Translate

domingo, 16 de junho de 2013

Façamos como Salomão.



Versículos: I Cr 29:23-25.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/06/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


De maneira que Salomão assentou-se como rei no trono do Senhor, em lugar de Davi, seu pai. Ele prosperou, e todo o Israel lhe obedecia (I Cr 29:23 – NVI).

Os dias do rei Davi aqui nesse mundo haviam chegado ao fim, tal qual acontecerá com todos nós. Então, antes de partir, Davi orou ao Senhor que indicou a Salomão como seu substituto na liderança do povo hebreu.

Salomão assentou-se no trono de Deus de qualquer maneira? Claro que não, pois foi como um rei, assim como todos nós devemos fazer. Muitos de nós não estamos vendo a benção do Senhor em nossas vidas porque queremos sentar no trono do Senhor de qualquer maneira, alguns, até mesmo, de maneira relaxada, sem compromisso com o Ele. Sentar no trono do Senhor significa estar no lugar dEle, em outras palavras, significa agir como Ele agiria, pensar como Ele pensaria, fazer como Ele faria, ser Santo como Ele o é. O rei Salomão agiu dessa forma e o resultado foi que ele prosperou e todo o Israel o obedecia. O nosso Israel (a nossa família, por exemplo) não está nos obedecendo (os filhos não aceitam ordens, o cônjuge simplesmente não escuta as nossas opiniões, etc)? Se a nossa resposta for um não, talvez, signifique que não estamos assentados no trono do Senhor como reis.

Podemos até pensar que não somos dignos de nos assentarmos nesse trono, porém o Senhor Jesus que digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação, nos fez, para o nosso Deus, reis e sacerdotes; e nós reinaremos sobre a terra (Ap 05:09-10). Ora, como reis e sacerdotes eleitos por Jesus, estamos habilitados para nos sentar no trono do Senhor. Todavia, eis mais uma pergunta importante: Estamos agindo como reis e sacerdotes? Se, novamente, nossa resposta for não, como então podemos contar com a ajuda do Senhor para as nossas vidas?

Salomão fez conforme a orientação do Senhor e todos os líderes e principais guerreiros, bem como todos os filhos do rei Davi prometeram submissão ao rei Salomão (I Cr 29:24 – NVI). O mesmo acontecerá com todos nós, todos aqueles que estão conosco em nosso dia-a-dia, seja para nos ajudar ou tentar nos atrapalhar, e até nossos irmãos ou aqueles que nos “odeiam” verão Deus nos magnificar grandiosamente nos dando majestade real, qual antes de nós não houve igual. A ação de Deus será tamanha em nossas vidas que até aquele que “odeia” um de nós no ambiente de trabalho dirá: “não suporto ele(a) mas o trabalho que desenvolveu é simplesmente fantástico. Vai revolucionar e salvar a nossa empresa”.

O Senhor exaltou muitíssimo Salomão em todo o Israel e concedeu-lhe tal esplendor em seu reinado como nenhum rei de Israel jamais tivera (I Cr 29:25 – NVI). Assentados no trono do Senhor, Ele nos exaltará de maneira tal que, haverá esplendor (fulgor, brilho intenso, enfim, Presença de Deus) em nossas ações e atitudes para com nossa família, em nosso ambiente de trabalho, na escola que frequentamos, etc, e isso acontecerá de maneira tal que jamais foi vista por todos.

Portanto, façamos como Salomão e sentemos no trono do Senhor como reis. Porém, não podemos nos esquecer que foi o próprio Senhor que orientou Davi a colocar Salomão liderando os israelitas em seu lugar. O mesmo serve para nós também. Antes de nomearmos algum parente para um cargo de direção em nossa empresa, por exemplo, levemos essa intenção ao Senhor, primeiramente, e aguardemos a Sua resposta. Caso Ele diga que não deve ser aquela pessoa, não discutamos e aceitemos a orientação do Senhor. O mesmo para a liderança espiritual de nossas casas. Se o Senhor disser que esse cargo deve ser ocupado, por exemplo, pela mãe da família, não tentemos contra-argumentarmos com o Senhor. Essa pessoa deve assumir esse “cargo” entregue pelo Senhor e deve contar com todo o apoio dos demais membros da família para desenvolver essa atribuição com excelência, assim como qualquer obra que seja designada pelo Senhor. Aquele que for escolhido, caso esteja assentado como um rei no trono do Senhor, prosperará, terá a obediência de “seu povo”, os terá debaixo de sua autoridade e será exaltado pelo Senhor de maneira sobrenatural.

Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário