Translate

domingo, 18 de agosto de 2013

Prestemos atenção à Palavra recebida HOJE.



Versículos: Ex 17:01-06, Nm 20:01-12, Dt 28:01, Mc 09:14-24, Lc 04:31-35 e Hb 02:01.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/08/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra (Dt 28:01 – NVI).
                                                                                 
Como já estudamos anteriormente, temos que guardar todos os mandamentos do Senhor (tanto os comuns a todas as pessoas, como os pessoais, entregues pelo Senhor para cada pessoa a partir da revelação da Palavra). Agindo dessa maneira, as bênçãos do Senhor virão e nos alcançarão, não importando onde quer que estejamos.

Porém, vamos estudar o versículo acima com mais um ensinamento muito importante para nós. Se observarmos atentamente a passagem, veremos que o Senhor nos manda seguir cuidadosamente os mandamentos que nos são dados HOJE. Ao meditarmos na Palavra, ouvirmos uma pregação, lermos uma mensagem, etc, nós temos que ficar atentos à Voz de Deus, pois, Ela pode nos orientar de diferentes maneiras a alcançarmos os nossos objetivos. Por exemplo, alguém que foi curado do ombro direito através de uma oração, não significa que também será do esquerdo da mesma maneira. Ora, talvez, para o ombro esquerdo, seja necessária uma campanha de oração, uma unção com óleo, uma vigília, enfim, conforme a orientação do Senhor.

Vejamos, na Palavra, passagens que vão fundamentar mais o nosso entendimento em relação a isso, e nos ajudar muito.

Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel (Ex 17:01-06).

Os israelitas atravessavam um momento complicado e começaram a murmurar contra Moisés. Ele então entrou na Presença do Senhor que o orientou a ferir a rocha, de onde saíram águas para o povo beber.

Na seqüência, veremos uma outra passagem bem similar a essa, também ocorrida com Moisés.

E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor! E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber. Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do Senhor lhes apareceu. E o Senhor falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Nm 20:02-12).

Se pegarmos as duas situações, veremos que há muitas semelhanças entre elas. Porém, há uma diferença fundamental entre elas: na primeira, o Senhor orientou Moisés a ferir a rocha, já na segunda, Ele orientou que Moisés falasse à rocha para que as águas saíssem. Todavia, ele não prestou atenção à Voz do Senhor e, embora as águas tenham brotado da rocha, Moisés pagou um alto preço por isso, pois não pode entrar na Terra da Promessa.

Talvez, não estejamos alcançando a bênção que precisamos pelo mesmo motivo, pois não estamos prestando atenção àquilo que o Senhor nos fala. Como já dissemos anteriormente, não é porque fomos curados do ombro direito através de uma oração, que também será o esquerdo da mesma maneira, não é porque saímos de uma determinada dificuldade financeira fazendo uma campanha e guardando jejum que isso acontecerá novamente, etc. Cada caso é um caso e deve ser levado diante do Senhor para que Ele nos oriente como proceder naquela situação.

Vejamos mais uma passagem que nos ajudará a entender isso, só que desta vez, com o Senhor Jesus.

E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal (Lc 04:31-35).

Nesse caso, Jesus repreendeu o demônio que agia na vida daquele homem e o expulsou. Vejamos agora uma passagem semelhante.

Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles. Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo. Perguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo?" Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram". Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino". Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim?" "Desde a infância", respondeu ele. "Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." "Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele" (Mc 09:14-25 – NVI).

Na primeira passagem, vimos que Jesus repreendeu o demônio que agia na vida daquele homem e o expulsou sem mais nenhuma outra ação. Já na segunda, Jesus conversou com um familiar do garoto, fez perguntas a ele e, depois de uma atitude do pai do menino, repreendeu o espírito imundo que estava no menino e o expulsou.

Assim como vimos acima, Jesus tratou cada caso como único, particular, pois assim foram necessárias na ocasião. Assim sendo, temos que fazer o mesmo, pois cada situação que atravessamos é singular e única, por essa razão, temos que prestar atenção ao que o Senhor nos fala, para agirmos conforme Sua orientação, afinal, por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos (Hb 02:01 – NVI).

Portanto, não devemos achar que se já alcançamos alguma bênção (uma cura, uma libertação, etc) através de uma determinada ação que ela funcionará para sempre. Às vezes, para uma mesma situação, o Senhor pode nos orientar de maneiras distintas, para uma primeira, para uma segunda, enfim, para uma enésima vez. Ou seja, não tratemos a Palavra como uma receita de bolo que é daquela maneira que deve ser feita, e ponto final. Aguardemos a orientação do Senhor para cada situação, pois temos que prestar atenção à Palavra que recebemos HOJE, pois a de ontem pode ter tido um propósito totalmente diferente, em uma época distinta de nossas vidas e em uma situação específica, que não é o caso de hoje. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário