Translate

domingo, 29 de maio de 2011

Sejamos moderados.

Versículos: I Tm 03:02-03, II Tm 01:07 e Nm 14:11-20.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/05/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento (I Tm 03:02-03).

Esta passagem da carta de Paulo a Timóteo nos trás uma série de qualidades que todos os cristãos devem buscar possuir, dentre elas a moderação (ser comedido, regular, não exagerado), seja nas mais diversas áreas de nossas vidas, em relação à alimentação, à tomada de decisões, ao comportamento, ao desejo sexual, enfim, em relação a tudo, visto que Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Se estivermos cometendo exageros em alguma área, busquemos ao Senhor e peçamos a Ele para nos ajudar, visto que Ele já nos deu o espírito de moderação.

A Palavra nos mostra várias pessoas que agiram com moderação como Moisés. Quando os israelitas estavam à porta da terra prometida, Josué e Calebe foram os únicos da congregação que acreditaram na promessa do Senhor de que aquele lugar lhes seria dado, o restante não. Quiseram então apedrejá-los, foi aí que a Glória do Senhor apareceu na tenda. E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? E até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este (Nm 14:11-12).

Que grande proposta foi feita a Moisés, a de fazer uma descendência a partir dele. Caso o Senhor fizesse a mesma proposta para alguns de nós, responderíamos ao Senhor: “seja feita a Sua vontade”, mas Moisés, por ser moderado, disse ao SENHOR: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles. E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó SENHOR, estás no meio deste povo, que face a face, ó SENHOR, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo: Porquanto o SENHOR não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto. Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça; como tens falado, dizendo: O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. E disse o SENHOR: Conforme à tua palavra lhe perdoei (Nm 14:13-20).

Que coisa mais linda, através da palavra de Moisés, todo aquele povo foi perdoado. Isso valeu mais que uma descendência inteira para ele, afinal, caso ele não fosse moderado, milhões de vidas se perderiam naquele momento. Ele teria uma descendência exclusiva, mas será que sua consciência ficaria tranqüila com a perda daquelas pessoas?
Grandes propostas podem surgir para nós também, aparentemente irrecusáveis, a de uma vaga de emprego em uma grande empresa, o homem (ou a mulher) mais interessante do nosso ciclo de amizades se interessar por um de nós, a possibilidade de abrir o nosso próprio negócio, etc, mas será que isso nos fará bem? Será que nossa consciência ficará tranqüila com a decisão que tomaremos?

Devemos ter a mesma atitude de Moisés, a de moderação quando algo nos for proposto e tomarmos a decisão sobre a Luz da Palavra de Deus, aí sim poderemos dar uma resposta sem qualquer receio que algo não dê certo. Alguns podem dizer: “Mas não há tempo para pensar, é pegar ou largar!” Então larguemos. Se não podemos consultar ao Senhor por algo, sinal que isso não é da parte dEle.

Porém, o mesmo Moisés não agiu com moderação em todo o tempo, então, pagou um preço muito caro. Os israelitas estavam contendendo com ele e Arão do porquê havia trazido o povo do Senhor até o deserto do Zim, pois lá não havia água para eles ou seus animais, que era melhor terem morrido antes, terem ficado no Egito e que aquele lugar era mau (Nm 20:01-05). Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu. E o SENHOR falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Nm 20: 06:12).

Por estar irritado com a reclamação dos filhos de Israel, Moisés não agiu com moderação e, consequentemente, não prestou atenção à Voz do Senhor que disse para ele falar à rocha, então ele a feriu com sua vara e, como resultado, pagou um preço muito caro, levou o povo até a terra prometida, subiu das campinas de Moabe ao monte Nebo, viu toda a terra e ali morreu (Dt 34:01-05).

Por não agir com moderação, Moisés não prestou atenção à Voz do Senhor e cometeu um erro. Como consequência dele, viu a terra, mas não entrou. Talvez, por não agirmos com comedimento, podemos até visualizar a nossa salvação mas, no dia do juízo, poderemos ficar de fora.

A Palavra nos trás outras pessoas que agiram sem comedimento e cometeram erros, como Pedro quando cortou a orelha de Malco, o servo do sumo sacerdote (Jo 18:10).

Convém que sejamos, como Paulo disse, moderados em tudo, para que não sejamos induzidos a erros como Moisés e paguemos também um alto preço. Ele não entrou na terra prometida, e nós poderemos não entrar na salvação eterna. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário