Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Temos que amar o Senhor.



Versículos: I Sm 28:04-06, II Sm 05:17-19, Sl 27:04-06; 34:04-05; 91:14-16; 92:14, Jo 14:21-23, II Co 05:16 e Ap 19:13.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 19/04/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação (Sl 91:14-16).

Os versículos acima, nos trazem uma série de ensinamentos referentes ao Senhor, os quais estudaremos de uma maneira mais detalhada, na sequência.

Inicialmente, o Senhor diz que nós, encarecidamente (com grande insistência ou vontade) O amamos. Será que essa afirmação dEle é verdadeira? Nós O estamos amando dessa forma, ou apenas “gostamos” dEle? Como descobrimos se amamos o Senhor?

Simples, o próprio Senhor Jesus vai responder esse nosso questionamento: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele" (Jo 14:21 – NVI). Temos guardado todos os mandamentos (os coletivos e os individuais) que Jesus nos dá, ou apenas aqueles que não atingem algo que nos dá algum prazer, algum lucro, etc? Além disso, se Ele não está se manifestando a nós, isso é um sinal que também não estamos O amando, talvez, apenas “gostando” de Sua Palavra.

Mas como o Senhor se manifesta a nós? Respondendo as nossas orações. Vejamos um exemplo na Palavra de alguém que não teve a manifestação do Senhor (o rei Saul) e de alguém que teve (o rei Davi).

Depois que os filisteus se reuniram, vieram e acamparam em Suném, enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa. Quando Saul viu o acampamento filisteu, teve medo; ficou apavorado (I Sm 28:04-05 – NVI). Um dos principais sinais de que alguém não está em comunhão com o Senhor é o medo diante do adversário. Alguém que tem medo que algo lhe aconteça (uma doença, uma sequela de um acidente, uma determinada situação, etc), fatalmente, não está andando plenamente ao lado do Senhor, porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Esse era o caso de Saul, assim como pode ser o caso de muitos de nós.

Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas (I Sm 28:06 – NVI). Saul consultou o Senhor diante da adversidade, porém, por não seguir plenamente a Palavra, Saul não obteve resposta, seja por sonhos, por Urim (costume sacerdotal) ou por profetas. Talvez essa seja a nossa situação. Nós oramos ao Senhor, e estamos aguardando a resposta, seja por sonhos (Revelação da Palavra), por Urim (uma mensagem, um hino, uma Palavra dita por um irmão, etc) ou pelos profetas (a pregação da Palavra através de um pastor, um obreiro, etc), todavia, temos ouvido apenas o silêncio do Senhor. Caso isso esteja acontecendo conosco, façamos um autoexame e verifiquemos o que está em desacordo com a Palavra em nossas vidas. A partir do momento em que isso for tirado, Ele voltará a responder nossas orações.

Já com o rei Davi, as coisas foram completamente diferentes. Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza. E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim. E Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o Senhor a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos (II Sm 05:17-19).

Em algum momento Davi temeu ser atacado pelos filisteus? Não! Ao contrário, ao primeiro sinal de ataque do adversário, ele entrou na Presença de Deus, que respondeu ao seu questionamento, pois Davi estava andando de acordo com a Palavra. O mesmo deve acontecer conosco. Ao primeiro sinal de ataque do inimigo, temos que entrar na Presença do Senhor e orarmos. Por exemplo, uma senhora de Deus que esteja fazendo seu autoexame das mamas, ao verificar algo anormal, deve repreender aquele mal, entrar na Presença do Senhor e orar. Na sequência, sem a menor sombra de dúvidas o Senhor responderá a essa oração, fazendo essa senhora se lembrar de alguma Palavra, tal qual que pelas pisaduras de Jesus nós fomos curados (Is 53:05). Se não for essa a Palavra, será outra do coração de Deus para ela. Na sequência, ela pode partir sem medo para os exames médicos que, ainda que seja algo “grave”, o Senhor estará ao lado dela para conduzi-la à vitória. Isso é ter a manifestação do Senhor presente em nossas vidas.

Durante todo esse processo, essa senhora não terá poderá ter medo, ao contrário, apenas confiança no Senhor que tudo dará certo, pois no amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (I Jo 04:18 – NVI).

Mas é possível passar por uma situação dessas e não ter medo? Sim, e a resposta vem da própria Palavra: Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção (Sl 34:04-05 – NVI).

Voltemos ao capítulo 14 de João. Disse então Judas (não o Iscariotes ): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?" Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada (Jo 14:22-23 – NVI). Somente há uma maneira de amar o Senhor: guardando a Sua Palavra. Não há outra forma de demonstrarmos isso ao Senhor, senão assim e ponto. Caso não façamos isso, o nosso Pai e o Nosso Senhor e Salvador pessoal Jesus Cristo, não poderão fixar morada em nossas vidas. Dessa forma, quem encontrará o caminho livre para tal será o inimigo. Misericórdia Senhor!

Retomando os versículos introdutórios. Por amarmos o Senhor, Ele nos livrará e nos colocará em um retiro alto. Mas o que vem a ser isso? Retiro alto é o local em que as tentações podem até nos alcançar, porém, não conseguirão nos vencer. Ele é o local em que a proteção do Senhor estará sobre nós, impedindo que nos curvemos diante do adversário.

Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo. Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor (Sl 27:04-06 – NVI). Eis aqui o refúgio alto, que impedirá de nos submetermos ao inimigo.

Continuando, Por amarmos o Senhor, Ele nos livrará e nos colocará em um retiro alto, porque conheceu o meu nome. Conhecemos realmente o Nome do Senhor? Talvez não. Pode ser que “ouvimos falar” do Nome do Senhor, porém, não entendemos a profundidade disso, pois estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus (Ap 19:13). O Apóstolo Paulo fala algo que nos ajudará a fundamentar mais o entendimento. De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim (II Co 05:16 – NVI).

Como conhecemos Jesus? Como um homem com barba, cabelos compridos e pendurado em uma cruz? Isso é um sinal que não O conhecemos verdadeiramente, pois, ainda que o tivéssemos conhecido dessa forma, Ele não é mais dessa maneira. Hoje, Ele está ao nosso lado de maneiras diferentes, seja em um livro, um aplicativo de celular ou tablet, um site na Internet onde esteja a Palavra de Deus. É dessa maneira que o conhecemos hoje e sentimos a Sua Presença, como a Palavra.

Prosseguindo. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Invocar o Senhor é contrapor os fatos àquilo que a Palavra declara, assim como estudamos, anteriormente, no exemplo da senhora do auto-exame das mamas. Ao incocá-lO, Ele nos responderá e estará ao nosso lado na batalha, além de nos livrar do ataque infernal e nos cobrir de glórias.

Finalmente, Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Eis aqui uma Palavra do coração do Senhor para alguém que está com “minhocas na cabeça”, somente está esperando a morte: Você terá abundância de dias! Além do mais, sua vida será tão longa e sublime que, mesmo na velhice dará fruto, que permanecerão viçosos e verdejantes (Sl 92:14 – NVI). Eu não sei quem é você ou pelo que você está passando, mas levante-se e tenha bom ânimo, afinal de contas, sua vida será longa e, mesmo quando já estiver bem idoso (ou bem idosa) você permanecerá produzindo frutos viçosos (que dão gosto) e verdejantes (frescos). Ânimo! É hora de se levantar, pedir perdão a Deus por desejar a morte e passar a desfrutar do melhor que o Senhor tem para você, Em Nome de Jesus.

Portanto, temos que amar o Senhor para podermos ter acesso a todas essas bênçãos e revelações que aprendemos na mensagem. Todas elas estão à nossa disposição. Basta apenas guardarmos os mandamentos do Senhor para fazê-las presentes em nossas vidas. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário