Translate

domingo, 8 de setembro de 2013

Jesus tem muito mais do que pedimos ou pensamos.



Versículos: Lv 14:01-04, Nm 05:01-04, I Sm 02:30; 24:10, Pv 13:13, Lc 17:11-19, Rm 08:24-25 e II Co 05:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/09/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe (Lc 17:11-12).

Aqueles dez homens leprosos demonstraram por Jesus algumas coisas muito importantes, conforme vamos estudar na mensagem de hoje.

Inicialmente, eles demonstraram respeito pelo Senhor, pois, pela Lei, as pessoas leprosas não poderiam sequer chegar perto de pessoas sadias por serem consideradas impuras. E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito. E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o Senhor falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel (Nm 05:01-04).

Aqueles leprosos mostraram que eram pessoas que conheciam a Lei do Senhor e a respeitaram, pois pararam de longe para falarem com Jesus. Todos nós devemos ter o mesmo respeito pela Palavra de Deus, afinal, é através dEla que o Senhor nos orienta a prosseguirmos em nossas vidas. O respeito à Palavra é o primordial para vermos a operação do Senhor em nossas vidas, uma vez que, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados (I Sm 02:30).

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que A respeitaram e obtiveram o Senhor agindo em suas vidas por causa disso, como o centurião de Cafarnaum, Jairo e o rei Davi, além de uma série de outros exemplos. O rei Davi tinha Saul em suas mãos para destruí-lo, porém, não o fez por respeito à Lei, pois ele disse: Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR (I Sm 24:10). Davi respeitou as ordenanças do Senhor e foi recompensado tornando-se, posteriormente, o maior rei da história de Israel.

A Palavra de Deus é muito clara e diz que quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado (Pv 13:13 – NVI). Respeitar o mandamento nada mais é que guardá-lo e o Senhor Jesus disse aquele que tem os Seus mandamentos e os guarda esse é o que O ama; e aquele que O ama será amado de Seu Pai, Ele o amarei, e Se manifestará a ele (Jo 14:21).

Além de respeito, aqueles leprosos demonstraram confiança no Senhor. Vejamos isso retornando ao Evangelho de Lucas.

E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes (Lc 17:13-14a). Uma breve parada nesse ponto. Vimos anteriormente que aqueles homens conheciam a Lei, então aqui há uma aparente “contradição”? Mas por que? Porque havia um cerimonial necessário para que o leproso se apresentasse ao sacerdote e fosse re-inserido na sociedade.

Disse também o Senhor a Moisés: "Esta é a regulamentação acerca da purificação de um leproso: ele será levado ao sacerdote, que sairá do acampamento e o examinará. Se a pessoa foi curada da lepra, o sacerdote ordenará que duas aves puras, vivas, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo sejam trazidos em favor daquele que será purificado” (Lv 14:01-04 – NVI). Mas aqueles homens ainda estavam leprosos e não poderiam se apresentar ao sacerdote, não é mesmo? Até aquele momento sim, porém, eles confiaram naquilo que Jesus os havia dito e agiram conforme as Suas orientações, então, enquanto eles iam, foram purificados (Lv 14:14b – NVI). Aqueles homens, mesmo conhecedores da Lei, em momento algum levantaram qualquer questionamento com Jesus a respeito dEla, ao contrário, eles fizeram aquilo que o Messias os mandou fazer, sem murmurações ou qualquer outra ressalva. Portanto, não há nenhuma contradição, pois os leprosos agiram conforme a orientação de Jesus (da Palavra).

Eles colocaram em prática um ensinamento muito importante: Porque vivemos por Fé, e não pelo que vemos (II Co 05:07 – NVI). Talvez esse seja o motivo por não conseguirmos alcançar alguma bênção. Pode ser que estejamos olhando para os sintomas da doença, enquanto deveríamos olhar para a Palavra que nos diz que Jesus levou sobre si as nossas doenças e enfermidades, pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente (Rm 08:24-25 – NVI). Ousemos crer naquilo que Jesus falou!

E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou (Rm 08:15-19). Tão importante quanto recebermos uma bênção do Senhor, é agradecê-lo por isso e publicá-la para que ela mostre às pessoas que estão passando por dificuldades o que o Senhor pode fazer por elas. Por isso o testemunho é tão importante. Além do mais, algo que nos chama atenção nessa passagem é que dez foram curados, porém, o único que foi salvo foi aquele que retornou para agradecer Jesus. Será que não está na hora de agradecermos Jesus por alguma bênção? Vamos deixar a vergonha de publicar algo ser maior que o milagre recebido?

Assim sendo, vimos que aqueles leprosos nos mostraram respeito e confiança em Jesus. Devido a isso, eles obtiveram a cura da lepra, porém, apenas o que voltou para agradecer o Senhor foi salvo. Isso mostra que Jesus não quer somente a nossa cura, Ele quer nos salvar, ou seja, Ele tem muito mais do que pedimos ou pensamos para cada um de nós. Façamos como eles e tenhamos o mesmo respeito e confiança no Senhor. Então veremos Sua ação em nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário