesus foi falar-lhe, ela confrontou o Senhor com o fato dela ser samaritana e Ele judeu ter ido falar com ela. Quantas pessoas têm passado pelo mesmo problema de estarem abandonadas por todos, de se sentir “menos” que outra, etc. Jesus tem a solução para esses problemas.

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade (Jo 04:16-18).

Aquela mulher poderia ter mentido para o Rabi dizendo que “ia buscar o seu marido” ou ainda tê-lO ofendido por ter dito aquelas coisas a respeito de sua vida. No entanto, ela agiu de maneira totalmente diferente e disse-lhe a verdade. Naquele exato momento, a misericórdia e a consolação do Senhor se fizeram presentes em sua vida.

E nós? Como temos respondido a Jesus? Contando a verdade? Mentindo? O que é que nós não temos em nossas vidas e que precisamos que Jesus nos ajude a obter?

Algumas pessoas não têm autocontrole e explodem ao menor sinal de problemas. Outras não têm uma vida galgada na Palavra e longe do adultério, da prostituição, etc. Outras não têm saúde, finanças ou um bom casamento. Algumas, nem mesmo Fé possuem mais. Ora, assim como a samaritana, falemos para Jesus a verdade e mostremos a Ele aquilo que não temos. Tal qual Ele fez com a moça, Ele irá derramar Sua misericórdia em nossas vidas, além de nos consolar diante das adversidades que estamos atravessando.

Portanto, eis o momento de pararmos e refletirmos: Como estamos respondendo a Jesus? Contando a Ele toda a verdade, assim como a samaritana, ou inventado desculpas mil para não agirmos de acordo com a Palavra? Se estivermos na segunda opção, esse é o momento para entrarmos em oração e pedirmos que o Senhor derrame Sua misericórdia sobre nós e nos console nessa tribulação que nós estamos enfrentado. Ele está pronto para nos ajudar como Pai amoroso que Ele o é. Passemos a responder Jesus com toda a verdade, pois essa atitude irá transformar as nossas vidas, assim como ocorreu com a vida da samaritana. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Habitantes e não visitantes.



Versículos: Sl 27:04-06; 91:01-16 e 103:20.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27:04 – NVI).

O rei Davi pediu algo que deveria ser alvo de orações por parte de todos aqueles que são filhos do Senhor Deus: viver na casa do Pai. Ora, isso não significa que tenhamos que morar na igreja, freqüentá-la todos os momentos de nossas vidas negligenciando nossas famílias, nossos empregos e afazeres. Na igreja, assim como diz o versículo, é o local onde vamos aprender do Senhor e buscarmos a Sua orientação através da pregação da Palavra. Viver na casa do Senhor é agir de acordo com a Palavra, seguindo Seus ensinamentos e desígnios. Isso sim deve ser feito por todos nós, o tempo todo, seja em uma reunião de família, no ambiente de trabalho, no trânsito, etc. Isso tudo deve ser feito para que possamos contemplar a bondade de Pai.

Mas por que devemos viver na casa do Senhor (na Palavra)? Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha (Sl 27:05). A adversidade vê para todos os crentes no Senhor, independentemente do quanto essa pessoa tem de intimidade com Ele. Todavia, aquele que vive de acordo com a Palavra tem o Senhor ao seu lado como auxílio e defesa no dia da adversidade, pois Ele o esconderá no oculto do Seu tabernáculo e o colocará sobre uma orientação proveniente da Palavra (uma rocha) que o livrará dessa investida do inimigo. Então, essa pessoa triunfará sobre os inimigos que a cercam (Sl 27:06a – NVI).

Não importa a violência do ataque do inimigo, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará (Sl 91:01). Prestemos bem atenção a esse fato: aquele que habita (que vive de acordo com a Palavra) e não aquele que visita (segue aquilo que ele acha que está certo na Palavra e ignora o que não concorda). Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel (Sl 91:02-04).
 O Senhor não é um ídolo, uma “solução mágica” para livrar os tementes a dos problemas, Ele é o seu Deus, refúgio e fortaleza. O Senhor é nossa proteção de todas as formas.
 
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (Sl 91:05-06). Não interessa se a ameaça é visível, está diante de nossos olhos, a seta que voa durante o dia (no mundo físico), ou se ela anda na escuridão, o momento em que não podemos ver nada (no mundo espiritual), pois o Senhor estará pronto para nos defender.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (Sl 91:07-10). Infelizmente, algumas pessoas que nos cercam e não estão debaixo da proteção do Senhor Deus poderão ser atingidas e derrubadas pelo inimigo, porém, a aqueles que são de Deus, nada acontecerá, pois estarão habitando no Altíssimo, que tem todo o Poder necessário para defendê-los, porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos (Sl 91:11).

Os anjos do Senhor estão sempre prontos para defender aquele que segue as orientações do Senhor, pois a Palavra diz: Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra (Sl 103:20 – NVI). Todas as pessoas que invocam a Palavra do Senhor colocam esses anjos em estado de alerta para qualquer eventualidade que se apresente em suas vidas, pois eles têm a ordem do Senhor Deus de guardarem todos os seus caminhos, pois eles as sustentarão nas suas mãos, para que não tropecem com o seu pé em pedra (Sl 91:12).

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei (Sl 91:13-15). Todas as angústias serão vencidas por aqueles que andam de acordo com a Palavra de Deus, amando o Senhor (guardando os mandamentos dEle).

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação (Sl 91:16). Não deixe o diabo te enganar com a idéia de que você não vai viver muito tempo nesse mundo. Não dê vazão a esses pensamentos diabólicos que estão surgindo em sua mente. Dê uma risada na cara dele e leia em voz alta para que o inimigo escute esse versículo que o Senhor declara que te dará longura (abundância) de dias. Eu não sei para quem é esse pedaço da mensagem, em especial, mas o Senhor sabe e colocou você para ler, especificamente, essa passagem. Receba e tome posse de sua bênção de longanimidade, Em O Nome de Jesus!

Portanto, para que possamos ter acesso à proteção do Senhor, devemos ser habitantes na Palavra dEle, e não visitantes. Tudo aquilo que é declarado na Palavra deve ser guardado em nossas vidas e colocado em prática, e não apenas aquilo que nós julgamos ser o certo para nós, negligenciando outras orientações que o Senhor nos dá. Devemos nos lembrar que nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a palavra que sai da boca de Deus (Mt 04:04). Jamais podemos esquecer isso: é TODA Palavra, e não algumas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A salvação vem pela Fé – 2°.



Versículos: Sl 103:20, Rm 07:05-06, Gl 03:05 e I Ts 02:13.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? (Gl 03:05 – NVI)

Toda e qualquer doutrina criada por homens, por mais bem intencionados que o sejam, não tem nenhuma participação de Deus. O apóstolo Paulo escreveu essa epístola aos gálatas para mostrar a eles que as pessoas que crêem tem a justificação pela Graça, através de Jesus Cristo, e não por meio das exigências contidas na Lei, a qual não é um requisito para a Fé Cristã. Um exemplo disso é Abraão, que viveu aproximadamente 400 anos antes da Lei ser entregue por Deus a Moisés, que foi justificado por sua Fé, e não por seus feitos.

Todos nós fomos salvos pela Graça de Deus, através da nossa Fé em Jesus. Outra doutrina (ou ensinamento), como já dissemos anteriormente, por mais bem intencionado que seja, nada mais é que uma perversão da Verdade contida na Palavra, a qual é muito clara e nos diz que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (Gl 02:16). Além disso, foi através dEla, da Fé, que nos tornamos povo do Senhor, como filhos legítimos de Abraão, conforme diz a Palavra: Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão (Gl 03:07).

Paulo nos ensina mais a respeito do assunto através da carta aos tessalonicenses. Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem (I Ts 02:13 – NVI).

Temos que agradecer ao Senhor Deus a Sua Palavra, pois Ela não é fruto da imaginação de um homem, portanto, de assimilação “coletiva”, ou seja, que possui um único entendimento para todas as pessoas. A Palavra de Deus é algo tão acima de nossa pequena capacidade humana a ponto de ser pregada para 1000 pessoas que terão 1000 entendimentos diferentes, pois Ela fala ao coração de cada pessoa de maneira pessoal e única, afinal Ela cobre as necessidades de cada indivíduo, e não de um grupo de pessoas.

Além disso, Ela – a Palavra – atua com eficácia em cada pessoa que crê no Poder de Deus. Basta apenas nós pronunciarmos a Palavra que vêm aos nossos corações com o entendimento dado por Deus, para que o Senhor inicie a Sua operação em nós. Em outras palavras, é através daquela Palavra que nos fala ao coração, que o Senhor age em nossas vidas, assim como o rei Davi registrou no livro dos Salmos: Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra (Sl 103:20). A partir do momento que damos voz à Palavra, o batalhão de anjos do Senhor (cada Revelação que recebemos) passa a ter a permissão divina de se fazer presente diante de nossas vidas.

Novamente, o apóstolo Paulo nos ensina mais a respeito do assunto através da carta aos romanos. Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita (Rm 07:05-06 – NVI).

Em outras palavras: a Lei não salva ninguém, mas a Fé em Jesus Cristo nos capacita com o Espírito Santo, e esse sim tem o Poder para nos salvar eternamente.

Com já dissemos anteriormente, as doutrinas criadas por homens, não possuem a capacidade de nos salvar, mas o Senhor Jesus sim, pois Ele é o caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele (Jo 14:06), e não através da Lei.

Então devemos abandonar a Lei e deixá-la de lado? Absolutamente, pois a Palavra nos ensina: Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 07:07-12).

Portanto, não devemos permitir que ninguém nos engane, nos fazendo pensar que precisamos de algo mais, além da Fé, para conquistarmos a nossa salvação, pois somos livres em Jesus. Todavia, temos que praticar o Evangelho, o que naturalmente ocorre nos submetemos ao Espírito de Deus, uma vez que andando nEle, no Espírito, não cumpriremos a concupiscência da carne (Gl 05:16) e porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Gl 05:14). Eu sou muito limitado, mas creio que o recado já foi entregue pelo Senhor. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

A salvação vem pela Fé – 1°.



Versículos: Rm 07:05-06 e Gl 03:05.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 27/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? (Gl 03:05 – NVI)

Toda e qualquer doutrina criada por homens, por mais bem intencionados que o sejam, não tem nenhuma participação de Deus. O apóstolo Paulo escreveu essa epístola aos gálatas para mostrar a eles que as pessoas que crêem tem a justificação pela Graça, através de Jesus Cristo, e não por meio das exigências contidas na Lei, a qual não é um requisito para a Fé Cristã. Um exemplo disso é Abraão, que viveu aproximadamente 400 anos antes da Lei ser entregue por Deus a Moisés, que foi justificado por sua Fé, e não por seus feitos.

Todos nós fomos salvos pela Graça de Deus, através da nossa Fé em Jesus. Outra doutrina (ou ensinamento), como já dissemos anteriormente, por mais bem intencionado que seja, nada mais é que uma perversão da Verdade contida na Palavra, a qual é muito clara e nos diz que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (Gl 02:16). Além disso, foi através dEla, da Fé, que nos tornamos povo do Senhor, como filhos legítimos de Abraão, conforme diz a Palavra: Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão (Gl 03:07).

Paulo nos ensina mais a respeito do assunto através da carta aos romanos. Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita (Rm 07:05-06 – NVI).

Em outras palavras: a Lei não salva ninguém, mas a Fé em Jesus Cristo nos capacita com o Espírito Santo, e esse sim tem o Poder para nos salvar eternamente.

Com já dissemos anteriormente, as doutrinas criadas por homens, não possuem a capacidade de nos salvar, mas o Senhor Jesus sim, pois Ele é o caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele (Jo 14:06), e não através da Lei.

Então devemos abandonar a Lei e deixá-la de lado? Absolutamente, pois a Palavra nos ensina: Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 07:07-12).

Portanto, não devemos permitir que ninguém nos engane, nos fazendo pensar que precisamos de algo mais, além da Fé, para conquistarmos a nossa salvação, pois somos livres em Jesus. Todavia, temos que praticar o Evangelho, o que naturalmente ocorre nos submetemos ao Espírito de Deus, uma vez que andando nEle, no Espírito, não cumpriremos a concupiscência da carne (Gl 05:16) e porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Gl 05:14). Eu sou muito limitado, mas creio que o recado já foi entregue pelo Senhor. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!