Translate

domingo, 30 de junho de 2013

Somente os viventes.



Versículos: Is 38:14-20 e Na 02:07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/06/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Como o grou, ou a andorinha, assim eu chilreava, e gemia como a pomba; alçava os meus olhos ao alto; ó SENHOR, ando oprimido, fica por meu fiador (Is 38:14).

O grou e a andorinha são animais que seu canto tem a característica de serem “tagarelas”, ou seja, repetem seu canto incessantemente, geralmente de modo despreocupado ou frívolo (que não tem importância, que é sem valor, leviano, inconstante). O mesmo tem acontecido com alguns entre nós.

As nossas orações, talvez, não sejam mais um diálogo entre o Senhor e nós, mas uma repetição incessante e leviana de alguma “oração modelo” que já tenhamos utilizado, ou seja, uma ladainha, uma enumeração enfadonha (uma recapitulação dos pontos de um discurso de maneira monótona, uma “lengalenga espiritual”).

Para outros, as orações parecem gemidos dos pombos, cheios de lamentos, “ai e ui” o tempo todo, e alçando (levantando) os olhos para os céus, esperando que, por uma questão de bondade do Senhor, sejamos abençoados. A Palavra nos diz que está decretado: a cidade irá para o exílio, será deportada. As jovens tomadas como escravas batem no peito; seu gemer é como o arrulhar das pombas (Na 02:07 – NVI).  Nada disso. As nossas orações devem ser cercadas do poder e troca de informações entre o Senhor e nós, pois, como já vimos, ela é um diálogo, uma conversa fundamentada, entre o Ele e nós.

Caso as coisas não estejam em ordem para o nosso lado, sejamos sinceros com Ele e digamos que estamos aflitos e O chamemos para nos auxiliar, para ser nosso fiador.

Que direi? Como me prometeu, assim o fez; assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. Senhor, por estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito, portanto cura-me e faze-me viver (Is 38:15-16).

Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados, pois a sepultura não pode louvar-te, a morte não pode cantar o teu louvor. Aqueles que descem à cova não podem esperar pela tua fidelidade (Is 38:17-18 – NVI). Passar por alguma aflição, não necessariamente, significa que estamos em pecado. Às vezes, o Senhor pode permitir que atravessemos contratempos para que cresçamos espiritualmente.

Além disso, nessa situação, movido pelo Seu amor, o Senhor nos guardará da destruição. Oh Aleluia! Ainda que estejamos passando por atribulações decorrentes de algum pecado, Ele lançará para trás dEle todos eles. Oh, Obrigado Senhor, por esse amor, que excede todo o nosso entendimento! Porém, aqueles que permanecem no pecado (aqueles que não o confessam e não o abandonam) não podem esperar pela fidelidade do Senhor, pois estão mortos (espiritualmente falando) e a sepultura não pode louvar o Senhor  e a morte não pode cantar o Seu louvor. Coisa séria.

Mas quem pode esperar por essa fidelidade? Os vivos, somente os vivos, te louvam, como hoje estou fazendo; os pais contam a tua fidelidade a seus filhos (Is 38:19 – NVI). Somente aqueles que estão vivos (andando na Presença do Senhor, guardando os mandamentos e agindo conforme a Palavra) é que podem louvar ao Senhor e contar com a Sua fidelidade.

Estamos vivos ou mortos? Se estivermos mortos, temos que ir, imediatamente, à Presença do Pai, pedir a Ele (e a quem tivermos ofendido, se for o caso) de maneira sincera e verdadeira o perdão de nossos pecados e abandoná-los. O que estamos esperando? Não importa se estamos afundados no mais profundo, escuro e imundo pecado de adultério, se formos sinceros, nos arrependermos e pedirmos perdão ao Senhor (a ao nosso cônjuge, nesse caso), Ele lançará para trás de Si todos os esses pecados. Agora, não adianta pedir perdão por pedir. O arrependimento tem que ser sincero e verdadeiro. Façamos isso nesse exato momento, pois o Senhor está pronto para nos tirar dessa sepultura. Somente os viventes podem contar com a fidelidade do Senhor. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário