Translate

domingo, 15 de setembro de 2013

Devemos ser sóbrios e vigiar – 3ª.



Versículos: I Pe 05:08-10; II Co 05:07 e Tg 04:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 13/09/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 05:08).

Definitivamente, o diabo não vem senão a roubar, a matar, e a destruir (Jo 10:10). A Palavra de Deus nos adverte que devemos ser sóbrios (moderados, comedidos) e vigiar (estarmos acordados, atentos, de sentinela), pois o nosso inimigo anda em volta de nós aguardando um descuido, uma falha, para colocar o seu plano maligno em ação.

O diabo, nem sempre aparece da forma clássica como as ilustrações o mostram com chifres, tridente e da cor vermelha, ele pode aparecer de qualquer forma que nos afaste da presença do Senhor, como uma proposta de sociedade, uma mulher (ou homem) que dá atenção ao irmão (ou a irmã) que está passando por um problema no casamento, uma proposta de mudança de emprego, um convite para ir a um determinado lugar, um namoro, dentre outras formas.

Não podemos vacilar, ainda que a proposta seja, aparentemente, excelente, precisamos levá-la ao Pai e pedir Sua orientação. O apóstolo Paulo diz que em sua epístola aos Coríntios que não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co 11:14). O próprio Senhor Jesus nos advertiu disso quando nos mandou olhar (vigiar) para que ninguém nos engane, porque muitos virão em Seu nome dizendo serem o Cristo e enganarão a muitos (Mc 13:05-06), além de se levantarem falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganar, se for possível, até os escolhidos (Mc 13:22).

Porém, se observarmos bem a Palavra, veremos que ele se apresenta como um leão, ou seja, aparentando ser poderoso e perigoso, todavia, ele não suporta uma pequena oração do crente mais simples, com a menor escolaridade possível, que habite no local mais afastado que possa existir, pois, quando essa pessoa invoca o Nome de Jesus, o Poder de Deus entra em ação a favor dela e essa aparência de periculosidade do diabo cai por terra, ele é desmascarado no ato. Existe somente um que possui esse poder e que não aparenta ser um leão, mas o é: Jesus Cristo, o Leão da tribo de Judá (Ap 05:05).    

Caso algo que se apresente a nós vá atrapalhar o nosso compromisso com o Senhor, devemos pedir a Ele que coloque a Sua mão e que nada aconteça sem Sua permissão. Devemos resistir às investidas do maligno, firmes na Fé sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos que estão no mundo (I Pe 05:09). Ora, não estamos mais no mundo, então, ainda que as mesmas coisas (provações, lutas, batalhas, oportunidades) aconteçam com eles e conosco, temos uma diferença a Fé, que vem pelo ouvir e o ouvir, pela Palavra de Deus (Rm 10:17), além do mais, vivemos por fé, e não pelo que vemos (II Co 05:07 – NVI). Municiados por essa arma espiritual, estaremos revestidos de todo o poder e sujeitos a Deus para resistirmos ao diabo, então, ele fugirá de nós (Tg 04:07). Contudo, algo importante deve ser levantado nesse ponto e, para que possamos estudar mais essa passagem, vamos usar tradução da Nova Versão Internacional do Santo Livro.

Vejamos a seqüência em que o versículo nos foi passado pelo Senhor Deus: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês (Tg 04:07 – NVI). Inicialmente, temos que nos submetermos a Deus, pois, dessa forma, teremos como resistir ao diabo. Ora, sem nos submetermos ao Senhor, não há como resistir ao inimigo, pois estamos descobertos da proteção divina, estamos sem a proteção de nosso Pai. Somente após isso é que o adversário fugirá de nós.

Não fiquemos murmurando pelos cantos e tristes por algum aparente “fracasso” que nos ocorra, afinal o Senhor Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 03:20).

Não devemos esquecer de ser sóbrios e vigiar em todos os momentos de nossas vidas, sejam eles bons ou ruins, afinal, no momento bom, levados pela euforia, poderemos tomar uma atitude impensada sem consultar ao Senhor e no momento ruim, tomados pelo turbilhão de emoções que nos envolve, tomarmos uma atitude que a Palavra condena. Ambas decisões podem nos conduzir ao caminho da perdição eterna. Agora, debaixo da ação do Senhor tomaremos sempre a decisão acertada, então, o Deus de toda a graça, que em Cristo nos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo nos há de aperfeiçoar, confirmar, fortificar e fortalecer (I Pe 05:10). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário