Translate

domingo, 29 de setembro de 2013

Regenerados e renovados pelo Espírito Santo.



Versículos: Jo 03:05; 07, Gl 05:22 e Tt 03:03-07.
Pregador: Pr. Fabiano Motta
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 27/09/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros (Tt 03:03 – NVI).

Antes de conhecermos o Evangelho e o Senhor Jesus, a maioria de nós estava descrita no versículo acima, não é mesmo? Alguns éramos pessoas insensatas, isto é, não possuíamos senso (juízo, prudência), outros éramos escravizados por paixões e prazeres (com as drogas, com a mentira, com a desonestidade, com uma outra pessoa que não nosso cônjuge, etc), alguns norteávamos nossas vidas na maldade, na inveja e no ódio. Porém, uma coisa era comum a todos nós, sem exceção: vivíamos enganados pelo diabo.

Com o pecado de Adão, todos nós nascemos debaixo do pecado, que é da parte de Satanás. Dessa forma, ele nos tinha em suas “patas nojentas” e nos enganava através, não somente das características descritas acima, como também por uma série de outros subterfúgios infernais, que nos fazia ser, nada mais nada menos, que fantoches para ele. A única intenção que ele tinha para conosco era a de nos destruir e nos levar para as trevas.

Porém, um dia ouvimos falar a respeito do Evangelho, que nos mostrou quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador (Tt 03:04-06 – NVI).

Ou seja, o Senhor se manifestou a nós por Seu amor para com cada pessoa que habita nesse mundo, e não porque éramos pessoas boas, que fazíamos caridade, éramos bondosos para com os necessitados, etc. Obviamente que isso é muito importante e deve ser feito em favor daquelas pessoas que estão em uma situação complicada, passando por necessidades, etc, todavia, esse ato não nos moveu (nem moverá) um único milímetro para mais perto da salvação eterna. O que nos leva até ela é a misericórdia do Senhor que, através do Espírito Santo, nos salvou e nos lavou de maneira regeneradora (melhorada, restaurada, corrigida, revivificada) e renovadora (trazido novamente à lembrança, recomeçada, repetida).

Essa regeneração e renovação é muito importante para a nossa caminhada na Fé, pois, através delas, nossos espíritos estarão sempre em alerta e em contato com o Senhor para uma eventual batalha contra o inimigo que se levantar contra nós. Jesus disse a Nicodemos: “ Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (Jo 03:07 – NVI), e isso só é possível através do batismo. Jesus foi muito claro e objetivo conosco, quando disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (Jo 03:05). O batismo nas águas e nos Espírito Santo são condições primordiais para que possamos entrar no Reino do Senhor.

Através de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador Pessoal, o Senhor derramou sobre nós o Espírito Santo de maneira generosa, abundante. Infelizmente, algumas pessoas se esforçam e buscam o batismo com o Santo Espírito, no entanto, sem sucesso. Ora, o Senhor nos disse que o Espírito foi derramado sobre nós de maneira generosa, abundante. Por que então, nos contentaríamos com pouca ou nenhuma presença dEle em nossas vidas? Mas como buscar esse batismo? Da maneira que a Palavra nos ensina, que é através de Jesus. Talvez estejamos buscando o batismo com o Espírito nos mais diversos lugares (em práticas e dogmas religiosos, até mesmo no fanatismo), enquanto deveríamos ir a Jesus. Simples assim, sem a necessidade de nenhuma “grande penitência” ou tratativa religiosa inútil, criada por homens.

Assim que tivermos o Espírito Santo habitando em nós, teremos o Seu fruto, que é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 05:22). É dessa maneira que aquela pessoa que era, por exemplo, “nervosa, tinha pavio curto, era estouradinha”, etc, passa a ser uma pessoa mansa, tranqüila, calma, diferente daquela que todos conheciam, afinal de contas, aquela pessoa não existe mais, e a que existe possui intimidade com o Espírito Santo.

Portanto, é através do Espírito Santo que o Senhor nos regenera e nos renova. Podemos ser a pessoa mais caridosa do mundo, mas foi através da misericórdia do Senhor é que fomos salvos e libertos, e Ele o fez dessa forma a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna (Jo 03:07). Se eu continuar escrevendo seria algo do homem, o que jamais deve ocorrer. Foi uma Palavra simples, mas creio que o recado já foi entregue, pelo Senhor, a quem for da vontade dEle. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário