Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Esquecer é de Deus.



Versículos: Gn 41:51-52; 48:11-19, Sl 42:07, Pv 13:13, Is 43:25 e Jr 31:34.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/08/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai" (Gn 41:51 – NVI).

Como já sabemos, José foi um rapaz vendido como escravo aos egípcios por seus irmãos. Como servo de Potifar, José foi um exemplo, pois tudo aquilo que ele fazia prosperava e, através dele, também a casa de seus senhores. A mulher de Potifar olhou e cobiçou José que não sucumbiu aos seus encantos, pois não queria trair nem a Deus e nem a seu senhor. Então ele fugiu e deixou para trás sua capa, que a mulher usou para acusar José de tentar atacá-la. Ele então foi preso e passou muito tempo na prisão, onde decifrou os sonhos de um copeiro e de um padeiro. Um deles foi solto e acabou se esquecendo de José. O faraó teve um sonho que ninguém conseguia decifrar. Foi então que o rapaz que havia sido liberto da prisão falou ao faraó que na prisão havia um hebreu que poderia ajudá-lo. José foi levado à presença do faraó e decifrou seu sonho, o que o fez tornar-se o segundo homem mais poderoso daquela terra, o governador do Egito.

Então José, ao ter seus filhos, deu nome a eles de acordo com a fase da vida em que ele estava passando. O primeiro chamou-se Manassés, que significa “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento”. Infelizmente, muitas pessoas (até mesmo aquelas que são de Jesus) passam por grandes sofrimentos em suas vidas, seja por causa de uma traição, seja por algo repugnante que tenham sofrido em suas vidas, até mesmo algo praticado por um ente próximo, ao perderem um familiar devido a um ato de covardia, enfim, algo que deixa uma marca muito doída e profunda em suas mentes e em seus corações.

Essas pessoas até mesmo já perdoaram quem fez tamanha maldade com elas, porém, não conseguem esquecer essa passagem ruim de suas vidas. A passagem acima nos mostra que José também não conseguia, porém, ele reconheceu que só havia uma maneira de se fazer isso: através do Senhor Deus. José disse que Deus o havia feito esquecer todo o sofrimento. O mesmo serve para nós, pois não estamos conseguindo esquecer o sofrimento que aquele “monstro” nos causou, porém, se levarmos esse problema diante do Senhor, Ele nos fará esquecer.

Para outros, porém, o problema é que não conseguem se esquecer de algo, uma bobagem, uma burrada que eles tenham feito, remoendo e se culpando por esse erro cometido há tantos anos, até hoje. Ora, caso tenhamos feito algo de errado, temos que confessar esse erro ao Senhor e à pessoa contra quem erramos (se for o caso), pedindo perdão a eles e abandonando esse erro no mar de nosso esquecimento. Caso já tenhamos feito isso, não há mais nada que possa ser reclamado pelo diabo em nossas vidas, pois o Senhor nos disse: E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados (Jr 31:34).

Pecado confessado é pecado inexistente, pois o Senhor disse que perdoará a nossa maldade e não se lembrará mais dos nossos pecados. Se o Senhor está dizendo que não Se lembra mais de nossos erros, por que vamos dar ouvidos ao diabo que é mentiroso? Ele tem poder para trazer à tona algo que o Senhor já apagou? Obviamente que não. Logo, não devemos dar atenção ao inimigo e ao seu “papinho” de que somos pecadores, afinal, todos nós realmente éramos até aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal. Agora, se não estamos no erro, ele não tem nenhum domínio sobre nossas vidas.

Para fundamentar um pouco mais esse entendimento, vejamos outras passagens do Santo Livro que nos ajudarão a fortalecer nossa compreensão.

O Senhor Deus disse: "Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Is 43:25 – NVI). O Senhor apaga as nossas transgressões e não se lembra mais de nossos pecados por amor dEle e não porque merecemos. Agora, para que tenhamos acesso a essas bênçãos, não podemos nos esquecer que temos que confessar nossos erros e abandoná-los. Aqueles que não agirem dessa forma, não terão acesso à essa face de Deus, pois o que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado (Pv 13:13).

Essa passagem relacionada ao esquecimento dos erros (nossos próprios, ou que alguém tenha cometido contra nós) é muito importante, pois, talvez, essa seja a porta aberta que o diabo tem encontrado para fazer morada em nossas vidas. Através dessa porta, ele terá livre acesso às nossas vidas e trará consigo uma série de outros problemas para enfrentarmos (depressão, ódio, ressentimento, mágoa, etc), afinal, um abismo chama outro abismo (Sl 42:07a). Além disso, essa sobrecarga oriunda desse sentimento (muitas vezes de vingança) somente nos deixará mais propensos a não entregarmos o perdão ao nosso ofensor, ou não nos perdoarmos.

Então, retomando o versículo introdutório do estudo, vimos que, ao primogênito, José deu o nome de Manassés. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido" (Gn 41:52 – NVI). Primeiramente, foi preciso José esquecer a maldade feita com ele, para que depois ele pudesse prosperar. Pode ser que essa seja a razão para que não estejamos prosperando em alguma área de nossas vidas.

Talvez não estejamos conseguindo prosperar na cura de alguma doença porque não esquecemos da maldade causada por aquele filho ingrato, não alcançamos a prosperidade financeira de nossa empresa porque não esquecemos o erro cometido por nosso antigo sócio, que era como um irmão para nós, não alcançamos a prosperidade em nosso casamento porque não conseguimos esquecer uma traição de nosso cônjuge, etc.

A prosperidade (ou êxito) em nossas batalhas será muito maior se, primeiramente, esquecermos as ofensas que recebemos, pois Efraim foi maior que Manassés, mesmo o último sendo o primogênito e com direito preferencial sobre o segundo filho, assim como acontece em muitas monarquias atuais.

E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência. Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face. E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito. E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; o anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra. Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés. E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações (Gn 48:11-19).

Em outras palavras, mesmo sendo Manassés (o perdão) o mais velho, Efraim (a prosperidade) obteve mais destaque.

Portanto, temos que não somente perdoar, mas nos esquecermos de qualquer maldade que tenhamos recebido, pois, dessa forma, a prosperidade em nossas batalhas será alcançada. Obviamente que não é fácil esquecer algo (e o homem por si só não tem condições para isso), mas com a ajuda do Senhor seremos capazes de alcançar essa bênção. Assim como o Senhor se esqueceu de nossos pecados, temos que fazer o mesmo pelas outras pessoas, pois Ele nos deu o exemplo. Esquecer é algo de Deus para as nossas vidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. Amém pelo estudo bíblico,
    Que Deus te abençoe muitíssimo.
    Eu sofri algo que não conseguia também esquecer e isso me deixava muito para baixo.
    Mas eu lembrava de ter lido uma vez na Bíblia uma história sobre Deus fazer esquecer algo. Só não lembrava onde era. Seu estudo me fez lembrar, e mais do que isso, complementou com o que devemos fazer.

    Isso é muito difícil de ser feito, mas em Deus podemos tudo.

    ResponderExcluir