Translate

domingo, 5 de junho de 2011

Não sejamos avarentos.

Versículos: I Tm 03:02-03, Jr 51:13, II Co 09:05, Cl 03:05 e Hb 13:05-06.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento (I Tm 03:02-03).

De acordo com o dicionário, o avarento é uma pessoa que tem um apego sórdido ao dinheiro para o acumular, um mesquinho. Talvez, alguns de nós, estejamos buscando desesperadamente a riqueza, mas já paramos e perguntamos a Deus se esse é o plano dEle para a nossa vida? Claro que o Senhor quer que tudo vá bem em nossas vidas, mas Ele quer isso também para a nossa alma (III Jo 01:02).

Será que alguns de nós não nos desviaríamos do Evangelho se enriquecêssemos? Será que não faríamos como Judas que traiu Jesus por algumas moedas de prata (Mt 27:03)? Embora possamos afirmar “categoricamente que não”, só Senhor, que tudo sabe e nos conhece desde o ventre de nossa mãe (Sl 139:16), tem essa resposta.

Precisamos ter cuidado com a busca incessante pela riqueza, pois a Palavra diz que tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros, é chegado o teu fim, a medida da tua avareza (Jr 51:13), ou seja, quanto mais buscamos apenas a riqueza em nossas vidas, mais breve será a nossa permanência aqui na Terra. Isso é plenamente inteligível, à medida que, alguns dos homens mais ricos do mundo possuem sérios problemas de saúde, pois, somente tem tempo para pensar em como ganhar mais dinheiro e não perder o que já possuem, não restando tempo para dedicar-se a prática de uma atividade física, a uma viagem para relaxar de todas as tensões e pressões vividas no dia-a-dia, ou ainda, sequer conseguem dormir uma noite inteira sem o auxílio de tranqüilizantes, acarretando sérios problemas físicos, mentais, em seus convívios familiares, etc, levando a um grande números de infartos, mortes-súbitas e até suicídio.    

Até mesmo na nossa oferta dada à Igreja pode estar escondido um ato de avareza. Paulo disse aos coríntios, assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza (II Co 09:05 – NVI). Se estivermos dando uma oferta simplesmente para ter algo de Deus em troca, não estamos agindo com liberalidade e generosidade, mas sim com avareza, como se o ato de ofertar fosse uma troca de “favores” com Deus.

Caso estejamos possuídos por esse objetivo de única e simplesmente enriquecer, peçamos ao Senhor força para fazer morrer tudo o que pertence à nossa natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância (avareza), que é idolatria (Cl 03:05 – NVI). Os avarentos são comparados aos idólatras e estes não herdarão o Reino dos Céus (I Co 06:09-10).

Resumindo todo o conteúdo da mensagem através de uma colocação de Paulo aos hebreus: “sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem” (Hb 13:05-06).

A prosperidade é Plano de Deus para a nossa vida, mas não é dito que todos ficarão ricos. Ser próspero não é obrigatoriamente ser rico, e vice-versa. O próspero é aquele que vive de uma maneira confortável, tranqüila, abundante com aquilo que o Senhor o permite ter, ou seja, o Poder de Deus é manifesto na vida dele. Já o rico pode possuir uma grande quantidade de bens, mas não necessariamente Deus se faz presente em sua vida. Busquemos sim a prosperidade que está na Palavra, não o enriquecimento maluco a qualquer custa, pois isso é avareza. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário