Translate

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Preciosas promessas.



Versículos: II Sm 11:01-03 e II Pe 01:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 08/11/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo (II Pe 01:01).

O apóstolo Pedro inicia esse versículo da maneira que todos aqueles que servem a Deus deveriam se apresentar: como servos e apóstolos do Senhor Jesus. Todavia, infelizmente, alguns de nós que freqüentamos a Igreja, conhecemos a Palavra, sabemos como Deus pode agir na vida de uma pessoa e, até mesmo, já recebemos um milagre em nossas vidas, não podemos nos identificar dessa maneira, afinal de contas, não temos agido de acordo com toda a Palavra do Senhor. Dessa forma, não poderemos receber a honra de sermos chamados servos e apóstolos do Senhor.

Mas alguém pode dizer: “Eu vou à igreja toda a semana, entrego meus dízimos, minhas ofertas, falo de Jesus para as pessoas e, mesmo assim, me esforço para fazer quase tudo de acordo com a Palavra e, por um detalhezinho, vou perder a minha salvação?” Caso esse “detalhezinho” esteja em desacordo com a Palavra, a resposta é sim! Jesus nos esclarece isso claramente quando diz: "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’" (Mt 07:21-23 – NVI). Não é porque alguém fala de Jesus, cura e opera milagres Em O Nome de Jesus, que essa pessoa é serva de Jesus. Lembremos que usado não quer dizer aprovado.

Por acaso é possível alguém ser servo o Senhor e do inimigo ao mesmo tempo? É claro que não, pois a Palavra do Senhor, dita através do apóstolo Paulo diz: “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça” (Rm 06:16)? Uma vez que alguém não é servo do Senhor, consequentemente, esse é servo do inimigo, o que afasta o Senhor dele, afinal, que comunhão há entre a Luz e as trevas (II Co 06:14)? Além disso, agindo como servo do inimigo, tomaremos atitudes e faremos coisas que estão em desacordo com o que diz a Palavra e não teremos o Senhor ao nosso lado, pois, duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo (Am 03:03 – NVI)?
 
De quem temos sido servos (escravos), da Verdade e da obediência, ou do pecado e da morte? Será que as ferramentas forjadas pelo inferno e as línguas que tem levantado calúnias, mentiras, etc, a nosso respeito estão prosperando e não estão sendo condenadas porque não estamos na condição de servos do Senhor?

Na seqüência, Pedro indica a quem se destina a sua carta: aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

Todo aquele que aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, alcançou essa Fé preciosa, através da justiça do Senhor que foi feita através do sangue do Senhor Jesus derramado no Calvário. Não podemos deixar o inimigo nos enganar e tentar mostrar que “não temos direitos”, pois eles foram conquistados por Jesus e essa Fé preciosa está disponível a todos nós, basta crermos e nos pautarmos nas orientações da Palavra.

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude (II Pe 01:02-03).

A falta de conhecimento nos impede de ter a Graça a paz multiplicada em nossas vidas. A Palavra é muito clara: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 04:06).

 Pode ser que muitos de nós estejamos atravessando momentos muito difíceis, onde aparentemente, nada dá certo, as derrotas, as dívidas, as dificuldades estão se sobrepondo. Nesse momento, às vezes, até culpamos Deus por nos abandonar, pois “onde Ele está que não vê a dificuldade que estamos atravessando?”. Ora, Ele sempre esteve e estará para sempre ao nosso lado. A saída para todos, absolutamente todos os nossos problemas, sempre esteve às nossas mãos na Palavra de Deus, mas, por falta de conhecimento nossa, o Senhor não pode agir, afinal, Ele precisa da deflagração da nossa Fé, baseada na Palavra para começar a operar maravilhas em nosso meio. Sem que nos baseemos na Palavra, não podemos ser sacerdotes do Senhor para os nossos problemas e, consequentemente, nada de milagres manifestos em nós.

Toda nossa atenção agora!

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo (II Pe 01:04).

A corrupção do mundo é algo que tem conseguido atrair para as suas garras malignas, até mesmo, os filhos de Deus. Vivemos em um mundo atualmente tomado pela devassidão, pela promiscuidade, pelas drogas, pelo adultério, pela pedofilia, pela mentira, pela ganância, pela corrupção, pela criminalidade, pela degradação, enfim, por todas as coisas mais tristes e pesadas que poderíamos um dia, sequer, imaginar que seria possível alguém se submeter a tal prática. Cada filho de Deus deveria ser um exemplo de como se comportar, agir, em suma, ser um espelho de como Jesus agiria se estivesse em seu lugar. O problema maior é que, mesmo aqueles que conhecem a Palavra, sabem o que Ela trás como certo ou errado, estão caindo nos mesmos erros que aqueles que estão no mundo e estão servindo de exemplo negativo aos outros, afastando-os cada vez mais de Jesus.

Pobre dessas pessoas, pois a Palavra diz que melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos (Lc 17:02). Alguns que se dizem Filhos de Deus, frequentam a Igreja, conhecem a Palavra profundamente, infelizmente, sabem que é errado, mas estão em adultério, mentem, defraudam, enganam as outras pessoas e por aí vai. Então, quando a verdade vem a público, simplesmente escandalizam o Evangelho conduzindo as pessoas que não conhecem a Jesus a um julgamento errado. Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem” (Lc 17:01 – NVI).

No entanto, o Senhor já providenciou o escape para os aqueles que o servem dessa imundícia maligna que assola o mundo: Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina. Cada versículo que nos chama atenção na Palavra, cada hino abençoado, cada mensagem revestida do Poder de Deus que temos contato (dentre outras formas) tem grandíssimas e preciosas promessas que nos fazem participantes da natureza celestial. Oh Aleluia! Cada linha da Palavra possui um Poder Divino tamanho que é capaz de acabar com todo o inferno. Porém, para que isso ocorra, conforme vimos acima, temos que fazer a nossa parte, pois a nossa Fé e obediência são fundamentais para que Ele possa agir em nosso favor.

A Palavra nos trás um exemplo de um homem que foi muito de Deus, porém, não deu atenção às ordens do Senhor e sucumbiu à concupiscência, o rei Davi.

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém (II Sm 11:01 – NVI).

Embora fosse o tempo dos reis saírem à guerra, Davi não foi e mandou em seu lugar Joabe. Será que o rei havia perguntado ao Senhor se ele deveria ter ficado no palácio ao invés de partir para a batalha? Certamente que não, pois o Senhor que é onisciente, saberia dessa queda de Davi e evitaria a tragédia que ocorreu. Às vezes, nós temos que partir para a guerra, sob a orientação do Senhor e baseados na Palavra, contra o demônio que está por detrás da ação que está nos trazendo problemas como, por exemplo, quando o filho está nas drogas ou o cônjuge no adultério. Talvez essa guerra seja nossa e, com a orientação do Senhor, sairemos vitoriosos dela. 

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista, e mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa (II Sm 11:01-04).

O Senhor, porém mandou o profeta Natã para repreendê-lo, que contou ao rei a história do pobre que tinha uma ovelha que tratava como aos filhos e o rico que tinha várias, então quando chegou visita o rico, ao invés de pegar uma das suas ovelhas, pegou a do pobre. Então Davi se irou contra aquele acontecimento e Natã disse que ele era aquele homem (II Sm 12). O rei reconheceu seu erro e pediu perdão a Deus.

Mesmo com o perdão do Senhor, além da mancha que ficou no “currículo” de Davi, houve consequências, porque, pois, ele desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos. A Urias, o heteu, feriu à espada, e a sua mulher tomaste por mulher dele; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom, pois, não se apartou a espada jamais da sua casa, porquanto desprezou a Deus, e tomou a mulher de Urias, o heteu, para ser mulher dele (II Sm 12:09-10). O resultado foi que um de seus filhos, Amnom, se apaixonou por uma das irmãs de Absalão (filho de Davi), Tamar. Então, tomado por um plano diabólico arquitetado por Jonadabe, um de seus amigos, acabou violentando a Tamar (II Sm 13).

Portanto, ainda que durante toda a nossa vida tenhamos seguido à Palavra de Deus, nos desviado do mal, seguindo às orientações do Senhor, um único erro pode nos conduzir à perdição eterna, pois, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá (Ez 18:24).

Entretanto, o Senhor já providenciou o nosso escape dessa arapuca que o diabo quer montar em nossas vidas, pois nos deu grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiquemos participantes da natureza divina. Tomemos posse dessa bênção e utilizemos todas essas promessas para nos guiar diante das adversidades que encontrarmos. De posse delas, a vitória já está garantida, Em Nome de Jesus. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário