Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

Deus não é “roubador”, é abençoador.



Versículos: I Sm 01:04-20; 02:20-21, Sl 37:05-06, Mc 10:17-22; 27-30 e Jo 10:10.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 26/10/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará (Sl 37:05).

Infelizmente, muitas pessoas de Deus tem passado por grandes dificuldades porque não entregaram seus caminhos ao Senhor. Aqueles que entregam seus caminhos a Ele, demonstram sua confiança naquele que tem o poder necessário para operar o impossível a seu favor, pois Ele declara que o fará. Não importa se a situação é, aparentemente, irreversível, pois Ele agirá em nosso favor e mudará a nossa história.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que confiaram seus caminhos ao Senhor, mas também de pessoas que não agiram dessa forma. Vamos estudar dois deles, começando com a passagem de Ana, que confiou no Senhor.

No dia em que Elcana oferecia sacrifícios, dava porções à sua mulher Penina e a todos os filhos e filhas dela. Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia. Elcana, seu marido, lhe perguntava: "Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos (I Sm 01:04-08 – NVI)?"

O esposo de Ana não entendia que, para que ela se sentisse uma mulher completa, ela tinha o desejo de ser mãe, assim como qualquer mulher nos dias atuais. Além disso, tinha uma outra esposa de seu marido (na época os homens podiam ter mais de uma esposa) que a ficava provocando, pois Ana não podia ter filhos.

O mesmo pode estar acontecendo com alguma senhora entre nós. Por não ter sido mãe até o momento devido a algum problema de saúde, ou por algum outro motivo qualquer, alguma mulher pode estar sofrendo algum tipo de provocação de algum parente, algum conhecido, algum colega de trabalho, etc. Porém, se esse for o caso, essa senhora não deve ficar chateada ou entristecida por isso, pois, assim como o Senhor agiu na vida de Ana, Ele também agirá na vida dessa mulher.

Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados". Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada
e lhe disse: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! " Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza". Eli respondeu: "Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu".
Ela disse: "Espero que sejas benevolente para com tua serva! "Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido (I Sm 01:09-18 – NVI).

A angústia de Ana era tamanha que o sacerdote pensou que ela estava embriagada, pois ela não orava em voz audível, mas apenas sussurrava. Ainda assim, ela não desistiu de buscar pela maternidade e creu naquilo que Deus falou a ela, através do sacerdote, ou seja, ela confiou no Senhor e entregou seu caminho a Ele. Então seguiu comeu e não tinha mais o rosto abatido, pois uma boa Palavra tira toda a tristeza do coração daquele que busca o Senhor.

E por ter confiado no Senhor, o que aconteceu a Ana? Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram ao Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "Eu o pedi ao Senhor" (I Sm 01:19-20 – NVI).

Por confiar no Senhor, Ana foi concebeu a Samuel. Não bastasse isso, o Senhor fez ainda mais por Ana, pois Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: "O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor". Então voltavam para casa. O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor (I Sm 02:20-21 – NVI).

Ana foi agraciada não somente com um filho, mas seis filhos no total, pois o Senhor é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 03:20). Ela entregou um de seus filhos a servir ao Senhor por toda a sua vida e foi abençoada com mais cinco filhos.

Deus não quis “roubar” para Ele o único filho de Ana, ao contrário, Ele a abençoou com mais outras crianças. Oh irmã que não está conseguindo a maternidade por algum motivo, veja o que Deus está pedindo para você (talvez 30 minutos por dia de adoração, enfim, você sabe o que Ele está falando a seu coração) confie nEle, entregue seus caminhos a Ele, que você não terá apenas essa criança que você está querendo, mas outras mais (se esse for o Plano de Deus para a sua vida). Receba essa Palavra Em Nome de Jesus! A infertilidade não é nada diante de Deus!

Vejamos agora um exemplo de uma pessoa que não confiou no Senhor, o jovem rapaz rico.

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade (Mc 10:17-20). Até aqui estava tudo em ordem com esse rapaz, pois tudo o que Jesus disse estava sendo cumprido por ele, ou seja, “a vaga no Céu já estava garantida para ele”.

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me (Mc 10:21). Duas coisas a serem destacadas aqui.

Inicialmente, Jesus o amou, pois Ele disse que aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (Jo 14:21). Jesus não agiria em desacordo com a Palavra. Na seqüência, Ele absteve-se da aparência do mal (I Ts 05:22), pois não mandou que o rapaz vendesse tudo e desse a Ele ou a Seus discípulos, mas aos pobres. Mais uma vez, Jesus agiu de acordo com a Palavra.

Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades (Mc 10:22). Aquele rapaz não confiou no Senhor Jesus e saiu triste de Sua presença. O mandamento dado por Jesus àquele rapaz foi ímpar. Pode ser que Jesus estivesse apenas fazendo um “teste” com ele, assim como o Senhor fez com Abraão. Ao amigo de Deus (Tg 02:23) foi pedido nada mais, e nada menos, que seu próprio filho Isaque, porém, era apenas uma prova que Deus fez com o patriarca para ver o quanto ele temia o Senhor (Gn 22:01-12). Entretanto, ao descobrir que Jesus não falou “aquilo que ele queria ouvir”, a sua reação mostrou o que tinha, verdadeiramente, em seu coração, pois saiu triste da presença do Senhor, afinal, era uma pessoa de muitas posses e que não esperava ter que se desfazer de tudo o que tinha em favor dos pobres.

Aquele rapaz perdeu a maior oportunidade de crescimento de suas propriedades que ele poderia imaginar, pois Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna (Mc 10:27-30).

Jesus disse que teria cem vezes mais em tudo aquilo abandonado em favor dEle e do Evangelho na eternidade? Não, já neste tempo, ou seja, agora mesmo.

Portanto, o Senhor Jesus não é ladrão para tomar nada do que é nosso, ao contrário, Ele é abençoador para fazer prosperar tudo aquilo que temos, afinal de contas, o ladrão (o inimigo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; e Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos com abundância (Jo 10:10). E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia (Sl 37:06). Basta entregarmos a Ele nossos caminhos, confiarmos nEle e tudo o mais Ele fará. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário