Translate

domingo, 1 de dezembro de 2013

Sejamos parceiros do Senhor.



Versículos: I Sm 13:13-14; 16:13; 15:24-28; 17:32-37, Sl 32:01-05; 51:01-04; 10-13; 101:06-07; 119:11, Lc 24:49, Jo 14:15; 21-23; 15:14, At 01:08 e Rm 08:19-20.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/11/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; Aquele que anda por caminho perfeito, esse me servirá (Sl 101:06 – NVI).

O Senhor Deus está à procura daqueles que possam ser seus parceiros na evangelização das pessoas. Todavia, para que alguém possa participar dessa abençoada empreitada, temos que ser fiéis, e andarmos no caminho perfeito, ou seja, temos que agir de acordo com a Palavra do Senhor, dessa forma, nós serviremos (verdadeiramente) ao Senhor, afinal de contas, seremos Seus amigos, se fizermos o que Ele nos manda (Jo 15:14).

Como já vimos acima, para sermos parceiros do Senhor, temos que agir conforme nos orienta a Sua Palavra, pois, dessa forma, mostramos a Ele que O amamos e Jesus disse que se O amamos, guardamos os Seus mandamentos (Jo 14:15). Jesus disse mais: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada (Jo 14:21-23).

Ao guardarmos a Palavra andaremos no caminho perfeito, pois não daremos espaço para o inimigo entrar em nossos corações e fixar suas imundícies nele. O salmista diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl 119:11). Com a Palavra dentro de nossos corações, não haverá como pecarmos contra o Senhor, pois seguiremos Suas orientações sem nos desviarmos para nenhuma outra direção.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que foram amigas de Deus e outras que não foram, como Davi e Saul.

Saul estava em meio a uma batalha contra os filisteus. Como os filisteus eram um povo de combate e em grande número, após uma derrota, os israelitas ficaram com medo e começaram a se esconder dos opressores. Como Samuel, o profeta, não havia retornado a Gilgal, Saul tratou de oferecer ele o holocausto ao Senhor, o que não era a sua atribuição. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou (I Sm 13:13-14).

O mesmo acontece com muitos de nós. Por não guardarmos os mandamentos do Senhor, não temos nossos reinos (de pais/mães, cônjuges, provedores, profissionais, etc) confirmados, afinal de contas, estamos agindo em desacordo com a vontade de Deus. Cabe aqui ressaltar que não significa que estejamos em pecado (ou que o Senhor não queira que sejamos profissionais de destaque em nossas áreas, por exemplo), mas que talvez estejamos agindo em desacordo com a vontade do Senhor para alguma área de nossas vidas. Assim sendo, Ele não poderemos ser considerados amigos e parceiros do Senhor.

Saul teve uma outra chance a, ainda assim, não aproveitou. Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz. Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor. Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu (I Sm 15:24-28).

Quantos de nós, talvez, não estejamos tendo a nossa segunda chance? Temos aproveitado essa oportunidade que o Senhor está nos oferecendo, ou agindo de maneira estúpida novamente? Pode ser que essa não seja a nossa segunda chance, mas sim a última chance. Vale a pena arriscar ficarmos fora da salvação eterna por um erro?

Diferentemente de Saul, Davi (embora tenha cometido erros muito grandes) foi uma pessoa que buscou ser amigo e parceiro de Deus. Quando da batalha contra o gigante Golias, Davi mostrou que amava o Senhor e guardava Suas ordenanças, pois partiu para a batalha contra ele, enquanto os outros israelitas estavam com medo.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo (I Sm 17:32-37).

Davi mostrou que tinha sua vida baseada na Palavra, pois, das outras vezes que teve que enfrentar uma batalha, o Senhor estava ao lado dele. Isso ocorreu porque, se voltarmos um pouco na Palavra, nós veremos que Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Rama (I Sm 16:13). Ou seja, o Espírito do Senhor estava em Davi.

O mesmo é para nós, pois Jesus disse: “Eis que eu vou enviar sobre vós a promessa de meu Pai; mas vós permanecei na cidade, até que sejais revestidos de poder lá do alto” (Lc 24:49 – NVI). Ao sermos chamados para sermos parceiros do Senhor, é Ele quem nos capacita a fazermos a obra da maneira correta, através do derramamento do Espírito Santo sobre nossas vidas, afinal de contas, não somos capazes de partirmos para essa missão por nossa própria vontade, mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até as extremidades da terra (At 01:08 – NVI).

Temos que ser parceiros do Senhor na evangelização porque as pessoas que estão no mundo precisam de ajuda, afinal, a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus (Rm 08:19 – NVI). Aqueles que estão no mundo, cometendo os atos mais sórdidos que possamos imaginar, precisam ser libertos, pois a criação ficou sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou (Rm 08:20 – NVI). Nenhuma pessoa comete um ato de maldade, destrói seu corpo com as drogas, com álcool, se prostitui, mutila seu próprio corpo para tentar ser alguém do sexo oposto, etc, por plena e absoluta convicção e vontade, mas é porque, por detrás daquele ato, há um demônio agindo naquela vida. Cabe àqueles que são de Jesus mostrar a essas pessoas que isso é um erro. Depois, o inimigo que está por detrás daquela situação deve ser expulso para que essa obra do inferno cesse imediatamente.

Porém, para que tudo isso possa ser feito através de nossas vidas, não pode haver pecado em nós. Caso exista, tudo isso que vimos até agora não pode ser feito pelo Senhor através de nós.

Se estivermos em pecado, precisamos agir como Davi que confessou seu erro: Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares (Sl 51:01-04). Assim como o rei, temos que confessar nossos erros ao Senhor, mas também contra quem pecamos (se for o caso). Os salmos eram declamados por toda a nação de Israel, ou seja, ele não somente confessou seu erro para o Senhor, mas para toda a nação.

Homem de Deus! Mulher de Deus que está à frente de uma congregação, eis um recado do Senhor para o senhor (a senhora)! As ovelhas de seu rebanho enxergam o senhor (a senhora) como exemplo, como líder. Caso o senhor (a senhora) tenha tropeçado, esse é o momento de ir diante de suas ovelhas, confessar seu erro, pedir que eles orem por você e que perdoem esse deslize de sua parte. Caso, no futuro, esse erro venha a ser levantado por alguém de fora de seu pastoreio, suas ovelhas poderão falar que, o erro existiu sim, mas que o senhor (a senhora) foram lavados no sangue de Jesus e estão perdoados e transformados.

Já no caso das ovelhas, não há a necessidade de confessar os erros para toda a cidade, a vizinhança, para a congregação, etc, mas para o Senhor e contra quem houve o pecado (se for o caso), é imprescindível essa confissão, pois sem ela não haverá perdão. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio (Sl 32:01-04).

No pecado não há alegria completa. Por isso que aquele que peca fica sem alegria, sem vontade para nada, pois a comunhão com o Senhor foi quebrada. Somente há uma maneira de que esse sentimento passe: Eu te confessei o meu pecado, e a minha iniquidade não a ocultei. Disse eu: Confessarei a Jeová a minha transgressão, E tu perdoaste a iniquidade do meu pecado (Sl 32:05 – NVI). Somente com a confissão é que nos sentiremos, novamente, participantes das promessas do Senhor.

Para que não voltemos a pecar, o rei Davi também nos ensina algo que deve ser nosso objetivo: Cria em mim, ó Deus, um coração limpo, E renova dentro de mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não tires de mim o teu santo espírito. Restitui-me a alegria da minha salvação, e sustenta-me com um espírito voluntário. Ensinarei aos transgressores os teus caminhos, E os pecadores se converterão a ti (Sl 32:10-13 – NVI).

Retomando, então de onde começamos. Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; Aquele que anda por caminho perfeito, esse me servirá (Sl 101:06 – NVI).

O Senhor Deus está à procura daqueles que possam ser seus parceiros na evangelização e libertação das pessoas. Todavia, para que alguém possa participar dessa abençoada empreitada, temos que ser fiéis, e andarmos no caminho perfeito, ou seja, sem enganos, sem “artimanhas”, pois não assistirá em minha casa aquele que usa de fraude; Diante dos meus olhos não ficará firme aquele que fala mentiras (Sl 101:07 – NVI).

Será que podemos ser chamados para sermos parceiros e amigos de Deus? Cada um de nós responda essa pergunta, afinal, examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice (I Co 11:28). O certo é que o Senhor quer a todos nós como Seus parceiros e, para isso, precisamos agir conforme as orientações dEle. Por que não começarmos agora mesmo? Que o Senhor fale mais ao seu coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário