Translate

domingo, 27 de março de 2011

Não olhemos para o altar de Damasco.

Versículos: Cl 03:17, I Pe 04:11, Js 01:07-08, II Rs 16:10-14, Ex 26:30,       Hb 12:02, Rm 08:19 e II Co 05:17-2006.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/03/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Cl 03:17).

Para tudo o que formos fazer em nossas vidas, nós precisamos parar e fazer a seguinte pergunta: O que o Senhor Jesus faria se estivesse em nosso lugar? A Palavra nos adverte para que se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém (I Pe 04:11).

Jesus não se envolveria em nada que causasse um prejuízo a quem quer que seja, jamais faria algo que prejudicasse outra pessoa, algo que fosse fraudulento, nunca desejaria nada de mal nem para quem fizesse algo perverso contra Ele (quando crucificado, pediu para o Pai perdoar aqueles que lá estavam, pois não sabiam o que faziam, conforme Lc 23:34), enfim, jamais faria algo que estivesse em desacordo com a Palavra de Deus. E nós? Será que não temos prazer quando ficamos sabendo que alguém que nos fez mal está passando por um momento de sofrimento? Será que não estamos defraudando o nosso empregador porque, afinal, ele nos paga muito pouco e precisamos pagar as contas, não é?

Tudo o que fizermos seja falando (palavras) ou por ações e atitudes (obras) façamos em Nome do Senhor Jesus e dando por Ele graças a Deus Pai em todas os nossos passos. O Senhor nos orienta a tão-somente nos esforçar e ter mui bom ânimo, para termos o cuidado de fazer conforme a toda a lei que Seu servo Moisés nos ordenou; dela não nos desviemos, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente nos conduza por onde quer que andemos. Não se aparte da nossa boca o livro desta lei; antes meditemos nele dia e noite, para que tenhamos cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então Ele fará prosperar o nosso caminho, e seremos bem sucedidos (Js 01:07-08). Aqui está a receita para o maior sucesso, seguir a Lei (que à época foi dada a Moisés, mas hoje são as orientações que Deus nos dá através da Palavra).    

Um homem que não seguiu as orientações de Deus foi o rei Acaz, que tinha vinte anos de idade quando começou a reinar e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Ao contrário de Davi, seu predecessor, não fez o que o Senhor seu Deus aprova (II Rs 16:02 – NVI). Quando foi a Damasco encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Ele viu o altar que havia em Damasco e mandou ao sacerdote Urias um modelo do altar, com informações detalhadas para sua construção. O sacerdote Urias construiu um altar conforme as instruções que o rei Acaz tinha enviado de Damasco e o terminou antes do retorno do rei Acaz. Quando o rei voltou de Damasco e viu o altar, aproximou-se dele e apresentou ofertas sobre ele. Ofereceu seu holocausto e sua oferta de cereal, derramou sua oferta de bebidas e aspergiu sobre o altar o sangue dos seus sacrifícios de comunhão. Ele tirou da frente do templo, dentre o altar e o templo do Senhor, o altar de bronze que ficava diante do Senhor e o colocou no lado norte do altar (II Rs 16:10-14 – NVI).

Será que Acaz viria aquele altar e desejaria ter um igual àquele se tivesse temor a Deus? Com certeza não, pois teria guardado a Palavra que o Senhor já havia dado a Moisés para levantar o tabernáculo conforme ao modelo que lhe foi mostrado no monte (Ex 26:30). Esta pode ser a realidade de alguns de nós, querendo um emprego igual ao do irmão da igreja, um(a) esposo(a) igual ao da(o) nossa(o) vizinho(a), orar da mesma forma que o pastor “A”, o bispo “B”, possuir uma igreja tão grande quanto a do apóstolo “C”, dentre outras coisas. Estamos desejando um altar igual ao de outra pessoa.

Se algum de nós tem desejado o altar igual ao de alguém, porque é mais bonito, mais vistoso, mais interessante, paremos e vejamos se aquele é o altar que Deus já nos deu o modelo para fazer.

Não devemos olhar para o altar de ninguém, nos espelhando, tentando copiar. O único que deve ser o nosso modelo de inspiração é Jesus, pois a Palavra dita através do apóstolo Paulo nos diz para ter os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus (Hb 12:02 – NVI).

Todas as pessoas que nos rodeiam aguardam para ver que atitude tomaremos, que atitudes teremos, como agiremos em uma determinada situação, etc. Precisamos ser exemplos de como o Senhor pode mudar e transformar as pessoas, pois a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus (Rm 08:19).

Temos que ter em mente que, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus (II Co 05:17-20 – NVI). Deus não quer a destruição de ninguém, nenhuma pessoa, nação ou lugar, ao contrário, Ele quer todo mundo salvo, habitando em pastos verdejantes.

Portanto, não façamos como Acaz, não olhemos para outro altar a não ser aquele que o Senhor nos mandou o modelo. Somos novas criaturas, as coisas velhas já se passaram, esqueçamos as coisas erradas que fazíamos e que ficaram para trás. Ao cobiçarmos outros altares, podemos ser conduzidos a situações que nos levem a sair da Presença do Senhor. Lembremos, agora somos embaixadores de Cristo, ou seja, somos seus representantes, nossa obrigação é levar a Palavra para que haja salvação eterna em todos os lares de todos os lugares. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário