Translate

domingo, 16 de março de 2014

Palavra certa.

Versículos: Pv 16:01, Mt 12:37, Mc 07:24-30, Jo 05:30 e Hb 04:12.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 14/03/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua (Pv 16:01 – NVI).

Tudo aquilo que o homem planeja para si, arquiteta maneiras de tornar isso real, procura maneiras de fazer acontecer, nada mais é que desejo de seu próprio coração. Todavia, esse desejo pode não ser o do coração do Senhor.

Porém, todos aqueles que estão debaixo da autoridade do Pai, tem o próprio Senhor Jesus morando em suas vidas e, portanto, possui a resposta de sua língua, vinda do Senhor, ou seja, falam e agem de acordo com a Palavra do Senhor, Aquela que é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração (Hb 04:12 – NVI). Às vezes, basta apenas a palavra certa ser anunciada para que o milagre, que a tanto tempo perseguimos, se torne real em nossas vidas.

Vejamos dois exemplos na Palavra.

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando (Lc 19:01). Nunca se ouviu falar tanto de Jesus. Em diversos canais de televisão, nas rádios, na internet, etc. O Senhor está passando e esta é a hora certa para buscá-lo.

E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura (Lc 19:02-03).

Muitos procuram saber quem é Jesus, até aqueles que julgamos não querer saber do Senhor, e não conseguem vê-lO já que a multidão não deixa, seja por causa dos escândalos na igreja, falhas, erros alheios, etc, ou porque a família proíbe ou questionando dizendo “você está cada vez mais doente, onde está o seu Deus?”, “se você está na igreja, então porque perdeu o emprego?” ou ainda “depois que você virou crente o seu filho está cada vez mais afundado nas drogas.”

Outros ainda têm pequena estatura, ou seja, pouco entendimento da Palavra de Deus então, ao verem algum problema ligado às igrejas, uma atitude errada de algum membro, pastor, obreiro ou pessoa vinculada a alguma denominação, tendem a esfriar na Fé, o que é errado já que a palavra “cristão” significa parecido com Cristo, então deveríamos seguir Seu exemplo e não dos homens que são suscetíveis a erros.

Zaqueu não ligou para sua estatura, para seu status social ou para a multidão, ele correu a adiante, subiu a um sicômoro (figueira) bravo para o ver; porque havia de passar por ali (Lc 19:04). Não liguemos para os escândalos, as críticas, as murmurações, nós devemos sair correndo para ver o Senhor Jesus e O encontrarmos, pois Ele vai passar por aqui, seja através de uma mensagem, uma palavra, um louvor ou um simples gesto de alguém que serve a Deus.

E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente (Lc 19:05-06). Zaqueu não desceu de maneira dispersa, ao contrário, o fez de maneira rápida e de maneira alegre. É dessa forma que devemos agir quando o Senhor Jesus nos chamar, ou seja, atendê-lo rapidamente e com alegria, não com reclamações.

E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador (Lc 19:07). Jesus está à disposição para mudar a vida de qualquer pessoa, até mesmo aquela que está mergulhada nas mais profundas e densas trevas, pois ama a cada um de nós de uma maneira incondicional. Portanto, se alguém nos disser que não há mais saída para nós, que o nosso erro é demasiadamente pesado para obtermos perdão, isso é uma grande mentira do diabo para que permaneçamos em suas patas nojentas. O perdão de nossos está em Jesus. Basta tomarmos uma posição firme de mudarmos de vida e nos entregarmos ao Senhor. Não liguemos se alguém nos criticar porque mudamos de comportamento, ou que agora viramos os “santinhos” depois de tantas coisas erradas, olhemos para Jesus.

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado (Lc 19:08). Nesse exato momento, Zaqueu pronunciou a palavra certa para invocar a justiça do Senhor sobre sua vida, afinal, ele reconheceu seu erro e propôs a se retratar de acordo como ordena as Escrituras, de maneira quadruplicada, afinal, a Palavra declara que por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou (Jo 05:30 – NVI).

E o que aconteceu, então, com Zaqueu? E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão (Lc 19:09). Zaqueu foi salvo. O mesmo acontecerá com todos nós que assim agirmos.

Outro exemplo de pessoa que soube pronunciar a palavra certa, foi a mulher grega sirofenícia.

E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos (Mc 07:24-27).

Que palavra mais dura de Jesus para aquela mulher. Lembrando que ela era grega, o povo dotado da sabedoria na época de Jesus, e sirofenícia de nação, ou seja, descendente de pessoas corajosas, povo de combate e também dotado de grande capacidade, haja vista que o alfabeto fonético fenício é considerado o ancestral dos alfabetos modernos. Ora, sendo uma pessoa de tamanha capacidade, ao ouvir Jesus chamá-la de “cachorra” ela reagiu esbravejando, “jogando na cara” de Jesus a sua ascendência? Não, vejamos a seguir como ela conseguiu a sua bênção.

Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído (Mc 07:28-30). Mas que mulher extraordinária. Ela soube se colocar no seu lugar, falar a palavra certa para tocar o coração de Jesus e, por causa disso, teve a sua filha liberta. Oh meu irmão, minha irmã, quando a mensagem for aparentemente “agressiva”, não saiamos da Presença do Senhor abatidos, chateados, afinal a Palavra “nos ofendeu”. Não! Aquela Palavra mais “pesada” pode ser exatamente o que precisamos ouvir para nos fazer voltarmos à real e tomarmos consciência de quem somos. Às vezes essa aparente “ofensa” é necessária para pronunciarmos a palavra certa para que o nosso milagre ocorra.

Portanto, como vimos nesses exemplos, a palavra certa que pronunciamos diante da presença do Senhor, talvez seja aquilo que Ele está aguardando para iniciar Sua operação em nossas vidas. Entremos em oração diante dEle e peçamos que Ele nos oriente e nos capacite, através de Sua imensa misericórdia, como usarmos as palavras que vem de Seu coração, pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado (Mt 12:37 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário