Translate

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Habitantes e não visitantes.



Versículos: Sl 27:04-06; 91:01-16 e 103:20.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/01/2014
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27:04 – NVI).

O rei Davi pediu algo que deveria ser alvo de orações por parte de todos aqueles que são filhos do Senhor Deus: viver na casa do Pai. Ora, isso não significa que tenhamos que morar na igreja, freqüentá-la todos os momentos de nossas vidas negligenciando nossas famílias, nossos empregos e afazeres. Na igreja, assim como diz o versículo, é o local onde vamos aprender do Senhor e buscarmos a Sua orientação através da pregação da Palavra. Viver na casa do Senhor é agir de acordo com a Palavra, seguindo Seus ensinamentos e desígnios. Isso sim deve ser feito por todos nós, o tempo todo, seja em uma reunião de família, no ambiente de trabalho, no trânsito, etc. Isso tudo deve ser feito para que possamos contemplar a bondade de Pai.

Mas por que devemos viver na casa do Senhor (na Palavra)? Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha (Sl 27:05). A adversidade vê para todos os crentes no Senhor, independentemente do quanto essa pessoa tem de intimidade com Ele. Todavia, aquele que vive de acordo com a Palavra tem o Senhor ao seu lado como auxílio e defesa no dia da adversidade, pois Ele o esconderá no oculto do Seu tabernáculo e o colocará sobre uma orientação proveniente da Palavra (uma rocha) que o livrará dessa investida do inimigo. Então, essa pessoa triunfará sobre os inimigos que a cercam (Sl 27:06a – NVI).

Não importa a violência do ataque do inimigo, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará (Sl 91:01). Prestemos bem atenção a esse fato: aquele que habita (que vive de acordo com a Palavra) e não aquele que visita (segue aquilo que ele acha que está certo na Palavra e ignora o que não concorda). Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel (Sl 91:02-04).
 O Senhor não é um ídolo, uma “solução mágica” para livrar os tementes a dos problemas, Ele é o seu Deus, refúgio e fortaleza. O Senhor é nossa proteção de todas as formas.
 
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (Sl 91:05-06). Não interessa se a ameaça é visível, está diante de nossos olhos, a seta que voa durante o dia (no mundo físico), ou se ela anda na escuridão, o momento em que não podemos ver nada (no mundo espiritual), pois o Senhor estará pronto para nos defender.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (Sl 91:07-10). Infelizmente, algumas pessoas que nos cercam e não estão debaixo da proteção do Senhor Deus poderão ser atingidas e derrubadas pelo inimigo, porém, a aqueles que são de Deus, nada acontecerá, pois estarão habitando no Altíssimo, que tem todo o Poder necessário para defendê-los, porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos (Sl 91:11).

Os anjos do Senhor estão sempre prontos para defender aquele que segue as orientações do Senhor, pois a Palavra diz: Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra (Sl 103:20 – NVI). Todas as pessoas que invocam a Palavra do Senhor colocam esses anjos em estado de alerta para qualquer eventualidade que se apresente em suas vidas, pois eles têm a ordem do Senhor Deus de guardarem todos os seus caminhos, pois eles as sustentarão nas suas mãos, para que não tropecem com o seu pé em pedra (Sl 91:12).

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei (Sl 91:13-15). Todas as angústias serão vencidas por aqueles que andam de acordo com a Palavra de Deus, amando o Senhor (guardando os mandamentos dEle).

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação (Sl 91:16). Não deixe o diabo te enganar com a idéia de que você não vai viver muito tempo nesse mundo. Não dê vazão a esses pensamentos diabólicos que estão surgindo em sua mente. Dê uma risada na cara dele e leia em voz alta para que o inimigo escute esse versículo que o Senhor declara que te dará longura (abundância) de dias. Eu não sei para quem é esse pedaço da mensagem, em especial, mas o Senhor sabe e colocou você para ler, especificamente, essa passagem. Receba e tome posse de sua bênção de longanimidade, Em O Nome de Jesus!

Portanto, para que possamos ter acesso à proteção do Senhor, devemos ser habitantes na Palavra dEle, e não visitantes. Tudo aquilo que é declarado na Palavra deve ser guardado em nossas vidas e colocado em prática, e não apenas aquilo que nós julgamos ser o certo para nós, negligenciando outras orientações que o Senhor nos dá. Devemos nos lembrar que nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a palavra que sai da boca de Deus (Mt 04:04). Jamais podemos esquecer isso: é TODA Palavra, e não algumas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário