Translate

domingo, 8 de maio de 2011

O que temos hospedado?

Versículos: I Tm 03:01-02; 14-15, Hb 01:04; 13:02, Jr 04:14 e I Rs 17:17-24.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 06/05/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade (I Tm 03:14-15 – NVI).

Tudo o que está escrito no Santo Livro é uma receita deixada pelo Senhor Deus para nos auxiliar no dia-a-dia. A Palavra nada mais é que o “manual do proprietário” onde estão escritos todos os procedimentos a serem utilizados em caso de problemas (tentações, provações, tentações, etc), de quebras (quedas, abandonar os caminhos, etc) e as soluções para cada um deles (perdão, cura, retomada da aliança com o Senhor, o batismo, etc). Se seguirmos todas as orientações que são presentes à Palavra, em breve veremos o Senhor, seja na manifestação dos milagres em nossas vidas, seja no dia da nossa morte.

As pessoas vivem em média 70, 80, 90 anos ou mais aqui na Terra, uns vão antes, outros um pouco depois, mas isso não é nada comparado à eternidade que é este número de anos, multiplicado pelo mesmo número, elevado à potência do resultado, vezes bilhões, trilhões, etc, enfim, é infinito. Mas alguns podem pensar que 90 anos é muito tempo! Mas não é, principalmente para o Senhor, afinal, mil anos são aos olhos de Deus como o dia de ontem que passou (Sl 90:04). Portanto, por mais longa que seja a nossa estadia nesse mundo, rapidamente, sem percebermos, ela ira passar e para onde iremos?

Mesmo para quem acha que vai demorar muito para partir para eternidade, o Senhor nos orienta, mesmo que Ele demore, a como nos comportar na igreja, que é a casa do Deus Vivo (que é presente, ativo, animado, enérgico, impetuoso, etc), coluna e fundamento (o mesmo que fundação) da verdade. Na construção civil, as colunas e as fundações são estruturas responsáveis por receber todos os carregamentos previstos na edificação e distribuí-los no solo, em outras palavras, elas são o que segura a casa em pé e no lugar. A igreja é responsável por receber todos os conhecimentos constantes na Palavra e distribuí-los a todos que a compõem, mantendo as edificações (as pessoas e seus corações) em pé e no lugar (caminho certo), através da verdade que é a Palavra de Deus (Jo 17:17).

Mas como deve ser esse comportamento? Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar (I Tm 03:01-02).

Embora algumas igrejas possuam o cargo de bispo, entendamos aqui bispo como aquele que leva a Palavra de Deus às outras pessoas, ou seja, todos os que são parte da igreja, os pastores, auxiliares, obreiros, membros, etc, enfim, todos independente das nomenclaturas dadas nas mais diversas denominações. Convém que sejamos irrepreensíveis (que não existam motivos para nos apontar o dedo em acusação, corretos), não estejamos em adultério, vigilantes (atentos, cautelosos, diligentes em tudo o que fazemos), sóbrios (moderados no comer, beber, e em geral em todos os apetites sensuais), honestos (honrados, justos, pudorados), hospitaleiros (que recebe com afabilidade, cortesia, bondade, caridade a todos os que o procuram) e apto para ensinar (que não retém exclusivamente para si os conhecimentos, bênçãos, revelações adquiridos, ao contrário, compartilha com todos de maneira que o maior número possível de pessoas sejam atingidas e abençoadas, para a Glória do Senhor).

Agora, vamos aprender mais em relação a sermos hospitaleiros. Trata-se de todas as pessoas que recebem às outras com afabilidade, de bom grado, com prazer em auxiliar alguém. Hoje em dia, em virtude de tanta maldade que está à solta no mundo e, que tem o diabo como “mentor intelectual”, torna-se extremamente complicado receber alguém que não conhecemos em nossas casas, mas podemos fazer isso espiritualmente, hospedando alguém que passa por dificuldades em nossas orações, levando a Palavra do Senhor, dando conselhos através da leitura da Bíblia, etc. Não podemos nos esquecer da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos (Hb 13:02), afinal, os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação (Hb 01:14 – NVI)? Então, ao hospedarmos alguém que necessita, seja fisicamente ou espiritualmente, pode ser que um anjo (uma Revelação da Palavra que precisamos para nos curar, libertar, transformar, etc) esteja conosco para nos ajudar.

Entretanto, muitos de nós possuímos hospitalidade aos maus pensamentos, à pornografia, aos desejos mais sujos, ao nervosismo, ao ódio, à amargura, aos vícios, à ganância, ao crime, etc. O que temos hospedado em nossos corações? Os anjos do Senhor, ou as coisas ruins oriundas do diabo?

Se somos hospitaleiros às coisas do inferno, imediatamente precisamos ir ao Senhor, com o coração aberto e a mais absoluta sinceridade, e pedir seu auxílio. A Palavra nos trás uma passagem de advertência a Jerusalém (a cidade santa, ou seja, aos Filhos de Deus) que fala para ela lavar o mal do seu coração para que seja salva. Até quando vai acolher projetos malignos no íntimo (Jr 04:14 – NVI)?

Ora, o recado é o mesmo para nós, peçamos ao Senhor para lavar os nossos corações através da Palavra, dos hinos de louvor, das mensagens, da leitura do Santo Livro, para que sejamos salvos, pois, até quando vamos hospedar coisas malignas?

Um homem que não hospedou os maus pensamentos e por isso pode ser usado por Deus foi o profeta Elias. Quando estava hospedado na casa da viúva em Sarepta de Sidom, após a multiplicação do azeite e da farinha (I Rs 17:10-16), depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho? E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, e clamou ao SENHOR, e disse: O SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: O SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade (I Rs 17:17-24).

Elias mesmo longe de casa, fugindo, na casa de uma mulher viúva, não deixou as coisas do inferno se hospedarem nele, prova disto é que ele levou o menino para cima, em um quarto separado da casa, onde ele ficava e o colocou em sua cama, afinal o Senhor sabia que nem lá ele se deixou levar pelos maus pensamentos. Para muitos de nós é nesse momento, na cama ao se deitar, que os pensamentos mais sujos, imundos, sórdidos, aparecem para nos tentar. Ao invés de nos rendermos facilmente a eles, entremos em oração e peçamos ao Senhor para nos lavar naquele exato momento.

Justamente por Elias não ter permitido a hospedagem maligna é que o Senhor ouviu a sua voz, o seu clamor, a sua oração e operou o milagre de reviver o menino morto. Se houvesse algo de errado no coração e nos pensamentos do profeta, o Senhor não ouviria a sua voz e o milagre não aconteceria.

Precisamos ter cuidado com o que estamos hospedando. Se estivermos recebendo de bom grado as coisas ruins, na hora que precisarmos, vamos entrar em oração, clamar ao Senhor, suplicar pelo seu auxílio e nada vai acontecer, pois sabemos que o Senhor não ouve a pecadores, mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve (Jo 09:31). Se temos prazer em hospedar o mau em nossos corações, peçamos ao Senhor uma limpeza especial, daquelas que não deixam um fresta sequer para trás. Como bom pastor, Ele não deixará nenhuma de Suas ovelhas se perder. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário