Translate

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Precisamos nos apresentar a Deus.



Versículos: Gn 03:07-22, Mc 05:25-34 e At 01:08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?" E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi" (Gn 03:08-10 – NVI).

A situação pela qual passaram Adão e Eva é a mesma atravessada por muitos de nós: estamos nus, espiritualmente falando, diante do Senhor. Sempre que estivermos ouvindo alguma pregação da Palavra, lendo uma mensagem, ouvindo um hino, dentre outros em que haja uma repreensão e aquilo, porventura, mexer conosco, nos revoltar, nos indignar, etc, é sinal que estamos nus em alguma área de nossas vidas, afinal, a Palavra nos diz que se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus (I Jo 03:21 – NVI). Ora, se alguém falar de adultério, se não estivermos nessa prática, não há problema nenhum, mas se assim estivermos, aquela Palavra de repreensão vinda do coração do Senhor, para alguns, pode causar revolta e indignação de tal forma que pensem em abandonar os caminhos do Senhor, assim como a mentira, a desonestidade, a fornicação, enfim, qualquer assunto que esteja contrário à Vontade do Senhor.

Além disso, será que o Senhor precisava fazer essa pergunta a Adão? Obviamente que não, afinal, Ele sabe de todas as coisas, fato é que, ao fazer essa pergunta, Deus estava dando uma oportunidade a Adão de se acertar de seu erro, confessando sua transgressão. O mesmo acontece conosco, sempre que uma Palavra de repreensão saltar aos nossos olhos, um hino ou uma mensagem chamar a nossa atenção para algo de errado que temos feito, ou até em uma conversa com alguém um determinado assunto surgir, isso é sinal que o Senhor está nos dando uma chance para nos acertar com Ele.

Um outro ponto que devemos estudar é que no versículo 07 a Palavra diz que eles juntaram folhas de figueira para cobrir-se, todavia, no versículo 10, a Palavra diz que Adão falou ao Senhor que estava nu. Afinal, como isso é possível, estar coberto e nu ao mesmo tempo? Ocorre que, a coberta de folha de figueira foi algo que ele fez para si, visando “esconder” as suas intimidades. Quando esteve na presença do Senhor, ele se sentiu nu, pois o homem não pode salvar-se por suas próprias mãos.

Pode ser que alguém, dentre nós, esteja também se sentindo nu diante do Senhor, pois cometeu um erro e, diante de uma boa estória, uma boa desculpa, até conseguiu o “cobrir” seu erro com a sociedade, com o cônjuge, com um amigo, todavia, essa “desculpa” não o cobriu no mundo espiritual, pois, diante do Senhor, esse erro continua latente.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses. Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (Gn 03:11-13).

Nessa passagem, notemos alguns fatos importantes: o Senhor deu mais duas chances para Adão confessar seu erro, assim como para nós, por exemplo, se a pregação não nos tocar, Ele pode nos mandar um hino, ou uma mensagem, ou uma conversa com alguém, etc, de modo a incomodar os nossos corações diante de algum erro que tenhamos cometido.

Outra coisa importante é que, ao ser questionado pelo Senhor, Adão botou a culpa na mulher. Muito fácil botar a culpa de nossos erros em outras pessoas, o difícil é assumirmos os nossos erros, afinal, cometemos um adultério (por exemplo) porque o nosso cônjuge não estava nos dando mais atenção, ou defraudamos o nosso patrão porque ele nos paga um salário muito baixo. Negativo. Precisamos assumir os nossos atos e estarmos cientes que fazemos essas coisas porque não estamos tendo o temor do Senhor em nossas vidas.

A terceira é que, ao ser indagada pelo Senhor, Eva culpou a serpente. Também é muito fácil colocar a culpa de nossos erros no diabo. Novamente, se o diabo teve legalidade para agir em nossas vidas é porque estamos desobedecendo a Palavra, pois Ela nos diz para não dar lugar a ele (Ef 04:27). Mais uma vez, precisamos assumir os nossos erros. 

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 03:14-15).

Notemos que o Senhor dialogou com Adão e Eva, mas com a serpente (o diabo) Ele aplicou julgamento. Essa é mesma atitude que devemos ter: jamais “negociar” com o inimigo. Por melhor que pareça a proposta por ele apresentada, ela só servirá para nos levar à perdição eterna, afinal, não podemos esquecer que ele não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; mas Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos com abundância (Jo 10:10).

E o Senhor disse à mulher: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu (Gn 03:16-21).

Retomando o entendimento de alguns parágrafos acima, Adão e Eva continuavam nus perante o Senhor, mesmo dizendo no versículo 07 que eles tentaram cobrir-se com as folhas de figueiras. Para nós, isso quer dizer que mesmo com folhas tentando nos cobrir com algo (caridade, jejum, participar de uma igreja, ser do coral, da mocidade, auto flagelamento, etc) a nudez de ninguém será coberta. Eles só deixaram de estar nus quando o próprio Senhor Deus fez túnicas de peles e os vestiu.

O que o Senhor queria de Adão é que ele se apresentasse diante dEle da maneira que estava. O homem não pode salvar-se sozinho, somente através de Jesus Cristo, que é o único caminho (Jo 14:06). Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos (At 04:12 – NVI). O que salva é a confissão dos pecados, e com ele vem o perdão e só então a nossa nudez será coberta pelo próprio Senhor, através do sangue de Jesus. A Palavra fala através de João, meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo 02:01).

Vejamos um outro caso em que houve a necessidade de apresentação ao Senhor.

E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada" (Mc 05:25-28 – NVI). Ora, se aquela mulher ouviu falar de Cristo, significa que alguém falou para ela a respeito dEle. Como tem sido as nossas vidas em relação a isso? Temos falado de Jesus?

Caso a nossa resposta seja “negativa” é bom tomarmos uma posição firme e mudarmos de atitude, pois estamos desobedecendo ao Senhor que nos mandou ir e fazer discípulos por todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28:19). Muitas vezes, podemos estar próximos a alguém que, se pronunciássemos uma pequena Palavra, teria a vida transformada, mas, por causa da nossa vergonha ou da nossa falta de comprometimento com a Obra do Senhor, essa pessoa permanece sofrendo e atormentada pelo inimigo, infelizmente.

Cada um de nós examine-se e responda, com sinceridade: Já falamos de Jesus para os nossos vizinhos de porta? Para o porteiro de nosso edifício? Para o auxiliar de limpeza de nosso escritório? Para alguém no ônibus ou na fila do supermercado? E se ninguém tivesse falado de Jesus para aquela mulher? Ela teria continuado com a hemorragia, talvez, pelo resto de sua vida. Pode ser que, se não falarmos de Jesus para o nosso vizinho, ele continue com essa doença que o aflige pelo resto de sua vida. Por que não ajudá-lo a livrar-se desse ataque do inferno?   
   
Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: "Quem tocou em meu manto?" Responderam os seus discípulos: "Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’" Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade (Mc 05:29-33 – NVI).

Eis mais um ensinamento muito importante nessa passagem para nós: a mulher contou a Jesus toda a verdade. Pode ser que seja isso que esteja impedindo o milagre de ocorrer em nossas vidas, pois estamos falando com Jesus apenas uma parte da verdade e não toda ela. Não adianta, o Senhor sabe de tudo e vê absolutamente tudo o que ocorre em nossos corações. Portanto, não existe para Jesus “meia verdade”, mas somente TODA a verdade.

Agora, uma informação que vai mudar a vida de muitos de nós: Esse Poder (virtude, de acordo com a tradução) que saiu do Senhor Jesus, está presente também na vida daqueles que possuem o Espírito Santo, pois a Palavra diz que recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra (At 01:08).

O Poder de mudar a vida de alguém que está diante de uma dificuldade está pronto para agir através da vida daquele que possui o Espírito Santo. Porém, temos que ter em mente que isso não acontece porque se trata de “alguém especial, com um desenvolvimento espiritual acima da média”, mas através da Graça do Senhor derramada sobre essa vida e para a Honra e Glória dEle, e não pessoal de alguém. Cuidado para não tocar na Glória de Deus.

Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento" (Mc 05:34 – NVI). Se prestarmos bem a atenção nessa passagem veremos que somente nesse momento a mulher ficou curada. Mas antes ela já não havia alcançado o milagre? Não. Ao lermos novamente o Versículo 29, notaremos que ela sentiu que estava curada, mas a cura só ocorreu após contar tudo a Jesus. Isso quer dizer que a benção só existe quando ela é publicada. Logo, sempre que alcançarmos uma benção, devemos dar o testemunho.

No entanto, mais uma coisa precisa ser ressaltada nesse caso. Jesus não poderia apontar para aquela mulher e dizer o que havia ocorrido? Claro que sim, entretanto, Ele a provocou a se apresentar diante dEle contando toda a verdade.

Portanto, temos que nos apresentar a Jesus, contando a Ele toda a verdade e não “meia verdade”, caso tenhamos cometido algum erro. Talvez essa mensagem seja a chance que o Senhor está nos dando para nos acertarmos com Ele e com a pessoa que foi ofendida com nosso erro, se for o nosso caso. Se algo que estejamos fazendo não está de acordo com a vontade do Senhor, essa é a hora para entramos em Sua Presença, pedirmos Seu perdão para os nossos pecados ou erros e pedir que Ele nos lave no sangue de Jesus. Somente Ele sabe das nossas vidas, quem sabe essa é, para alguns de nós, a última chance que vamos ter para nos acertarmos. Façamos isso agora, não deixemos essa oportunidade passar. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário