Translate

domingo, 8 de maio de 2011

Sempre prontos a ensinar.

Versículos: I Tm 03:01-02; 14-15, II Tm 02:15, Mt 09:27-30a e Mc 06:30-34.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/05/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade (I Tm 03:14-15 – NVI).

Tudo o que está escrito no Santo Livro é uma receita deixada pelo Senhor Deus para nos auxiliar no dia-a-dia. A Palavra nada mais é que o “manual do proprietário” onde estão escritos todos os procedimentos a serem utilizados em caso de problemas (tentações, provações, tentações, etc), de quebras (quedas, abandonar os caminhos, etc) e as soluções para cada um deles (perdão, cura, retomada da aliança com o Senhor, o batismo, etc). Se seguirmos todas as orientações que são presentes à Palavra, em breve veremos o Senhor, seja na manifestação dos milagres em nossas vidas, seja no dia da nossa morte.

As pessoas vivem em média 70, 80, 90 anos ou mais aqui na Terra, uns vão antes, outros um pouco depois, mas isso não é nada comparado à eternidade que é este número de anos, multiplicado pelo mesmo número, elevado à potência do resultado, vezes bilhões, trilhões, etc, enfim, é infinito. Mas alguns podem pensar que 90 anos é muito tempo! Mas não é, principalmente para o Senhor, afinal, mil anos são aos olhos de Deus como o dia de ontem que passou (Sl 90:04). Portanto, por mais longa que seja a nossa estadia nesse mundo, rapidamente, sem percebermos, ela ira passar e para onde iremos?

Mesmo para quem acha que vai demorar muito para partir para eternidade, o Senhor nos orienta, mesmo que Ele demore, a como nos comportar na igreja, que é a casa do Deus Vivo (que é presente, ativo, animado, enérgico, impetuoso, etc), coluna e fundamento (o mesmo que fundação) da verdade. Na construção civil, as colunas e as fundações são estruturas responsáveis por receber todos os carregamentos previstos na edificação e distribuí-los no solo, em outras palavras, elas são o que segura a casa em pé e no lugar. A igreja é responsável por receber todos os conhecimentos constantes na Palavra e distribuí-los a todos que a compõem, mantendo as edificações (as pessoas e seus corações) em pé e no lugar (caminho certo), através da verdade que é a Palavra de Deus (Jo 17:17).

Mas como deve ser esse comportamento? Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar (I Tm 03:01-02).

Embora algumas igrejas possuam o cargo de bispo, entendamos aqui bispo como aquele que leva a Palavra de Deus às outras pessoas, ou seja, todos os que são parte da igreja, os pastores, auxiliares, obreiros, membros, etc, enfim, todos independente das nomenclaturas dadas nas mais diversas denominações. Convém que sejamos irrepreensíveis (que não existam motivos para nos apontar o dedo em acusação, corretos), não estejamos em adultério, vigilantes (atentos, cautelosos, diligentes em tudo o que fazemos), sóbrios (moderados no comer, beber, e em geral em todos os apetites sensuais), honestos (honrados, justos, pudorados), hospitaleiros (que recebe com afabilidade, cortesia, bondade, caridade a todos os que o procuram) e apto para ensinar (que não retém exclusivamente para si os conhecimentos, bênçãos, revelações adquiridos, ao contrário, compartilha com todos de maneira que o maior número possível de pessoas sejam atingidas e abençoadas, para a Glória do Senhor).

Precisamos ter em mente que somente poderemos ensinar algo a alguém se já tivermos também aprendido, pois, de nada serve o conhecimento específico e extremo de uma fração de uma determinada matéria lecionada por um professor, se ele não conhecê-la de modo completo, e o mesmo aplica-se ao ensino da Palavra de Deus. De nada adianta conhecermos profundamente a respeito da cura divina e não sabermos nada em relação ao perdão dos pecados, à salvação eterna, batismo no Espírito Santo, etc, afinal nem todas as pessoas que vão nos procurar precisarão de cura divina, elas poderão precisar de uma série de outras ajudas existentes na Palavra. O Senhor nos diz através de Paulo que devemos procurar nos apresentar a Deus aprovados, como obreiros que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm 02:15).

Sabendo manejar bem a Palavra da Verdade e munidos de Fé, aí sim estaremos aptos para ensinar aos outros. O Senhor Jesus estava em sua cidade, e, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram (Mt 09:27-30a).

Aparentemente, Jesus foi rude com aqueles homens, uma vez que os deixou clamando por todo o caminho e só parou para falar com eles quando chegou à casa mas, às vezes, o silêncio do Senhor é um ensinamento. Os homens cegos foram aprendendo pelo caminho e somente foram curados quando adquiriram Fé suficiente para isso, então seus olhos foram abertos. Para nós o mesmo acontece, talvez estejamos recebendo o silêncio do Senhor, mas, na hora que aprendermos o que Ele quer de nós e a nossa Fé atingir o patamar necessário, a nossa resposta chegará.

Em outra passagem, Jesus mandou os discípulos de dois em dois para expulsar os espíritos imundos. Ao voltarem, os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado (Mc 06:30). Uma pequena pausa aqui para aprender algo muito importante.

Notemos que os apóstolos contaram tudo a Jesus. Quando formos usados pelo Senhor para algo, contemos a Ele absolutamente tudo, sem deixar passar nenhum detalhe e atribuamos a Ele toda a Glória pelo feito, nós somente somos uma das formas que Ele pode usar para ajudar alguém, isso só mostrará o quanto estamos agradecidos pela manifestação do Seu Poder em nossas vidas.

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto. E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas (Mc 06:31-34).

Mesmo com os discípulos cansados da viagem, partindo para um local isolado, Jesus viu a fome que aquelas pessoas tinham da Palavra, então, Ele começou a ensinar muitas coisas a elas. Não importa se estamos cansados, ocupados, o quão importante é algo que tenhamos que fazer, a nossa obrigação é ensinar a aqueles que precisam a Palavra do Senhor, pois aquele exato momento pode ser o que vai mudar uma vida, pode ser o momento da salvação de uma alma. E se essa pessoa não tiver uma nova oportunidade e partir para a eternidade sem a salvação, ou ainda, se por causa da nossa atitude ela nunca mais querer saber de Jesus? Afinal, Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar” (Lc 17:01-02 – NVI). Nós, que tínhamos coisas “mais importantes” a fazer seremos culpados por isso, que coisa mais triste!

Em compensação, se aquela alma se salvar, saibamos que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados (Tg 05:20) e Jesus disse que há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende (Lc 15:10 – NVI), que privilégio!

Oremos ao Senhor que, cada dia mais, estejamos sempre prontos e dispostos a ensinar, e que Ele nos capacite para que possamos ser instrumentos em Suas mãos para levar a Palavra da Salvação às pessoas que precisam e cumpramos o “Ide” de Jesus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário