Translate

domingo, 11 de agosto de 2013

Busquemos nossos modelos no Senhor.



Versículos: I Sm 08:01-07, II Rs 16:10-15, Jo 15:05-07, Rm 08:01 e Cl 03:01.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/08/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Quando envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel. Seu filho mais velho chamava-se Joel, o segundo, Abias. Eles eram líderes em Berseba. Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça (I Sm 08:01-03 – NVI).

Samuel era um homem de Deus, indiscutivelmente.Todavia, ele não conseguiu fazer com que seus filhos seguissem os mesmos passos que ele, pois eles andaram fora de seus caminhos e tornaram-se homens gananciosos, que eram subornados e, principalmente, pervertedores da justiça.

Infelizmente, isso tem se repetido nos dias atuais. Muitos filhos de homens e mulheres de Deus, não estão seguindo os mesmos passos que seus progenitores, entregando-se às fantasias e sabores iguais (ou até piores) que aqueles que vivem no mundo. Isso não deveria acontecer, pois os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão (Sl 127:03). Caso esse seja o nosso caso, entremos em oração agora mesmo e invoquemos a bênção do Senhor para a nossa família, afinal, a Palavra do Senhor diz que nós e a nossa casa serviremos ao Senhor (Js 24:15). Não podemos permitir que o inimigo se faça presente em nossos lares, através da vida de nossos filhos. Temos que partir para essa batalha contra ele, Em Nome de Jesus!

Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.
E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações". Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei" (I Sm 08:04-07).

Ora, Deus não queria que aquele povo tivesse um rei, mas Ele tinha o plano de ser o Próprio Rei para aquela nação. Quando quiseram seguir o “modelo” que outras nações utilizaram, os hebreus rejeitaram o Senhor como Rei deles. Isso acontece em nossas vidas também. Ao quereremos seguir algum modelo (seja ele de uma doutrina religiosa, uma idolatria de alguma pessoa, uma forma de orar que deu certo para outro irmão, etc) que não aquele que o Senhor nos mostra, também estamos O rejeitando, afinal, estamos dizendo, em outras palavras, que o Senhor não é Deus o suficiente para fazer o melhor por nós, então, temos que buscar subterfúgios para complementar Sua ação. O Senhor é perfeito e completo, portanto, o plano dEle para as nossas vidas é o melhor.

A Palavra nos trás outros exemplos de pessoas que agiram dessa forma, mas vamos estudar o caso do rei Acaz.

Quando foi a Damasco encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Ele viu o altar que havia em Damasco e mandou ao sacerdote Urias um modelo do altar, com informações detalhadas para sua construção. O sacerdote Urias construiu um altar conforme as instruções que o rei Acaz tinha enviado de Damasco e o terminou antes do retorno do rei Acaz. Quando o rei voltou de Damasco e viu o altar, aproximou-se dele e apresentou ofertas sobre ele. Ofereceu seu holocausto e sua oferta de cereal, derramou sua oferta de bebidas e aspergiu sobre o altar o sangue dos seus sacrifícios de comunhão. Ele tirou da frente do templo, dentre o altar e o templo do Senhor, o altar de bronze que ficava diante do Senhor e o colocou no lado norte do altar (II Rs 16:10-14 – NVI).

Será que Acaz viria aquele altar e desejaria ter um igual àquele se tivesse temor a Deus? Com certeza não, pois teria guardado a Palavra que o Senhor já havia dado a Moisés para levantar o tabernáculo conforme ao modelo que lhe foi mostrado no monte (Ex 26:30). Esta pode ser a realidade de alguns de nós, querendo um emprego igual ao do irmão da igreja, um(a) esposo(a) igual ao da(o) nossa(o) vizinho(a), orar da mesma forma que o pastor “A”, o bispo “B”, possuir uma igreja tão grande quanto a do apóstolo “C”, dentre outras coisas. Estamos desejando um altar igual ao de outra pessoa.

Se algum de nós tem desejado o altar igual ao de alguém, porque é mais bonito, mais vistoso, mais interessante, paremos nos façamos a seguinte pergunta: Aquele é o altar que Deus já nos deu o modelo para fazer?

Não devemos olhar para o altar de ninguém, nos espelhando, tentando copiar. O único que deve ser o nosso modelo de inspiração é Jesus, pois a Palavra dita através do apóstolo Paulo nos diz para ter os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus (Hb 12:02 – NVI).

Os nossos modelos devem ser aqueles que o Senhor Deus e o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos entregarem, e não aqueles oriundos, muitas vezes, de uma mente deturpada e mergulhada nas trevas, afinal, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus (Cl 03:01). Nenhum homem deve ser nosso modelo, ou defini-lo em relação a algo, nem mesmo o mais santo que habitar esse mundo, mas o Senhor Jesus deve ser o nosso modelo em tudo.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 08:01). Aqueles que são de Jesus, deixaram de andar segundo a vontade da carne (do homem natural) e agora andam segundo o Espírito Santo de Deus. Então, por que seguiremos os modelos dos homens? Temos que seguir os do Espírito.

Jesus Cristo disse: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15:05-07). Talvez esse seja o motivo pelo qual as nossas orações não estejam sendo atendidas. Pode ser que estejamos pedindo um altar, ou seguindo um modelo, que não está em Jesus e, consequentemente, fora de Suas Palavras. Caso as coisas estejam dessa forma, não adianta pedirmos nada ao Senhor que NÃO será atendido.

Portanto, não façamos como os israelitas que queriam algo que não era da vontade de Deus (um rei), dessa forma, rejeitando o Senhor, ou como Acaz, que mandou fazer um altar que não era aquele que o Deus havia mandado ser construído para Israel. Não olhemos para outro altar a não ser aquele que o Senhor nos mandou o modelo. Somos novas criaturas, as coisas velhas já se passaram, esqueçamos as coisas erradas que fazíamos e que ficaram para trás. Ao cobiçarmos outros altares, podemos ser conduzidos a situações que nos levem a sair da Presença do Senhor. Temos que buscar os nossos modelos no Senhor. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário