Translate

domingo, 8 de dezembro de 2013

O que Salomão fez de errado.



Versículos: I Rs 02:01-05; 23; 26-40 e Pv 16:07.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:
"Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem” (I Rs 02:01-02 – NVI).

Chegará o dia em que todos nós partiremos desse mundo. Nenhuma pessoa ficará aqui para sempre, pois assim está determinado pelo Senhor Deus. Alguns ficarão mais tempo, outros menos, mas o fato é que ninguém escapará desse momento. Davi, ciente de seus dias avançados, instruiu Salomão de que ele deveria ser forte e homem. O mesmo nós devemos fazer. Devemos sempre instruir aqueles que permanecerão, após a nossa partida, a serem fortes (a permanecerem firmes na Fé) e serem homens (pessoas maduras, crescidas na Fé, e não crianças que ainda não possuem discernimento o suficiente para não se desviarem das orientações do Senhor, embora algumas crianças tenham mais “juízo” que muitos adultos, porém, a maioria ainda não o tem).

Na sequência, Davi dá outras orientações a Salomão. E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel (I Rs 02:03-04).

Salomão seria uma pessoa bem sucedida e, principalmente, guardada por Deus se seguisse essas orientações de Davi, seu pai. Elas servem também para todos nós. Seremos prósperos em tudo o que fizermos e nas mais diversas áreas de nossas vidas (saúde, financeiro, moral, conjugal, relacionamento com nossos filhos, etc) se guardarmos a ordenança do Senhor o nosso Deus, andarmos nos Seus caminhos, guardarmos os Seus estatutos, os Seus mandamentos, os Seus juízos, e os Seus Testemunhos. Agindo dessa forma, não haverá como o inimigo nos destruir (ele pode até se levantar contra nós, mas não conseguirá nos derrubar, pois o Senhor estará ao nosso lado para nos proteger e levantar).

Todavia, Salomão – o homem mais sábio que existiu na face da Terra – não seguiu essas orientações e, no final de sua vida, corrompeu-se aos deuses estranhos trazidos a Israel por suas esposas e concubinas. E qual foi o resultado? Então o Senhor levantou contra Salomão um adversário, o edomita Hadade, da linhagem real de Edom (I Rs 11:14). Um adversário foi levantado pelo próprio Senhor Deus para pelejar contra Salomão.

Tem acontecido algo similar em nossas vidas? No emprego (na faculdade, na vizinhança, na própria Igreja, etc) as pessoas tem se levantado contra nós? Ninguém tem gostado de nós? Isso é sinal que algo está errado, pois quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele (Pv 16:07 – NVI). Talvez o problema não esteja nas outras pessoas, como nós julgamos, ele pode estar em nós, afinal de contas, em alguma parte de nossas vidas, temos agido de maneira contrária à vontade e à Palavra de Deus. Essa é a hora em que devemos verificar se o problema que estamos enfrentando não é causado por nós mesmos, e não pelas outras pessoas que vivem ao nosso redor, afinal de contas, “estamos sendo perseguidos por nossa Fé”! Nem sempre esse é o caso, mas cabe aqui uma reflexão de nossa parte.

O problema de Salomão parou por aí? Não, pois, Deus fez um outro adversário levantar-se contra Salomão: Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido do seu senhor, Hadadezer, rei de Zobá (I Rs 11:23). Os nossos problemas também não vão parar por aí. Outros adversários podem se levantar para nos atingir, pois a Palavra de Deus diz que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07). Outras áreas de nossas vidas também serão atacadas, até mesmo aquelas que nunca haviam passado por problemas como, por exemplo, a saúde daquele que tinha “uma saúde de ferro”, o casamento daquele que possuía um matrimônio abençoado, o relacionamento com os filhos daquele que possuía uma família maravilhosa, tudo isso por não possuirmos algo em desacordo com a Palavra em nossas vidas.

Não bastassem esses problemas, outros mais viriam sobre Salomão. Também Jeroboão, filho de Nebate, rebelou-se contra o rei. Ele era um dos oficiais de Salomão, um efraimita de Zeredá, e a sua mãe era uma viúva chamada Zerua. E foi assim que ele se revoltou contra o rei: Salomão tinha construído o Milo e havia tapado a abertura no muro da cidade de Davi, seu pai. Ora, Jeroboão era homem capaz, e, quando Salomão viu como ele fazia bem o seu trabalho, encarregou-o de todos os que faziam trabalho forçado, pertencentes às tribos de José (I Rs 11:26-28 – NVI).

Jeroboão levantou-se contra Salomão porque ele construiu o Milo e havia tapado a abertura no muro da cidade de Davi, seu pai. Os problemas de Salomão se multiplicavam por não seguir as orientações do Senhor. O mesmo acontecerá conosco, pois os nossos problemas também se multiplicarão se permanecermos em desacordo com a Palavra.

E tem mais ainda Sucedeu, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo. E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel (I Rs 11:29-32).

Devidos aos seus erros, o reino de Salomão seria rasgado, assim como a capa do profeta. Por causa de nossos erros, nossos reinos (nossa família, nossa saúde, nossas vidas financeiras, etc) também serão rasgadas, pois não estamos seguindo as orientações de Deus.

Mas como Deus é mau e permite que isso aconteça? Deus não é mau, ao contrário, Ele é bom e está disposto a nos ajudar, porém, ao agirmos em desacordo com a Sua Palavra, Ele não pode nos proteger e, consequentemente, nós estamos nas mãos do inimigo. Notemos que, mesmo na mais profunda desobediência, Ele permitiu que Salomão ficasse com uma das dez tribos. Mesmo na desobediência, Ele não permite que o inimigo nos destrua (ficamos com a principal “tribo” que Ele pode nos dar, as nossas vidas), pois ainda estamos aqui ouvindo a Sua Palavra. Obrigado Senhor por Sua misericórdia e Seu amor que ainda nos mantêm ouvindo a Sua Palavra!

Todos esses problemas vieram sobre Salomão – e virão sobre nós, diz o Senhor – porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai (I Rs 11:33). Quantos de nós estamos nos curvando diante de outros “deuses” (o dinheiro, a mentira, a lascívia, a promiscuidade, o adultério, a ira, o sentimento de vingança, de ódio, a enganação, etc)? Colheremos a mesma coisa que Salomão: problemas.

Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome. E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. E por isso afligirei a descendência de Davi; todavia não para sempre. Assim Salomão procurou matar Jeroboão; porém Jeroboão se levantou, e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei do Egito; e esteve no Egito até que Salomão morreu (Rs 11:34-40).

A que ponto Salomão chegou! De homem mais sábio do mundo a alguém que estava prestes a cometer um homicídio. Como já vimos acima, um abismo chama outro abismo. Ninguém sabe o que pode acarretar, futuramente, a nossa desobediência à Palavra. Obviamente que não estamos dizendo que todo aquele que desobedece à Palavra será homicida, mas as consequências de nossa desobediência podem ser seriíssimas.

Porém, tudo isso pode ser mudado. Basta entrarmos na Presença do Senhor, confessarmos nossos erros a Ele e contra quem pecamos (se for o caso), pedirmos perdão por eles, abandoná-los e passarmos a viver de acordo com a Palavra. Se assim procedermos, novamente o Senhor poderá nos defender das investidas do inimigo e passaremos a viver de maneira plena e agradável aos olhos de nosso Pai. Não façamos como Salomão que, além dos problemas enfrentados, acabou recebendo a morte. Façamos o certo, aquilo que está na Palavra e nos mandamentos do Pai, e recebamos a vida que o Senhor quer para nós, até o nosso último dia de estada aqui na Terra. Podemos ter certeza de que esses serão os melhores momentos que passaremos aqui nesse mundo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

2 comentários: