Translate

domingo, 24 de abril de 2011

Tomemos a decisão hoje

Versículos: Lc 19:01-10, Gn 12:01-04 e Ex 22:01.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/04/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’”. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19:01-10 – NVI).

Nessa passagem, temos uma série de Revelações que nos são muito importantes estudar para a nossa caminhada na Fé.

Primeiramente, Jesus atravessava Jericó e Zaqueu, homem rico e de posses, sentindo o toque de Deus, quis ver quem era Jesus, não importando os obstáculos. Hoje, Jesus continua atravessando as nossas vidas e quantas vezes sentimos o toque para conhecermos verdadeiramente o Senhor porém, por falta de tempo, por preguiça, por termos algo que julgamos mais importante, ou ainda, pela perseguição que vamos sofrer por ser do Senhor, pela perda do status que atingimos ou das amizades que temos, simplesmente prestamos mais atenção nos obstáculos. Jesus então passa e perdemos a oportunidade para um encontro verdadeiro.

Zaqueu driblou as adversidades e utilizou-se aquilo que ele podia (a figueira brava) para ver Jesus, por que não fazemos a mesma coisa? Ora, se não conseguimos tempo para ler diariamente a Palavra, embora seja nossa obrigação, porque não ouvimos a pregação através de uma rádio quando nos dirigimos ao trabalho? Se não pudermos ouvir a rádio, vejamos um programa de TV que leva a Palavra, ao invés de assistirmos uma novela à noite quando voltamos para casa, ou leiamos uma mensagem na internet que fale do amor de Deus. Driblemos as adversidades, procuremos ver Jesus, ao invés de nos deixar vencer pelas adversidades.

Outro ensinamento importante é que Jesus sabe quem somos nós, um por um, não importa se ocupamos o cargo de presidente de um país, de uma empresa, ou se somos o porteiro ou o faxineiro do turno da madrugada, onde quase ninguém nos vê e passamos praticamente como “inexistentes”, Ele conhece a cada um de nós, sabe daquilo que precisamos e, principalmente, não faz acepção de pessoas (Rm 02:11), prova disto é que mesmo sabendo que Zaqueu não estava em plena comunhão com Deus, que os murmuradores não estavam concordando com Sua atitude quis ficar na casa de um pecador. Não importa se os outros nos julguem como “não merecedores” de Jesus, Ele ama a cada um de nós de maneira incondicional e quer a nossa salvação.

Mais uma Revelação é que quando Jesus chamou Zaqueu para descer, ele o fez rapidamente e com alegria. Quando o Senhor nos chamar para algo, não deixemos para depois, façamos imediatamente e com alegria, sem murmuração. A Palavra nos trás outro exemplo de como obedecer imediatamente às orientações do Senhor é o melhor para nós. Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã (Gn 12:01-04 – NVI).

Abrão tomou a decisão assim que foi chamado e, por causa de sua obediência, tornou-se o grande Abraão, o patriarca da fé. Ah, como o Senhor trabalha de maneira maravilhosa, se formos fiéis às Suas orientações e prestarmos a atenção em Sua voz Ele é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 03:20). Abrão queria um filho e, por ter obedecido ao Senhor, ganhou muitos outros também.            

Temos ainda o ensinamento que Zaqueu, ao ser tocado por Deus e confrontado com seu pecado, imediatamente o abandonou e fez justiça na Palavra, então, Jesus disse que hoje veio a salvação para essa casa, pois ele, Zaqueu, também era filho de Abraão. Ora, se confessarmos os nossos pecados, tomarmos a decisão imediatamente e verdadeiramente abandoná-los, a salvação do Senhor vira sobre as nossas vidas não amanhã, semana que vem, mês que vem ou no próximo ano, ela vira hoje!

Mas por que o Senhor disse que aquele homem também era filho de Abraão? Simples, porque como já dissemos anteriormente, ao ser confrontado com seus pecados, ele fez justiça na Palavra, baseado na Lei, onde dizia que se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas (Ex 22:01). Ao botar em prática a Lei (até então a Palavra), Zaqueu abriu a porta do seu coração para Jesus entrar em ação. Conosco deve acontecer a mesma coisa, ao sermos acareados com nossos erros não temos que procurar justificá-los, mas sim, os colocarmos à luz da Palavra, confessá-los, abandoná-los e pagarmos o preço necessário por nosso erro, assim, Jesus também poderá entrar em ação em nossas vidas.

A Palavra de Deus não vem para condenar, pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido, assim, tomemos a decisão de mudarmos nossas vidas hoje, não deixemos para amanhã, pode ser tarde demais. Jesus (entendamos como a Palavra necessária e especial que Deus mandou para nossa mudança) pode passar e nunca mais voltar nessa cidade. Abandonemos o pecado e tudo aquilo que nos separa do Senhor. O inferno vai tentar de qualquer maneira nos fazer retroceder, sejamos mais valentes que o valente para resistirmos às investidas do inimigo, às tentações que virão, as lembranças dos erros e tudo mais. Jesus estará conosco para nos ajudar. Se nos sujeitarmos a Deus e resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tg 04:07). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário