Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

Oremos antes da tentação – 2°.



Versículos: Lc 22: 39-46.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 01/11/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação (Lc 22:39-40).

Jesus mandou os discípulos orarem para não entrarem em tentação. O recado é o mesmo para todos nós. Infelizmente, costumamos orar, nos consagramos, buscarmos a Deus quando a situação está complicada para nós, não é mesmo? Contudo, deveríamos fazer isso o tempo todo, mesmo quando tudo nos vai bem, pois não sabemos quando virá a investida do inimigo em nossas vidas, afinal, se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada (Mt 24:43 – NVI). Ela fatalmente virá, pois Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33), no entanto, para aqueles que oram antes dessa tentação, o inimigo os encontra fortalecidos no Senhor e na Palavra o que significa, para o diabo, que essa batalha já estará perdida.

E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua (Lc 22:41-42). A vontade de Jesus, enquanto um homem como qualquer um de nós o é, era de que aquilo que se aproximava (a crucificação) fosse afastado dele, mas como servo do Senhor, Ele colocou a vontade de Deus acima da Sua.

Infelizmente não é assim que costumamos agir, pois, diante de algo que nos agrada, oramos ao Senhor para que Ele não deixe que nada dê errado em relação a aquele assunto, enquanto deveríamos agir exatamente ao contrário, pedindo que Ele não deixe que nada dê certo, se aquele não for o Seu plano para as nossas vidas. Por não consultarmos ao Senhor e não questionarmos o Seu plano para cada um de nós em muitas coisas que fazemos (não estamos falando de pecado, pois isso é errado e ponto final, mas de coisas que não estão em desacordo com a Palavra como, por exemplo, uma mudança de emprego, uma sociedade a ser criada, um pedido de namoro, o matrimônio a ser tomado, etc) muitas vezes nós nos vemos em meio a problemas muito sérios, afinal de contas, muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor (Pv 19:21 – NVI).

E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia (Lc 22:41-43). Quando nos colocamos diante do Senhor, antes mesmo que a tentação se faça presente, o Senhor manda um anjo (não necessariamente a figura de um anjo, mas uma Palavra, um hino, uma mensagem, etc) que nos fortalece para enfrentarmos o problema que virá. Agora, por que Jesus apartou-se deles para orar?

Porque a Palavra nos diz: andarão dois juntos, se não estiverem de acordo (Am 03:03)? Como poderia o Senhor orar junto aos discípulos que, conforme vimos na resposta de Pedro que contra-argumentou o Senhor, não estavam em um mesmo espírito que Ele?

Eis mais um recado do Senhor para nós. Quando formos orar, eventualmente e conforme orientações que o Senhor nos passar, talvez tenhamos que nos “afastar” um pouco daqueles que possam atrapalhar essa busca pelo Senhor. Por exemplo, se estivermos orando em busca de uma cura, talvez tenhamos que nos afastarmos daquele amigo que diz que “não adianta mais fazermos isso, afinal, a doença já se espalhou por nosso corpo”.

E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza (Lc 22:44-45). Se nós não oramos, quando o inimigo faz sua investida contra nós, nos encontra dormindo de tristeza, isso é, totalmente alheios à Palavra e à Presença de Deus em nossas vidas, o que nos torna uma presa fácil para ele. Aquele que dorme é uma vítima fácil para qualquer ladrão, pois está totalmente fora de si, distante da realidade. O mesmo acontece em nossa vida espiritual.

E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação (Lc 22:46). Se observarmos bem, veremos que o versículo 46 é bem parecido com o 40. A diferença é que, no último, Jesus disse para os discípulos se levantarem. A oração faz isso conosco, pois ela nos levanta e nos coloca despertos para os ataques do inimigo, o que anula o “efeito surpresa” de suas investidas. A oração levanta todos nós que a fizermos, independentemente do “estado” que estejamos (início da tentação, já sendo atacados por ela, etc).

Portanto, vimos que temos que orar antes mesmo da tentação se manifestar em nossas vidas. Não que seja errado orarmos quando já estivermos caídos, ao contrário, temos que orar mais e mais nessa situação, porém, se tivéssemos começado antes, definitivamente não estaríamos na situação que, talvez, estejamos atravessando. Para todos nós que estamos sofrendo tentações, eis um momento muito propício para começarmos a orar. Façamos isso imediatamente. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário