Translate

domingo, 18 de agosto de 2013

Deus é misericordioso.



Versículos: II Cr 30:06-09 e Hb 08:10-12.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/08/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais (Hb 08:12).

O bom é que nunca pequemos, porém, caso isso ocorra, não devemos ficar de cabeça baixa, achando que não há mais saída para nós e nos afastarmos definitivamente da Presença de Deus, ao contrário, devemos buscá-lO mais ainda para nos purificarmos do mal e nunca mais cairmos nessa armadilha do inimigo.

O rei Davi foi um homem muito usado por Deus, porém, isso não o impediu de cair em dois pecados extremamente graves, um adultério e um homicídio. Porém, ao invés de ficar buscando desculpas para seus erros, ele os reconheceu e buscou a misericórdia do Senhor para a sua vida. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado (Sl 51:01-02).

No salmo acima citado, como já dissemos anteriormente, o rei Davi (que cometera dois atos extremamente graves, um adultério e um homicídio), apela para a Misericórdia de Deus, para Sua “limpeza” e purificação do pecado, o que nós também devemos fazer.

Assim como o Senhor queria a salvação de Davi, Ele quer a de todos nós também e, para isso, precisamos entrar em Sua Presença, contar toda a verdade e pedir perdão pelos nossos atos, pois pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada (Pv 16:06a). Não podemos esquecer que para que o Senhor possa nos ouvir, é necessário que contemos a Ele (e à pessoa que prejudicamos, mentimos, enganamos, etc, se for o caso) toda a verdade e não só uma parte dela. Se prestarmos atenção na Palavra veremos que é pela misericórdia E pela verdade e não uma isolada da outra.

Davi continuou falando ao Senhor: “Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me” (Sl 51:03-04 – NVI). Cada um de nós conhece suas transgressões e pecados. Além disso, o pecado não confessado não nos abandona, está sempre diante de nossos olhos nos lembrando desse erro, nos tirando a paz, nos trazendo o sentimento de que “não somos dignos de estar diante do Senhor”, bem como é uma porta aberta para o inimigo entrar em nossas vidas.

Davi estava nessa situação, porém, reconheceu que cometeu um grande erro e que o Senhor tinha razão de condená-lo. Oh meu irmão, minha irmã, não tentemos achar justificativas para os nossos erros. Tal qual ao rei Davi, reconheçamos nossas transgressões e que o Senhor tem razão de virar Seu rosto para nós, afinal, transgredimos, pecamos contra Ele e fizemos o que a Palavra reprova.


Mas por que o Senhor nos ama de tal forma que é misericordioso com as nossas iniqüidades e de nossos pecados e prevaricações não lembra mais? A resposta está nos versículos anteriores.

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior (Hb 08:10-11).

Com a morte de Jesus no Calvário, ao O aceitarmos como nosso Senhor e Salvador pessoal, passamos a fazer parte da aliança que o Senhor fez com Israel, dessa forma, as Palavras do Senhor podem ser escritas em nossos corações, além dEle ser nosso Deus, pois seremos Seu povo, Seus herdeiros por adoção. Se estivermos nessa posição, poderemos invocar a misericórdia do Senhor para as nossas vidas.

Se, em nosso caso, não estivermos pautando nossas vidas pela Palavra do Senhor, não adianta tentarmos clamar a misericórdia do Senhor, pois ela não se fará presente, afinal, aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus (Jo 08:47 – NVI). Se não pertencemos a Deus, não ouviremos a Sua voz, ou seja, não teremos as Suas Palavras escritas em nossos corações e, consequentemente, não seremos Seu povo e Ele não será nosso Deus. Dessa forma, não teremos como clamar a Sua misericórdia, pois ela não se manifestará em nossas vidas. Lembremo-nos que Ele só é Pai daquele que é Seu filho.

Todavia, para aqueles que são de Deus, a misericórdia do Senhor pode se estender até mesmo para os nossos familiares. Vejamos isso na Palavra, com uma passagem ocorrida com o rei Ezequias.

Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, convertei-vos ao Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel; para que ele se volte para o restante de vós que escapou da mão dos reis da Assíria. E não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que transgrediram contra o Senhor Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação como vedes. Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós. Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele (II Cr 30:06-09).

Quando os assírios invadiram Israel (que na época do rei Ezequias estava dividida em dois reinos, Israel e Judá), eles levaram cativos os idosos, os com deficiência, ou com algum tipo de problema de saúde? Claro que não, como queriam escravos, eles levaram o “fino da flor” dos israelitas, os jovens, de boa saúde e com nenhum problema físico. Por isso a Palavra fala a respeito dos filhos e dos irmãos.

Talvez, nossos filhos, nosso entes queridos estejam nas mãos do inimigo por culpa de nossas transgressões, afinal, eles nunca tiveram em nós um bom exemplo a ser seguido, ao contrário, somente viam péssimos modos de nossa parte, pois estávamos em transgressões (algumas das mais nojentas e escabrosas, talvez) e eles se guiaram por esse péssimo modelo que nós mostramos a eles. Isso é algo muito sério e que, infelizmente, ocorre com muita freqüência. Os filhos se tornam alcoólatras porque nos viam beber diariamente, usam drogas porque nos viam com um cigarro no dedo após o outro, praticam fraudes porque nos viam subtrair algo de alguém, são agressivos porque nos viam agredir nosso cônjuge o tempo todo, seja fisicamente ou com palavras, além de uma série de outros exemplos que poderiam ser dados.

Porém, eles podem ser resgatados das patas do diabo, pois o Deus nos diz que se nos convertermos ao Senhor, nossos irmãos e nossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos (os demônios), e tornarão a esta terra; porque o Senhor nosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de nós o seu rosto, se nos convertermos a Ele (II Cr 30:09). O que estamos esperando? Nos convertamos verdadeiramente ao Senhor para que os nossos filhos, os nossos familiares sejam resgatados do inferno. Sejamos um modelo de como a Salvação do Senhor é fantástica para a vida de uma pessoa. Abandonemos os nossos péssimos exemplos e nos tornemos motivo de orgulho para eles, e não de vergonha. Façamos isso agora mesmo.

O Senhor sempre está pronto para nos perdoar, basta clamarmos por Sua misericórdia. Porém, para isso, temos que pertencer a Deus e seguir os Seus mandamentos e orientações, pois, somente assim, nos tornaremos Seu povo e Ele, o nosso Deus. Por que não fazermos isso agora mesmo? Não esqueçamos, após buscarmos o perdão dos nossos pecados, então, devemos nos fortalecer no Senhor e no Seu poder, vestindo toda a armadura de Deus para nos livrarmos das emboscadas do inimigo e, se for o caso, partindo para a batalha visando estender a misericórdia do Senhor para os nossos entes queridos.

Não importa a gravidade do erro que tenhamos cometido. Se ele for confessado, o Senhor, através de Sua misericórdia, estará pronto para nos dar uma nova chance. Davi cometeu pecados muito graves, mas confiou nisso e é, até hoje, o maior rei que Israel já teve. Mesmo sendo o exemplo máximo do judaísmo, ele é citado nos livros até mesmo de outras religiões contrárias. O mesmo pode acontecer conosco. O Senhor também tem um lugar de destaque para todos nós, seja aqui na Terra, seja na eternidade. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário