Translate

domingo, 23 de junho de 2013

Não deixemos o diabo roubar a nossa paz.



Versículos: I Rs 03:16-21, Sl 119:105, Jo 08:12; 10:10; 14:27; 16:33; 20:19-21; Rm 03:16-18; 08:06; 31; 37-39; 11:29 e I Co 14:33.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/06/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo (Jo 14:27 – NVI).

O maior sinal de que nossa comunhão com o Senhor Deus vai bem é quando sentimos paz, independentemente da situação que estejamos enfrentando. Ainda que estejamos envolvidos em uma batalha contra o vício de algum parente ou contra uma doença incurável, por exemplo, seja quando uma calmaria celestial esteja reinando em nosso viver. Isso ocorre porque a paz que sentimos não é a que o mundo dá, ou seja, de aparência, artificial, falsa, mas a verdadeira, a que vem do Senhor. Então, ainda que a situação esteja praticamente perdida (a doença espalhada pelo corpo, o cônjuge já entrou com o pedido de divórcio, a empresa está à beira da falência, etc), não temos medo, pois sabemos que, com o Senhor ao nosso lado, a vitória é garantida, ainda que as evidências falem o contrário.

É impossível vivermos nesse mundo sem que o inimigo se esforce para nos destruir, nos tentar ou nos afastar dos planos do Senhor para as nossas vidas, mesmo sendo filhos de Deus. Porém, mesmo cercados das investidas malignas, não devemos ficar tensos, preocupados ou temerosos, pois Jesus nos disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33). A nossa paz tem que vir daquele que venceu o mundo, o Senhor Jesus. Vejamos uma passagem da Palavra ocorrida com os discípulos que vai nos ajudar a entender isso.

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (Jo 20:19-21).

Os discípulos estavam escondidos com medo dos religiosos. Eis que o Senhor Jesus pôs-se no meio deles e os lhes trouxe a paz. Depois, repetiu “paz”, mais uma vez. Será que o Senhor repetiu “paz” por distração? Claro que não. O que ocorre é que Jesus levou aos discípulos, amedrontados, a paz verdadeira, ou seja, aquela completa, que os cercou de calma e tranqüilidade, mesmo com a multidão de judeus os procurando e os perseguindo. O mesmo serve para todos nós.

Não importa se alguém “muito poderoso” está nos perseguindo sem nenhum motivo, pois, se foi o Senhor Jesus que nos enviou, não devemos temer essa perseguição, afinal Ele estará ao nosso lado para nos defender, uma vez que os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29 – NVI). Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós (Rm 08:31) ?


Como vimos até agora, não devemos deixar que nada roube a nossa paz, principalmente o diabo que é ladrão, e sabemos que o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir, já o Senhor Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos com abundância (Jo 10:10). Sempre que o inimigo tentar nos tirar a paz, temos que levar essa situação à Luz da Palavra de Deus, pois nela está a saída para todos os nossos problemas. Vejamos um exemplo.

Certo dia duas prostitutas compareceram diante do rei. Uma delas disse: "Ah meu senhor! Esta mulher mora comigo na mesma casa. Eu dei à luz um filho e ela estava comigo na casa. Três dias depois de nascer o meu filho, esta mulher também deu à luz um filho. Estávamos sozinhas, e não havia mais ninguém na casa. "Certa noite esta mulher se deitou sobre o seu filho, e ele morreu. Então ela se levantou no meio da noite e pegou o meu filho enquanto eu, tua serva, dormia, e o pôs ao seu lado. E pôs o filho dela, morto, ao meu lado. Ao levantar-me de madrugada para amamentar o meu filho, ele estava morto. Mas quando olhei bem para ele de manhã, vi que não era o filho que eu dera à luz" (I Rs 03:16-21 – NVI).

Ao verificar que seu filho estava morto, aquela mulher entrou em desespero e perdeu a paz, assim como aconteceria com todas as mães, caso isso acontecesse com um filho. Porém, ao levar a criança à luz do dia, pela manhã, ela pode ver que não era seu filho. Essa situação deve servir de aprendizado para todos nós. Ao nos depararmos com uma situação de desespero, não nos devemos perder a nossa paz, pois, ao levarmos essa situação à Luz da Palavra, a situação será resolvida. Não podemos nos esquecer que lâmpada para os nossos pés é a palavra do Senhor, e luz para o nosso caminho (Sl 119:105). Além do mais, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 08:12 – NVI).

Se não seguirmos o Senhor Jesus em tudo o que Ele nos ensina seremos como os ímpios que em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos (Rm 03:16-18). Como então queremos a paz do Senhor se não agimos conforme as suas orientações? Impossível conseguirmos. Guiados pelo Senhor estaremos debaixo de Sua autoridade e teremos a paz necessária em todas as situações, uma vez que, a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz (Rm 08:06 – NVI).

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 08:37-39). Se andarmos debaixo da Luz da Palavra, não haverá nada que consiga nos separar da paz que o Senhor nos dá.


Portanto, não deixemos que nada, principalmente o diabo, roube a nossa paz, pois ela vem do Senhor Jesus para todos nós. Caso algo a esteja tirando de nós, levemos essa situação ao Senhor em oração, porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos (I Co 14:33). Que a paz do Senhor esteja com todos nós. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário