Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A salvação vem pela Fé – 1°.



Versículos: Rm 07:05-06 e Gl 03:05.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 27/12/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? (Gl 03:05 – NVI)

Toda e qualquer doutrina criada por homens, por mais bem intencionados que o sejam, não tem nenhuma participação de Deus. O apóstolo Paulo escreveu essa epístola aos gálatas para mostrar a eles que as pessoas que crêem tem a justificação pela Graça, através de Jesus Cristo, e não por meio das exigências contidas na Lei, a qual não é um requisito para a Fé Cristã. Um exemplo disso é Abraão, que viveu aproximadamente 400 anos antes da Lei ser entregue por Deus a Moisés, que foi justificado por sua Fé, e não por seus feitos.

Todos nós fomos salvos pela Graça de Deus, através da nossa Fé em Jesus. Outra doutrina (ou ensinamento), como já dissemos anteriormente, por mais bem intencionado que seja, nada mais é que uma perversão da Verdade contida na Palavra, a qual é muito clara e nos diz que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (Gl 02:16). Além disso, foi através dEla, da Fé, que nos tornamos povo do Senhor, como filhos legítimos de Abraão, conforme diz a Palavra: Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão (Gl 03:07).

Paulo nos ensina mais a respeito do assunto através da carta aos romanos. Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita (Rm 07:05-06 – NVI).

Em outras palavras: a Lei não salva ninguém, mas a Fé em Jesus Cristo nos capacita com o Espírito Santo, e esse sim tem o Poder para nos salvar eternamente.

Com já dissemos anteriormente, as doutrinas criadas por homens, não possuem a capacidade de nos salvar, mas o Senhor Jesus sim, pois Ele é o caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele (Jo 14:06), e não através da Lei.

Então devemos abandonar a Lei e deixá-la de lado? Absolutamente, pois a Palavra nos ensina: Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 07:07-12).

Portanto, não devemos permitir que ninguém nos engane, nos fazendo pensar que precisamos de algo mais, além da Fé, para conquistarmos a nossa salvação, pois somos livres em Jesus. Todavia, temos que praticar o Evangelho, o que naturalmente ocorre nos submetemos ao Espírito de Deus, uma vez que andando nEle, no Espírito, não cumpriremos a concupiscência da carne (Gl 05:16) e porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Gl 05:14). Eu sou muito limitado, mas creio que o recado já foi entregue pelo Senhor. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário