Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Coragem e perseverança.



Versículos: Mt 14:22-29, Mc 10:46-52 e Ef 05:08.
Pregador: Pr. Flávio Bernardi
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz (Ef 05:08 – NVI).

Antes de andarmos na Luz do Evangelho, ao lado do Senhor Jesus, nossas vidas eram trevas, escuridão, sem a menor possibilidade de nada que fizéssemos desse certo. Não importa o quanto éramos religiosos, seguíamos alguma doutrina ou quantos sacrifícios fizemos para aquilo que, até então, acreditávamos que era certo, estávamos em trevas, ou seja, onde há ausência da luz vinda da Palavra de Deus. Mas agora que estamos debaixo dEla, e a Palavra diz que somos luz, claridade no Senhor e para andarmos como filhos da luz.

Ser a luz do Senhor é levar aos que estão no mundo todas as bênçãos que Ele nos proporcionou e aquelas que ainda nem tenhamos experimentado, só que para isso precisamos andar como filhos da luz (pautados na Palavra do Senhor). Mesmo que anteriormente tenhamos sido as piores pessoas do mundo, com os piores pecados, o Senhor Jesus já sofreu na cruz todas as nossas iniquidades e pagou por todos os nossos erros para que pudéssemos ser luz no Senhor, portanto andemos nessa revelação.

Duas características dos filhos da Luz que estudaremos na sequência são, dentre outras, a coragem e a perseverança.

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão (Mt 14:22). Sempre que Jesus estiver em nossas vidas, Ele nos guiará para onde devemos ir. No versículo que estamos vendo, Jesus ordenou que os discípulos fossem para uma determinada direção (o outro lado, no caso). Conosco acontecerá a mesma coisa. O Senhor nos mostrará qual direção devemos tomar em todas as situações de nossas vidas. Cabe a nós obedecermos e fazermos conforme a orientação de Jesus, caso contrário, somente encontraremos dificuldades e contratempos em nossa caminhada.

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar (Mt 14:23-25). Quando seguimos a orientação do Messias, a manifestação dEle em nós pode acontecer de uma maneira totalmente diferente da que nós imaginamos, de maneira atípica.

Talvez, alguém dentre nós, esteja aguardando uma manifestação “normal” do Senhor em sua vida. Todavia, o Senhor pode se manifestar de maneira totalmente diferente da que essa pessoa esteja esperando. Cabe a ela ficar atenta e perceber que o Senhor pode estar tentando falar com ela de uma outra maneira.

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo (Mt 14:26). O medo nos faz enxergar coisas que não existem. Por exemplo, uma pessoa que tem o histórico de câncer em sua família, ao observar um caroço em seu rosto, pode imaginar que aquilo é um câncer, tal qual atingiu toda a sua casa. Ora, aquilo pode não ser um tumor, mas pura e simplesmente um pequeno abscesso que pode ser tratado, tranquilamente, por um médico ou através de uma oração repreendendo a ação do mal em sua vida. Não podemos deixar o medo tomar conta de nossas vidas.

O medo faz com que pequenos acontecimentos tornem-se grandes “eventos” com potencialidade de acarretar uma série de outros problemas secundários. Não devemos ser medrosos, ao contrário, o Senhor não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 02:07). Retomando o exemplo. Caso apareça um caroço em nossos corpos, não devemos temer isso achando que é a doença tal ou outra qualquer, ao contrário, com coragem, entremos na presença do Senhor e repreendamos o inimigo que está por detrás dessa ação e o expulsemos de nossas vidas, Em Nome de Jesus.

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus (Mt 14:27-30). Quando seguimos as orientações de Jesus e o medo não está presente em nossas vidas, o sobrenatural opera em nós. O Espírito Santo faz morada em nós.

Porém, notemos que o sobrenatural somente se manifestou em Pedro, a partir do momento em que ele saiu do barco. E nós? De qual barco precisamos sair? Para alguns, esse barco é a promiscuidade, para outros o adultério, outros a mentira, a ganância, o ódio, o sentimento de vingança, a soberba, o orgulho, a recusa em perdoar alguém que nos tenha prejudicado ou ofendido, etc. Não adianta. Enquanto não sairmos desse barco, o sobrenatural não vai se fazer presente em nós. Somente fora dele é que Jesus pode operar.

Uma outra característica dos filhos da Luz é a perseverança. Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas (Mc 10:46 – NVI). Não é o escopo principal do estudo de hoje, mas vamos a um breve resumo em relação ao versículo acima citado.

A situação de Bartimeu é um retrato da situação vivida por muitos de nós: estava cego, sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Talvez, muitos de nós também estejamos cegos espiritualmente, sentados à beira do caminho, isto é, conhecemos a Palavra, sabemos aquilo que podemos ou não fazer, gostamos de ouvir o Evangelho, mas não tomamos uma posição firme de entrar no caminho. Estamos à beira dele, em outras palavras, quando necessitamos de um auxílio, uma cura, uma benção, olhamos para Jesus, mas quando não nos convém, nos viramos para Jericó, afinal também gostamos das coisas de lá, nos alegramos com algumas coisas que são de lá. Além disso, pode ser ainda que estamos pedindo esmolas, orações para outras pessoas, ou que o Senhor veja o nosso sofrimento e, por misericórdia, alivie o nosso mal.

Se não tomarmos uma posição firme e decidida de entrar no caminho, nossas vidas vão continuar da mesma forma que foram até agora, se estamos hoje doentes, permaneceremos assim, se mendigamos o pão (material ou espiritual), assim continuará. Muitos de nós não entramos no caminho porque sabemos que algo que fazemos, que pode até não ser ilegal, mas está em desacordo com as orientações da Palavra terá de ser abandonado, deixado para trás, como uma amizade, uma prática comercial, etc.

Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (Mc 10:47-48 – NVI)”. Bartimeu quando ouviu que era Jesus e sentiu que era a sua oportunidade para mudar de vida, imediatamente começou a clamar pelo seu socorro, não deixou a sua oportunidade passar, mesmo com muitos o repreendendo, causando dificuldades para ele, tentando o “afastar” da benção, ele não ligou a clamou cada vez mais alto até conseguir chamar a atenção de Jesus a ponto dEle parar e chamá-lo. Não deixemos a nossa oportunidade passar, não importa a dificuldade que surgir ao começarmos a clamar ao Senhor (perseguições em nossa família, nosso trabalho, zombarias, etc), clamemos mais alto, até termos a atenção de Jesus para nós. Sejamos persistentes.

Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus (Mc 10:49-50 – NVI). Ao ser chamado pelo Mestre ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus (Mc 10:50). Qual é a nossa capa? Precisamos lançá-la fora, seja ela algo mais sério como o adultério, a fornicação, o desvio de verbas, as drogas, a bebida, dentre outras, ou ainda uma mágoa de alguém, um ódio, um ressentimento, o desejo que alguém sofra por algo que ela nos passar, etc. Ora, mas é algo muito difícil de se fazer! É difícil, mas necessário! Peçamos orientação a Deus de como fazermos isso e assim seja feito.

"O que você quer que eu lhe faça?", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!" "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho (Mc 10:51-52 – NVI).  Quantas Revelações e lições nós temos que aprender com essa passagem.

Bartimeu falou para Jesus o que queria e o mesmo devemos fazer, então, o Senhor irá ouvir a nossa voz (Sl 03:04). Sejamos claros com Jesus quando possuirmos a atenção dEle, falemos toda a verdade, do que gostamos e é errado, do que fazemos e é ilícito, do que sentimos e não está de acordo com a Palavra. Então, o cego ficou curado e seguiu a Jesus pelo caminho. Conosco acontecerá o mesmo, ficaremos libertos, curados, transformados e também seguiremos Jesus pelo caminho.

Assim sendo, como filhos da Luz, temos que ser corajosos e persistentes/perseverantes. Além de ouvirmos as orientações de Jesus, fechemos a porta do medo, saiamos do barco e abandonemos a capa que estão impedindo a bênção de se fazer presente em nós. Agindo dessa forma, não há a menor capacidade do inimigo atrapalhar as nossas vitórias. Busquemos essas virtudes para nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário