Translate

domingo, 1 de maio de 2011

Sejamos vigilantes

Versículos: I Tm 03:01-02; 14-15, Ap 03:11, II Cr 34:18-21; 24-28.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/04/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade (I Tm 03:14-15 – NVI).

Tudo o que está escrito no Santo Livro é uma receita deixada pelo Senhor Deus para nos auxiliar no dia-a-dia. A Palavra nada mais é que o “manual do proprietário” onde estão escritos todos os procedimentos a serem utilizados em caso de problemas (tentações, provações, tentações, etc), de quebras (quedas, abandonar os caminhos, etc) e as soluções para cada um deles (perdão, cura, retomada da aliança com o Senhor, o batismo, etc). Se seguirmos todas as orientações que são presentes à Palavra, em breve veremos o Senhor, seja na manifestação dos milagres em nossas vidas, seja no dia da nossa morte.

As pessoas vivem em média 70, 80, 90 anos ou mais aqui na Terra, uns vão antes, outros um pouco depois, mas isso não é nada comparado à eternidade que é este número de anos, multiplicado pelo mesmo número, elevado à potência do resultado, vezes bilhões, trilhões, etc, enfim, é infinito. Mas alguns podem pensar que 90 anos é muito tempo! Mas não é, principalmente para o Senhor, afinal, mil anos são aos olhos de Deus como o dia de ontem que passou (Sl 90:04). Portanto, por mais longa que seja a nossa estadia nesse mundo, rapidamente, sem percebermos, ela ira passar e para onde iremos?

Mesmo para quem acha que vai demorar muito para partir para eternidade, o Senhor nos orienta, mesmo que Ele demore, a como nos comportar na igreja, que é a casa do Deus Vivo (que é presente, ativo, animado, enérgico, impetuoso, etc), coluna e fundamento (o mesmo que fundação) da verdade. Na construção civil, as colunas e as fundações são estruturas responsáveis por receber todos os carregamentos previstos na edificação e distribuí-los no solo, em outras palavras, elas são o que segura a casa em pé e no lugar. A igreja é responsável por receber todos os conhecimentos constantes na Palavra e distribuí-los a todos que a compõem, mantendo as edificações (as pessoas e seus corações) em pé e no lugar (caminho certo), através da verdade que é a Palavra de Deus (Jo 17:17).

Mas como deve ser esse comportamento? Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar (I Tm 03:01-02).

Embora algumas igrejas possuam o cargo de bispo, entendamos aqui bispo como aquele que leva a Palavra de Deus às outras pessoas, ou seja, todos os que são parte da igreja, os pastores, auxiliares, obreiros, membros, etc, enfim, todos independente das nomenclaturas dadas nas mais diversas denominações. Convém que sejamos irrepreensíveis (que não existam motivos para nos apontar o dedo em acusação, corretos), não estejamos em adultério, vigilantes (atentos, cautelosos, diligentes em tudo o que fazemos), sóbrios (moderados no comer, beber, e em geral em todos os apetites sensuais), honestos (honrados, justos, pudorados), hospitaleiros (que recebe com afabilidade, cortesia, bondade, caridade a todos os que o procuram) e apto para ensinar (que não retém exclusivamente para si os conhecimentos, bênçãos, revelações adquiridos, ao contrário, compartilha com todos de maneira que o maior número possível de pessoas sejam atingidas e abençoadas, para a Glória do Senhor).

Vamos nos atentar nesse momento especificamente à vigilância, pois o Senhor nos avisa que vem em breve e para retermos o que temos, para que ninguém tome a nossa coroa (Ap 03:11 – NVI), ou seja, fiquemos vigilantes para absorver, reter, conservar em nossa memória os ensinamentos que nos são entregues e para que o inimigo não nos engane, tomando a nossa coroa que é a salvação eterna.

A Palavra nos mostra um homem que, por ser vigilante, foi poupado de uma grande ira do Senhor Deus: o rei Josias que, diferentemente de seu pai o rei Amom, fez o que era reto aos olhos do Senhor.

O sacerdote Hilquias achou o Livro da Lei na casa do Senhor e o entregou ao secretário Safa que levou-o à presença do rei. Além disto, Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias entregou-me um livro. E Safã leu nele perante o rei. Sucedeu que, ouvindo o rei as palavras da lei, rasgou as suas vestes e o rei ordenou a Hilquias, e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Mica, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo: Ide, consultai ao SENHOR por mim, e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do SENHOR, para fazerem conforme a tudo quanto está escrito neste livro (II Cr 34:18-21).

Após consultarem à profetiza Hulda, eles retornaram ao rei com os seguintes dizeres: Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá. Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR. Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E tornaram com esta resposta ao rei (II Cr 34:24-28).

A decisão do Senhor Deus já estava tomada, por aquele povo não ter guardado Seus mandamentos, não ter vigiado, deixaram o inimigo entrar a ponto de queimarem incenso a outros deuses Sua grande ira cair sobre eles. Isso acontece conosco também, por não vigiarmos as orientações do Senhor, passamos a julgar como “normal” algo que está em desacordo com a Palavra, afinal, são outros dias, a humanidade evoluiu, o contexto onde Ela foi escrita era completamente diferente. Cuidado, a Palavra nos adverte que um abismo chama outro abismo (Sl 42:07). Se hoje julgamos algo que as pessoas do mundo fazem como “aceitável”, mais dia menos dia vamos também achar que o adultério, a fornicação, a desonestidade, a intriga, dentre outros, como algo “normal”, pois a nossa noção de certo e errado torna-se flexível, ou seja, queimamos incenso a outros deuses.

Diferentemente dos outros, Josias ao tomar parte do conteúdo presente à Lei, observou que aquilo que estava sendo feito era em total desacordo com a Palavra, então, rasgou suas vestes e mandou consultar ao Senhor em relação aos acontecimentos citados. Embora não tenha conseguido mudar a decisão do Senhor, por ser vigilante ao que continha na Lei, ele foi poupado de ver todo aquele mal que ocorreria.          

Sejamos como o rei Josias, vigilantes em nossa caminhada na Fé para que o inimigo não consiga nos engambelar e nos desvie do caminho Santo e, consequentemente nos fazer perder a salvação eterna. Não importa se a situação está difícil ou complicada para nós, temos de ter cuidado para que o diabo não nos apresente uma “saída muito mais fácil” que as que o Senhor já nos deu. Longe de Jesus a situação é infinitamente pior, como Ele próprio nos disse através do paralítico do tanque de Betesda que foi curado, mais tarde quando o encontrou no templo: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça” (Jo 05:14 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário