Translate

domingo, 13 de julho de 2014

Não mudemos a Palavra.



Versículos: I Cr 13; 15:01-03; 11-16; 28 e Sl 35:27.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/07/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Cantem de alegria e regozijo todos os que desejam ver provada a minha inocência, e sempre repitam: "O Senhor seja engrandecido! Ele tem prazer no bem-estar do seu servo" (Sl 35:27 – NVI).

O louvor e a alegria são condições importantíssimas para servir ao Senhor (Sl 100:02), afinal de contas, não é possível que alguém sirva ao Criador de tudo com o semblante fechado, uma vez que, agindo dessa forma, O engrandecemos, pois mostramos ao mundo a diferença entre aqueles que servem ao Senhor e os que não procedem dessa maneira (Ml 03:18). O Pai tem prazer em nosso bem-estar. Ele quer que tudo vá bem para todos os Seus filhos.

Todavia, não podemos corromper a Palavra para que Ela se molde a alguma condição que nos proporcione alegria, mas que não está em acordo com a vontade do Pai para nossas vidas. Vejamos um exemplo na Palavra.

A arca do Senhor havia sido tirada dos hebreus havia muito tempo. E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes. E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco; e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo (I Cr 13:01-04).

Obviamente que o Senhor queria a Sua arca junto ao Seu povo, porém, para que isso acontecesse, vimos que Davi levou essa questão ao seu conselho e ao povo, mas, em que momento ele consultou o Senhor a respeito disso? Em momento nenhum! Esse é o mesmo erro que muitos filhos de Deus comentem. Ao invés de perguntarem a Deus o que Ele quer que façamos, muitos tomamos conselhos com amigos, parentes, colegas, pastores, etc, enquanto deveríamos perguntar ao Senhor o que Ele tem planejado a respeito desse assunto. Nem sempre aquilo que parece reto aos olhos das pessoas, também o é aos olhos do Senhor.

Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome. E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro. E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas (I Cr 13:05-08).

Os israelitas estavam felizes e cantando, pois a arca do Senhor estava de volta a Israel, porém, como vimos anteriormente, não podemos corromper a Palavra para que Ela se molde a alguma condição que nos proporcione alegria, pois vimos que o Senhor não foi consultado por Davi a respeito da estratégia que Ele tinha para o retorno de Sua arca para as mãos dos hebreus.

E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje (I Cr 13:09-11).

Alguém pode dize: “Como Deus pôde fazer isso com o pobre Uzá? O Senhor cometeu um erro fazendo isso! O rapaz só não queria que a arca caísse!” Não é isso. O fato dos bois tropeçarem era uma forma que Deus encontrou de falar aos israelitas que aquilo que eles estavam fazendo estava errado, não era daquela forma. Quando Uzá não deixou a arca, eventualmente, cair, ele impediu que a vontade de Deus se cumprisse e, por causa disso, pagou um preço muito alto, pois perdeu sua vida. Além disso, mais à frente, veremos que ele não podia tocar na arca, pois não tinha permissão. Tenhamos muito cuidado para não impedirmos vontade de Deus se cumprir, pois podemos pagar um preço imensurável por essa atitude.

E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? (I Cr 13:12). Ah! Aprendeu a lição Davi? Agora sim ele estava voltando ao caminho certo, pois temeu ao Senhor e parou para ver qual era o plano dEle para aquela situação.

Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha (I Cr 13:13-14). Então o Senhor orientou Davi a como proceder com a arca, pois ela foi levada à casa do giteu Obede-Edom, ficou lá por três meses e tudo o que lá havia foi abençoado, o que é um claro sinal que o Senhor estava por detrás daquela situação.

Depois de Davi ter construído casas para si na cidade de Davi, ele preparou um lugar para a arca de Deus e armou uma tenda para ela. Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço". Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado. Reuniu também os descendentes de Arão e os levitas (I Cr 15:01-04 – NVI).

Como podemos ver, o que os israelitas estavam fazendo anteriormente estava tudo errado (conforme vamos ver mais subsídios a essa indicação mais à frente em nosso estudo), pois eram os levitas e sacerdotes consagrados que deveriam levar e tocar a arca do Senhor, e não outras pessoas, como Uzá. Eis o motivo para a sua morte, afinal, ele desobedeceu uma ordenança dada a Moisés pelo Senhor.

Então Davi convocou os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe, e lhes disse: "Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e levar a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela. Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder" (I Cr 15:11-13 – NVI).

Finalmente os olhos dos hebreus estavam abertos para a vontade do Pai, pois reconheceram que, por não ter consultado ao Senhor e agir em desacordo com a Palavra, a ira do Senhor se levantou contra eles, trazendo destruição. Que os nossos olhos também sejam abertos para reconhecermos nossos erros e consultemos ao Senhor a respeito dos próximos passos que devemos dar.

Então os sacerdotes e os levitas se consagraram para transportar a arca do Senhor, o Deus de Israel. E os levitas carregaram a arca de Deus apoiando as varas da arca sobre os ombros, conforme Moisés tinha ordenado, de acordo com a palavra do Senhor. Davi também ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros (I Cr 15:14-16 – NVI).

Se voltarmos um pouco na leitura, mais precisamente em I Cr 13:07, agora entenderemos por completo o ensinamento de hoje. Veremos que os hebreus estavam carregando a arca em um carro novo, enquanto que a ordem dada a Moisés pelo Senhor era a de carregá-la apoiada em varas sobre os ombros dos sacerdotes e levitas consagrados.

“Ora, mas aquela era uma maneira mais fácil e moderna (para a época) para carregar algo tão pesado!” Mas quem disse que o Senhor queria a condição mais “moderna” ou mais “fácil”? O que Ele queria, e continua querendo até hoje, é o cumprimento de Suas ordenanças e orientações, independentemente da modernidade ou facilidade que isso tenha ou não, e ponto final! As ordens de Deus são para serem cumpridas e não adaptadas àquilo que nós achamos ou deixarmos de achar.

E todo Israel acompanhou a arca da aliança do Senhor alegremente, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e de harpas (I Cr 15:28 – NVI). Agora sim o povo de Israel podia festejar o retorno da arca com alegria e com cânticos, pois seguiram as orientações do Pai e agiram de acordo com as Suas orientações, ou seja, não havia como algo dar errado.

Portanto, assim como os israelitas, nós temos que agir de acordo com as orientações do Senhor, para que não tenhamos uma alegria passageira, mas a verdadeira. Assim sendo, não corrompamos (ou mudemos) a Palavra para que Ela se adapte a algo que nos traga uma alegria artificial, ao contrário, nós é que temos que nos modificar através dEla, afinal, somente assim Ela poderá nos trazer a alegria verdadeira, que somente virá com o cumprimento das ordenanças e orientações vindas da parte do Senhor. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Consequências do pecado.



Versículos: I Sm 11:01-04; 12:10; 12:14 e Pv 03:05.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 05/07/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento (Pv 03:05 – NVI).

Confiar no Senhor é ter a certeza que, não importa o que esteja acontecendo, Ele é Poderoso para mudar e transformar qualquer situação. Confiar no Senhor é não se abalar com o que nos esteja acontecendo, seja uma doença, um adultério descoberto, o filho nas drogas, o desemprego, a falência, etc, mas ser como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl 125:01).

Porém, de nada nos adiantará confiarmos com apenas 50% ou 99,9999999% de nosso coração. Para que a Palavra de Deus cumpra aquilo a que Ela foi enviada, temos crer de todo o nosso coração, pois aquela ínfima porção que, eventualmente venha a sobrar, já é espaço o suficiente para o inimigo entrar e tentar sufocar a nossa Fé.

Além disso, não devemos nos apoiar em nosso próprio entendimento, pois, ele é finito, limitado, afinal somos humanos e passíveis de erros, mas o Senhor Deus é capaz de coisas que jamais entenderemos. Não devemos nos fundamentar naquilo que julgamos ser o certo, mas sim questionar a Deus se aquela atitude que estamos pensando em tomar está de acordo com a vontade do Seu coração, pois Seu desejo é o melhor para cada um de Seus filhos e confiar, ter Fé, esperança, com todo o nosso coração naquilo que Ele nos diz, através de Sua Palavra. Ainda que algo pareça ser muito bom ou vantajoso para nós e, aparentemente seja de Deus, questionemos a Ele se aquilo provém do Seu coração, pois, ainda que algo em um primeiro momento nos traga uma vantagem financeira ou material, pode ser uma armadilha do inimigo para nos tirar da presença de Deus e nos conduzir às trevas.

O rei Davi foi um homem muito usado por Deus e que era segundo o Seu coração (At 13:22), entretanto, por não ter questionado a Deus a Sua vontade, cometeu dois dos crimes mais abomináveis aos olhos do Senhor, um adultério e um homicídio.

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista, e mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa (II Sm 11:01-04).

Algumas coisas devem ser observadas mais atentamente nessa passagem.

Inicialmente, embora fosse o tempo dos reis saírem à guerra, Davi não foi e mandou em seu lugar Joabe. Será que o rei havia perguntado ao Senhor se ele deveria ter ficado no palácio ao invés de partir para a batalha? Certamente que não, pois o Senhor que é onisciente, saberia dessa queda de Davi e evitaria a tragédia que ocorreu.

Outra coisa a se observar é que, numa tarde, Davi se levantou de seu leito e andava passeando no terraço da casa real, ou seja, ele estava dormindo e, na sequência, passeando durante a batalha de seu povo. Todo aquele que está dormindo ou passeando (espiritualmente falando) durante uma batalha, fatalmente, caíra em uma armadilha do inimigo, pois esse é o momento em que a nossa atenção deve ser a máxima possível nos ensinamentos e na Revelação da Palavra. Temos que estar junto ao nosso “povo” (as Revelações) buscando destruir o inimigo, e não tranquilos aguardando que outros façam isso.  

Quando recebermos uma proposta para mudar de emprego, fechar um grande negócio, quando decidirmos tomar alguém por matrimônio, sempre perguntemos a Deus se aquela é Sua vontade para nós, se a resposta for um sim, podemos mergulhar de cabeça naquilo, se a resposta for um não, não murmuremos ou nos revoltemos, não podemos esquecer que Ele é Senhor e nós servos, Ele é o pastor e nós as ovelhas, e as ovelhas ouvem a voz do seu pastor (Jo 10:27) a resposta que o Senhor nos dá é o melhor que poderia nos acontecer.     

Davi não perguntou a vontade de Deus, então mediante a gravidez da mulher que havia cometido adultério com ele, mandou trazer o esposo dela para passar a noite em sua casa, o embriagou, mas mesmo assim ele não foi. Então o rei mandou que o colocassem na linha de frente da batalha para que fosse morto e assim ocorreu (II Sm 11). O Senhor, porém mandou o profeta Natã para repreendê-lo, que contou ao rei a história do pobre que tinha uma ovelha que tratava como aos filhos e o rico que tinha várias, então quando chegou visita o rico, ao invés de pegar uma das suas ovelhas, pegou a do pobre. Então Davi se irou contra aquele acontecimento e Natã disse que ele era aquele homem (II Sm 12).

Davi então recebeu a mensagem de Natã, imediatamente, reconheceu seu erro e pediu perdão a Deus. Todavia, mesmo com o perdão do Senhor, além da mancha que ficou no “currículo” de Davi, houve consequências, porque, pois, ele desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos. A Urias, o heteu, feriu à espada, e a sua mulher tomaste por mulher dele; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom, pois, não se apartou a espada jamais da sua casa, porquanto desprezou a Deus, e tomou a mulher de Urias, o heteu, para ser mulher dele (II Sm 12:09-10). O resultado foi que um de seus filhos, Amnom, se apaixonou por uma das irmãs de Absalão (filho de Davi), Tamar. Então, tomado por um plano diabólico arquitetado por Jonadabe, um de seus amigos, acabou violentando a Tamar (II Sm 13).

A Palavra de Deus nos diz que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07), então por mais simples que julguemos ser a decisão a tomarmos, não nos apoiemos em nosso próprio entendimento e consultemos ao Senhor, pois uma decisão aparentemente simples pode nos conduzir até à perda da nossa salvação.

Não bastasse toda essa tragédia se abater na família de Davi, algo pior ainda estava por vir.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá (II Sm 12:14). Davi com essa atitude insultou (blasfemou) o Senhor, permitindo que os inimigos também o fizessem. Que isso nunca ocorra conosco! Que nunca os inimigos do Senhor consigam blasfemá-lO, através de uma atitude nossa.

Portanto, vimos que os pecados que cometemos trazem consigo consequências que podem não atingir somente a nós, mas também à nossa família, às pessoas que nos cercam. Assim sendo, devemos sempre confiar no Senhor, reconhecê-lO em todos os nossos caminhos, e ele endireitará as nossas veredas. Não sejamos sábios a nossos próprios olhos; temamos ao SENHOR e evitemos o mal (Pv 03:06-07). Devemos nos afastar, evitar sempre o mal, se não procedermos dessa forma, de nada adiantará clamar ao Senhor, afinal Ele não houve a pecadores (Jo 09:31). Se assim fizermos, Isso nos dará saúde ao corpo e vigor aos ossos (Pv 03:08 – NVI). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!