Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Amemos o Senhor.



Versículos: Dt 28:01-10; 30:16, Js 23:11, Pv 03:05-07, Jo 14:21, I Co 02:09 e Hb 01:09.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (Jo 14:21 – NVI).

De nada adiantará ficarmos repetindo a seguinte ladainha: “Senhor, eu te amo, eu te amo, não sou ninguém sem ti, etc”. Isso não vai funcionar, pois de nada adianta declararmos isso com as nossas bocas, e não nos portamos como filhos de Deus, obedecendo os mandamentos.

Todos que são cristãos devem sempre guardar os mandamentos do Senhor nosso Deus, tanto aqueles que são para todos (não adulterarás, não furtaras, honrar pai e mãe, etc), quanto aqueles que são individuais (pregar o Evangelho para uns, serem levitas para outros, médico para muitos, trabalhar com um determinado seguimento social, patrocinar financeiramente à Obra de Deus, etc). A Palavra nos diz para não esquecermos a Lei do Senhor e então, teremos nossos dias aumentados, teremos vida e paz, a benignidade e a bondade não nos desampararão. Além disso, o Senhor nos diz que quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo (Ec 08:05), ou seja, o maligno não poderá nos tocar, além de conseguirmos discernir o tempo e o juízo, conseguindo nos livrar das armadilhas que o inimigo colocará em nossos caminhos para nos afastar do Senhor.

Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo (Dt 28:01-03 – NVI). Como já estudamos anteriormente, temos que guardar todos os mandamentos do Senhor (tanto os comuns a todas as pessoas, como os pessoais, entregues pelo Senhor para cada pessoa a partir da revelação da Palavra). Agindo dessa maneira, as bênçãos do Senhor virão e nos alcançarão, não importando onde quer que estejamos.

Muitos de nós estamos correndo atrás de uma bênção e não a estamos alcançando, não é mesmo? Isso está ocorrendo porque não estamos ouvindo a voz do Senhor, guardando todos os Seus mandamentos e, consequentemente, não estamos buscando a santificação em todas as áreas de nossas vidas, afinal, caso estivéssemos, a Palavra diz que a bênção nos alcançaria e não nós correríamos atrás dela.

Prosseguindo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá (Dt 28:04-08 – NVI). Nessa passagem há muitas lições para nós que não são o alvo da mensagem de hoje. Porém, algumas nós já estudamos em ensinamentos anteriores e outras serão aprendidas oportunamente.

O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos. Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti (Dt 28:09-10 – NVI). Buscando a santidade, o Senhor seremos confirmados como povo santo dEle, as pessoas verão que somos chamados por Ele e terão temor (respeito) por nós. Seremos exemplos de como uma pessoa santa de Deus se porta e age nas mais diversas situações, não importa onde estejamos.

Aquele(a) que guarda os mandamentos, automaticamente, busca a santificação no Senhor, passa a agir de uma maneira irrepreensível, ou seja, mesmo aqueles que não seguem os mesmos princípios de Fé dele(a), sabem que ali está uma pessoa em que o “erro” não vai encontrar lugar ou continuidade. Dessa forma, ele(a) sequer vai ser perguntado se aceita participar, por exemplo, de uma falcatrua na empresa, sair com alguém que não é seu cônjuge, etc, pois sabem que a resposta vai ser negativa. Em outras palavras, mesmo aqueles que estão no mundo terão respeito por essa pessoa, pois saberão que ela é uma pessoa de Deus e que nada há nela que possa levantar qualquer questionamento.

Guardar os mandamentos do Senhor, não apenas trás aquilo que estamos precisando, mas como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam (I Co 02:09). Oh, meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, o Senhor não tem somente a cura, a restauração do casamento, das finanças, a libertação dos filhos, dentre tantas outras coisas que muitas pessoas precisam, Ele tem muito mais do que aquilo que podemos pedir ou imaginar.

Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros (Hb 01:09). Além de nos dar muito além daquilo que pedimos, guardarmos os mandamentos nos trará a alegria, não aquela mundana, de aparência, que vem através de uma piada suja, um comentário maldoso a respeito de alguém, etc, mas a verdadeira que vem com o Espírito Santo.  

Guardar os mandamentos não se trata de “um favor que fazemos a nós mesmos para termos Jesus ao nosso lado”, ao contrário, é uma obrigação dos servos (daqueles que obedecem) do Senhor, pois a Palavra nos diz: Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir (Dt 30:16).

Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus (Js 23:11). Temos que guardar as nossas almas com diligência – aplicação, zelo, cuidado – e não através daquilo que nós achamos ser o melhor para nós, pois, ainda que não seja algo que fira a Palavra de Deus (a mudança de um emprego, a venda de um imóvel, contrair alguém em casamento, por exemplo), tudo aquilo que fizermos deve ser proveniente das orientações do Senhor, afinal, Ele sabe o que é o melhor para nós. Temos que agir dessa forma (guardando nossa alma com diligência) para podermos amar o Senhor, caso contrário, isso não ocorrerá.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal (Pv 03:05-07).

Não devemos nos fundamentar naquilo que julgamos ser o certo, mas sim questionar a Deus se aquela atitude que estamos pensando em tomar está de acordo com a vontade do Seu coração, pois Seu desejo é o melhor para cada um de Seus filhos e confiar, ter Fé, esperança, com todo o nosso coração naquilo que Ele nos diz, através de Sua Palavra. Ainda que algo pareça ser muito bom ou vantajoso para nós e, aparentemente seja de Deus, questionemos a Ele se aquilo provém do Seu coração, pois, ainda que algo em um primeiro momento nos traga uma vantagem financeira ou material, pode ser uma armadilha do inimigo para nos tirar da presença de Deus e nos conduzir às trevas.

Portanto, temos que nos lembrar que demonstramos ao Senhor que o amamos guardando todos os Seus mandamentos, não apenas os comuns a todas as pessoas, mas também os pessoais. Guardando-os, o Senhor Jesus nos amará da mesma forma e, além dEle, seremos amados pelo Senhor Deus. Que privilégio! Ser amado pelo Senhor. Que esse amor do Senhor seja presente na vida de todos, Em Nome de Jesus, é a minha oração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário