Translate

domingo, 12 de janeiro de 2014

Como respondemos a Jesus?



Versículos: Jo 04:07-17, I Co 02:04-05 e II Co 01:03-04.
Pregador: Pr. Fabiano Motta
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações (II Co 01:03-04 – NVI).

Nenhum de nós gostaria de passar por problemas na vida, não é mesmo? Todavia, muitos de nós estamos atravessando por momentos de dificuldades, e os culpados somos nós mesmos, pois a Palavra nos diz que maldição sem causa não vem sobre nós (Pv 26:02). O bom é que nunca pequemos, porém, caso isso ocorra, não devemos ficar de cabeça baixa, achando que não há mais saída para nós e nos afastarmos definitivamente da Presença de Deus, ao contrário, devemos buscá-lO mais ainda para nos purificarmos do mal e nunca mais cairmos nessa armadilha do inimigo.

Caso estejamos em pecado (lembrando que pecado não são somente o adultério, a mentira, a desonestidade, etc, mas toda e qualquer desobediência à Palavra, como se negar a dar o perdão para alguém, etc) o Senhor nos chama a atenção para duas informações muito importantes contidas nos versículos introdutórios: a misericórdia e a consolação.

Sem a misericórdia do Senhor estaríamos fadados à destruição a cada ato que cometêssemos que não estivesse de acordo com a Palavra. Porém, devido a ela, somos livrados de vários ataques do inimigo, pois o Senhor é misericordioso para com as nossas iniqüidades, e de nossos pecados e prevaricações não Se lembra mais (Hb 08:12).

Mas por que o Senhor nos ama de tal forma que é misericordioso com as nossas iniqüidades e de nossos pecados e prevaricações não lembra mais? A resposta está nos versículos anteriores.

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior (Hb 08:10-11).

Com a morte de Jesus no Calvário, ao O aceitarmos como nosso Senhor e Salvador pessoal, passamos a fazer parte da aliança que o Senhor fez com Israel, dessa forma, as Palavras do Senhor podem ser escritas em nossos corações, além dEle ser nosso Deus, pois seremos Seu povo, Seus herdeiros por adoção. Se estivermos nessa posição, poderemos invocar a misericórdia do Senhor para as nossas vidas.

Se, em nosso caso, não estivermos pautando nossas vidas pela Palavra do Senhor, não adianta tentarmos clamar a misericórdia do Senhor, pois ela não se fará presente, afinal, aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus (Jo 08:47 – NVI). Se não pertencemos a Deus, não ouviremos a Sua voz, ou seja, não teremos as Suas Palavras escritas em nossos corações e, consequentemente, não seremos Seu povo e Ele não será nosso Deus. Dessa forma, não teremos como clamar a Sua misericórdia, pois ela não se manifestará em nossas vidas. Lembremos que Ele só é Pai daquele que é Seu filho.

O Senhor sempre está pronto para nos perdoar, basta clamarmos por Sua misericórdia. Porém, para isso, temos que pertencer a Deus e seguir os Seus mandamentos e orientações, pois, somente assim, nos tornaremos Seu povo e Ele, o nosso Deus. Por que não fazermos isso agora mesmo? Não esqueçamos, após buscarmos o perdão dos nossos pecados, então, devemos nos fortalecer no Senhor e no Seu poder, vestindo toda a armadura de Deus para nos livrarmos das emboscadas do inimigo e, se for o caso, partindo para a batalha visando estender a misericórdia do Senhor para os nossos entes queridos.

Não importa a gravidade do erro que tenhamos cometido. Se ele for confessado, o Senhor, através de Sua misericórdia, estará pronto para nos dar uma nova chance. Davi cometeu pecados muito graves, mas confiou nisso e é, até hoje, o maior rei que Israel já teve.

Outra informação importante contida nos versos iniciais da mensagem se refere à consolação. Consolar, nada mais é que tranquilizar, aliviar um sofrimento. Esse tipo de ajuda deve ser levada às pessoas oprimidas por aqueles que são filhos de Deus, afinal, o Senhor nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos dEle, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

Porém, cabe aqui ressaltar que essa consolação não deve vir de nossas palavras, nossa sabedoria ou ensinamentos, mas do próprio Senhor Deus, pois, como Paulo nos ensina, minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus (I Co 02:04-05 – NVI). Jesus foi muito claro quando mandou que fossem a Ele todos os que estão cansados e oprimidos, e Ele os aliviaria (Mt 11:28). Cabe a nós, sempre baseados nas Escrituras, sermos usados como instrumentos da vontade do Pai para levar conforto a uma alma oprimida.

Uma pessoa que provou dessas bênçãos do Senhor foi uma mulher samaritana. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la (Jo 04:07-15).

O primeiro sinal que algo não ia bem na vida daquela mulher foi o fato de ela ir ao poço buscar águas, pois se tratava de um trabalho pesado executado por homens, e não mulheres. Outro era a autoestima baixa, afinal, quando Jesus foi falar-lhe, ela confrontou o Senhor com o fato dela ser samaritana e Ele judeu ter ido falar com ela. Quantas pessoas têm passado pelo mesmo problema de estarem abandonadas por todos, de se sentir “menos” que outra, etc. Jesus tem a solução para esses problemas.

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade (Jo 04:16-18).

Aquela mulher poderia ter mentido para o Rabi dizendo que “ia buscar o seu marido” ou ainda tê-lO ofendido por ter dito aquelas coisas a respeito de sua vida. No entanto, ela agiu de maneira totalmente diferente e disse-lhe a verdade. Naquele exato momento, a misericórdia e a consolação do Senhor se fizeram presentes em sua vida.

E nós? Como temos respondido a Jesus? Contando a verdade? Mentindo? O que é que nós não temos em nossas vidas e que precisamos que Jesus nos ajude a obter?

Algumas pessoas não têm autocontrole e explodem ao menor sinal de problemas. Outras não têm uma vida galgada na Palavra e longe do adultério, da prostituição, etc. Outras não têm saúde, finanças ou um bom casamento. Algumas, nem mesmo Fé possuem mais. Ora, assim como a samaritana, falemos para Jesus a verdade e mostremos a Ele aquilo que não temos. Tal qual Ele fez com a moça, Ele irá derramar Sua misericórdia em nossas vidas, além de nos consolar diante das adversidades que estamos atravessando.

Portanto, eis o momento de pararmos e refletirmos: Como estamos respondendo a Jesus? Contando a Ele toda a verdade, assim como a samaritana, ou inventado desculpas mil para não agirmos de acordo com a Palavra? Se estivermos na segunda opção, esse é o momento para entrarmos em oração e pedirmos que o Senhor derrame Sua misericórdia sobre nós e nos console nessa tribulação que nós estamos enfrentado. Ele está pronto para nos ajudar como Pai amoroso que Ele o é. Passemos a responder Jesus com toda a verdade, pois essa atitude irá transformar as nossas vidas, assim como ocorreu com a vida da samaritana. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário