Translate

domingo, 15 de dezembro de 2013

Preparados para dizer sim.



Versículos: Rt 01:06-18 e Is 59:16-17.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Ele viu que não houve ninguém, admirou-se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio (Is 59:16 - NVI).

Quando traçou o plano para a salvação da humanidade, o Senhor Deus procurou, por todas as partes, alguém por meio do qual Ele pudesse colocar Sua vontade em prática, todavia, não encontrou ninguém. Então, Ele precisou se fazer homem e viver no meio de nós para que pudesse nos livrar da condenação eterna.

Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto (Is 59:17). Enquanto esteve como homem, o Senhor vestiu-se de justiça (vestiu-se da Palavra, que o defendeu como uma couraça que protege os soldados do ataque do inimigo), pôs o capacete da salvação em Sua cabeça (manteve o foco na Sua missão, protegendo Sua mente de qualquer tentativa do inimigo de desviar de Seu objetivo principal, tal qual os capacetes dos soldados fazem, protegendo-os dos ataques adversários) e cobriu-se de vestes de vingança (vingança contra o diabo que tirou os homens do Plano de Deus).

Porém, o foco principal dessa mensagem é que, quando o Senhor procurou alguém na Terra para botar em prática Seu Santo Plano, não encontrou nenhuma pessoa pronta a dizer “sim” para Ele, pois todas estavam corrompidas pelo pecado de Adão.

Atualmente, todos nós fomos lavados e salvos pelo sangue de Jesus, o que nos gabarita a termos todos os nossos pecados perdoados e mantermos uma relação muito próxima ao Senhor Deus. Temos que estar preparados para dizer “sim” ao Senhor quando, por exemplo, formos tentados. A tentação ataca todas as pessoas, independentemente da intimidade que essa pessoa tenha com o Senhor, pois até mesmo Jesus foi tentado. Aquele que diz que não sofre tentação está mentindo e, consequentemente, cometendo um pecado. Assim sendo, essa pessoa não está preparada para dizer “sim” ao Senhor.

Uma pessoa que soube dizer “sim” ao Senhor diante da adversidade, mesmo vivendo na época do Velho Testamento, foi Rute.

Noemi, seus filhos e seu marido fugiram da fome que assolava toda a região. Eles eram de Belém de Judá e refugiaram-se nas terras de Moabe. Elimeleque, marido de Noemi, morreu deixando-a com seus dois filhos, Malom e Quiliom. Eles cresceram e casaram-se com duas moabitas, Orfa e Rute. Os dois rapazes também morreram, deixando as três viúvas.

Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra. Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá, Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! (Rt 01:06-10 – NVI)."

Nesse momento, Rute e Orfa passaram por sua primeira tentação, pois poderiam ter abandonado Noemi e retornado às casas de seus parentes para continuarem suas vidas. Porém, elas mantiveram-se firmes ao lado dela.

Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos? Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos, iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim!" Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela (Rt 01:11-14 – NVI).

Agora, apenas Rute passou pela provação, já Orfa, que não era uma pessoa de má índole, não conseguiu permanecer firme, embora tenha demonstrado grande afeição por sua querida sogra. Todavia, apesar de amá-la e respeitá-la, ela não possuía a fidelidade nem o espírito preparado a dizer “sim” para o Senhor, necessários a um compromisso permanente com Noemi e com o Senhor Deus de Israel. Através das palavras de Noemi, ela pesou “os prós e os contras” e optou por seguir sua vida, desaparecendo então da Palavra.

O mesmo pode acontecer com muitos dentre nós. Ao nos depararmos com uma situação muito complicada, podemos até mesmo passar pela primeira provação que enfrentamos, mas fracassamos na segunda. Por exemplo, alguém que esteja sofrendo com alguma doença que consegue permanecer firme na Palavra e vencer tal enfermidade. Essa pessoa fica feliz, plena, realizada na presença de Deus. Porém, caso haja uma recaída e a doença volte, algumas pessoas podem se abater, ficarem tristes e questionando se vale mesmo a pena servir a Deus, pois a mal tornou a se instalar em sua vida. Isso não deve jamais acontecer, pois essa é a porta que o inimigo está esperando para entrar e fazer morada em nossas vidas. Aquele que começou a Obra em nossas vidas, é Poderoso para concluí-la. Permaneçamos firmes, sem retroceder, pois a vitória está mais perto do que podemos imaginar.

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!" Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais (Rt 01:16-18 – NVI).

Rute, mais uma vez, resistiu à tentação de seguir sua vida deixando a sua sogra. Ela venceu essa provação e teve como recompensa ser ancestral do maior rei que Israel já teve, Davi e, principalmente, daquele que nos salvou das garras do inimigo, o Senhor Jesus. Tudo isso ocorreu porque ela estava disposta a dizer “sim” para o Senhor. Caso ela dissesse “não”, ela seria como Orfa, uma moabita que passou pela Palavra e que nada mais se soube dela, se casou-se novamente, teve filhos, etc. Em compensação, Rute teve a sua vida retratada na Palavra de Deus. Que privilégio!

Portanto, estejamos sempre preparados para dizer “sim” ao Senhor Deus, pois essa atitude mudará completamente o rumo de nossa vida. Essa atitude será fundamental, pois, através dela, além de vencermos a adversidade que se levanta contra nós, estaremos corroborando com o Plano de Deus que estiver por detrás dessa ação, que pode culminar com algo muito importante e, principalmente, com a salvação eterna de alguma pessoa. Esse fato, por si só, já nos vale toda a nossa estadia nesse mundo. Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário