Translate

domingo, 22 de maio de 2011

Deus sempre nos dá uma chance – 2º.

Versículos: Gn 03:07-21; 04:08-09, II Rs 05:20-26, I Jo 01:09; 02:01 e 03:21, At 04:12 e 05:08-11.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/05/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se (Gn 03:07 – NVI).

A situação pela qual passaram Adão e Eva é a mesma atravessada por muitos de nós: estamos nus, espiritualmente falando, diante do Senhor. Sempre que estivermos ouvindo alguma pregação da Palavra, lendo uma mensagem, ouvindo um hino, dentre outros em que haja uma repreensão e aquilo, porventura, mexer conosco, nos revoltar, nos indignar, etc, é sinal que estamos nus em alguma área de nossas vidas, afinal, a Palavra nos diz que se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus (I Jo 03:21 – NVI). Ora, se alguém falar de adultério, se não estivermos nessa prática, não há problema nenhum, mas se assim estivermos, aquela Palavra de repreensão vinda do coração do Senhor, para alguns, pode causar revolta e indignação de tal forma que pensem em abandonar os caminhos do Senhor, assim como a mentira, a desonestidade, a fornicação, enfim, qualquer assunto que esteja contrário à Vontade do Senhor.

Então, Adão e Eva ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás (Gn 03:08-09)? Será que o Senhor precisava fazer essa pergunta a Adão? Obviamente que não, afinal, Ele sabe de todas as coisas, fato é que, ao fazer essa pergunta, Deus estava dando uma oportunidade a Adão de se acertar de seu erro, confessando sua transgressão. O mesmo acontece conosco, sempre que uma Palavra de repreensão saltar aos nossos olhos, um hino ou uma mensagem chamar a nossa atenção para algo de errado que temos feito, ou até em uma conversa com alguém um determinado assunto surgir, isso é sinal que o Senhor está nos dando uma chance para nos acertar com Ele.

A Palavra nos trás mais um exemplo disso, foi o que aconteceu com Geazi, o servo de Eliseu. O sírio Naamã foi curado da lepra depois de mergulhar sete vezes no rio Jordão. Então, ele voltou para dar presentes a Eliseu por sua cura. Este recusou e disse que aquela cura era para a glória de Deus, então Naamã partiu de volta para Damasco. Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem. E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas (II Rs 05:20-26)?

Novamente questionando, será que Eliseu perguntava o tempo todo a Geazi para onde ele ia? Obviamente que não. Aquela foi a chance que Geazi teve para confessar tudo o que de errado havia feito e alcançar a misericórdia de Deus, mas, ao invés disso, ele preferiu mentir. Então, pagou um alto preço por não confessar na chance que teve, ele e sua descendência foram tomados pela lepra de Naamã (v.27). Não importa o erro em que estejamos envolvidos, o Senhor sempre nos dá uma chance para nos acertarmos com Ele, pois a Palavra nos fala que se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09).

Outro exemplo que nos é dado é o de Caim, que falou com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão (Gn 04:08-09)? O Senhor também não precisava questionar Caim, mas também lhe deu uma chance de se acertar, mas, ao invés de fazer isso, ele preferiu mentir também.

Um terceiro exemplo que a Palavra nos mostra é o de Ananias e Safira. Estes venderam uma propriedade e retiveram parte dos valores. Levando o restante, Ananias depositou aos pés dos apóstolos, então, Pedro o repreendeu pelo ato e em seguida aquele homem caiu morto. Poucas horas depois foi a vez Safira ir à presença dos apóstolos sem saber o que havia ocorrido (At 05:01-07). E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas (At 05:08-11).

Tal qual aos outros dois casos, o Senhor (nesse último através de Pedro) deu a oportunidade para Ananias e Safira se arrependerem pelo ato errado que eles haviam cometido, entretanto, eles também preferiram continuar no erro e pagaram por isso com as suas vidas. Será que Pedro fazia essa pergunta a todas as pessoas? Com certeza não.    

Então Adão disse ao Senhor: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses. Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (Gn 03:10-13).

Nessa passagem, notemos alguns fatos importantes: o Senhor deu mais duas chances para Adão confessar seu erro, assim como para nós, por exemplo, se a pregação não nos tocar, Ele pode nos mandar um hino, ou uma mensagem, ou uma conversa com alguém, etc. Outra coisa importante é que, ao ser questionado pelo Senhor, Adão botou a culpa na mulher. Muito fácil botar a culpa de nossos erros em outras pessoas, o difícil é assumirmos os nossos erros, afinal, cometemos um adultério (por exemplo) porque o nosso cônjuge não estava nos dando mais atenção, ou defraudamos o nosso patrão porque ele nos paga um salário muito baixo. Negativo. Precisamos assumir os nossos atos e estarmos cientes que fazemos essas coisas porque não estamos tendo o temor do Senhor em nossas vidas.

A terceira é que, ao ser indagada pelo Senhor, Eva culpou a serpente. Também é muito fácil colocar a culpa de nossos erros no diabo. Novamente, se o diabo teve legalidade para agir em nossas vidas é porque estamos desobedecendo a Palavra, pois Ela nos diz para não dar lugar a ele (Ef 04:27). Mais uma vez precisamos assumir os nossos erros. 

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 03:14-15). Notemos que o Senhor dialogou com Adão e Eva, mas com a serpente (o diabo) Ele aplicou julgamento. Essa é mesma atitude que devemos ter: jamais “negociar” com o inimigo. Por melhor que pareça a proposta por ele apresentada, ela só servirá para nos levar à perdição eterna, afinal, não podemos esquecer que ele não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; mas Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos com abundância (Jo 10:10).

E o Senhor disse à mulher: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu (Gn 03:16-21).

Adão e Eva continuavam nus perante o Senhor, mesmo dizendo no versículo 07 que eles tentaram cobrir-se com as folhas de figueiras, para nós, isso quer dizer que mesmo com folhas de figueiras (caridade, jejum, participar de uma igreja, ser do coral, da mocidade, auto flagelamento, etc) a nudez de ninguém será coberta. Eles só deixaram de estar nus quando o próprio Senhor Deus fez túnicas de peles e os vestiu.

O homem não pode salvar-se sozinho, somente através de Jesus Cristo, que é o único caminho (Jo 14:06). Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos (At 04:12 – NVI). O que salva é a confissão dos pecados, e com ele vem o perdão e só então a nossa nudez será coberta pelo próprio Senhor, através do sangue de Jesus. A Palavra fala através de João, meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo 02:01).

Talvez essa mensagem seja a chance que o Senhor está nos dando para nos acertarmos com Ele. Se algo que estejamos fazendo não está de acordo com a vontade do Senhor, essa é a hora para entramos em Sua Presença, pedirmos Seu perdão para os nossos pecados ou erros e pedir que Ele nos lave no sangue de Jesus. Somente Ele sabe das nossas vidas, quem sabe essa é, para alguns de nós, a última chance que vamos ter para nos acertarmos. Façamos isso agora, não deixemos essa oportunidade passar. Eu sou limitadíssimo, mas que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário