Translate

domingo, 22 de setembro de 2013

O Senhor tem muito mais para nós – 1ª.



Versículos: Mc 10:46-52.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 20/09/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas (Mc 10:46 – NVI).

A situação de Bartimeu é um retrato da situação vivida por muitos de nós: estava cego, sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Talvez, muitos de nós também estejamos cegos espiritualmente, sentados à beira do caminho, isto é, conhecemos a Palavra, sabemos aquilo que podemos ou não fazer, gostamos de ouvir o Evangelho, mas não tomamos uma posição firme de entrar no caminho. Estamos à beira dele, em outras palavras, quando necessitamos de um auxílio, uma cura, uma benção, olhamos para Jesus, mas quando não nos convém, nos viramos para Jericó, afinal também gostamos das coisas de lá, nos alegramos com algumas coisas que são de lá. Além disso, pode ser ainda que estamos pedindo esmolas, orações para outras pessoas, ou que o Senhor veja o nosso sofrimento e, por misericórdia, alivie o nosso mal.

Se não tomarmos uma posição firme e decidida de entrar no caminho, nossas vidas vão continuar da mesma forma que foram até agora, se estamos hoje doentes, permaneceremos assim, se mendigamos o pão (material ou espiritual), assim continuará. Muitos de nós não entramos no caminho porque sabemos que algo que fazemos, que pode até não ser ilegal, mas está em desacordo com as orientações da Palavra terá de ser abandonado, deixado para trás, como uma amizade, uma prática comercial, etc.

O Senhor nos fala, através de João, que amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no Nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas (Jo 03:16-20).

Logo, pode ser que não entramos definitivamente no caminho porque temos receio que as nossas obras sejam vistas e reprovadas, mas a própria passagem já fala que Jesus veio ao mundo não para nos condenar, mas para nos salvar. Será que não estamos amando mais as trevas que a luz? Será que não estamos com receio de perder a posição ou o reconhecimento público que temos hoje? Vale a pena ter fama, dinheiro, aplausos por alguns anos que passaremos aqui neste mundo e seguirmos por toda a eternidade em sofrimento?

Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc 10:47-48 – NVI).

Bartimeu quando ouviu que era Jesus e sentiu que era a sua oportunidade para mudar de vida, imediatamente começou a clamar pelo seu socorro, não deixou a sua chance passar, mesmo com muitos o repreendendo, causando dificuldades para ele, tentando o “afastar” da bênção, ele não ligou a clamou cada vez mais alto até conseguir chamar a atenção de Jesus. Não deixemos a nossa oportunidade passar, não importa a dificuldade que surgir ao começarmos a clamar ao Senhor (perseguições em nossa família, nosso trabalho, zombarias, etc), clamemos mais alto, até termos a atenção de Jesus para nós.

Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando” (Mc 10:49 – NVI). Aqui há uma revelação muito importante para nós. O que era mais fácil, Jesus ir até o homem cego, ou ele ir até Jesus? Obviamente que era Jesus ir até ele, porém, se Ele o assim fizesse, o pedinte permaneceria à beira do caminho, e não junto a Jesus. A Palavra diz que Jesus é o Caminho (Jo 14:06), então Ele fez com que o pedinte fosse até Ele, saindo da margem das bênçãos onde estava antes e entrando na Presença do Senhor.

À beira do caminho podemos até receber uma bênção (uma cura, uma bênção financeira, etc), porém, conforme veremos mais à frente, somente no Caminho (no Senhor Jesus) teremos não somente essa bênção, mas muito mais do que pedimos ou precisamos. Nós temos que ir até o Senhor Jesus.   

Ao ser chamado pelo Mestre ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus (Mc 10:50). Qual é a nossa capa? Precisamos lançá-la fora, seja ela algo mais sério como o adultério, a fornicação, o desvio de verbas, as drogas, a bebida, dentre outras, ou ainda uma mágoa de alguém, um ódio, um ressentimento, o desejo que alguém sofra por algo que ela nos passar, etc. Ora, mas é algo muito difícil de se fazer! É difícil, mas necessário! Peçamos orientação a Deus de como fazermos isso e assim seja feito. Retomando o entendimento de Jo 03:16-20, não amemos mais as trevas que a luz e não tenhamos em nosso “currículo” a marca de alguém que não veio para a luz porque não quis lançar fora a sua capa, ou seja, que tinha obras a serem reprovadas.

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho (Mc 10:51-52).  O cego queria somente e cura, certo? Porém, por entrar no Caminho (na Presença do Senhor), ele saiu não somente com a suas vistas restauradas, como também com a salvação. Oh Aleluia!

Ao entrarmos no Caminho, não somente a doença é curada, a prosperidade se faz presente, o matrimônio é restaurado, as portas do emprego se abrem, etc, lá também estará construída nossa trilha para a salvação eterna. Ora, então para que ficarmos “mendigando” à beira do caminho, se podemos ter muito mais para nós? Entremos no Caminho e sigamos uma trilha que nos levará somente a cumprirmos a vontade do Pai para cada um de nós.  

Bartimeu falou para Jesus o que queria, o que também devemos fazer, então o Senhor irá ouvir a nossa voz (Sl 03:04). Sejamos claros com Jesus quando possuirmos a atenção dEle, falemos toda a verdade, do que gostamos e é errado, do que fazemos e é ilícito, do que sentimos e não está de acordo com a Palavra. Então, o cego ficou curado e seguiu a Jesus pelo caminho. Conosco acontecerá o mesmo, ficaremos libertos, curados, transformados e também seguiremos Jesus pelo caminho.

Fiquemos animados! Levantemos! Ele nos está chamando. Façamos como Bartimeu, hoje, agora, nesse momento pode ser a oportunidade que Deus está nos dando para mudarmos as nossas vidas. Clamemos ao Senhor, recebamos nossas bênçãos tomemos uma posição firme, decidida e O sigamos para sempre. Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário