Translate

domingo, 13 de julho de 2014

Consequências do pecado.



Versículos: I Sm 11:01-04; 12:10; 12:14 e Pv 03:05.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 05/07/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento (Pv 03:05 – NVI).

Confiar no Senhor é ter a certeza que, não importa o que esteja acontecendo, Ele é Poderoso para mudar e transformar qualquer situação. Confiar no Senhor é não se abalar com o que nos esteja acontecendo, seja uma doença, um adultério descoberto, o filho nas drogas, o desemprego, a falência, etc, mas ser como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl 125:01).

Porém, de nada nos adiantará confiarmos com apenas 50% ou 99,9999999% de nosso coração. Para que a Palavra de Deus cumpra aquilo a que Ela foi enviada, temos crer de todo o nosso coração, pois aquela ínfima porção que, eventualmente venha a sobrar, já é espaço o suficiente para o inimigo entrar e tentar sufocar a nossa Fé.

Além disso, não devemos nos apoiar em nosso próprio entendimento, pois, ele é finito, limitado, afinal somos humanos e passíveis de erros, mas o Senhor Deus é capaz de coisas que jamais entenderemos. Não devemos nos fundamentar naquilo que julgamos ser o certo, mas sim questionar a Deus se aquela atitude que estamos pensando em tomar está de acordo com a vontade do Seu coração, pois Seu desejo é o melhor para cada um de Seus filhos e confiar, ter Fé, esperança, com todo o nosso coração naquilo que Ele nos diz, através de Sua Palavra. Ainda que algo pareça ser muito bom ou vantajoso para nós e, aparentemente seja de Deus, questionemos a Ele se aquilo provém do Seu coração, pois, ainda que algo em um primeiro momento nos traga uma vantagem financeira ou material, pode ser uma armadilha do inimigo para nos tirar da presença de Deus e nos conduzir às trevas.

O rei Davi foi um homem muito usado por Deus e que era segundo o Seu coração (At 13:22), entretanto, por não ter questionado a Deus a Sua vontade, cometeu dois dos crimes mais abomináveis aos olhos do Senhor, um adultério e um homicídio.

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista, e mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa (II Sm 11:01-04).

Algumas coisas devem ser observadas mais atentamente nessa passagem.

Inicialmente, embora fosse o tempo dos reis saírem à guerra, Davi não foi e mandou em seu lugar Joabe. Será que o rei havia perguntado ao Senhor se ele deveria ter ficado no palácio ao invés de partir para a batalha? Certamente que não, pois o Senhor que é onisciente, saberia dessa queda de Davi e evitaria a tragédia que ocorreu.

Outra coisa a se observar é que, numa tarde, Davi se levantou de seu leito e andava passeando no terraço da casa real, ou seja, ele estava dormindo e, na sequência, passeando durante a batalha de seu povo. Todo aquele que está dormindo ou passeando (espiritualmente falando) durante uma batalha, fatalmente, caíra em uma armadilha do inimigo, pois esse é o momento em que a nossa atenção deve ser a máxima possível nos ensinamentos e na Revelação da Palavra. Temos que estar junto ao nosso “povo” (as Revelações) buscando destruir o inimigo, e não tranquilos aguardando que outros façam isso.  

Quando recebermos uma proposta para mudar de emprego, fechar um grande negócio, quando decidirmos tomar alguém por matrimônio, sempre perguntemos a Deus se aquela é Sua vontade para nós, se a resposta for um sim, podemos mergulhar de cabeça naquilo, se a resposta for um não, não murmuremos ou nos revoltemos, não podemos esquecer que Ele é Senhor e nós servos, Ele é o pastor e nós as ovelhas, e as ovelhas ouvem a voz do seu pastor (Jo 10:27) a resposta que o Senhor nos dá é o melhor que poderia nos acontecer.     

Davi não perguntou a vontade de Deus, então mediante a gravidez da mulher que havia cometido adultério com ele, mandou trazer o esposo dela para passar a noite em sua casa, o embriagou, mas mesmo assim ele não foi. Então o rei mandou que o colocassem na linha de frente da batalha para que fosse morto e assim ocorreu (II Sm 11). O Senhor, porém mandou o profeta Natã para repreendê-lo, que contou ao rei a história do pobre que tinha uma ovelha que tratava como aos filhos e o rico que tinha várias, então quando chegou visita o rico, ao invés de pegar uma das suas ovelhas, pegou a do pobre. Então Davi se irou contra aquele acontecimento e Natã disse que ele era aquele homem (II Sm 12).

Davi então recebeu a mensagem de Natã, imediatamente, reconheceu seu erro e pediu perdão a Deus. Todavia, mesmo com o perdão do Senhor, além da mancha que ficou no “currículo” de Davi, houve consequências, porque, pois, ele desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos. A Urias, o heteu, feriu à espada, e a sua mulher tomaste por mulher dele; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom, pois, não se apartou a espada jamais da sua casa, porquanto desprezou a Deus, e tomou a mulher de Urias, o heteu, para ser mulher dele (II Sm 12:09-10). O resultado foi que um de seus filhos, Amnom, se apaixonou por uma das irmãs de Absalão (filho de Davi), Tamar. Então, tomado por um plano diabólico arquitetado por Jonadabe, um de seus amigos, acabou violentando a Tamar (II Sm 13).

A Palavra de Deus nos diz que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07), então por mais simples que julguemos ser a decisão a tomarmos, não nos apoiemos em nosso próprio entendimento e consultemos ao Senhor, pois uma decisão aparentemente simples pode nos conduzir até à perda da nossa salvação.

Não bastasse toda essa tragédia se abater na família de Davi, algo pior ainda estava por vir.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá (II Sm 12:14). Davi com essa atitude insultou (blasfemou) o Senhor, permitindo que os inimigos também o fizessem. Que isso nunca ocorra conosco! Que nunca os inimigos do Senhor consigam blasfemá-lO, através de uma atitude nossa.

Portanto, vimos que os pecados que cometemos trazem consigo consequências que podem não atingir somente a nós, mas também à nossa família, às pessoas que nos cercam. Assim sendo, devemos sempre confiar no Senhor, reconhecê-lO em todos os nossos caminhos, e ele endireitará as nossas veredas. Não sejamos sábios a nossos próprios olhos; temamos ao SENHOR e evitemos o mal (Pv 03:06-07). Devemos nos afastar, evitar sempre o mal, se não procedermos dessa forma, de nada adiantará clamar ao Senhor, afinal Ele não houve a pecadores (Jo 09:31). Se assim fizermos, Isso nos dará saúde ao corpo e vigor aos ossos (Pv 03:08 – NVI). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário