Translate

sábado, 11 de junho de 2011

Jesus vê.

Versículos: Mc 02:01-05, Lc 07:50; 08:48;13:10-12; 17:19; 18:42, Mt 05:08 e I Co 11:28-32 .
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados” (Mc 02:01-05 – NVI).

Jesus estava fazendo aquilo que todos nós devemos também fazer: estava pregando a Palavra de Deus. Então, alguns homens baixaram o leito de um paralítico por entre o telhado e, vendo Jesus a fé deles, perdoou os pecados daquele homem. Embora muitos de nós pensemos que não, Jesus vê a nossa fé, Ele olha para os nossos corações.

A Palavra nos trás outros exemplos como a mulher encurvada. Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença” (Lc 13:10-12 – NVI). Novamente Jesus ensinava a Palavra quando viu aquela mulher com problemas. Será que não havia ninguém em condições piores que ela naquele lugar? E por que Jesus olhou especificamente para ela? Simples, Jesus olhou para o coração daquela mulher e viu que, através da sua fé, estava pronta para que o milagre se realizasse em sua vida.

Mais um exemplo ocorreu com Paulo nas cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores, onde continuaram a pregar as boas novas. Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar (At 14:07-10 – NVI). Através da Divina Revelação, Paulo viu que aquele homem tinha fé e, por isso, o milagre ocorreu.

Notemos que em todas as situações, a Palavra estava presente nos milagres. Mas por que isso? É porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10:17).

Para fundamentar a questão do coração, vamos à passagem ocorrida com o profeta Samuel, quando ele deveria ungir o novo rei de Israel. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (I Sm 16:03; 06-07).

Samuel agiu como a grande maioria de nós agiria, ao ver o filho primogênito de Jessé, pensou que, por sua aparência, estava diante do escolhido do Senhor, entretanto, ele não prestou bem atenção ao que o Próprio o havia dito: Eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem Eu te disser. Esse pode ser o motivo de nossas orações não serem atendidas, estamos pensando com a sabedoria humana, não ouvindo à orientação de Deus.

Ora, se não ouvirmos a orientação de Deus, significa que estamos agindo do nosso jeito, assim os nossos corações não estão puros, consequentemente, nossas orações estão sendo feitas sem fé e então sendo rejeitadas. A fé é do Senhor, então é luz e esta não divide seu espaço com as trevas, elas estão separadas (Gn 01:04). A fé jamais existirá em um coração contaminado, em pecado. Lembremos que o pecado não é exclusivamente a fornicação, o adultério, a mentira, etc, mas sim toda a desobediência à Palavra de Deus como a mágoa, o ódio, o ressentimento, dentre outros.

A fé é de fundamental importância para que nossas orações sejam atendidas, pois sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 11:06). Ela sempre está presente na cura, na salvação, tal qual à mulher pecadora que lavou os pés de Jesus com lágrimas e os secou com os cabelos, quando Ele disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz (Lc 07:50), ou ainda, na cura da mulher com fluxo de sangue quando o Senhor lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz (Lc 08:48), também vista na cura dos dez leprosos quando um voltou para agradecer a Cristo e disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou (Lc 17:19) e também na cura do cego de Jericó que Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou (Lc 18:42).

Todas essas pessoas acima citadas tinham em comum o coração limpo, puro, caso contrário não possuiriam fé para que os milagres acontecessem, pois, bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 05:08).

Agora, se as nossas orações não são atendidas e os milagres não estão ocorrendo é porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta (Tg 02:26). E como podemos mudar essa situação? A resposta está na Palavra: Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação, Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo (I Co 11:28-32 – NVI).

Examinemos a nós mesmos e vejamos se possuímos um coração puro. Caso não tenhamos façamos como o rei Davi que pediu para criar em si, um coração puro, e renovar nele um espírito reto (Sl 51:10), Ele fará isso por nós. Mas como manter esse coração limpo? Fica mais uma dica de Davi para nós: guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119:11 – NVI). Como já vimos anteriormente, a luz e as trevas não se misturam. Em um coração onde a Palavra de Deus está guardada, não há lugar para a escuridão. Lembremos, antes de fazer o milagre, Jesus vê o nosso coração. Que Ele ache sempre um coração limpo e cheio de fé em todos nós. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário