Translate

domingo, 1 de maio de 2011

Como devemos nos portar na casa do Senhor?

Versículos: I Tm 03:01-02; 14-15.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/04/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)


Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade (I Tm 03:14-15 – NVI).

Tudo o que está escrito no Santo Livro é uma receita deixada pelo Senhor Deus para nos auxiliar no dia-a-dia. A Palavra nada mais é que o “manual do proprietário” onde estão escritos todos os procedimentos a serem utilizados em caso de problemas (tentações, provações, tentações, etc), de quebras (quedas, abandonar os caminhos, etc) e as soluções para cada um deles (perdão, cura, retomada da aliança com o Senhor, o batismo, etc). Se seguirmos todas as orientações que são presentes à Palavra, em breve veremos o Senhor, seja na manifestação dos milagres em nossas vidas, seja no dia da nossa morte.

As pessoas vivem em média 70, 80, 90 anos ou mais aqui na Terra, uns vão antes, outros um pouco depois, mas isso não é nada comparado à eternidade que é este número de anos, multiplicado pelo mesmo número, elevado à potência do resultado, vezes bilhões, trilhões, etc, enfim, é infinito. Mas alguns podem pensar que 90 anos é muito tempo! Mas não é, principalmente para o Senhor, afinal, mil anos são aos olhos de Deus como o dia de ontem que passou (Sl 90:04). Portanto, por mais longa que seja a nossa estadia nesse mundo, rapidamente, sem percebermos, ela ira passar e para onde iremos?

Mesmo para quem acha que vai demorar muito para partir para eternidade, o Senhor nos orienta, mesmo que Ele demore, a como nos comportar na igreja, que é a casa do Deus Vivo (que é presente, ativo, animado, enérgico, impetuoso, etc), coluna e fundamento (o mesmo que fundação) da verdade. Na construção civil, as colunas e as fundações são estruturas responsáveis por receber todos os carregamentos previstos na edificação e distribuí-los no solo, em outras palavras, elas são o que segura a casa em pé e no lugar. A igreja é responsável por receber todos os conhecimentos constantes na Palavra e distribuí-los a todos que a compõem, mantendo as edificações (as pessoas e seus corações) em pé e no lugar (caminho certo), através da verdade que é a Palavra de Deus (Jo 17:17).

Mas como deve ser esse comportamento? Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar (I Tm 03:01-02).

Embora algumas igrejas possuam o cargo de bispo, entendamos aqui bispo como aquele que leva a Palavra de Deus às outras pessoas, ou seja, todos os que são parte da igreja, os pastores, auxiliares, obreiros, membros, etc, enfim, todos independente das nomenclaturas dadas nas mais diversas denominações. Convém que sejamos irrepreensíveis (que não existam motivos para nos apontar o dedo em acusação, corretos), não estejamos em adultério, vigilantes (atentos, cautelosos, diligentes em tudo o que fazemos), sóbrios (moderados no comer, beber, e em geral em todos os apetites sensuais), honestos (honrados, justos, pudorados), hospitaleiros (que recebe com afabilidade, cortesia, bondade, caridade a todos os que o procuram) e apto para ensinar (que não retém exclusivamente para si os conhecimentos, bênçãos, revelações adquiridos, ao contrário, compartilha com todos de maneira que o maior número possível de pessoas sejam atingidas e abençoadas, para a Glória do Senhor).

É dessa maneira que estamos nos portando? Se a resposta for não, oremos ao Senhor e peçamos a Ele que nos capacite na área, ou nas áreas, que estamos em falta, assim, poderemos dizer que estamos nos portando da maneira correta para nos encontrar brevemente com o Senhor. Eu sou muito limitado, que Ele fale mais aos nossos corações. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário