Translate

domingo, 15 de dezembro de 2013

A Glória é do Senhor.



Versículos: Jo 06:60; 66, At 03:01-16, II Co 05:16 e Hb 12:02.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 14/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12:02).

Como já estudamos anteriormente, o nosso modelo maior é o Senhor Jesus. Porém, infelizmente, algumas pessoas tem colocado seus olhos na placa denominacional de uma igreja, no pastor “A”, no bispo “B” ou no irmão “C”. A Palavra é clara, devemos olhar para Jesus, o autor e consumador da nossa Fé.

Olhar para Jesus nada mais é do que fazer o mesmo que Ele faria nas mais diversas situações, como agiria, o que falaria. E como sabemos tudo isso a respeito dEle? Através da Palavra. Além do mais, temos que ensinar às pessoas que um homem (um pastor, um presbítero, um irmão da igreja, etc), tal qual elas, está sujeito às mesmas tentações e problemas, por isso, não tem o poder para operar um milagre em suas vidas, mas somente o Senhor Jesus é que o pode fazer. Os apóstolos Pedro e João fizeram isso, conforme vamos estudar na seqüência.

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram (At 03:01-07).

A passagem acima tem uma série de ensinamentos que já estudamos, entretanto, sempre é bom revê-los para o nosso crescimento Espiritual. Alguns de nós talvez estejamos na mesma posição daquele homem: esperando uma “esmola” espiritualmente falando. Mas como assim? Pode ser que estejamos olhando para algum pastor, algum irmão (ou irmã) da Igreja, para o nosso cônjuge, etc, esperando receber uma oração. Obviamente que não é errado pedir oração para alguém, porém, o errado é SÓ pedir oração.

Existem algumas orações que outras pessoas não podem fazer, e nem nos representar diante do Deus. Quando o rei Ezequias recebeu a Palavra do Senhor, através do profeta Isaías, para arrumar a sua casa, pois morreria (II Rs 20:01), ele não pediu ao profeta que orasse por ele, mas o próprio virou o rosto para a parede e orou (II Rs 20:02). Ora, Isaías não era profeta? Sim. Ele não poderia fazer uma oração pelo rei? Poderia, mas não aquela, pois, por sua especificidade, ela só poderia ser feita pelo próprio rei. Em um dos seus salmos, Davi disse: “Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR” (Sl 142:01). Logo, haverá momentos em que a única forma do Senhor nos ouvir será através da nossa oração pessoal.

Na sequência, vejamos outros ensinamentos contidos na Palavra, rapidamente.

Pedro e João estavam no templo e tinham um horário de oração, temos que ter o mesmo costume de ir ao templo e separarmos um momento de nossos dias para buscarmos ao Senhor. O homem olhou com atenção para os apóstolos. Temos que fazer a mesma coisa, olhar com atenção o recado que o Senhor manda através das pessoas de Deus, usadas para compor hinos, pregar sua Palavra, etc, e não fazermos isso de maneira displicente, relapsa, negligente. Ao levantar o homem pela mão, Pedro o segurou até os seus tornozelos ficarem firmes. Quando ajudarmos alguém a sair de uma situação complicada, seguremos essa pessoa pelas nossas orações (mãos) até que ela esteja firme no Caminho da Verdade. Se as largarmos imediatamente após seu milagre, sem nenhuma sustentação na Palavra, essa pessoa se tornará uma vítima fácil para o inimigo.

Mas, o fato principal a ser destacado, é que Pedro dispensou uma Palavra para que o homem se levantasse: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". Só após isso é que ele segurou o homem pela mão. Ora, como já dissemos, a Palavra é a condição fundamental para que o Poder de Deus se manifeste em nossas vidas.

E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido. Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão (At 03:08-11 – NVI). Todos os que conheciam aquele aleijado ficaram perplexos com o que havia acontecido com ele. O mesmo vai acontecer com quem nos conhece ao ver a manifestação do Poder de Jesus em nossas vidas. Todos ficarão perplexos ao verem que aquele homem que se embriagava de maneira constante agora anda na mais perfeita e absoluta sobriedade, aquela mulher que não respeitava o lar alheio agora está uma pessoa fundamentada na moralidade, aquele homem que possuía várias mulheres, além de sua esposa, agora está um exemplo de marido, aquele rapaz que até mesmo cometia furtos para sustentar seu vício nas drogas, agora é uma pessoa confiável, de responsabilidade e longe do crime, etc. Com a Palavra em ação, o milagre está apto a ocorrer e, como resultado, as pessoas vão para o templo, saltando de alegria e louvando a Deus, oh Aleluia!     

E o que Pedro fez ao ver aquilo? Vendo isso, Pedro lhes disse: "Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo. Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino. Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso. Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver” (At 03:12-16).

Pedro mostrou aos israelitas que a Glória por aquilo que havia ocorrido com o rapaz aleijado veio de Deus, e não dele, como um homem. Cuidado homem (ou mulher) de Deus que está pensando, em seu mais íntimo, que, “se não fosse por você, aquele milagre jamais teria acontecido”. Aquele milagre nunca teria acontecido se o Poder de Deus não estivesse ao seu lado para operar, e o Nome de Jesus não fosse usado. A Glória por isso é do Senhor e não sua. Aquele que A despreza, julgando-se o executor da operação maravilhosa ocorrida, arcará com sérias consequências. O Senhor Deus foi bem claro quando disse: “Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro” (Is 48:11 – NVI).

Tenhamos cuidado também nós que achamos que uma determinada pessoa é “a santidade de Deus em pessoa, pois, quando ela ora, o milagre acontece, as curas brotam em todos os lugares e os demônios fogem de medo dele(a)”. Meus irmãos, tudo isso ocorre pelo Poder de Deus, e não o de homem. Não nos fixemos em nenhuma pessoa como modelo, pois podemos nos decepcionar com ela, afinal de contas, toda pessoa é falha, apenas o Senhor é perfeito. A Palavra nos diz: Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir (Jo 06:60)? Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo (Jo 06:66 – NVI).

Em sua carta aos coríntios, Paulo nos trás um ensinamento que nos serve fundamentação daquilo que estamos estudando: De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim (II Co 05:16 – NVI). Nem mesmo o Senhor Jesus deve ser considerado sob o ponto de vista humano para nós, mas sobre a ótica do Verbo que se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 01:14).

Portanto, a Glória de algo milagroso que tenha acontecido com alguém, através de uma participação nossa (uma oração ou uma Palavra, por exemplo) deve ser dada ao Senhor. Ensinemos a todos que devem render seus agradecimentos a Ele por Sua bondade, Sua misericórdia e pelo sacrifício de Seu Filho, na Cruz do Calvário, pois foi, através desse ato, que o Poder de Deus chegou até nós para operar o impossível em nossas vidas. Nossas orações de agradecimentos devem ser dirigidas ao Senhor. Jamais a nenhum homem, afinal de contas, nenhum tem a mínima capacidade de operar nada de milagroso em nossas vidas, apenas o Senhor é capaz disso. A Glória sempre foi, é, e será do Senhor. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário