Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Deus não é injusto



Versículos: I Sm 13:08-14; 15:01-03; 10-31; 28:03-05; 31:01-06, II Sm 01:01-09, Is 01:18-20, Mt 07:24-27; 13:12 e 16:25.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/08/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma (Rm 09:14).

Deus não é injusto em relação a nenhuma pessoa. Ainda que tenhamos feito algo de muito grave, Ele está sempre pronto a nos perdoar, basta apenas que tomemos uma decisão firme, abandonemos o pecado e o confessemos ao Senhor (e a quem tenhamos ofendido com nossa ação, se for o caso) para que a misericórdia do Senhor seja presente em nossas vidas.

O rei Davi foi um homem muito usado pelo Senhor e segundo o Seu coração (At 13:22). Porém, isso não o impediu de cometer dois atos extremamente graves: um adultério e um homicídio. Todavia, Davi, ao ser confrontado com seus pecados, imediatamente os confessou e pediu perdão ao Senhor, além de buscar não a fama ou o seu reinado, mas permanecer debaixo da autoridade do Senhor, com Seu Santo Espírito (Sl 51:11).

Entretanto, Saul, que veremos que cometeu erros “bem menores” que Davi, não fez o mesmo e pagou muito caro por isso.

E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou (I Sm 13:08-14).

Ora, oferecer um holocausto no lugar do profeta não é algo tão grave quanto um adultério e um homicídio, não é mesmo? Não importa, pois para Deus não existe “pecadão” ou “pecadinho”, uma vez que ambos são desobediências às ordens do Senhor. Não era para Saul oferecer holocausto ao Senhor, pois aquela era uma atribuição do profeta, porém, ele, já demonstrando aqui um espírito de rebeldia, o que está, infelizmente, ocorrendo com algumas pessoas entre nós.

Quando o Senhor nos mandar fazer algo, não devemos ser rebeldes e fazê-lo de acordo com o que nós acharmos melhor, afinal, se foi o Senhor que nos comissionou para fazer uma determinada obra, nós temos que fazê-la de acordo com a vontade daquele que nos enviou, e não da maneira que nós julgamos ser a melhor para nós.

Voltando então a Saul. Embora ele tenha sido uma pessoa que agiu em desacordo com a Palavra, o Senhor, que é misericordioso, deu a ele mais uma chance, assim como dá para todos nós. Samuel disse a Saul: "Eu sou aquele a quem o Senhor enviou para ungi-lo como rei de Israel, o povo dele; por isso escute agora a mensagem do Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito.Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ " (I Sm 15:01-03 – NVI).

Nessa última parte da passagem, entendamos a destruição dos amalequitas não como uma “chacina permitida pelo Senhor”, afinal trata-se do julgamento de um povo, que muito mal fez aos hebreus quando de sua saída do Egito, da escravidão, mas sim espiritualmente. Ao dar a ordem de destruí-los, o Senhor nos manda agir da mesma forma, destruindo tudo aquilo que pode nos conduzir a um fracasso, novamente explicando, não fisicamente, já que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 06:12), mas sim espiritualmente, contra o diabo e seus demônios, desde os homens (os pecados mais “pesados”) aos de peito (aqueles “pecadinhos” que julgamos insignificantes, mas que vão nos levar para o inferno), pois a Palavra é clara e diz que são as raposinhas que fazem mal às vinhas (Ct 02:15).

Mesmo tendo ganhado uma segunda chance do Senhor, Saul novamente desobedeceu à ordem do Senhor, pois se voltarmos no versículo 03, veremos que o Senhor mandou destruir tudo de Amaleque, Saul, porém, poupou o melhor e seu rei. E quantos de nós temos feito a mesma coisa? O Senhor nos tem mandado destruir algo e não temos feito isso, afinal, é algo que nos dá prazer ou trás algum lucro. Mais à frente nós veremos que isso pode nos destruir totalmente.

Então veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR. E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal. Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.
 
Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente (I Sm 15:10-15). Mais uma vez, ao ser confrontado com seu pecado, Saul não se arrependeu pelo que fez, ao contrário, além de buscar desculpas pelo seu erro, ainda colocou a culpa no povo. Será que não temos feito a mesma coisa? Afinal, nosso cônjuge não nos dava atenção e, por isso adulteramos, nossos salários são irrisórios na empresa, então temos que “desviar” uma porcentagem nas compras para podermos receber um salário digno, se não mentirmos em uma venda, não conseguiremos concretizá-la, além disso, todo mundo no escritório faz isso, se não cedermos às “cantadas” do chefe e não sairmos com ele, não receberemos a promoção tão merecida, etc.

Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala. E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel. E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor? Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal (I Sm 15:16-21).

Mais uma vez Saul, ao invés de assumir seus erros, colocou a culpa no povo, pois foram eles que pouparam o melhor e não ele, ou seja, estava tirando o corpo fora de suas responsabilidades. Ora, mas de quem era a responsabilidade de guiar o povo de acordo com as ordens de Deus? Dele, o rei, pois a palavra do rei tem poder (Ec 08:04). De quem é a responsabilidade de guiar nossas famílias de acordo com a Palavra de Deus? Nossa, pois o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra (Ap 05:10). E por que estamos tirando nosso corpo fora dessa obrigação?

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei (I Sm 15:22-23). Saul estava sendo comparado a um feiticeiro, pois estava em rebeldia contra o Senhor. O mesmo serve para qualquer um de nós que esteja nessa situação de rebeldia, além disso, seremos rejeitados pelo Senhor. Misericórdia Senhor!

Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz. Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor. Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa. Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao Senhor teu Deus. Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao Senhor (I Sm 15:24-31).

Bom, então agora estava tudo bem, afinal, Saul se arrependeu de seus erros e adorou ao Senhor, não é mesmo? Veremos que não, pois Saul não estava arrependido verdadeiramente, mas estava com receio de perder seu reino. O mesmo acontece com alguns de nós. Nos voltamos ao Senhor não por arrependimento sincero de nossos erros, mas temos receio de perder a “nossa posição social”, “nossa aparência de homens (ou mulheres) de destaque”, nossas famílias, nossos empregos, etc. Porém, muito pior que isso, perderemos tudo o que tivermos, simplesmente, por não darmos ouvidos à Voz de Deus.

Isso é algo muito sério! Por não mostrar arrependimento de seus pecados, Saul passou por grandes problemas, conforme veremos na seqüência.
 
Samuel já havia morrido, e todo o Israel o havia pranteado e sepultado em Ramá, sua cidade natal. Saul havia expulsado do país os médiuns e os espíritas.Depois que os filisteus se reuniram, vieram e acamparam em Suném, enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa. Quando Saul viu o acampamento filisteu, teve medo; ficou apavorado. Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas (I Sm 28:03-06 – NVI).

Samuel já não estava mais entre os israelitas, então, diante de uma adversidade, o rei de Israel apresentou dois sintomas muito claros daqueles que não gozam da Santa Presença do Senhor: ele teve medo e não mais ouviu o Senhor, o que comprova aquilo que vimos um pouco acima na mensagem, que ele não havia se arrependido verdadeiramente de seus pecados.

O Senhor ouvia e falava a Samuel e não a Saul. O mesmo pode estar ocorrendo com alguém dentre nós. Mesmo não seguindo à risca a Palavra de Deus, fazendo algo que Ela condena, ainda assim, estamos gozando de um aparente sucesso, mesmo do jeito que somos, “o Senhor tem nos abençoado”, o nosso ministério cresce, a cada dia, mais e mais. Muito cuidado com isso, afinal, usado não quer dizer aprovado. Talvez isso tudo esteja acontecendo porque tem alguém nos segurando em oração, a esposa segurando o marido, o marido a esposa, um obreiro da igreja que está segurando em oração toda a Congregação, o vizinho de mesa, no escritório ou na escola, esteja nos segurando em oração para não sermos destruídos.

Retomando então ao rei Saul. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar (I Sm 28:07). Que coisa mais triste! Saul já estava mergulhado no pecado, pois já compactuava com o espírito de feitiçaria. Se nos lembrarmos, um pouco acima, vimos que a rebeldia se assemelhava à feitiçaria. Quantos dentre nós não nos encontramos na mesma situação? Por não ouvirmos mais o Senhor, estamos buscando “outras saídas” para os nossos problemas na feitiçaria, na idolatria, na sodomia, etc. O Senhor sempre nos dá uma nova chance voltemos enquanto ainda é tempo.

Saul não fez isso e aconteceu que, em combate com os filisteus, os israelitas foram postos em fuga e muitos caíram mortos no monte Gilboa. Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. O combate foi se tornando cada vez mais violento em torno de Saul, até que os flecheiros o alcançaram e o feriram gravemente. Então Saul ordenou ao seu escudeiro: "Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos". Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou a própria espada e jogou-se sobre ela. Quando o escudeiro viu que Saul estava morto, jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele. De maneira que Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus soldados morreram juntos naquele dia (I Sm 31:01-06 – NVI).

Por causa do pecado de Saul, sua família pagou com sua própria vida. Por causa de nossos pecados, nossa rebeldia, nossas famílias podem pagar um preço muito alto (filhos imersos nas drogas, na promiscuidade, brigas, desavenças, desencontros, etc), pois o pecado é uma porta aberta para que o diabo entre em nosso convívio. Por não buscar fortalecer-se no Senhor, consequentemente, Saul caiu nas ciladas do inimigo, não confessando seus pecados o que lhe custou a vida. Esse recado é muito sério para todos nós. Meditemos muito nessa Palavra.

Na seqüência, veremos que Saul teve uma terceira chance e não aproveitou.

Depois da morte de Saul, Davi retornou de sua vitória sobre os amalequitas. Fazia dois dias que ele estava em Ziclague quando, no terceiro dia, chegou um homem que vinha do acampamento de Saul, com as roupas rasgadas e terra na cabeça. Ao aproximar-se de Davi, prostrou-se em terra, em sinal de respeito. Davi então lhe perguntou: "De onde você vem? " Ele respondeu: "Fugi do acampamento israelita". Disse Davi: "Conte-me o que aconteceu? " E o homem contou: "O nosso exército fugiu da batalha, e muitos morreram. Saul e Jônatas também estão mortos". Então Davi perguntou ao jovem que lhe trouxera as notícias: "Como você sabe que Saul e Jônatas estão mortos?" O jovem respondeu: "Cheguei por acaso ao monte Gilboa, e lá estava Saul, apoiado em sua lança. Os carros de guerra e os oficiais da cavalaria estavam a ponto de alcançá-lo. Quando ele se virou e me viu, chamou-me, gritando, e eu disse: ‘Estou aqui’ ". "Ele me perguntou: ‘Quem é você? ’ " ‘Sou um amalequita’, respondi " Então ele me ordenou: ‘Venha aqui e mate-me! Estou na angústia da morte, mas ainda vivo’ (II Sm 01:09 – NVI).

Saul pediu para ser morto e por um amalequita (aqueles que eram para serem destruídos). Mesmo diante de todos os erros que havia cometido, a vida insistia em ficar nele, isso significa que o Senhor ainda esperava um clamor do rei por misericórdia. Ora, quantos de nós estamos desejando a morte? Paremos imediatamente com isso, afinal, se ainda estamos vivos é sinal que o Senhor tem planos para nós. Ainda que nossos pecados tenham sido muito graves, o Senhor, em sua infinita misericórdia, ainda nos está dando uma chance para nos acertarmos. Agarremos essa chance! Esse é o momento de pedirmos perdão pelos nossos erros e partirmos para uma nova vida!

Jesus disse algo que nos é muito importante sabermos nesse momento: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará” (Mt 16:25 – NVI).

É muito importante que sigamos as orientações do Senhor, porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado (Mt 13:12). E quantos de nós estamos perdendo tudo somente porque não queremos confessar um pecado? Ainda que ele seja grave, há, no Senhor, perdão para ele. Quando chegar o dia do juízo, não mais haverá tempo para nos arrependermos, pois lá não haverá misericórdia, somente julgamento. Além disso, esse pecado ficará “estampado” para todos verem.

Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra (Is 01:18-19). Ainda que esse pecado esteja nos dando muitos frutos, riquezas, notoriedade, etc, e julguemos que “estamos por cima da situação”, isso é nada perto daquilo que o Senhor tem para nós, que é o bem dessa terra. Isso que possuímos hoje não passa de uma esmola do inferno que vai nos levar à perdição eterna, pois se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse (Is 01:20).

O Senhor não foi injusto para com Saul, pois lhe deu uma série de oportunidades para se acertar em relação aos seus pecados. Foi ele que foi injusto para com o Senhor, não aproveitando nenhuma delas.

Portanto, caso estejamos em pecado, entremos em oração diante do Senhor nesse exato momento, peçamos perdão por isso, abandonemos essa prática e, se for o caso, procuremos a quem tenhamos ofendido, confessemos nossos erros e peçamos perdão também, afinal todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mt 07:24-25).

Em compensação, aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda (Mt 07:26-27). Sejamos sensatos e ergamos as nossas vidas sobre a rocha que é o Senhor Jesus (a Palavra de Deus). Ainda há tempo para cada um de nós. Aproveitemos essa oportunidade. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário