Translate

sábado, 28 de maio de 2011

Vacine o coração.

Versículos: Ec 09:08, II Cr 26:16-21, Pv 04:23, Dn 01:08 e Jó 31:01.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 27/05/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo (Ec 09:08 – NVI).

É muito comum que, quando estamos em alguma situação complicada, voltemos toda a nossa atenção para o Senhor mas, quando as coisas estão caminhando com tranqüilidade, “esqueçamos” um pouco dEle. Se assim estivermos procedendo, estamos em desacordo com a Palavra, afinal, Ela nos manda vestir roupas de festa (alvas, brancas, limpas) sempre, em todo o tempo.

Não adianta apenas orar, buscar, louvar ou glorificar a Deus em um momento de angústia, problema ou atribulação, mas também nas horas em que tudo vai bem. É muito cômodo para nós nos aproximarmos de Deus quando descobrimos que estamos doentes, quando descobrimos que o nosso cônjuge está em adultério ou estamos desempregados, mas e quando ganhamos um aumento, somos promovidos, a nossa saúde está na mais absoluta perfeição? Estejamos sempre, em todas as horas, em todo o tempo, com roupas alvas e com a cabeça ungida com óleo, isto é, com os pensamentos repletos da Palavra, para que não esqueçamos do Senhor e de nenhum dos Seus benefícios (Sl 103:02).

O Santo Livro nos trás uma série de exemplos de pessoas que não utilizaram suas vestes alvas em todo o tempo, como o rei Salomão, o homem mais sábio que já existiu (I Rs 03:12) e que acabou sua vida com o coração pervertido e desviado da Palavra (I Rs 11) e o rei Uzias.

Uzias era um homem que estava fazendo o que era reto aos olhos do Senhor, buscou a Deus durante a vida de Zacarias, possuía um grande exército, construiu fortificações, criou máquinas extremamente desenvolvidas para a época, etc. Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso. O sumo sacerdote Azarias, e outros oitenta corajosos sacerdotes do Senhor, foram atrás dele. Eles o enfrentaram e disseram: "Não é certo que você, Uzias, queime incenso ao Senhor. Isto é tarefa dos sacerdotes, os descendentes de Arão consagrados para queimar incenso. Saia do santuário, pois você foi infiel e não será honrado por Deus, o Senhor”. Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou-se contra os sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra em sua testa (II Cr 26:16-19 – NVI).

Azarias e os outros sacerdotes estavam errados em repreender o rei? Claro que não, pois não era papel dele queimar incenso, essa atribuição era dos sacerdotes. Isso serve também para alguns de nós. Ao percebermos que as nossas vidas estão indo maravilhosamente bem, que tudo anda “às mil maravilhas” simplesmente mudamos as nossas vestes e pensamos que podemos fazer algo que não é de nossa responsabilidade, de nossa atribuição.
Às vezes pensamos que estamos tão bem, que podemos nos “intrometer” na vida de nossos filhos, podemos chegar no patrão e dizermos a ele onde está o erro na empresa, podemos dizer ao pastor que Palavra ele deve ministrar, etc. Tomemos cuidado, talvez estejamos nos “metendo” em algo que não é nossa atribuição, vulgarmente falando, não é da nossa conta. Obviamente que devemos orientar, explicar quando questionados, mas não nos acharmos no direito de fazer o que bem entendermos porque, afinal, estamos em um “padrão espiritual” acima dos demais.

O ato de queimar o incenso não foi o erro maior de Uzias, mas sim o de indignar-se com a repreensão que sofreu dos sacerdotes. Talvez muitos de nós temos essa mesma atitude, ao ouvirmos uma palavra de repreensão, seja através da pregação, de um recado direto dado por alguém ou até da parte do próprio Senhor quando da leitura da Palavra, nos irritamos e nos indignamos contra tudo e contra todos, ou ainda, ficamos ressentidos com a repreensão que recebemos, então a nossa lepra (os mais diversos problemas que podemos enfrentar) pode surgir em nossas testas.

Quando o sumo sacerdote Azarias e todos os outros sacerdotes viram a lepra, expulsaram-no imediatamente do templo. Na verdade, ele mesmo ficou ansioso para sair, pois o Senhor o havia ferido. O rei Uzias sofreu de lepra até o dia em que morreu. Durante todo esse tempo morou numa casa separada, leproso e excluído do templo do Senhor. Seu filho Jotão tomava conta do palácio e governava o povo (II Cr 26:20-21 – NVI).

Por fazer algo que não era sua atribuição, não aceitar a repreensão e indignar-se contra ela, o rei Uzias foi ferido pela lepra, expulso do templo, morreu com aquela doença e outro foi colocado em seu lugar. Que coisa mais terrível! Tudo isso aconteceu porque o orgulho não o permitiu ver que suas vestes não estavam mais alvas e então, ele não fez algo muito importante que o Senhor mandou que é, acima de tudo, guardar o nosso coração, pois dele depende toda a nossa vida (Pv 04:23 – NVI).

O Senhor Deus já preparou uma vacina para que isso não ocorra conosco e Daniel a utilizou quando propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar (Dn 01:08). Utilizemos dessa vacina, a de propor em nossos corações não nos contaminarmos com coisas erradas, mágoas ou ressentimentos. Não importa se fomos repreendidos com razão ou não, se ela ocorrer e estivermos errados, Glórias sejam dadas ao Senhor por permitir que uma porta de arrependimento seja aberta para nós, se estivermos certos, Glórias ao Senhor da mesma forma, pois sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 08:28).

Outra pessoa que se utilizou dessa vacina foi Jó quando fez acordo com os seus olhos de não olhar com cobiça para as moças (Jó 31:01-NVI). Se esse for o nosso caso, façamos também um acordo com nossos olhos de não olhar cobiçar uma pessoa do outro sexo como simplesmente um pedaço de carne, mas sim como alguém criado à imagem e semelhança do Senhor para a Sua Glória.

Não importa como as coisas estão para nós, vejamos se estamos com as nossas roupas de festas (alvas, brancas), afinal, ninguém vai a uma festa com as roupas sujas. Caso estejam sujas, manchadas, não fiquemos tristes ou chateados com uma possível repreensão, peçamos ao Senhor para lavá-las, e a nós também, no Sangue de Jesus. Após isso, recebamos a vacina do Senhor para que em nosso coração não haja nada mais possa nos separar dEle. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário