Translate

domingo, 29 de junho de 2014

Vivemos por Jesus.



Versículos: Gn 39:02-06; 45:04-06, Jo 06:53-57 e 15:07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/06/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa (Jo 06:57 – NVI).

Assim como as ovelhas, não temos condições de fabricar nossos alimentos, mas somente de consumi-los. Como ovelhas de Jesus, nós também não temos como fabricar o alimento espiritual que precisamos, afinal o Pai nos disse: Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS (Ez 34:31). Somos homens, ou seja, somos incapazes de fabricarmos a sustentação espiritual que é inerente a todas as pessoas. Todavia, Jesus (o nosso Pastor) já providenciou isso para nós, uma vez que, Ele nos orienta a nos “alimentarmos dEle”, tal qual O fez com o Pai.

Mas como podemos nos alimentar dessa forma? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele (Jo 06:53-56).

Nos alimentarmos da carne de Jesus e bebermos do Seu sangue, nada mais é, que nos alimentarmos da Palavra e bebermos da Fonte de águas vivas, ou seja, estudando a Palavra com todo o cuidado, sempre atentos às Revelações que nos serão entregues por Ela, buscando no Senhor a saciedade de nossa sede espiritual. Simples assim!

Talvez esse seja o problema de alguém entre nós para não conseguir alcançar alguma bênção. Essa pessoa pode estar buscando alimento e bebida em outro lugar, mas não na Palavra de Deus. Jesus não disse que quem come a Sua carne e bebe o Seu sangue permanece nEle e Ele na pessoa? Não disse também que se nós permanecermos nEle, e as Suas palavras permanecerem em nós, pediremos o que quisermos, e nos será concedido (Jo 15:07 – NVI)? Logo, se não estamos nos alimentando dEle, aquilo que estamos pedindo não será atendido.

Não adianta buscarmos alimentação espiritual em outro lugar que não a Palavra, pois, por mais bem intencionada que seja essa “fonte”, por mais que tenha as melhores intenções, ela não terá os nutrientes necessários para sustentar nossas almas. Assim como as pessoas que tem falta de alimentação orgânica, nossos espíritos também sofrerão de com uma “anemia espiritual”.
  
 Uma pessoa que viveu muito tempo antes de Jesus, porém, se alimentou da Palavra e teve grande destaque foi José.

E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio (Gn 39:02). A distância entre Canaã (a terra de José) e o Egito não era tão longa de modo que impedisse a sua fuga, porém, ele não fez isso. Mas por que?

Porque ele era um homem de Deus e, mesmo vivendo como servo de alguém, José de dispôs a cumprir o Plano de Deus para a sua vida. Esse é um recado do Senhor para nós: embora seja possível, quem disse que é para nós fugirmos? Nosso compromisso firmado na presença do Senhor é para sempre, não apenas enquanto é favorável a nós.

Ainda que o nosso cônjuge esteja com uma doença séria que o impeça de desempenhar o papel de marido ou esposa, Deus não quer que nos separemos dele(a) para vivermos uma nova vida com outra pessoa. O Senhor nos uniu em matrimônio enquanto vivermos, não somente quando ele(a) estavam em pleno gozo da juventude. Ainda que nosso(a) filho(a) esteja mergulhado em algum pecado, quem disse que é para abandonarmos a batalha por ele(a)? Os filhos são herança do Senhor, então, devemos batalhar por eles ininterruptamente. Mesmo que a causa pareça perdida, o Senhor é poderoso para reverter essa situação. Batalhemos por ele(a). Não abandonemos o plano de Deus para as nossas vidas.

Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo (Gn 39:03-05).

As coisas têm prosperado em nossas mãos? A empresa em que estamos trabalhando está prosperando, ou à beira da falência? As nossas casas estão prosperando, ou as dívidas estão somente acumulando? O entendimento da Palavra na comunidade em que estamos vivendo está prosperando, ou está cada dia menor? A igreja que nos foi confiada (a um pastor ou pastora) está prosperando na pregação do Evangelho, ou está somente tendo rejeição ao trabalho? Caso a resposta a esses questionamentos sejam negativas, esse é o momento de pararmos e analisarmos se estamos seguindo as orientações do Senhor, consequentemente, se Ele está conosco. Ainda que estejamos em um lugar em que soframos rejeição de outras pessoas por causa de nossa Fé, por amor a nós, o Senhor irá prosperar esse lugar. Mesmo que na vizinhança em que vivemos, as pessoas zombem de nós por causa de Jesus, por amor a nós, a bênção do Senhor lá estará.

Essa é a hora de uma parada para uma autorreflexão. Isso tem sido uma verdade em nossas vidas, ou a situação é exatamente ao contrário? O que temos feito que está impedindo que o Senhor cumpra essa indicação?

E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante (Gn 39:06). Nós também temos que ser formosos, não por causa de nossa beleza, mas porque refletimos o brilho de Jesus. Temos que ser formosos aos olhos daqueles que sofrem, que estão em pecado, que já não visualizam nenhuma saída para seus problemas, etc, e que eles enxerguem, através de nós, que Jesus pode mudar a suas vidas e transformar as suas histórias. Oh Aleluia! Muito obrigado Senhor, por esse privilégio!

A história de José é bem conhecida. A mulher de Potifar olhou e cobiçou José que não sucumbiu aos seus encantos, pois não queria trair nem a Deus e nem a seu senhor. Então ele fugiu e deixou para trás sua capa, que a mulher usou para acusar José de tentar atacá-la. Ele então foi preso e passou muito tempo na prisão, onde decifrou os sonhos de um copeiro e de um padeiro. Um deles foi solto e acabou se esquecendo de José. O faraó teve um sonho que ninguém conseguia decifrar. Foi então que o rapaz que havia sido liberto da prisão falou ao faraó que na lá havia um hebreu que poderia ajudá-lo. José foi levado à presença do faraó e decifrou seu sonho, o que o fez tornar-se o segundo homem mais poderoso daquela terra, o governador do Egito.

Todavia, quando seus irmãos foram buscar trigo em virtude da fome que se alastrava por toda aquela região, José, que tinha todos os motivos para reclamar de sua vida e castigar seus irmãos quando era governador do Egito, ao invés disso, preferiu manter sua confiança no Senhor e perdoar seus irmãos pelo mal que o haviam feito.

"Cheguem mais perto", disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento" (Gn 45:04-07 – NVI).

José se alimentou da Palavra, manteve-se firme como homem de Deus e, por isso, obteve grande destaque, além de ser responsável por permitir a salvação e livramento de sua família. Se o Senhor viver em nós, ou seja, se nos alimentarmos dEle (da Palavra), o mesmo acontecerá conosco, pois, sem a menor dúvida, seremos usados para ajudar outras pessoas e, até mesmo, levá-las a Cristo, transformando assim suas vidas e as levando à salvação eterna. Não adianta buscarmos alimento para nosso espírito em outro lugar que não na Palavra, pois não existe. Assim como o leite materno para os bebês, a Palavra tem todos os nutrientes necessários para tornar nossas almas mais fortes e preparadas para o combate contra o inimigo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário