Translate

domingo, 6 de outubro de 2013

Não tenhamos inveja dos ímpios.



Versículos: I Sm 28:04-05, Ex II Cr 32:07-08, Sl 37:01; 11; 16; 73:02-03, Ml 03:13-18 e Am 03:03.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 05/10/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade (Sl 37:01).

Muitas pessoas de Deus algumas vezes se perguntam: “Por que algumas pessoas que não são do Senhor, não seguem Seus preceitos e não guardam a Sua Palavra alcançam tanta prosperidade e possuem vidas confortáveis enquanto eu, que sou uma pessoa que vive uma vida Cristã, passo por tantas adversidades e problemas?” Não devemos pensar dessa forma, pois não devemos ter os ímpios como modelos em nossas vidas, mas o Senhor Jesus Cristo. A inveja é algo que pode nos conduzir à separação do Senhor, pois ela faz nos voltarmos à cobiça de algo que não é do Senhor para as nossas vidas, afinal, o ímpio não se importa, por exemplo, se há a necessidade de defraudar alguém para obter mais lucro em seus negócios, no sentimento de seu cônjuge quando ele se envolver com uma terceira pessoa, se é necessário mentir para alcançar alguma vantagem, etc, ou seja, tudo aquilo que a Palavra de Deus condena não é problema para um ímpio, pois ele vive longe da Presença do Senhor.

Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios (Sl 73:02-03). Eis aqui algo que faz com que muitos de nós não vejamos a Deus em nossas vidas: a inveja da prosperidade daqueles que não respeitam a Palavra ou não A cumprem da maneira que Ela deveria ser. Isso é um grande erro, pois a aparente “prosperidade” que essas pessoas vêm conquistando, durará apenas alguns anos aqui. E na eternidade, como estarão? Davi disse em um dos seus salmos para descansarmos no SENHOR, e esperar nele; não nos indignemos por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (Sl 37:07). Não importa quantos bens materiais algum ímpio consiga nessa vida, tudo o que tesouro da terra, a traça e a ferrugem tudo consomem, e é onde os ladrões minam e roubam (Mt 06:19), o maior bem que é sua salvação, ele não poderá comprar, não terá a sua alma salva para o dia do Senhor se não se arrepender de todos os pecados que cometeu e não aceitar Jesus como seu Senhor e salvador. Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios (Sl 37:16 – NVI).

As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos? Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam. Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve (Ml 03:13-18).

A maior diferença entre aqueles que são de Deus e os ímpios aparece em um momento de adversidade, pois os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz (Sl 37:11). Aqueles que não respeitam a Palavra de Deus, em um momento de adversidade, ficam intranqüilas, ansiosas e preocupadas, afinal de contas, elas não têm a ajuda do Senhor para as adversidades.

Por exemplo, duas pessoas que enfrentam um problema de saúde. Aquela que segue a Deus não perde a sua paz diante dessa adversidade, pois ela amaldiçoa essa doença porque pelas pisaduras de Jesus ela já foi sarada, então essa doença não irá prosperar, Em Nome de Jesus. Já o ímpio se desespera, afinal, é uma doença muito agressiva e que pode levar à morte em um curto espaço de tempo. Essa é a maior diferença entre aquele que segue o Senhor e quem não segue, pois o primeiro não enxerga o tamanho do problema, pois ele sabe que maior é o Senhor que está nele, já o segundo, não enxerga dessa maneira, pois não há vivendo nele alguém maior que aquela doença. Vejamos isso na Palavra para entendermos melhor essa colocação.

Saul era uma pessoa que não temia a Deus. Quando ele teve uma adversidade, o que ocorreu?  Depois que os filisteus se reuniram, vieram e acamparam em Suném, enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa. Quando Saul viu o acampamento filisteu, teve medo; ficou apavorado (I Sm 28:04-05 – NVI). Assim que a adversidade se levantou contra ele, perdeu a paz e teve medo de seu adversário, assim como todos os ímpios se sentem ao primeiro sinal de problemas, sejam eles grandes ou pequenos.

Em compensação, veremos como aquele que é de Deus reage diante de um problema em uma passagem ocorrida com o rei Ezequias. Senaqueribe, o rei da Assíria, levantou-se em batalha contra Ezequias e seu reino. Quando Ezequias viu que Senaqueribe pretendia guerrear contra Jerusalém, consultou os seus oficiais e os comandantes do exército sobre a idéia de mandar fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade; e eles concordaram. Assim, ajuntaram-se muitos homens, e fecharam todas as fontes e o riacho que atravessava a região. Eles diziam: "Por que deixar que os reis da Assíria venham e encontrem toda essa água?" Depois, com grande empenho consertou todos os trechos quebrados do muro e construiu torres sobre ele. Construiu outro muro do lado de fora do primeiro e reforçou os muros de arrimo da cidade de Davi; e mandou fazer também muitas lanças e muitos escudos. Nomeou sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta da cidade, animando-os com estas palavras: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele. Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas". E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá (II Cr 32:02-08 – NVI).

Diferentemente de Saul, e conforme vimos acima, Ezequias não olhou para o tamanho do adversário que ele teria que enfrentar, pois estava ciente de que havia alguém maior com Ele do que o maior e mais poderoso exército da época. Essa deve ser a convicção de todos aqueles que estão debaixo da autoridade do Senhor.

O ímpio não tem a proteção do Senhor com ele, pois está em desacordo com a Palavra e porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo (Am 03:03)? Obviamente que não, então, ele se vê sozinho e abandonado em meio a uma batalha.

Portanto, aquele que está com Deus não deve ter inveja da prosperidade de um ímpio, afinal, ela é passageira, falsa e perecível, afinal, longe do Senhor não há a verdadeira alegria. Assim sendo, ao invés de possuir inveja dos ímpios, aqueles que são de Deus devem orar para que essas pessoas se arrependam de seus erros e encontrem a verdadeira felicidade ao lado de Jesus, caso contrário, elas não conseguiram enfrentar as batalhas com o auxílio do Senhor e estarão fadadas ao sofrimento. Além disso, elas se perderão para sempre. Por que não começar a fazer isso agora mesmo? Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário