Translate

domingo, 9 de junho de 2013

Não é tarde.



Versículos: Is 44:25, Mc 04:35, Lc 01:05-13; 18; 37, Jo 11:39, I Co 01:18; 02:14-15.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/06/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado (Mc 04:35).

Para alguns de nós, pode parecer tarde para solucionar algum problema, pois a doença já se espalhou por grande parte do corpo, o cônjuge já entrou na justiça pedindo o divórcio, o filho já está detido em virtude das drogas, a falência já está praticamente decretada, etc. Jamais aceitemos isso em nossos corações. Assim como Jesus disse, passemos para o outro lado, o lado da Palavra de Deus e de todas as suas promessas e saídas para todo e qualquer infortúnio que enfrentemos. Deixemos a multidão que insiste em dizer “que não há mais saída, é uma luta perdida, não perca seu tempo” e levemos Jesus em nossos barcos. Não importa se estejamos em um período em que, aparentemente, a escuridão esteja baixando sobre nossa vida, se o Senhor nos mandar fazer algo assim o façamos, afinal os desejos do Seu coração para conosco sempre são os melhores, jamais Ele irá querer algo ruim para nós.

A Palavra nos trás alguns exemplos que estudaremos para assimilarmos melhor esse assunto. Vejamos os casos de Zacarias, sua mulher Isabel e de Lázaro.

No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada (Lc 01:05-07 – NVI).

Zacarias e Isabel eram pessoas justas aos olhos de Deus e andavam de modo irrepreensível, entretanto, faltava a eles algo: um filho. Talvez esteja ocorrendo o mesmo com alguém entre nós, pois se trata de uma pessoa justa, que anda debaixo da autoridade do Senhor, porém falta-lhe a saúde, a prosperidade, a santidade, enfim, falta entendimento em alguma área, assim como a todos nós falta.

Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora (Lc 01:08-10 – NVI). Importante ressaltar nessa passagem que, mesmo faltando algo em sua vida, Zacarias não abandonou o Senhor, ao contrário, permaneceu firme em seu sacerdócio. Talvez isso seja uma lição para nós. Ao nos depararmos com uma adversidade ou na aparente “demora” de Deus em responder o nosso pedido, simplesmente, abandonamos a Fé, enquanto deveríamos proceder justamente ao contrário, isto é, permanecermos firmes na oração que fizemos ao Senhor, afinal todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós (II Co 01:20).

Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João” (Lc 01:11-13 – NVI).

Quando um anjo do Senhor (uma passagem bíblica que nos vem à mente, um hino de louvor que toca o nosso coração, uma Palavra que bata firme em nosso interior for pregada) aparecer, estejamos atentos para não perder a benção. Zacarias estava no momento certo e no lugar certo. O mesmo deve acontecer conosco. Quantas vezes deixamos de ir à Igreja por qualquer motivo? E se em um desses dias o Senhor mandou uma Palavra especial que seria justamente o que nós precisaríamos para transformar as nossas vidas? Assim sendo, temos que nos esforçar para não faltarmos nos dias de nossos cultos para que não percamos sequer um recado do Senhor para nós.

Zacarias perguntou ao anjo: "Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada" (Lc 01:18 – NVI). Mesmo possuindo uma Palavra vinda do coração de Deus, Zacarias “escorregou”, pois, em outras palavras, ele disse ao anjo que já estava velho, que já era tarde. Porém, Zacarias esqueceu-se de algo muito importante: Porque para Deus nada é impossível (Lc 01:37). Ora, mesmo atualmente, com os avanços que a medicina adquiriu, é muito difícil um casal de idade avançada conseguir gerar um filho, pois o corpo humano passa por muitas mudanças advindas com a idade, o que torna uma gravidez de alto risco, caso ela ocorra. Imaginemos naquele tempo em que não possuíamos esses avanços científicos? Era impossível uma mulher de idade avançada engravidar. Era impossível para a medicina, mas essa palavra não existe para Deus.

Lázaro, um homem muito amigo de Jesus, estava morto e sepultado havia quatro dias. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias (Jo 11:39). Aos olhos naturais, Marta tinha razão, afinal depois de aproximadamente quatro dias, até algo em torno do décimo dia após a morte, as bactérias que habitam um corpo já destruíram todos os tecidos corporais e passam a liberar substâncias como a putrescina, cadaverina e gás metano, as quais exercem grandes pressões internas, fazendo com que os líquidos gerados pelas células entrem nas cavidades corpóreas, formando assim bolhas sob a pele. Em outras palavras, para Marta, já era tarde, mas não para o Senhor Jesus que chamou Lázaro para fora e este o atendeu voltando assim à vida (Jo 11:44).

Mas como pode uma pessoa morta voltar à vida? De maneira natural não pode, é impossível, porém, temos que ter discernimento espiritual para entendermos essa passagem, visto que quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido (I Co 02:14-15 – NVI).

Agora, temos que ter muito cuidado para não “pasteurizarmos” a Palavra achando que, basta uma oração, para que a pessoa ressuscite. Isso só ocorrerá se a Palavra tocar no coração e a convicção do fato se fizer presente, de maneira veemente, em nosso espírito. Se observarmos o ministério de Jesus, veremos a ressurreição em poucos casos: a filha de Jairo (Mt 09:18-26; Mc 05:21-43 e Lc 08:40-56), Lázaro (Jo 11:01-46), o filho da viúva de Naim (Lc 07:11-17) e o Seu próprio (Mt 28, Mc 16, Lc 24 e Jo 20). Será que ninguém mais faleceu no período em que Jesus estava entre os homens? Claro que sim, mas nenhum outro voltou à vida. Então, tratemos desse assunto sempre com parcimônia, com moderação e com o máximo cuidado que esse tipo de casa requer.

Mas alguém pode dizer: “O médico já disse que a situação é irreversível e nada mais há o que fazer”. Realmente, sob o ponto de vista clínico, ele tem toda a razão, mas o Senhor tem poder para mudar esse quadro, fazendo com que a doença retroceda e suma, o que fará com que o médico volte atrás em seu diagnóstico, pois o Senhor desfaz os sinais dos inventores de mentiras, e enlouquece os adivinhos; faz tornar atrás os sábios, e converte em loucura o conhecimento deles (Is 44:25), afinal a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (I Co 01:18).


Portanto, ainda não é tarde. Há tempo para sermos curados de alguma doença, para reestruturarmos um casamento totalmente destruído, de salvar o filho do vício das drogas, etc. Basta que façamos a nossa parte de irmos ao Senhor clamando por Sua orientação e auxílio para a batalha. Na seqüência, partamos para o combate, Em Nome de Jesus. Dessa forma, a vitória é certa, para a glória de Deus. Lembremos: não é tarde. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário